Atributos determinantes na escolha de uma instituição financeira tradicional versus uma instituição financeira cooperativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/158391 |
Resumo: | Identificar atributos determinantes no processo decisório do consumidor é uma tarefa importante para profissionais de marketing. Diversos são os segmentos que necessitam de tais tipos de pesquisas. Com base nesse contexto, este artigo tem como objetivo identificar os atributos determinantes na escolha de uma instituição financeira, e fazer um comparativo para verificar se há diferenças ou similaridades entre bancos e cooperativas de crédito. Para tal fim, realizou-se uma pesquisa exploratória-qualitativa por meio da entrevista de profundidade que resultou em 13 principais atributos considerados quando da abertura de uma conta-corrente. Em um segundo momento foi realizada uma etapa quantitativa com uma amostra de 107 entrevistados. Assim, após a análise dos dados, pode-se identificar que o atributo determinante na escolha de um banco é a conta salário, enquanto em uma cooperativa os consumidores estão mais voltados ao preço e a qualidade do atendimento. |
id |
UFRGS-2_1fa1aeaa540ad5a0c38a2bc35e788f81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158391 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Stürmer, Daniele BeatrizCallegaro-de-Menezes, Daniela2017-05-24T02:25:47Z2016http://hdl.handle.net/10183/158391001021798Identificar atributos determinantes no processo decisório do consumidor é uma tarefa importante para profissionais de marketing. Diversos são os segmentos que necessitam de tais tipos de pesquisas. Com base nesse contexto, este artigo tem como objetivo identificar os atributos determinantes na escolha de uma instituição financeira, e fazer um comparativo para verificar se há diferenças ou similaridades entre bancos e cooperativas de crédito. Para tal fim, realizou-se uma pesquisa exploratória-qualitativa por meio da entrevista de profundidade que resultou em 13 principais atributos considerados quando da abertura de uma conta-corrente. Em um segundo momento foi realizada uma etapa quantitativa com uma amostra de 107 entrevistados. Assim, após a análise dos dados, pode-se identificar que o atributo determinante na escolha de um banco é a conta salário, enquanto em uma cooperativa os consumidores estão mais voltados ao preço e a qualidade do atendimento.application/pdfporProcesso decisórioMarketingInstituição financeiraAtributos determinantes na escolha de uma instituição financeira tradicional versus uma instituição financeira cooperativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2016especializaçãoCurso de especialização em Marketing - Turma 2014info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001021798.pdf001021798.pdfTexto completoapplication/pdf433078http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158391/1/001021798.pdf2e24197701f6b67c7c8c9685998ffaa5MD51TEXT001021798.pdf.txt001021798.pdf.txtExtracted Texttext/plain37581http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158391/2/001021798.pdf.txt20c94301773fdd42dd54750c369124b2MD5210183/1583912017-05-25 02:27:32.446001oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158391Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-05-25T05:27:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Atributos determinantes na escolha de uma instituição financeira tradicional versus uma instituição financeira cooperativa |
title |
Atributos determinantes na escolha de uma instituição financeira tradicional versus uma instituição financeira cooperativa |
spellingShingle |
Atributos determinantes na escolha de uma instituição financeira tradicional versus uma instituição financeira cooperativa Stürmer, Daniele Beatriz Processo decisório Marketing Instituição financeira |
title_short |
Atributos determinantes na escolha de uma instituição financeira tradicional versus uma instituição financeira cooperativa |
title_full |
Atributos determinantes na escolha de uma instituição financeira tradicional versus uma instituição financeira cooperativa |
title_fullStr |
Atributos determinantes na escolha de uma instituição financeira tradicional versus uma instituição financeira cooperativa |
title_full_unstemmed |
Atributos determinantes na escolha de uma instituição financeira tradicional versus uma instituição financeira cooperativa |
title_sort |
Atributos determinantes na escolha de uma instituição financeira tradicional versus uma instituição financeira cooperativa |
author |
Stürmer, Daniele Beatriz |
author_facet |
Stürmer, Daniele Beatriz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stürmer, Daniele Beatriz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Callegaro-de-Menezes, Daniela |
contributor_str_mv |
Callegaro-de-Menezes, Daniela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo decisório Marketing Instituição financeira |
topic |
Processo decisório Marketing Instituição financeira |
description |
Identificar atributos determinantes no processo decisório do consumidor é uma tarefa importante para profissionais de marketing. Diversos são os segmentos que necessitam de tais tipos de pesquisas. Com base nesse contexto, este artigo tem como objetivo identificar os atributos determinantes na escolha de uma instituição financeira, e fazer um comparativo para verificar se há diferenças ou similaridades entre bancos e cooperativas de crédito. Para tal fim, realizou-se uma pesquisa exploratória-qualitativa por meio da entrevista de profundidade que resultou em 13 principais atributos considerados quando da abertura de uma conta-corrente. Em um segundo momento foi realizada uma etapa quantitativa com uma amostra de 107 entrevistados. Assim, após a análise dos dados, pode-se identificar que o atributo determinante na escolha de um banco é a conta salário, enquanto em uma cooperativa os consumidores estão mais voltados ao preço e a qualidade do atendimento. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-24T02:25:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/158391 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001021798 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/158391 |
identifier_str_mv |
001021798 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158391/1/001021798.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158391/2/001021798.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2e24197701f6b67c7c8c9685998ffaa5 20c94301773fdd42dd54750c369124b2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224531359039488 |