Tecnologias da informação e da comunicação: um olhar do professor cursista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102844 |
Resumo: | No momento em que a sociedade acompanha a evolução do sistema educacional e profissional e confiando-se que o articulador e disseminador do uso dos recursos computacionais na escola, também se encontra na função do professor cursista, este estudo apresenta a proposta da formação continuada através do curso “Elaboração de Projetos”, desenvolvida no NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional). As questões investigadas nesta abordagem foram: “Quais são as expectativas dos professores em relação ao curso” e “Quais as contribuições que este trouxe para a sua prática efetiva quanto à implementação do trabalho no LIE (Laboratório de Informática Educativa)”. Para este diagnóstico foi realizado uma Pesquisa Participante (Gil, 2002), que é a “interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas”, não expondo uma conclusão terminante, mas a probabilidade do aparecimento de novas dificuldades que demandam novas ações. O instrumento utilizado foi um questionário aplicado aos professores no início e um no final do curso e adotou-se o método de Roque Moraes (1999) para o levantamento das categorias. O exame dos dados teve seu foco nos destaques encontrados, na interpretação em relação à fundamentação teórica desenvolvida, bem como nos objetivos a serem alcançados. As classes temáticas achadas e examinadas foram: O computador na Educação, Recursos Tecnológicos e Prática Pedagógica. Os resultados encontrados apontam a importância da articulação do professor cursista na escola em relação às TICs e de como o curso contribuiu para o entendimento do seu uso pedagógico e de sua prática efetiva. Aponta ainda a necessidade da formação continuada. |
id |
UFRGS-2_1fbabf8ea30b02231dcd0d171efab5e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102844 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Voos, Sirlei MariaAlonso, Cleuza Maria Maximino Carvalho2014-09-11T02:09:58Z2012http://hdl.handle.net/10183/102844000921441No momento em que a sociedade acompanha a evolução do sistema educacional e profissional e confiando-se que o articulador e disseminador do uso dos recursos computacionais na escola, também se encontra na função do professor cursista, este estudo apresenta a proposta da formação continuada através do curso “Elaboração de Projetos”, desenvolvida no NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional). As questões investigadas nesta abordagem foram: “Quais são as expectativas dos professores em relação ao curso” e “Quais as contribuições que este trouxe para a sua prática efetiva quanto à implementação do trabalho no LIE (Laboratório de Informática Educativa)”. Para este diagnóstico foi realizado uma Pesquisa Participante (Gil, 2002), que é a “interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas”, não expondo uma conclusão terminante, mas a probabilidade do aparecimento de novas dificuldades que demandam novas ações. O instrumento utilizado foi um questionário aplicado aos professores no início e um no final do curso e adotou-se o método de Roque Moraes (1999) para o levantamento das categorias. O exame dos dados teve seu foco nos destaques encontrados, na interpretação em relação à fundamentação teórica desenvolvida, bem como nos objetivos a serem alcançados. As classes temáticas achadas e examinadas foram: O computador na Educação, Recursos Tecnológicos e Prática Pedagógica. Os resultados encontrados apontam a importância da articulação do professor cursista na escola em relação às TICs e de como o curso contribuiu para o entendimento do seu uso pedagógico e de sua prática efetiva. Aponta ainda a necessidade da formação continuada.En el momento que la sociedad acompaña la evolución del sistema educacional y profesional y confiándose que el articulador y diseminador de los recursos de computación en la escuela, también se encuentra en la función del profesor cursista, este estudio presenta la propuesta de formación continua a través del curso “Elaboración de Proyectos”, desarrollado en el NTE (Núcleo de Tecnología Educacional). Las cuestiones investigadas en esta abordaje fueron: “cuáles son las expectativas de los profesores en relación al curso” y “cuáles son las contribuciones que este curso trajo para su implementación en el LIE(Laboratorio de Informática Educativa)”. Para este diagnostico fue realizado una pesquisa participante(Gil,2002), que es la “interacción entre pesquisidores y miembros de las situaciones investigadas”, no expone una conclusión terminante, pero la probidad del aparecimiento de nuevas dificultades que demandan nuevas acciones. El instrumento utilizado fue un cuestionario aplicado a los profesores en el principio y uno al final del curso y adoptase el método de Roque Morais(1999) para el levantamiento de las categorías. El examen de los datos tuvo su foco en los destaques encontrados, em la interpretación en relación a la fundamentación teórica desarrollada, bien como en los objetivos a ser alcanzados. Las clases temáticas arrolladas y examinadas fueron: La computadora en la educación, Recursos Tecnológicos y Practica Pedagógica. Los resultados encontrados apuntan la importancia de la articulación del profesor cursaste en la escuela en relación a las TICs y de como el curso contribuyó para el entendimiento de su uso pedagógico y de su práctica efectiva. Apunta aún la necesidad de la formación continuada.