Diferenciação do Ensino na Alfabetização : o papel das intervenções pedagógicas do professor no avanço dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/165911 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal refletir sobre o papel do professor alfabetizador e de suas intervenções pedagógicas realizadas com alunos que necessitam de apoio direto para que avancem nas suas aprendizagens. Para isso, o método de pesquisa escolhido foi o qualitativo e as ferramentas utilizadas foram a análise documental de planejamentos, reflexões e produções dos alunos encontradas em meu Diário de Classe e um estudo de caso com dois alunos que precisavam de mais investimentos da professora. Ancorada nos pressupostos da Pedagogia Diferenciada de Philippe Perrenoud, principal conceito deste trabalho, o estudo também se baseou em questões relacionadas à aprendizagem e desenvolvimento, como a Zona de Desenvolvimento Proximal e o “interacionismo linguístico”, assim como em pressupostos básicos da alfabetização e da aquisição da linguagem pela criança. Todos esses conceitos foram permeados e analisados a partir da proposta da diferenciação do ensino. Sendo assim, quatro eixos analíticos foram criados: os procedimentos avaliativos, as intervenções pedagógicas destinadas a toda turma, as intervenções destinadas a um grupo de alunos pertencentes ao nível Pré-Silábico 2 de escrita e, por fim, as intervenções realizadas com dois alunos que precisaram de uma abordagem mais direta do professor. Com este trabalho foi possível identificar diversas situações em que a diferenciação do ensino auxiliou no avanço do desenvolvimento de crianças a partir da abordagem do professor focando em intervenções pedagógicas; também foi possível compreender com mais clareza o funcionamento das questões práticas que as crianças perpassam até se apropriarem do movimento da escrita e da leitura, primordial em classes de alfabetização; e, por fim, refletir e concluir que a diferenciação do ensino auxilia os professores a estarem mais próximos dos alunos na busca de avanços em suas aprendizagens, considerando questões de outras ordens que permeiam as dificuldades apresentadas por cada um deles. |
id |
UFRGS-2_1fa72e8b30bb9f6767da9c3cb5fbbca1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165911 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Fernanda Teixeira dosSperrhake, Renata2017-08-30T02:33:56Z2017http://hdl.handle.net/10183/165911001046141O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal refletir sobre o papel do professor alfabetizador e de suas intervenções pedagógicas realizadas com alunos que necessitam de apoio direto para que avancem nas suas aprendizagens. Para isso, o método de pesquisa escolhido foi o qualitativo e as ferramentas utilizadas foram a análise documental de planejamentos, reflexões e produções dos alunos encontradas em meu Diário de Classe e um estudo de caso com dois alunos que precisavam de mais investimentos da professora. Ancorada nos pressupostos da Pedagogia Diferenciada de Philippe Perrenoud, principal conceito deste trabalho, o estudo também se baseou em questões relacionadas à aprendizagem e desenvolvimento, como a Zona de Desenvolvimento Proximal e o “interacionismo linguístico”, assim como em pressupostos básicos da alfabetização e da aquisição da linguagem pela criança. Todos esses conceitos foram permeados e analisados a partir da proposta da diferenciação do ensino. Sendo assim, quatro eixos analíticos foram criados: os procedimentos avaliativos, as intervenções pedagógicas destinadas a toda turma, as intervenções destinadas a um grupo de alunos pertencentes ao nível Pré-Silábico 2 de escrita e, por fim, as intervenções realizadas com dois alunos que precisaram de uma abordagem mais direta do professor. Com este trabalho foi possível identificar diversas situações em que a diferenciação do ensino auxiliou no avanço do desenvolvimento de crianças a partir da abordagem do professor focando em intervenções pedagógicas; também foi possível compreender com mais clareza o funcionamento das questões práticas que as crianças perpassam até se apropriarem do movimento da escrita e da leitura, primordial em classes de alfabetização; e, por fim, refletir e concluir que a diferenciação do ensino auxilia os professores a estarem mais próximos dos alunos na busca de avanços em suas aprendizagens, considerando questões de outras ordens que permeiam as dificuldades apresentadas por cada um deles.application/pdfporAlfabetizaçãoPedagogia diferenciadaDiferenciação do Ensino na Alfabetização : o papel das intervenções pedagógicas do professor no avanço dos alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001046141.pdf001046141.pdfTexto completoapplication/pdf1048079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165911/1/001046141.pdfee492a983393678928e5c6d15340b7d1MD51TEXT001046141.pdf.txt001046141.pdf.txtExtracted Texttext/plain112057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165911/2/001046141.pdf.txt7406816cb9f91a1f86e72344d2c1f3f2MD52THUMBNAIL001046141.pdf.jpg001046141.