Diferenciação do Ensino na Alfabetização : o papel das intervenções pedagógicas do professor no avanço dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Fernanda Teixeira dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/165911
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal refletir sobre o papel do professor alfabetizador e de suas intervenções pedagógicas realizadas com alunos que necessitam de apoio direto para que avancem nas suas aprendizagens. Para isso, o método de pesquisa escolhido foi o qualitativo e as ferramentas utilizadas foram a análise documental de planejamentos, reflexões e produções dos alunos encontradas em meu Diário de Classe e um estudo de caso com dois alunos que precisavam de mais investimentos da professora. Ancorada nos pressupostos da Pedagogia Diferenciada de Philippe Perrenoud, principal conceito deste trabalho, o estudo também se baseou em questões relacionadas à aprendizagem e desenvolvimento, como a Zona de Desenvolvimento Proximal e o “interacionismo linguístico”, assim como em pressupostos básicos da alfabetização e da aquisição da linguagem pela criança. Todos esses conceitos foram permeados e analisados a partir da proposta da diferenciação do ensino. Sendo assim, quatro eixos analíticos foram criados: os procedimentos avaliativos, as intervenções pedagógicas destinadas a toda turma, as intervenções destinadas a um grupo de alunos pertencentes ao nível Pré-Silábico 2 de escrita e, por fim, as intervenções realizadas com dois alunos que precisaram de uma abordagem mais direta do professor. Com este trabalho foi possível identificar diversas situações em que a diferenciação do ensino auxiliou no avanço do desenvolvimento de crianças a partir da abordagem do professor focando em intervenções pedagógicas; também foi possível compreender com mais clareza o funcionamento das questões práticas que as crianças perpassam até se apropriarem do movimento da escrita e da leitura, primordial em classes de alfabetização; e, por fim, refletir e concluir que a diferenciação do ensino auxilia os professores a estarem mais próximos dos alunos na busca de avanços em suas aprendizagens, considerando questões de outras ordens que permeiam as dificuldades apresentadas por cada um deles.
id UFRGS-2_1fa72e8b30bb9f6767da9c3cb5fbbca1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165911
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Fernanda Teixeira dosSperrhake, Renata2017-08-30T02:33:56Z2017http://hdl.handle.net/10183/165911001046141O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal refletir sobre o papel do professor alfabetizador e de suas intervenções pedagógicas realizadas com alunos que necessitam de apoio direto para que avancem nas suas aprendizagens. Para isso, o método de pesquisa escolhido foi o qualitativo e as ferramentas utilizadas foram a análise documental de planejamentos, reflexões e produções dos alunos encontradas em meu Diário de Classe e um estudo de caso com dois alunos que precisavam de mais investimentos da professora. Ancorada nos pressupostos da Pedagogia Diferenciada de Philippe Perrenoud, principal conceito deste trabalho, o estudo também se baseou em questões relacionadas à aprendizagem e desenvolvimento, como a Zona de Desenvolvimento Proximal e o “interacionismo linguístico”, assim como em pressupostos básicos da alfabetização e da aquisição da linguagem pela criança. Todos esses conceitos foram permeados e analisados a partir da proposta da diferenciação do ensino. Sendo assim, quatro eixos analíticos foram criados: os procedimentos avaliativos, as intervenções pedagógicas destinadas a toda turma, as intervenções destinadas a um grupo de alunos pertencentes ao nível Pré-Silábico 2 de escrita e, por fim, as intervenções realizadas com dois alunos que precisaram de uma abordagem mais direta do professor. Com este trabalho foi possível identificar diversas situações em que a diferenciação do ensino auxiliou no avanço do desenvolvimento de crianças a partir da abordagem do professor focando em intervenções pedagógicas; também foi possível compreender com mais clareza o funcionamento das questões práticas que as crianças perpassam até se apropriarem do movimento da escrita e da leitura, primordial em classes de alfabetização; e, por fim, refletir e concluir que a diferenciação do ensino auxilia os professores a estarem mais próximos dos alunos na busca de avanços em suas aprendizagens, considerando questões de outras ordens que permeiam as dificuldades apresentadas por cada um deles.application/pdfporAlfabetizaçãoPedagogia diferenciadaDiferenciação do Ensino na Alfabetização : o papel das intervenções pedagógicas do professor no avanço dos alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001046141.pdf001046141.pdfTexto completoapplication/pdf1048079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165911/1/001046141.pdfee492a983393678928e5c6d15340b7d1MD51TEXT001046141.pdf.txt001046141.pdf.txtExtracted Texttext/plain112057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165911/2/001046141.pdf.txt7406816cb9f91a1f86e72344d2c1f3f2MD52THUMBNAIL001046141.pdf.jpg001046141.