Construindo pontes entre o desenvolvimento cognitivo e a pedagogia teatral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/27983 |
Resumo: | O trabalho propõe-se a investigar em que medida o ensino do teatro direcionado à infância leva em consideração as capacidades, limitações e potencialidades características de cada estágio do desenvolvimento da criança. Parte-se do estudo da epistemologia genética, no que tange às fases evolutivas da expressão dramática, para a elaboração de um ensaio sobre possíveis alternativas para enfrentar a dicotomia entre as teorias e as práticas pedagógicas do ensino do teatro às crianças. Trata-se de uma perspectiva que compreende o desenvolvimento de um processo como seu objeto de estudo, através da qual se pretende levantar alternativas para se atravessar as lacunas existentes entre prática e teoria. |
id |
UFRGS-2_1fa43bf3456624daba40d98a4b476539 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27983 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Gyan Celah dosSantos, Vera Lucia Bertoni dos2011-03-10T05:59:25Z2010http://hdl.handle.net/10183/27983000768224O trabalho propõe-se a investigar em que medida o ensino do teatro direcionado à infância leva em consideração as capacidades, limitações e potencialidades características de cada estágio do desenvolvimento da criança. Parte-se do estudo da epistemologia genética, no que tange às fases evolutivas da expressão dramática, para a elaboração de um ensaio sobre possíveis alternativas para enfrentar a dicotomia entre as teorias e as práticas pedagógicas do ensino do teatro às crianças. Trata-se de uma perspectiva que compreende o desenvolvimento de um processo como seu objeto de estudo, através da qual se pretende levantar alternativas para se atravessar as lacunas existentes entre prática e teoria.application/pdfporDesenvolvimento cognitivoPedagogia teatralConstruindo pontes entre o desenvolvimento cognitivo e a pedagogia teatralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2010Teatro: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000768224.pdf.txt000768224.pdf.txtExtracted Texttext/plain76528http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27983/2/000768224.pdf.txtdf1a34308695b7ddbba269dd835501edMD52ORIGINAL000768224.pdf000768224.pdfTexto completoapplication/pdf309757http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27983/1/000768224.pdf56635b280b76a0d3f38c0297aeada8c0MD51THUMBNAIL000768224.pdf.jpg000768224.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1821http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27983/3/000768224.pdf.jpg84ff2b9f1c42736ee25bfd529869f354MD5310183/279832018-10-09 08:34:41.427oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27983Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:34:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Construindo pontes entre o desenvolvimento cognitivo e a pedagogia teatral |
title |
Construindo pontes entre o desenvolvimento cognitivo e a pedagogia teatral |
spellingShingle |
Construindo pontes entre o desenvolvimento cognitivo e a pedagogia teatral Santos, Gyan Celah dos Desenvolvimento cognitivo Pedagogia teatral |
title_short |
Construindo pontes entre o desenvolvimento cognitivo e a pedagogia teatral |
title_full |
Construindo pontes entre o desenvolvimento cognitivo e a pedagogia teatral |
title_fullStr |
Construindo pontes entre o desenvolvimento cognitivo e a pedagogia teatral |
title_full_unstemmed |
Construindo pontes entre o desenvolvimento cognitivo e a pedagogia teatral |
title_sort |
Construindo pontes entre o desenvolvimento cognitivo e a pedagogia teatral |
author |
Santos, Gyan Celah dos |
author_facet |
Santos, Gyan Celah dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Gyan Celah dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Vera Lucia Bertoni dos |
contributor_str_mv |
Santos, Vera Lucia Bertoni dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento cognitivo Pedagogia teatral |
topic |
Desenvolvimento cognitivo Pedagogia teatral |
description |
O trabalho propõe-se a investigar em que medida o ensino do teatro direcionado à infância leva em consideração as capacidades, limitações e potencialidades características de cada estágio do desenvolvimento da criança. Parte-se do estudo da epistemologia genética, no que tange às fases evolutivas da expressão dramática, para a elaboração de um ensaio sobre possíveis alternativas para enfrentar a dicotomia entre as teorias e as práticas pedagógicas do ensino do teatro às crianças. Trata-se de uma perspectiva que compreende o desenvolvimento de um processo como seu objeto de estudo, através da qual se pretende levantar alternativas para se atravessar as lacunas existentes entre prática e teoria. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-03-10T05:59:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/27983 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000768224 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/27983 |
identifier_str_mv |
000768224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27983/2/000768224.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27983/1/000768224.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27983/3/000768224.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
df1a34308695b7ddbba269dd835501ed 56635b280b76a0d3f38c0297aeada8c0 84ff2b9f1c42736ee25bfd529869f354 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224405311815680 |