Os bebês e o brincar heurístico : narrativas de professoras de creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Rayssa Kalind Carvalho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/181382
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso, a partir do campo de Estudos da Pedagogia da Infância, apresenta e discute as concepções e propostas pedagógicas desenvolvidas por professoras de bebês e crianças pequenas em relação ao brincar heurístico na Educação Infantil. Metodologicamente, a pesquisa foi desenvolvida a partir de um estudo bibliográfico que buscou apresentar as especificidades existentes nas propostas do brincar com as crianças de 0 a 3 anos, contextualizando as contribuições em meio aos desafios que são percorridos ao longo dessa trajetória com os bebês pela ação docente. Posteriormente, foram realizadas seis entrevistas semiestruturadas com professoras atuantes em turmas de berçário em escolas da rede pública e privada de ensino no intuito de identificar as concepções das mesmas a respeito do brincar na creche. A partir da análise dos dados produzidos no decorrer da pesquisa, foram definidas as seguintes unidades de análise: o bebê como sujeito potente; concepções docentes sobre o brincar nas turmas de berçário; proposições heurísticas realizadas com os bebês e as crianças pequenas; contribuições dos documentos curriculares, das brincadeiras e suas relações nas faixas etárias de 0 a 3 anos. Portanto, a partir das análises realizadas, é possível afirmar que a ação pedagógica na creche a partir do planejamento da ecologia educativa - tempos, espaços e materiais devem promover oportunidades para que os bebês e crianças pequenas possam brincar. Isso porque é a partir das brincadeiras que os pequenos investigam, descobrem e aprendem sobre si, os outros e o mundo que os cerca.
id UFRGS-2_201cdade5dad668b783e918217414fd8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181382
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Araújo, Rayssa Kalind CarvalhoCarvalho, Rodrigo Saballa de2018-08-24T02:29:15Z2018http://hdl.handle.net/10183/181382001075203O presente trabalho de conclusão de curso, a partir do campo de Estudos da Pedagogia da Infância, apresenta e discute as concepções e propostas pedagógicas desenvolvidas por professoras de bebês e crianças pequenas em relação ao brincar heurístico na Educação Infantil. Metodologicamente, a pesquisa foi desenvolvida a partir de um estudo bibliográfico que buscou apresentar as especificidades existentes nas propostas do brincar com as crianças de 0 a 3 anos, contextualizando as contribuições em meio aos desafios que são percorridos ao longo dessa trajetória com os bebês pela ação docente. Posteriormente, foram realizadas seis entrevistas semiestruturadas com professoras atuantes em turmas de berçário em escolas da rede pública e privada de ensino no intuito de identificar as concepções das mesmas a respeito do brincar na creche. A partir da análise dos dados produzidos no decorrer da pesquisa, foram definidas as seguintes unidades de análise: o bebê como sujeito potente; concepções docentes sobre o brincar nas turmas de berçário; proposições heurísticas realizadas com os bebês e as crianças pequenas; contribuições dos documentos curriculares, das brincadeiras e suas relações nas faixas etárias de 0 a 3 anos. Portanto, a partir das análises realizadas, é possível afirmar que a ação pedagógica na creche a partir do planejamento da ecologia educativa - tempos, espaços e materiais devem promover oportunidades para que os bebês e crianças pequenas possam brincar. Isso porque é a partir das brincadeiras que os pequenos investigam, descobrem e aprendem sobre si, os outros e o mundo que os cerca.application/pdfporEducação infantilBebêCrecheDocênciaOs bebês e o brincar heurístico : narrativas de professoras de crecheinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001075203.pdfTexto completoapplication/pdf1336641http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181382/1/001075203.pdfd40bd41d9daf0d2707958b3efedc97ecMD51TEXT001075203.pdf.txt001075203.pdf.txtExtracted Texttext/plain201305http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181382/2/001075203.pdf.txtf76fa21fb35c011e3c25d42f8d097440MD52THUMBNAIL001075203.pdf.jpg001075203.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg963http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181382/3/001075203.pdf.jpg46d9e522f92ce9f6f3654bcddef3a84cMD5310183/1813822018-10-05 07:42:28.797oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181382Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:42:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os bebês e o brincar heurístico : narrativas de professoras de creche
title Os bebês e o brincar heurístico : narrativas de professoras de creche
spellingShingle Os bebês e o brincar heurístico : narrativas de professoras de creche
Araújo, Rayssa Kalind Carvalho
Educação infantil
Bebê
Creche
Docência
title_short Os bebês e o brincar heurístico : narrativas de professoras de creche
title_full Os bebês e o brincar heurístico : narrativas de professoras de creche
title_fullStr Os bebês e o brincar heurístico : narrativas de professoras de creche
title_full_unstemmed Os bebês e o brincar heurístico : narrativas de professoras de creche
title_sort Os bebês e o brincar heurístico : narrativas de professoras de creche
author Araújo, Rayssa Kalind Carvalho
author_facet Araújo, Rayssa Kalind Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Rayssa Kalind Carvalho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Rodrigo Saballa de
contributor_str_mv Carvalho, Rodrigo Saballa de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Bebê
Creche
Docência
topic Educação infantil
Bebê
Creche
Docência
description O presente trabalho de conclusão de curso, a partir do campo de Estudos da Pedagogia da Infância, apresenta e discute as concepções e propostas pedagógicas desenvolvidas por professoras de bebês e crianças pequenas em relação ao brincar heurístico na Educação Infantil. Metodologicamente, a pesquisa foi desenvolvida a partir de um estudo bibliográfico que buscou apresentar as especificidades existentes nas propostas do brincar com as crianças de 0 a 3 anos, contextualizando as contribuições em meio aos desafios que são percorridos ao longo dessa trajetória com os bebês pela ação docente. Posteriormente, foram realizadas seis entrevistas semiestruturadas com professoras atuantes em turmas de berçário em escolas da rede pública e privada de ensino no intuito de identificar as concepções das mesmas a respeito do brincar na creche. A partir da análise dos dados produzidos no decorrer da pesquisa, foram definidas as seguintes unidades de análise: o bebê como sujeito potente; concepções docentes sobre o brincar nas turmas de berçário; proposições heurísticas realizadas com os bebês e as crianças pequenas; contribuições dos documentos curriculares, das brincadeiras e suas relações nas faixas etárias de 0 a 3 anos. Portanto, a partir das análises realizadas, é possível afirmar que a ação pedagógica na creche a partir do planejamento da ecologia educativa - tempos, espaços e materiais devem promover oportunidades para que os bebês e crianças pequenas possam brincar. Isso porque é a partir das brincadeiras que os pequenos investigam, descobrem e aprendem sobre si, os outros e o mundo que os cerca.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-24T02:29:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/181382
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001075203
url http://hdl.handle.net/10183/181382
identifier_str_mv 001075203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181382/1/001075203.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181382/2/001075203.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181382/3/001075203.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d40bd41d9daf0d2707958b3efedc97ec
f76fa21fb35c011e3c25d42f8d097440
46d9e522f92ce9f6f3654bcddef3a84c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447222582509568