Criança-performer sem educação infantil : observações da mãe-documentarista em um ano de vida pandêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Taís
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236798
Resumo: Questo paper è una riflessione sulle performance quotidiane d’unabambina piccola durante un anno di pandemia, isolamento sociale e nidid’infanzia chiusi. Il percorso, che va dalla casa all’esteriore, passando perl’interazioni di un mondo in comune verso un mondo comune, attraversateda un divenire-animale, è stata ampiamente documentata dalla madre,ricercatrice dell’arti e dell’infanzie. Quindi, raccontando la bambina-performer, si ragiona la educazione infantile contemporanea, le nozionid’infanzia e una estetica dei processi di apprendimento dove il bambino èil protagonista, siccome la immensa mancanza della costruzione diun’etica del convivio nella formazione di un soggetto.
id UFRGS-2_20013b95a106266e5cdb5d0fe8079f9a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236798
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ferreira, Taís2022-04-07T04:49:16Z20212238-2046http://hdl.handle.net/10183/236798001137743Questo paper è una riflessione sulle performance quotidiane d’unabambina piccola durante un anno di pandemia, isolamento sociale e nidid’infanzia chiusi. Il percorso, che va dalla casa all’esteriore, passando perl’interazioni di un mondo in comune verso un mondo comune, attraversateda un divenire-animale, è stata ampiamente documentata dalla madre,ricercatrice dell’arti e dell’infanzie. Quindi, raccontando la bambina-performer, si ragiona la educazione infantile contemporanea, le nozionid’infanzia e una estetica dei processi di apprendimento dove il bambino èil protagonista, siccome la immensa mancanza della costruzione diun’etica del convivio nella formazione di un soggetto.Este artigo discorre reflexivamente sobre as performances cotidianas deuma criança bem pequena durante um ano de pandemia, isolamentosocial e escolas de educação infantil fechadas. O percurso, que vai da casaao exterior, passando das interações de um mundo incomum a um mundocomum e atravessadas por um devir-animal, foi amplamentedocumentado pela mãe, pesquisadora das artes e das infâncias. Assim, aonarrar a criança-performer, problematiza-se a educação infantilcontemporânea, as noções de infância e uma estética dos processos deaprendizagem tendo a criança como protagonista, bem como a imensafalta da construção de uma ética do convívio na formação de um sujeito.This paper talks reflexively about the daily performances of a very youngchild during a year of pandemic, social isolation and closed early childhoodschools. The journey, which goes from home to abroad, passing from theinteractions of an unusual world to a common world and crossed by ananimal-becoming, was widely documented by the mother, a researcher inthe arts and childhood. Thus, when narrating the child-performer,contemporary childhood education, the notions of childhood and anaesthetics of learning processes are problematized with the child as theprotagonist, as well as the immense lack of construction of an ethics ofconviviality in the formation of a subject.application/pdfporPÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG. Belo Horizonte. Vol. 11, n. 3 (set./dez.2021), p. 213-244Bambina-performerEducazione infantilePandemiaDocumentazione pedagogicaMaternitàCriançaPerformanceEducação infantilMaternidadeChild-performerEarly childhood educationPandemicPedagogical documentationMaternityCriança-performer sem educação infantil : observações da mãe-documentarista em um ano de vida pandêmicaChild-performer without early education : Observations of the documentary mother in a year of pandemic lifeBambina-performer senza nido : osservazioni dalla madre documentarista in un anno di vita pandemicainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137743.pdf.txt001137743.pdf.txtExtracted Texttext/plain70860http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236798/2/001137743.pdf.txtb8ea73f56e5f7ee43dddb23d91258c43MD52ORIGINAL001137743.pdfTexto completoapplication/pdf1460358http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236798/1/001137743.pdf1058ce1b6ea30bd7e7f82f572b2afcc6MD5110183/2367982022-04-20 04:53:53.603414oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236798Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:53:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Criança-performer sem educação infantil : observações da mãe-documentarista em um ano de vida pandêmica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Child-performer without early education : Observations of the documentary mother in a year of pandemic life
dc.title.alternative.it.fl_str_mv Bambina-performer senza nido : osservazioni dalla madre documentarista in un anno di vita pandemica
title Criança-performer sem educação infantil : observações da mãe-documentarista em um ano de vida pandêmica
spellingShingle Criança-performer sem educação infantil : observações da mãe-documentarista em um ano de vida pandêmica
Ferreira, Taís
Bambina-performer
Educazione infantile
Pandemia
Documentazione pedagogica
Maternità
Criança
Performance
Educação infantil
Maternidade
Child-performer
Early childhood education
Pandemic
Pedagogical documentation
Maternity
title_short Criança-performer sem educação infantil : observações da mãe-documentarista em um ano de vida pandêmica
title_full Criança-performer sem educação infantil : observações da mãe-documentarista em um ano de vida pandêmica
title_fullStr Criança-performer sem educação infantil : observações da mãe-documentarista em um ano de vida pandêmica
title_full_unstemmed Criança-performer sem educação infantil : observações da mãe-documentarista em um ano de vida pandêmica
title_sort Criança-performer sem educação infantil : observações da mãe-documentarista em um ano de vida pandêmica
author Ferreira, Taís
author_facet Ferreira, Taís
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Taís
dc.subject.it.fl_str_mv Bambina-performer
Educazione infantile
Pandemia
Documentazione pedagogica
Maternità
topic Bambina-performer
Educazione infantile
Pandemia
Documentazione pedagogica
Maternità
Criança
Performance
Educação infantil
Maternidade
Child-performer
Early childhood education
Pandemic
Pedagogical documentation
Maternity
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Performance
Educação infantil
Maternidade
dc.subject.eng.fl_str_mv Child-performer
Early childhood education
Pandemic
Pedagogical documentation
Maternity
description Questo paper è una riflessione sulle performance quotidiane d’unabambina piccola durante un anno di pandemia, isolamento sociale e nidid’infanzia chiusi. Il percorso, che va dalla casa all’esteriore, passando perl’interazioni di un mondo in comune verso un mondo comune, attraversateda un divenire-animale, è stata ampiamente documentata dalla madre,ricercatrice dell’arti e dell’infanzie. Quindi, raccontando la bambina-performer, si ragiona la educazione infantile contemporanea, le nozionid’infanzia e una estetica dei processi di apprendimento dove il bambino èil protagonista, siccome la immensa mancanza della costruzione diun’etica del convivio nella formazione di un soggetto.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-07T04:49:16Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/236798
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2238-2046
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001137743
identifier_str_mv 2238-2046
001137743
url http://hdl.handle.net/10183/236798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG. Belo Horizonte. Vol. 11, n. 3 (set./dez.2021), p. 213-244
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236798/2/001137743.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236798/1/001137743.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b8ea73f56e5f7ee43dddb23d91258c43
1058ce1b6ea30bd7e7f82f572b2afcc6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447785885925376