Barreiras e facilitadores da permanência em curso noturno de Odontologia de universidade pública do sul do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/264169 |
Resumo: | Este estudo analisou as condições de permanência e o perfil sociodemográfico-familiar de estudantes do curso noturno de Odontologia, em Universidade Pública do sul do Brasil. Utilizou dados de pesquisa observacional transversal, realizada pelo autopreenchimento de instrumento online. Todos os 175 estudantes matriculados no curso noturno, primeiro semestre de 2019, foram convidados a participar do estudo. As questões fechadas foram analisadas pela estatística descritiva e as abertas pela análise temática de conteúdo. Participaram da pesquisa 55 estudantes. Em sua maioria, eram mulheres, de 25 a 35 anos, brancas, solteiras, sem filhos, residentes na cidadeem que se localiza a Instituição e cursaram ensino fundamental e médio em escola pública; 50,9% trabalham, mas dependem de apoio familiar para seu sustento e 63,6% possuem renda individual mensal de até 2 salários mínimos. As barreiras associadas à permanência do estudante no curso foram questões financeiras, aspectos organizacionais da Universidade/curso,a condição de ser estudante-trabalhador, conhecimento do corpo docente sobre o perfil dos estudantes do noturno, segurança em torno do campus e tempo de duração do curso. O auxílio financeiro para compra de materiais odontológicos foi reconhecido como estratégia facilitadora da permanência no curso. Estudantes recomendam como estratégias para fortalecer a permanência, a flexibilização de pré-requisitos e horários de chegada nas aulas, acompanhamento de disciplinas no turno diurno, disciplinas/atividades deeducação a distância, maior oferta de atividades extracurriculares em dias/horários considerando o estudante-trabalhador e acompanhamento psicológico. O curso noturno tem possibilitado o acesso do estudante trabalhador na educação superior em Odontologia.Barreiras e facilitadores da permanência foram identificados e devem ser permanentemente analisados |
id |
UFRGS-2_1fe9b6a0e9278f47bf7b90c02ce76e11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264169 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Cibele Pitthan daTomiello, Loan TonialToassi, Ramona Fernanda Ceriotti2023-08-31T03:31:45Z20231679-5954http://hdl.handle.net/10183/264169001174656Este estudo analisou as condições de permanência e o perfil sociodemográfico-familiar de estudantes do curso noturno de Odontologia, em Universidade Pública do sul do Brasil. Utilizou dados de pesquisa observacional transversal, realizada pelo autopreenchimento de instrumento online. Todos os 175 estudantes matriculados no curso noturno, primeiro semestre de 2019, foram convidados a participar do estudo. As questões fechadas foram analisadas pela estatística descritiva e as abertas pela análise temática de conteúdo. Participaram da pesquisa 55 estudantes. Em sua maioria, eram mulheres, de 25 a 35 anos, brancas, solteiras, sem filhos, residentes na cidadeem que se localiza a Instituição e cursaram ensino fundamental e médio em escola pública; 50,9% trabalham, mas dependem de apoio familiar para seu sustento e 63,6% possuem renda individual mensal de até 2 salários mínimos. As barreiras associadas à permanência do estudante no curso foram questões financeiras, aspectos organizacionais da Universidade/curso,a condição de ser estudante-trabalhador, conhecimento do corpo docente sobre o perfil dos estudantes do noturno, segurança em torno do campus e tempo de duração do curso. O auxílio financeiro para compra de materiais odontológicos foi reconhecido como estratégia facilitadora da permanência no curso. Estudantes recomendam como estratégias para fortalecer a permanência, a flexibilização de pré-requisitos e horários de chegada nas aulas, acompanhamento de disciplinas no turno diurno, disciplinas/atividades deeducação a distância, maior oferta de atividades extracurriculares em dias/horários considerando o estudante-trabalhador e acompanhamento psicológico. O curso noturno tem possibilitado o acesso do estudante trabalhador na educação superior em Odontologia.Barreiras e facilitadores da permanência foram identificados e devem ser permanentemente analisadosapplication/pdfporRevista da ABENO. Vol.23, n. 1 (2023), p. 1 - 13.Educação em odontologiaTutoriaEstudantes de odontologiaCurrículoBarreiras e facilitadores da permanência em curso noturno de Odontologia de universidade pública do sul do Brasilinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001174656.pdf.txt001174656.pdf.txtExtracted Texttext/plain55228http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264169/2/001174656.pdf.txtc539bfa8d14003e8b38c958870c6eb26MD52ORIGINAL001174656.pdfTexto completoapplication/pdf206451http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264169/1/001174656.pdfabe76750ca9049755adfac17f623b606MD5110183/2641692023-09-01 03:30:55.138153oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264169Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-01T06:30:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Barreiras e facilitadores da permanência em curso noturno de Odontologia de universidade pública do sul do Brasil |
