O uso das tecnologias de informação e comunicação em escolas estaduais que atendem alunos de áreas de vulnerabilidade social na cidade de Bagé-RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102675 |
Resumo: | Este estudo teve como foco principal observar e analisar como as tecnologias da informação e comunicação em escolas estaduais que atendem alunos de áreas de vulnerabilidade social na cidade de Bagé-RS estão sendo inseridas nas práticas pedagógicas e se estão possibilitando ao educando construir o conhecimento formal de modo que este possa lhe ajudar a entender e compreender o seu contexto social. A pesquisa utilizada neste estudo foi a quanti-qualitativa com abordagem bibliográfica. Após coletas de dados foi observado que, grande parte dos educadores busca utilizar de maneira correta as TIC, mas devido á falta de formação sobre o assunto os mesmos se sentem na maioria das vezes sem condições de usá-los pedagogicamente, por não conhecer todos os recursos que as TIC podem oferecer educacionalmente. |
id |
UFRGS-2_87d92fa203a77364aaa7bd84c7ae8eda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102675 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Maria Beatriz MassondoAmaral, Erico2014-09-10T02:11:23Z2012http://hdl.handle.net/10183/102675000917355Este estudo teve como foco principal observar e analisar como as tecnologias da informação e comunicação em escolas estaduais que atendem alunos de áreas de vulnerabilidade social na cidade de Bagé-RS estão sendo inseridas nas práticas pedagógicas e se estão possibilitando ao educando construir o conhecimento formal de modo que este possa lhe ajudar a entender e compreender o seu contexto social. A pesquisa utilizada neste estudo foi a quanti-qualitativa com abordagem bibliográfica. Após coletas de dados foi observado que, grande parte dos educadores busca utilizar de maneira correta as TIC, mas devido á falta de formação sobre o assunto os mesmos se sentem na maioria das vezes sem condições de usá-los pedagogicamente, por não conhecer todos os recursos que as TIC podem oferecer educacionalmente.This study had as its main focus to observe and analyze how information and communication technologies in schools that serve students from socially vulnerable areas in the city of Bagé-RS are being entered in the pedagogical practices and enabling student build formal knowledge so that it can help you grasp and understand their social context. The research used in this study was the quantitative and qualitative literature approach. After data collection can see that large parts of the educators seek to use correctly the tic, but due to lack of training on the subject they feel most often unable to use them pedagogically, not knowing all the features that icts can offer educationally.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)ProfessorEducação continuadaO uso das tecnologias de informação e comunicação em escolas estaduais que atendem alunos de áreas de vulnerabilidade social na cidade de Bagé-RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000917355.pdf000917355.pdfTexto completoapplication/pdf667037http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102675/1/000917355.pdf1a4c1bbcef3587d084b4a395bd6a93afMD51TEXT000917355.pdf.txt000917355.pdf.txtExtracted Texttext/plain99371http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102675/2/000917355.pdf.txtd9b19aee6f8dba8e719edf1ac5417b48MD52THUMBNAIL000917355.pdf.jpg000917355.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1201http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102675/3/000917355.pdf.jpge1fd1b1fca76641691fcf675570ee61dMD5310183/1026752018-10-25 09:02:36.198oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102675Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:02:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso das tecnologias de informação e comunicação em escolas estaduais que atendem alunos de áreas de vulnerabilidade social na cidade de Bagé-RS |
title |
O uso das tecnologias de informação e comunicação em escolas estaduais que atendem alunos de áreas de vulnerabilidade social na cidade de Bagé-RS |
spellingShingle |
O uso das tecnologias de informação e comunicação em escolas estaduais que atendem alunos de áreas de vulnerabilidade social na cidade de Bagé-RS Pereira, Maria Beatriz Massondo Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Professor Educação continuada |
title_short |
O uso das tecnologias de informação e comunicação em escolas estaduais que atendem alunos de áreas de vulnerabilidade social na cidade de Bagé-RS |
title_full |
O uso das tecnologias de informação e comunicação em escolas estaduais que atendem alunos de áreas de vulnerabilidade social na cidade de Bagé-RS |
title_fullStr |
O uso das tecnologias de informação e comunicação em escolas estaduais que atendem alunos de áreas de vulnerabilidade social na cidade de Bagé-RS |
title_full_unstemmed |
O uso das tecnologias de informação e comunicação em escolas estaduais que atendem alunos de áreas de vulnerabilidade social na cidade de Bagé-RS |
title_sort |
O uso das tecnologias de informação e comunicação em escolas estaduais que atendem alunos de áreas de vulnerabilidade social na cidade de Bagé-RS |
author |
Pereira, Maria Beatriz Massondo |
author_facet |
Pereira, Maria Beatriz Massondo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Maria Beatriz Massondo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Amaral, Erico |
contributor_str_mv |
Amaral, Erico |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Professor Educação continuada |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Professor Educação continuada |
description |
Este estudo teve como foco principal observar e analisar como as tecnologias da informação e comunicação em escolas estaduais que atendem alunos de áreas de vulnerabilidade social na cidade de Bagé-RS estão sendo inseridas nas práticas pedagógicas e se estão possibilitando ao educando construir o conhecimento formal de modo que este possa lhe ajudar a entender e compreender o seu contexto social. A pesquisa utilizada neste estudo foi a quanti-qualitativa com abordagem bibliográfica. Após coletas de dados foi observado que, grande parte dos educadores busca utilizar de maneira correta as TIC, mas devido á falta de formação sobre o assunto os mesmos se sentem na maioria das vezes sem condições de usá-los pedagogicamente, por não conhecer todos os recursos que as TIC podem oferecer educacionalmente. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-10T02:11:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102675 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000917355 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102675 |
identifier_str_mv |
000917355 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102675/1/000917355.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102675/2/000917355.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102675/3/000917355.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1a4c1bbcef3587d084b4a395bd6a93af d9b19aee6f8dba8e719edf1ac5417b48 e1fd1b1fca76641691fcf675570ee61d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224470742958080 |