Criança-performer sem educação infantil : observações da mãe-documentarista em um ano de vida pandêmica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/236798 |
Resumo: | Questo paper è una riflessione sulle performance quotidiane d’unabambina piccola durante un anno di pandemia, isolamento sociale e nidid’infanzia chiusi. Il percorso, che va dalla casa all’esteriore, passando perl’interazioni di un mondo in comune verso un mondo comune, attraversateda un divenire-animale, è stata ampiamente documentata dalla madre,ricercatrice dell’arti e dell’infanzie. Quindi, raccontando la bambina-performer, si ragiona la educazione infantile contemporanea, le nozionid’infanzia e una estetica dei processi di apprendimento dove il bambino èil protagonista, siccome la immensa mancanza della costruzione diun’etica del convivio nella formazione di un soggetto. |
id |
UFRGS-2_20013b95a106266e5cdb5d0fe8079f9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236798 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferreira, Taís2022-04-07T04:49:16Z20212238-2046http://hdl.handle.net/10183/236798001137743Questo paper è una riflessione sulle performance quotidiane d’unabambina piccola durante un anno di pandemia, isolamento sociale e nidid’infanzia chiusi. Il percorso, che va dalla casa all’esteriore, passando perl’interazioni di un mondo in comune verso un mondo comune, attraversateda un divenire-animale, è stata ampiamente documentata dalla madre,ricercatrice dell’arti e dell’infanzie. Quindi, raccontando la bambina-performer, si ragiona la educazione infantile contemporanea, le nozionid’infanzia e una estetica dei processi di apprendimento dove il bambino èil protagonista, siccome la immensa mancanza della costruzione diun’etica del convivio nella formazione di un soggetto.Este artigo discorre reflexivamente sobre as performances cotidianas deuma criança bem pequena durante um ano de pandemia, isolamentosocial e escolas de educação infantil fechadas. O percurso, que vai da casaao exterior, passando das interações de um mundo incomum a um mundocomum e atravessadas por um devir-animal, foi amplamentedocumentado pela mãe, pesquisadora das artes e das infâncias. Assim, aonarrar a criança-performer, problematiza-se a educação infantilcontemporânea, as noções de infância e uma estética dos processos deaprendizagem tendo a criança como protagonista, bem como a imensafalta da construção de uma ética do convívio na formação de um sujeito.This paper talks reflexively about the daily performances of a very youngchild during a year of pandemic, social isolation and closed early childhoodschools. The journey, which goes from home to abroad, passing from theinteractions of an unusual world to a common world and crossed by ananimal-becoming, was widely documented by the mother, a researcher inthe arts and childhood. Thus, when narrating the child-performer,contemporary childhood education, the notions of childhood and anaesthetics of learning processes are problematized with the child as theprotagonist, as well as the immense lack of construction of an ethics ofconviviality in the formation of a subject.application/pdfporPÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG. Belo Horizonte. Vol. 11, n. 3 (set./dez.2021), p. 213-244Bambina-performerEducazione infantilePandemiaDocumentazione pedagogicaMaternitàCriançaPerformanceEducação infantilMaternidadeChild-performerEarly childhood educationPandemicPedagogical documentationMaternityCriança-performer sem educação infantil : observações da mãe-documentarista em um ano de vida pandêmicaChild-performer without early education : Observations of the documentary mother in a year of pandemic lifeBambina-performer senza nido : osservazioni dalla madre documentarista in un anno di vita pandemicainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137743.pdf.txt001137743.pdf.txtExtracted Texttext/plain70860http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236798/2/001137743.pdf.txtb8ea73f56e5f7ee43dddb23d91258c43MD52ORIGINAL001137743.pdfTexto completoapplication/pdf1460358http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236798/1/001137743.pdf1058ce1b6ea30bd7e7f82f572b2afcc6MD5110183/2367982022-04-20 04:53:53.603414oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236798Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:53:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Criança-performer sem educação infantil : observações da mãe-documentarista em um ano de vida pandêmica |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Child-performer without early education : Observations of the documentary mother in a year of pandemic life |
dc.title.alternative.it.fl_str_mv |
Bambina-performer senza nido : osservazioni dalla madre documentarista in un anno di vita pandemica |
title |
Criança-performer sem educação infantil : observações da mãe-documentarista em um ano de vida pandêmica |
spellingShingle |
Criança-performer sem educação infantil : observações da mãe-documentarista em um ano de vida pandêmica Ferreira, Taís Bambina-performer Educazione infantile Pandemia Documentazione pedagogica Maternità Criança Performance Educação infantil Maternidade Child-performer Early childhood education Pandemic Pedagogical documentation Maternity |
title_short |
Criança-performer sem educação infantil : observações da mãe-documentarista em um ano de vida pandêmica |
title_full |
Criança-performer sem educação infantil : observações da mãe-documentarista em um ano de vida pandêmica |
title_fullStr |
Criança-performer sem educação infantil : observações da mãe-documentarista em um ano de vida pandêmica |
title_full_unstemmed |
Criança-performer sem educação infantil : observações da mãe-documentarista em um ano de vida pandêmica |
title_sort |
Criança-performer sem educação infantil : observações da mãe-documentarista em um ano de vida pandêmica |
author |
Ferreira, Taís |
author_facet |
Ferreira, Taís |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Taís |
dc.subject.it.fl_str_mv |
Bambina-performer Educazione infantile Pandemia Documentazione pedagogica Maternità |
topic |
Bambina-performer Educazione infantile Pandemia Documentazione pedagogica Maternità Criança Performance Educação infantil Maternidade Child-performer Early childhood education Pandemic Pedagogical documentation Maternity |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança Performance Educação infantil Maternidade |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Child-performer Early childhood education Pandemic Pedagogical documentation Maternity |
description |
Questo paper è una riflessione sulle performance quotidiane d’unabambina piccola durante un anno di pandemia, isolamento sociale e nidid’infanzia chiusi. Il percorso, che va dalla casa all’esteriore, passando perl’interazioni di un mondo in comune verso un mondo comune, attraversateda un divenire-animale, è stata ampiamente documentata dalla madre,ricercatrice dell’arti e dell’infanzie. Quindi, raccontando la bambina-performer, si ragiona la educazione infantile contemporanea, le nozionid’infanzia e una estetica dei processi di apprendimento dove il bambino èil protagonista, siccome la immensa mancanza della costruzione diun’etica del convivio nella formazione di un soggetto. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-07T04:49:16Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/236798 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2238-2046 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001137743 |
identifier_str_mv |
2238-2046 001137743 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/236798 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG. Belo Horizonte. Vol. 11, n. 3 (set./dez.2021), p. 213-244 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236798/2/001137743.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236798/1/001137743.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b8ea73f56e5f7ee43dddb23d91258c43 1058ce1b6ea30bd7e7f82f572b2afcc6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447785885925376 |