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1003http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165911/3/001046141.pdf.jpg5c27b8e0e00f3f4a6dd3f41b004d286dMD5310183/1659112021-05-07 04:47:06.466177oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165911Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:47:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Diferenciação do Ensino na Alfabetização : o papel das intervenções pedagógicas do professor no avanço dos alunos |
title |
Diferenciação do Ensino na Alfabetização : o papel das intervenções pedagógicas do professor no avanço dos alunos |
spellingShingle |
Diferenciação do Ensino na Alfabetização : o papel das intervenções pedagógicas do professor no avanço dos alunos Santos, Fernanda Teixeira dos Alfabetização Pedagogia diferenciada |
title_short |
Diferenciação do Ensino na Alfabetização : o papel das intervenções pedagógicas do professor no avanço dos alunos |
title_full |
Diferenciação do Ensino na Alfabetização : o papel das intervenções pedagógicas do professor no avanço dos alunos |
title_fullStr |
Diferenciação do Ensino na Alfabetização : o papel das intervenções pedagógicas do professor no avanço dos alunos |
title_full_unstemmed |
Diferenciação do Ensino na Alfabetização : o papel das intervenções pedagógicas do professor no avanço dos alunos |
title_sort |
Diferenciação do Ensino na Alfabetização : o papel das intervenções pedagógicas do professor no avanço dos alunos |
author |
Santos, Fernanda Teixeira dos |
author_facet |
Santos, Fernanda Teixeira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Fernanda Teixeira dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sperrhake, Renata |
contributor_str_mv |
Sperrhake, Renata |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Pedagogia diferenciada |
topic |
Alfabetização Pedagogia diferenciada |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal refletir sobre o papel do professor alfabetizador e de suas intervenções pedagógicas realizadas com alunos que necessitam de apoio direto para que avancem nas suas aprendizagens. Para isso, o método de pesquisa escolhido foi o qualitativo e as ferramentas utilizadas foram a análise documental de planejamentos, reflexões e produções dos alunos encontradas em meu Diário de Classe e um estudo de caso com dois alunos que precisavam de mais investimentos da professora. Ancorada nos pressupostos da Pedagogia Diferenciada de Philippe Perrenoud, principal conceito deste trabalho, o estudo também se baseou em questões relacionadas à aprendizagem e desenvolvimento, como a Zona de Desenvolvimento Proximal e o “interacionismo linguístico”, assim como em pressupostos básicos da alfabetização e da aquisição da linguagem pela criança. Todos esses conceitos foram permeados e analisados a partir da proposta da diferenciação do ensino. Sendo assim, quatro eixos analíticos foram criados: os procedimentos avaliativos, as intervenções pedagógicas destinadas a toda turma, as intervenções destinadas a um grupo de alunos pertencentes ao nível Pré-Silábico 2 de escrita e, por fim, as intervenções realizadas com dois alunos que precisaram de uma abordagem mais direta do professor. Com este trabalho foi possível identificar diversas situações em que a diferenciação do ensino auxiliou no avanço do desenvolvimento de crianças a partir da abordagem do professor focando em intervenções pedagógicas; também foi possível compreender com mais clareza o funcionamento das questões práticas que as crianças perpassam até se apropriarem do movimento da escrita e da leitura, primordial em classes de alfabetização; e, por fim, refletir e concluir que a diferenciação do ensino auxilia os professores a estarem mais próximos dos alunos na busca de avanços em suas aprendizagens, considerando questões de outras ordens que permeiam as dificuldades apresentadas por cada um deles. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-08-30T02:33:56Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/165911 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001046141 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/165911 |
identifier_str_mv |
001046141 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165911/1/001046141.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165911/2/001046141.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165911/3/001046141.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ee492a983393678928e5c6d15340b7d1 7406816cb9f91a1f86e72344d2c1f3f2 5c27b8e0e00f3f4a6dd3f41b004d286d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447201155907584 |