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1003http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165911/3/001046141.pdf.jpg5c27b8e0e00f3f4a6dd3f41b004d286dMD5310183/1659112021-05-07 04:47:06.466177oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165911Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:47:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diferenciação do Ensino na Alfabetização : o papel das intervenções pedagógicas do professor no avanço dos alunos
title Diferenciação do Ensino na Alfabetização : o papel das intervenções pedagógicas do professor no avanço dos alunos
spellingShingle Diferenciação do Ensino na Alfabetização : o papel das intervenções pedagógicas do professor no avanço dos alunos
Santos, Fernanda Teixeira dos
Alfabetização
Pedagogia diferenciada
title_short Diferenciação do Ensino na Alfabetização : o papel das intervenções pedagógicas do professor no avanço dos alunos
title_full Diferenciação do Ensino na Alfabetização : o papel das intervenções pedagógicas do professor no avanço dos alunos
title_fullStr Diferenciação do Ensino na Alfabetização : o papel das intervenções pedagógicas do professor no avanço dos alunos
title_full_unstemmed Diferenciação do Ensino na Alfabetização : o papel das intervenções pedagógicas do professor no avanço dos alunos
title_sort Diferenciação do Ensino na Alfabetização : o papel das intervenções pedagógicas do professor no avanço dos alunos
author Santos, Fernanda Teixeira dos
author_facet Santos, Fernanda Teixeira dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Fernanda Teixeira dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sperrhake, Renata
contributor_str_mv Sperrhake, Renata
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Pedagogia diferenciada
topic Alfabetização
Pedagogia diferenciada
description O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal refletir sobre o papel do professor alfabetizador e de suas intervenções pedagógicas realizadas com alunos que necessitam de apoio direto para que avancem nas suas aprendizagens. Para isso, o método de pesquisa escolhido foi o qualitativo e as ferramentas utilizadas foram a análise documental de planejamentos, reflexões e produções dos alunos encontradas em meu Diário de Classe e um estudo de caso com dois alunos que precisavam de mais investimentos da professora. Ancorada nos pressupostos da Pedagogia Diferenciada de Philippe Perrenoud, principal conceito deste trabalho, o estudo também se baseou em questões relacionadas à aprendizagem e desenvolvimento, como a Zona de Desenvolvimento Proximal e o “interacionismo linguístico”, assim como em pressupostos básicos da alfabetização e da aquisição da linguagem pela criança. Todos esses conceitos foram permeados e analisados a partir da proposta da diferenciação do ensino. Sendo assim, quatro eixos analíticos foram criados: os procedimentos avaliativos, as intervenções pedagógicas destinadas a toda turma, as intervenções destinadas a um grupo de alunos pertencentes ao nível Pré-Silábico 2 de escrita e, por fim, as intervenções realizadas com dois alunos que precisaram de uma abordagem mais direta do professor. Com este trabalho foi possível identificar diversas situações em que a diferenciação do ensino auxiliou no avanço do desenvolvimento de crianças a partir da abordagem do professor focando em intervenções pedagógicas; também foi possível compreender com mais clareza o funcionamento das questões práticas que as crianças perpassam até se apropriarem do movimento da escrita e da leitura, primordial em classes de alfabetização; e, por fim, refletir e concluir que a diferenciação do ensino auxilia os professores a estarem mais próximos dos alunos na busca de avanços em suas aprendizagens, considerando questões de outras ordens que permeiam as dificuldades apresentadas por cada um deles.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-30T02:33:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/165911
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001046141
url http://hdl.handle.net/10183/165911
identifier_str_mv 001046141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165911/1/001046141.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165911/2/001046141.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165911/3/001046141.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ee492a983393678928e5c6d15340b7d1
7406816cb9f91a1f86e72344d2c1f3f2
5c27b8e0e00f3f4a6dd3f41b004d286d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447201155907584