title |
Barreiras e facilitadores da permanência em curso noturno de Odontologia de universidade pública do sul do Brasil |
spellingShingle |
Barreiras e facilitadores da permanência em curso noturno de Odontologia de universidade pública do sul do Brasil Silva, Cibele Pitthan da Educação em odontologia Tutoria Estudantes de odontologia Currículo |
title_short |
Barreiras e facilitadores da permanência em curso noturno de Odontologia de universidade pública do sul do Brasil |
title_full |
Barreiras e facilitadores da permanência em curso noturno de Odontologia de universidade pública do sul do Brasil |
title_fullStr |
Barreiras e facilitadores da permanência em curso noturno de Odontologia de universidade pública do sul do Brasil |
title_full_unstemmed |
Barreiras e facilitadores da permanência em curso noturno de Odontologia de universidade pública do sul do Brasil |
title_sort |
Barreiras e facilitadores da permanência em curso noturno de Odontologia de universidade pública do sul do Brasil |
author |
Silva, Cibele Pitthan da |
author_facet |
Silva, Cibele Pitthan da Tomiello, Loan Tonial Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti |
author_role |
author |
author2 |
Tomiello, Loan Tonial Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Cibele Pitthan da Tomiello, Loan Tonial Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em odontologia Tutoria Estudantes de odontologia Currículo |
topic |
Educação em odontologia Tutoria Estudantes de odontologia Currículo |
description |
Este estudo analisou as condições de permanência e o perfil sociodemográfico-familiar de estudantes do curso noturno de Odontologia, em Universidade Pública do sul do Brasil. Utilizou dados de pesquisa observacional transversal, realizada pelo autopreenchimento de instrumento online. Todos os 175 estudantes matriculados no curso noturno, primeiro semestre de 2019, foram convidados a participar do estudo. As questões fechadas foram analisadas pela estatística descritiva e as abertas pela análise temática de conteúdo. Participaram da pesquisa 55 estudantes. Em sua maioria, eram mulheres, de 25 a 35 anos, brancas, solteiras, sem filhos, residentes na cidadeem que se localiza a Instituição e cursaram ensino fundamental e médio em escola pública; 50,9% trabalham, mas dependem de apoio familiar para seu sustento e 63,6% possuem renda individual mensal de até 2 salários mínimos. As barreiras associadas à permanência do estudante no curso foram questões financeiras, aspectos organizacionais da Universidade/curso,a condição de ser estudante-trabalhador, conhecimento do corpo docente sobre o perfil dos estudantes do noturno, segurança em torno do campus e tempo de duração do curso. O auxílio financeiro para compra de materiais odontológicos foi reconhecido como estratégia facilitadora da permanência no curso. Estudantes recomendam como estratégias para fortalecer a permanência, a flexibilização de pré-requisitos e horários de chegada nas aulas, acompanhamento de disciplinas no turno diurno, disciplinas/atividades deeducação a distância, maior oferta de atividades extracurriculares em dias/horários considerando o estudante-trabalhador e acompanhamento psicológico. O curso noturno tem possibilitado o acesso do estudante trabalhador na educação superior em Odontologia.Barreiras e facilitadores da permanência foram identificados e devem ser permanentemente analisados |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-31T03:31:45Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/264169 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-5954 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001174656 |
identifier_str_mv |
1679-5954 001174656 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/264169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista da ABENO. Vol.23, n. 1 (2023), p. 1 - 13. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264169/2/001174656.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264169/1/001174656.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c539bfa8d14003e8b38c958870c6eb26 abe76750ca9049755adfac17f623b606 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225097769385984 |