Tecnologias da informação e da comunicação: um olhar do professor cursista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Voos, Sirlei Maria
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102844
Resumo: No momento em que a sociedade acompanha a evolução do sistema educacional e profissional e confiando-se que o articulador e disseminador do uso dos recursos computacionais na escola, também se encontra na função do professor cursista, este estudo apresenta a proposta da formação continuada através do curso “Elaboração de Projetos”, desenvolvida no NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional). As questões investigadas nesta abordagem foram: “Quais são as expectativas dos professores em relação ao curso” e “Quais as contribuições que este trouxe para a sua prática efetiva quanto à implementação do trabalho no LIE (Laboratório de Informática Educativa)”. Para este diagnóstico foi realizado uma Pesquisa Participante (Gil, 2002), que é a “interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas”, não expondo uma conclusão terminante, mas a probabilidade do aparecimento de novas dificuldades que demandam novas ações. O instrumento utilizado foi um questionário aplicado aos professores no início e um no final do curso e adotou-se o método de Roque Moraes (1999) para o levantamento das categorias. O exame dos dados teve seu foco nos destaques encontrados, na interpretação em relação à fundamentação teórica desenvolvida, bem como nos objetivos a serem alcançados. As classes temáticas achadas e examinadas foram: O computador na Educação, Recursos Tecnológicos e Prática Pedagógica. Os resultados encontrados apontam a importância da articulação do professor cursista na escola em relação às TICs e de como o curso contribuiu para o entendimento do seu uso pedagógico e de sua prática efetiva. Aponta ainda a necessidade da formação continuada.
id UFRGS-2_1fbabf8ea30b02231dcd0d171efab5e1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102844
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Voos, Sirlei MariaAlonso, Cleuza Maria Maximino Carvalho2014-09-11T02:09:58Z2012http://hdl.handle.net/10183/102844000921441No momento em que a sociedade acompanha a evolução do sistema educacional e profissional e confiando-se que o articulador e disseminador do uso dos recursos computacionais na escola, também se encontra na função do professor cursista, este estudo apresenta a proposta da formação continuada através do curso “Elaboração de Projetos”, desenvolvida no NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional). As questões investigadas nesta abordagem foram: “Quais são as expectativas dos professores em relação ao curso” e “Quais as contribuições que este trouxe para a sua prática efetiva quanto à implementação do trabalho no LIE (Laboratório de Informática Educativa)”. Para este diagnóstico foi realizado uma Pesquisa Participante (Gil, 2002), que é a “interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas”, não expondo uma conclusão terminante, mas a probabilidade do aparecimento de novas dificuldades que demandam novas ações. O instrumento utilizado foi um questionário aplicado aos professores no início e um no final do curso e adotou-se o método de Roque Moraes (1999) para o levantamento das categorias. O exame dos dados teve seu foco nos destaques encontrados, na interpretação em relação à fundamentação teórica desenvolvida, bem como nos objetivos a serem alcançados. As classes temáticas achadas e examinadas foram: O computador na Educação, Recursos Tecnológicos e Prática Pedagógica. Os resultados encontrados apontam a importância da articulação do professor cursista na escola em relação às TICs e de como o curso contribuiu para o entendimento do seu uso pedagógico e de sua prática efetiva. Aponta ainda a necessidade da formação continuada.En el momento que la sociedad acompaña la evolución del sistema educacional y profesional y confiándose que el articulador y diseminador de los recursos de computación en la escuela, también se encuentra en la función del profesor cursista, este estudio presenta la propuesta de formación continua a través del curso “Elaboración de Proyectos”, desarrollado en el NTE (Núcleo de Tecnología Educacional). Las cuestiones investigadas en esta abordaje fueron: “cuáles son las expectativas de los profesores en relación al curso” y “cuáles son las contribuciones que este curso trajo para su implementación en el LIE(Laboratorio de Informática Educativa)”. Para este diagnostico fue realizado una pesquisa participante(Gil,2002), que es la “interacción entre pesquisidores y miembros de las situaciones investigadas”, no expone una conclusión terminante, pero la probidad del aparecimiento de nuevas dificultades que demandan nuevas acciones. El instrumento utilizado fue un cuestionario aplicado a los profesores en el principio y uno al final del curso y adoptase el método de Roque Morais(1999) para el levantamiento de las categorías. El examen de los datos tuvo su foco en los destaques encontrados, em la interpretación en relación a la fundamentación teórica desarrollada, bien como en los objetivos a ser alcanzados. Las clases temáticas arrolladas y examinadas fueron: La computadora en la educación, Recursos Tecnológicos y Practica Pedagógica. Los resultados encontrados apuntan la importancia de la articulación del profesor cursaste en la escuela en relación a las TICs y de como el curso contribuyó para el entendimiento de su uso pedagógico y de su práctica efectiva. Apunta aún la necesidad de la formación continuada.