Economia criativa e indústria de games no Brasil : uma análise dos instrumentos públicos de fomento ao setor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/193347 |
Resumo: | As atividades pertencentes à economia criativa vêm ganhando cada vez mais espaço dentro das discussões sobre desenvolvimento econômico, seja por suas taxas de crescimento superior à de outras indústrias e serviços, seja pelo potencial de gerar externalidades positivas para a sociedade. Nesse contexto, a indústria de jogos digitais aparece em posição de destaque, dado seu caráter multidisciplinar e os novos modelos e oportunidades de negócios que surgiram recentemente, como fruto da distribuição digital e da democratização de ferramentas para os desenvolvedores independentes. O presente trabalho pretende entender como a indústria de jogos digitais se enquadra como atividade criativa, e de que maneira vem se estruturando ao longo dos últimos anos, tanto a nível mundial como nacional, com destaque ao efeito da tecnologia no surgimento de novas oportunidade e modelos de negócio que possam interessantes para o Brasil. Considerando que o papel do Estado vem crescendo nos países líderes desse setor, com uso frequente de políticas públicas de fomento aos desenvolvedores, é pertinente analisar como os profissionais de jogos digitais vem sendo tratados pelo Brasil, olhar que recai em algumas iniciativas recentes, mas principalmente na Lei Rouanet, principal mecanismo de incentivo à cultura no Brasil. |
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Mendonça, Cássio GonçalvesFlorissi, Stefano2019-04-24T02:34:14Z2018http://hdl.handle.net/10183/193347001089025As atividades pertencentes à economia criativa vêm ganhando cada vez mais espaço dentro das discussões sobre desenvolvimento econômico, seja por suas taxas de crescimento superior à de outras indústrias e serviços, seja pelo potencial de gerar externalidades positivas para a sociedade. Nesse contexto, a indústria de jogos digitais aparece em posição de destaque, dado seu caráter multidisciplinar e os novos modelos e oportunidades de negócios que surgiram recentemente, como fruto da distribuição digital e da democratização de ferramentas para os desenvolvedores independentes. O presente trabalho pretende entender como a indústria de jogos digitais se enquadra como atividade criativa, e de que maneira vem se estruturando ao longo dos últimos anos, tanto a nível mundial como nacional, com destaque ao efeito da tecnologia no surgimento de novas oportunidade e modelos de negócio que possam interessantes para o Brasil. Considerando que o papel do Estado vem crescendo nos países líderes desse setor, com uso frequente de políticas públicas de fomento aos desenvolvedores, é pertinente analisar como os profissionais de jogos digitais vem sendo tratados pelo Brasil, olhar que recai em algumas iniciativas recentes, mas principalmente na Lei Rouanet, principal mecanismo de incentivo à cultura no Brasil.The activities of the creative economy are gaining more and more space within the discussions on economic development, either because of their growth rates, higher than other industries and services, or because of the potential to generate positive externalities for society. In this context, the digital games industry stands out, because of its multidisciplinary nature and the new models and business opportunities that have emerged recently as a result of digital distribution and the democratization of tools for independent developers. The present work intends to understand how the digital games industry fits a creative activity, and how it has been structured over the last years, both at a global and national level, highlighting the effect of technology on the emergence of new opportunities and business that may be of interest to Brazil. Considering that the role of the State has been growing in the leading countries of this sector, with frequent use of public policies to encourage developers, it is pertinent to analyze how digital games professionals are being treated in Brazil, a view that falls on some recent initiatives, but mainly on the Rouanet Law, the main incentive mechanism for culture in Brazil.application/pdfporEconomia criativaJogos eletrônicosIndústriaBrasilCreative economyCreative industryGamesRouanet lawSocioeconomic developmentEconomia criativa e indústria de games no Brasil : uma análise dos instrumentos públicos de fomento ao setorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2018Ciências Econômicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001089025.pdf.txt001089025.pdf.txtExtracted Texttext/plain179594http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193347/2/001089025.pdf.txtb5bc1ab4808d936dee3c400a0adc64a9MD52ORIGINAL001089025.pdfTexto completoapplication/pdf1384216http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193347/1/001089025.pdf51f3ffb8a53b9daa3e478a72e033af41MD5110183/1933472023-02-01 05:56:11.303369oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193347Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-01T07:56:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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