CBCL/6-18 e TRF/6-18 : contribuições para o processo psicodiagnóstico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henz, Kaena Garcia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Mendonça Filho, Euclides José de, Schneider, Andréia Mello de Almeida, Bandeira, Denise Ruschel, Yates, Denise Balem
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/275217
Resumo: Alguns dos instrumentos mais utilizados em psicodiagnóstico de crianças/adolescentes são os questionários ASEBA. Os objetivos dessa pesquisa foram: verificar quais escalas discriminariam melhor três grupos (controle, diagnóstico neurodesenvolvimental e diagnóstico neurodesenvolvimental-emocional) e avaliar a predição diagnóstica das escalas a partir da análise discriminante. Participaram 58 crianças/adolescentes, com CBCL e TRF respondidos. As escalas que discriminaram controle e neurodesenvolvimental foram Escola e Retraimento/Depressão (CBCL) e as que discriminaram neurodesenvolvimental e neurodesenvolvimental-emocional foram Problemas Sociais (CBCL) e Tempo Cognitivo Lento (TRF). Os resultados apontaram bons valores de predição dos grupos a partir das escalas mencionadas, indicando ser uma ferramenta importante na formulação de hipóteses no psicodiagnóstico.
id UFRGS-2_1ff09bc03d1cb9fd73563d106a5ba0ae
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/275217
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Henz, Kaena GarciaMendonça Filho, Euclides José deSchneider, Andréia Mello de AlmeidaBandeira, Denise RuschelYates, Denise Balem2024-05-01T06:51:19Z20211982-1247http://hdl.handle.net/10183/275217001201162Alguns dos instrumentos mais utilizados em psicodiagnóstico de crianças/adolescentes são os questionários ASEBA. Os objetivos dessa pesquisa foram: verificar quais escalas discriminariam melhor três grupos (controle, diagnóstico neurodesenvolvimental e diagnóstico neurodesenvolvimental-emocional) e avaliar a predição diagnóstica das escalas a partir da análise discriminante. Participaram 58 crianças/adolescentes, com CBCL e TRF respondidos. As escalas que discriminaram controle e neurodesenvolvimental foram Escola e Retraimento/Depressão (CBCL) e as que discriminaram neurodesenvolvimental e neurodesenvolvimental-emocional foram Problemas Sociais (CBCL) e Tempo Cognitivo Lento (TRF). Os resultados apontaram bons valores de predição dos grupos a partir das escalas mencionadas, indicando ser uma ferramenta importante na formulação de hipóteses no psicodiagnóstico.Some of the most used instruments for children/adolescents' psychological assessment are the ASEBA forms. The objectives of this study were: to verify which scales would best discriminate three groups (control, neurodevelopmental diagnosis, and neurodevelopmental-emotional diagnosis) and to evaluate the diagnostic prediction of the subscales through discriminant analysis. Fifty-eight children/adolescents who answered the CBCL and TRF participated in the study. The subscales that discriminated better the control group from the neurodevelopmental group were School and Withdrawn/Depressed (CBCL) and the neurodevelopmental group from the neurodevelopmental and emotional group were Social Problems (CBCL) and Sluggish Cognitive Tempo (TRF). The results indicated good values ​​of diagnostic prediction from the subscales mentioned, indicating that these might be helpful for hypotheses formulation in psychological assessment.Algunos de los instrumentos más utilizados para la evaluación psicológica de niños/adolescentes son los cuestionarios ASEBA. Los objetivos de esta investigación fueron: verificar cuáles escalas discriminarían mejor a los tres grupos de diagnóstico (control, diagnóstico de neurodesarrollo y diagnóstico concomitante emocional y de neurodesarrollo) y evaluar la predicción diagnóstica de las escalas a partir del análisis discriminante. Participaron 58 niños/adolescentes que respondieron al CBCL y TRF. Las escalas que mejor discriminaron el control y el neurodesarrollo fueron Escuela y Retraimiento/Depresión (CBCL) y las que mejor discriminaron el neurodesarrollo y diagnóstico concomitante emocional y de neurodesarrollo fueron Problemas sociales (CBCL) y Tiempo cognitivo lento (TRF). Los resultados mostraron buenos valores de predicción diagnóstica de las escalas mencionadas, lo que indica que estos pueden ayudar en la formulación de hipótesis en el psicodiagnóstico.application/pdfporPsicologia em pesquisa. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2007-. Vol. 15, n. 3 (2021), e29286, p. 1-22PsicodiagnósticoCriançasAdolescentesPsychological assessmentChildrenAdolescentNiñoAdolescenteCBCL/6-18 e TRF/6-18 : contribuições para o processo psicodiagnósticoCBCL/6-18 and TRF/6-18 : contributions to psychological assessmentCBCL/6-18 y TRF/6-18 : contribuciones al proceso psicodiagnósticoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001201162.pdf.txt001201162.pdf.txtExtracted Texttext/plain47671http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275217/2/001201162.pdf.txtbd486feb0592d909add228eaded3474dMD52ORIGINAL001201162.pdfTexto completoapplication/pdf371215http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275217/1/001201162.pdfac8c4d6cc4535c6dd77722469cc4e358MD5110183/2752172024-05-02 06:47:35.362096oai:www.lume.ufrgs.br:10183/275217Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-02T09:47:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv CBCL/6-18 e TRF/6-18 : contribuições para o processo psicodiagnóstico
dc.title.alternative.en.fl_str_mv CBCL/6-18 and TRF/6-18 : contributions to psychological assessment
dc.title.alternative.es.fl_str_mv CBCL/6-18 y TRF/6-18 : contribuciones al proceso psicodiagnóstico
title CBCL/6-18 e TRF/6-18 : contribuições para o processo psicodiagnóstico
spellingShingle CBCL/6-18 e TRF/6-18 : contribuições para o processo psicodiagnóstico
Henz, Kaena Garcia
Psicodiagnóstico
Crianças
Adolescentes
Psychological assessment
Children
Adolescent
Niño
Adolescente
title_short CBCL/6-18 e TRF/6-18 : contribuições para o processo psicodiagnóstico
title_full CBCL/6-18 e TRF/6-18 : contribuições para o processo psicodiagnóstico
title_fullStr CBCL/6-18 e TRF/6-18 : contribuições para o processo psicodiagnóstico
title_full_unstemmed CBCL/6-18 e TRF/6-18 : contribuições para o processo psicodiagnóstico
title_sort CBCL/6-18 e TRF/6-18 : contribuições para o processo psicodiagnóstico
author Henz, Kaena Garcia
author_facet Henz, Kaena Garcia
Mendonça Filho, Euclides José de
Schneider, Andréia Mello de Almeida
Bandeira, Denise Ruschel
Yates, Denise Balem
author_role author
author2 Mendonça Filho, Euclides José de
Schneider, Andréia Mello de Almeida
Bandeira, Denise Ruschel
Yates, Denise Balem
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Henz, Kaena Garcia
Mendonça Filho, Euclides José de
Schneider, Andréia Mello de Almeida
Bandeira, Denise Ruschel
Yates, Denise Balem
dc.subject.por.fl_str_mv Psicodiagnóstico
Crianças
Adolescentes
topic Psicodiagnóstico
Crianças
Adolescentes
Psychological assessment
Children
Adolescent
Niño
Adolescente
dc.subject.eng.fl_str_mv Psychological assessment
Children
Adolescent
dc.subject.spa.fl_str_mv Niño
Adolescente
description Alguns dos instrumentos mais utilizados em psicodiagnóstico de crianças/adolescentes são os questionários ASEBA. Os objetivos dessa pesquisa foram: verificar quais escalas discriminariam melhor três grupos (controle, diagnóstico neurodesenvolvimental e diagnóstico neurodesenvolvimental-emocional) e avaliar a predição diagnóstica das escalas a partir da análise discriminante. Participaram 58 crianças/adolescentes, com CBCL e TRF respondidos. As escalas que discriminaram controle e neurodesenvolvimental foram Escola e Retraimento/Depressão (CBCL) e as que discriminaram neurodesenvolvimental e neurodesenvolvimental-emocional foram Problemas Sociais (CBCL) e Tempo Cognitivo Lento (TRF). Os resultados apontaram bons valores de predição dos grupos a partir das escalas mencionadas, indicando ser uma ferramenta importante na formulação de hipóteses no psicodiagnóstico.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-05-01T06:51:19Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/275217
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-1247
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001201162
identifier_str_mv 1982-1247
001201162
url http://hdl.handle.net/10183/275217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia em pesquisa. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2007-. Vol. 15, n. 3 (2021), e29286, p. 1-22
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275217/2/001201162.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275217/1/001201162.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bd486feb0592d909add228eaded3474d
ac8c4d6cc4535c6dd77722469cc4e358
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225117383000064