Megaeventos como experiência: uma análise da fanpage do festival de música Rock In Rio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klen, Amanda Martins
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/212505
Resumo: A presente monografia consiste em uma pesquisa acerca da construção das noções de experiência na comunicação do Rock In Rio no Facebook, buscando responder à seguinte problemática: como a experiência de vivenciar um megaevento é construída nos processos comunicacionais na página do festival de música Rock In Rio no Facebook para os seus públicos? Dessa forma, realizou-se um estudo empírico na fanpage oficial do megaevento com o objetivo de analisar os processos comunicacionais empreendidos na fanpage do Rock In Rio através da concepção da experiência de vivenciar um megaevento, para identificação das estratégias de comunicação propostas em seus conteúdos. A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa empírica em comunicação (JOHNSON, 2010), juntamente com a triangulação de técnicas, através de observação (JOHNSON, 2010) e análise de conteúdo (BARDIN, 1977). A partir desse percurso podemos concluir que a organização do Rock In Rio construiu suas estratégias de comunicação digital a partir da proposição da vivência do festival como uma experiência diferenciada em sua Página no Facebook. Consequentemente, buscando assim a aproximação com seus públicos e o reforço da sua marca.
id UFRGS-2_1f9b99eb3cedaf1c28fb63f41e502005
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212505
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Klen, Amanda MartinsLasta, Elisangela2020-07-29T03:41:46Z2019http://hdl.handle.net/10183/212505001115958A presente monografia consiste em uma pesquisa acerca da construção das noções de experiência na comunicação do Rock In Rio no Facebook, buscando responder à seguinte problemática: como a experiência de vivenciar um megaevento é construída nos processos comunicacionais na página do festival de música Rock In Rio no Facebook para os seus públicos? Dessa forma, realizou-se um estudo empírico na fanpage oficial do megaevento com o objetivo de analisar os processos comunicacionais empreendidos na fanpage do Rock In Rio através da concepção da experiência de vivenciar um megaevento, para identificação das estratégias de comunicação propostas em seus conteúdos. A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa empírica em comunicação (JOHNSON, 2010), juntamente com a triangulação de técnicas, através de observação (JOHNSON, 2010) e análise de conteúdo (BARDIN, 1977). A partir desse percurso podemos concluir que a organização do Rock In Rio construiu suas estratégias de comunicação digital a partir da proposição da vivência do festival como uma experiência diferenciada em sua Página no Facebook. Consequentemente, buscando assim a aproximação com seus públicos e o reforço da sua marca.The present monograph consists of a research about the construction of the notions of experience at Rock In Rio communication on Facebook, trying to answer the following problem: how the experience of living a mega event is built in the communication processes on the page of the Rock In Rio music festival on Facebook to your audiences? Thus, an empirical study was conducted on the official fanpage of the mega event with the objective of analyzing the communicative processes undertaken on the Rock In Rio fanpage through the conception of the experience of living a mega event, to identify the communication strategies proposed in their contents. The research methodology used was empirical communication research (JOHNSON, 2010), along with the triangulation of techniques through observation (JOHNSON, 2010) and content analysis (BARDIN, 1977). From this path we can conclude that the Rock In Rio organization built its digital communication strategies based on the proposition of the festival experience as a differentiated experience on its Facebook Fanpage. Consequently, seeking to get closer to their audiences and strengthen their brand.application/pdfporComunicação digitalMegaeventosMega eventFacebookExperienceRock In RioDigital communicationDigital social networkMegaeventos como experiência: uma análise da fanpage do festival de música Rock In Rioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115958.pdf.txt001115958.pdf.txtExtracted Texttext/plain118387http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212505/2/001115958.pdf.txtd8391ddb15770962c4ca0f19232840dfMD52ORIGINAL001115958.pdfTexto completoapplication/pdf1883681http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212505/1/001115958.pdff4b4d14879058013b9c3cb7a5360cd42MD5110183/2125052020-07-30 03:38:43.23191oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212505Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-07-30T06:38:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Megaeventos como experiência: uma análise da fanpage do festival de música Rock In Rio
title Megaeventos como experiência: uma análise da fanpage do festival de música Rock In Rio
spellingShingle Megaeventos como experiência: uma análise da fanpage do festival de música Rock In Rio
Klen, Amanda Martins
Comunicação digital
Megaeventos
Mega event
Facebook
Experience
Rock In Rio
Digital communication
Digital social network
title_short Megaeventos como experiência: uma análise da fanpage do festival de música Rock In Rio
title_full Megaeventos como experiência: uma análise da fanpage do festival de música Rock In Rio
title_fullStr Megaeventos como experiência: uma análise da fanpage do festival de música Rock In Rio
title_full_unstemmed Megaeventos como experiência: uma análise da fanpage do festival de música Rock In Rio
title_sort Megaeventos como experiência: uma análise da fanpage do festival de música Rock In Rio
author Klen, Amanda Martins
author_facet Klen, Amanda Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Klen, Amanda Martins
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lasta, Elisangela
contributor_str_mv Lasta, Elisangela
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação digital
Megaeventos
topic Comunicação digital
Megaeventos
Mega event
Facebook
Experience
Rock In Rio
Digital communication
Digital social network
dc.subject.eng.fl_str_mv Mega event
Facebook
Experience
Rock In Rio
Digital communication
Digital social network
description A presente monografia consiste em uma pesquisa acerca da construção das noções de experiência na comunicação do Rock In Rio no Facebook, buscando responder à seguinte problemática: como a experiência de vivenciar um megaevento é construída nos processos comunicacionais na página do festival de música Rock In Rio no Facebook para os seus públicos? Dessa forma, realizou-se um estudo empírico na fanpage oficial do megaevento com o objetivo de analisar os processos comunicacionais empreendidos na fanpage do Rock In Rio através da concepção da experiência de vivenciar um megaevento, para identificação das estratégias de comunicação propostas em seus conteúdos. A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa empírica em comunicação (JOHNSON, 2010), juntamente com a triangulação de técnicas, através de observação (JOHNSON, 2010) e análise de conteúdo (BARDIN, 1977). A partir desse percurso podemos concluir que a organização do Rock In Rio construiu suas estratégias de comunicação digital a partir da proposição da vivência do festival como uma experiência diferenciada em sua Página no Facebook. Consequentemente, buscando assim a aproximação com seus públicos e o reforço da sua marca.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-29T03:41:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/212505
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001115958
url http://hdl.handle.net/10183/212505
identifier_str_mv 001115958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212505/2/001115958.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212505/1/001115958.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d8391ddb15770962c4ca0f19232840df
f4b4d14879058013b9c3cb7a5360cd42
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224597177106432