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Educação continuadaComputadorFormación continuadaTICsComputadora en la educaciónRecursosTecnologias da informação e da comunicação: um olhar do professor cursistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000921441.pdf000921441.pdfTexto completoapplication/pdf576376http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102844/1/000921441.pdfba4e66caa40371242f4d9ecadb3a6311MD51TEXT000921441.pdf.txt000921441.pdf.txtExtracted Texttext/plain70876http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102844/2/000921441.pdf.txtd54e81f5c2abb82bcdc0da72b2271082MD52THUMBNAIL000921441.pdf.jpg000921441.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102844/3/000921441.pdf.jpg74b8d9d0c71d789839c301593cc30582MD5310183/1028442018-10-24 09:16:19.052oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102844Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:16:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tecnologias da informação e da comunicação: um olhar do professor cursista
title Tecnologias da informação e da comunicação: um olhar do professor cursista
spellingShingle Tecnologias da informação e da comunicação: um olhar do professor cursista
Voos, Sirlei Maria
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação continuada
Computador
Formación continuada
TICs
Computadora en la educación
Recursos
title_short Tecnologias da informação e da comunicação: um olhar do professor cursista
title_full Tecnologias da informação e da comunicação: um olhar do professor cursista
title_fullStr Tecnologias da informação e da comunicação: um olhar do professor cursista
title_full_unstemmed Tecnologias da informação e da comunicação: um olhar do professor cursista
title_sort Tecnologias da informação e da comunicação: um olhar do professor cursista
author Voos, Sirlei Maria
author_facet Voos, Sirlei Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Voos, Sirlei Maria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alonso, Cleuza Maria Maximino Carvalho
contributor_str_mv Alonso, Cleuza Maria Maximino Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação continuada
Computador
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação continuada
Computador
Formación continuada
TICs
Computadora en la educación
Recursos
dc.subject.spa.fl_str_mv Formación continuada
TICs
Computadora en la educación
Recursos
description No momento em que a sociedade acompanha a evolução do sistema educacional e profissional e confiando-se que o articulador e disseminador do uso dos recursos computacionais na escola, também se encontra na função do professor cursista, este estudo apresenta a proposta da formação continuada através do curso “Elaboração de Projetos”, desenvolvida no NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional). As questões investigadas nesta abordagem foram: “Quais são as expectativas dos professores em relação ao curso” e “Quais as contribuições que este trouxe para a sua prática efetiva quanto à implementação do trabalho no LIE (Laboratório de Informática Educativa)”. Para este diagnóstico foi realizado uma Pesquisa Participante (Gil, 2002), que é a “interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas”, não expondo uma conclusão terminante, mas a probabilidade do aparecimento de novas dificuldades que demandam novas ações. O instrumento utilizado foi um questionário aplicado aos professores no início e um no final do curso e adotou-se o método de Roque Moraes (1999) para o levantamento das categorias. O exame dos dados teve seu foco nos destaques encontrados, na interpretação em relação à fundamentação teórica desenvolvida, bem como nos objetivos a serem alcançados. As classes temáticas achadas e examinadas foram: O computador na Educação, Recursos Tecnológicos e Prática Pedagógica. Os resultados encontrados apontam a importância da articulação do professor cursista na escola em relação às TICs e de como o curso contribuiu para o entendimento do seu uso pedagógico e de sua prática efetiva. Aponta ainda a necessidade da formação continuada.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-11T02:09:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102844
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000921441
url http://hdl.handle.net/10183/102844
identifier_str_mv 000921441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102844/1/000921441.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102844/2/000921441.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102844/3/000921441.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ba4e66caa40371242f4d9ecadb3a6311
d54e81f5c2abb82bcdc0da72b2271082
74b8d9d0c71d789839c301593cc30582
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224471378395136