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Educação continuadaComputadorFormación continuadaTICsComputadora en la educaciónRecursosTecnologias da informação e da comunicação: um olhar do professor cursistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000921441.pdf000921441.pdfTexto completoapplication/pdf576376http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102844/1/000921441.pdfba4e66caa40371242f4d9ecadb3a6311MD51TEXT000921441.pdf.txt000921441.pdf.txtExtracted Texttext/plain70876http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102844/2/000921441.pdf.txtd54e81f5c2abb82bcdc0da72b2271082MD52THUMBNAIL000921441.pdf.jpg000921441.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102844/3/000921441.pdf.jpg74b8d9d0c71d789839c301593cc30582MD5310183/1028442018-10-24 09:16:19.052oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102844Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:16:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tecnologias da informação e da comunicação: um olhar do professor cursista |
title |
Tecnologias da informação e da comunicação: um olhar do professor cursista |
spellingShingle |
Tecnologias da informação e da comunicação: um olhar do professor cursista Voos, Sirlei Maria Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação continuada Computador Formación continuada TICs Computadora en la educación Recursos |
title_short |
Tecnologias da informação e da comunicação: um olhar do professor cursista |
title_full |
Tecnologias da informação e da comunicação: um olhar do professor cursista |
title_fullStr |
Tecnologias da informação e da comunicação: um olhar do professor cursista |
title_full_unstemmed |
Tecnologias da informação e da comunicação: um olhar do professor cursista |
title_sort |
Tecnologias da informação e da comunicação: um olhar do professor cursista |
author |
Voos, Sirlei Maria |
author_facet |
Voos, Sirlei Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Voos, Sirlei Maria |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alonso, Cleuza Maria Maximino Carvalho |
contributor_str_mv |
Alonso, Cleuza Maria Maximino Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação continuada Computador |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação continuada Computador Formación continuada TICs Computadora en la educación Recursos |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Formación continuada TICs Computadora en la educación Recursos |
description |
No momento em que a sociedade acompanha a evolução do sistema educacional e profissional e confiando-se que o articulador e disseminador do uso dos recursos computacionais na escola, também se encontra na função do professor cursista, este estudo apresenta a proposta da formação continuada através do curso “Elaboração de Projetos”, desenvolvida no NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional). As questões investigadas nesta abordagem foram: “Quais são as expectativas dos professores em relação ao curso” e “Quais as contribuições que este trouxe para a sua prática efetiva quanto à implementação do trabalho no LIE (Laboratório de Informática Educativa)”. Para este diagnóstico foi realizado uma Pesquisa Participante (Gil, 2002), que é a “interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas”, não expondo uma conclusão terminante, mas a probabilidade do aparecimento de novas dificuldades que demandam novas ações. O instrumento utilizado foi um questionário aplicado aos professores no início e um no final do curso e adotou-se o método de Roque Moraes (1999) para o levantamento das categorias. O exame dos dados teve seu foco nos destaques encontrados, na interpretação em relação à fundamentação teórica desenvolvida, bem como nos objetivos a serem alcançados. As classes temáticas achadas e examinadas foram: O computador na Educação, Recursos Tecnológicos e Prática Pedagógica. Os resultados encontrados apontam a importância da articulação do professor cursista na escola em relação às TICs e de como o curso contribuiu para o entendimento do seu uso pedagógico e de sua prática efetiva. Aponta ainda a necessidade da formação continuada. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-11T02:09:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102844 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000921441 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102844 |
identifier_str_mv |
000921441 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102844/1/000921441.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102844/2/000921441.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102844/3/000921441.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ba4e66caa40371242f4d9ecadb3a6311 d54e81f5c2abb82bcdc0da72b2271082 74b8d9d0c71d789839c301593cc30582 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224471378395136 |