Os bebês e o brincar heurístico : narrativas de professoras de creche
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/181382 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso, a partir do campo de Estudos da Pedagogia da Infância, apresenta e discute as concepções e propostas pedagógicas desenvolvidas por professoras de bebês e crianças pequenas em relação ao brincar heurístico na Educação Infantil. Metodologicamente, a pesquisa foi desenvolvida a partir de um estudo bibliográfico que buscou apresentar as especificidades existentes nas propostas do brincar com as crianças de 0 a 3 anos, contextualizando as contribuições em meio aos desafios que são percorridos ao longo dessa trajetória com os bebês pela ação docente. Posteriormente, foram realizadas seis entrevistas semiestruturadas com professoras atuantes em turmas de berçário em escolas da rede pública e privada de ensino no intuito de identificar as concepções das mesmas a respeito do brincar na creche. A partir da análise dos dados produzidos no decorrer da pesquisa, foram definidas as seguintes unidades de análise: o bebê como sujeito potente; concepções docentes sobre o brincar nas turmas de berçário; proposições heurísticas realizadas com os bebês e as crianças pequenas; contribuições dos documentos curriculares, das brincadeiras e suas relações nas faixas etárias de 0 a 3 anos. Portanto, a partir das análises realizadas, é possível afirmar que a ação pedagógica na creche a partir do planejamento da ecologia educativa - tempos, espaços e materiais devem promover oportunidades para que os bebês e crianças pequenas possam brincar. Isso porque é a partir das brincadeiras que os pequenos investigam, descobrem e aprendem sobre si, os outros e o mundo que os cerca. |
id |
UFRGS-2_201cdade5dad668b783e918217414fd8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181382 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Araújo, Rayssa Kalind CarvalhoCarvalho, Rodrigo Saballa de2018-08-24T02:29:15Z2018http://hdl.handle.net/10183/181382001075203O presente trabalho de conclusão de curso, a partir do campo de Estudos da Pedagogia da Infância, apresenta e discute as concepções e propostas pedagógicas desenvolvidas por professoras de bebês e crianças pequenas em relação ao brincar heurístico na Educação Infantil. Metodologicamente, a pesquisa foi desenvolvida a partir de um estudo bibliográfico que buscou apresentar as especificidades existentes nas propostas do brincar com as crianças de 0 a 3 anos, contextualizando as contribuições em meio aos desafios que são percorridos ao longo dessa trajetória com os bebês pela ação docente. Posteriormente, foram realizadas seis entrevistas semiestruturadas com professoras atuantes em turmas de berçário em escolas da rede pública e privada de ensino no intuito de identificar as concepções das mesmas a respeito do brincar na creche. A partir da análise dos dados produzidos no decorrer da pesquisa, foram definidas as seguintes unidades de análise: o bebê como sujeito potente; concepções docentes sobre o brincar nas turmas de berçário; proposições heurísticas realizadas com os bebês e as crianças pequenas; contribuições dos documentos curriculares, das brincadeiras e suas relações nas faixas etárias de 0 a 3 anos. Portanto, a partir das análises realizadas, é possível afirmar que a ação pedagógica na creche a partir do planejamento da ecologia educativa - tempos, espaços e materiais devem promover oportunidades para que os bebês e crianças pequenas possam brincar. Isso porque é a partir das brincadeiras que os pequenos investigam, descobrem e aprendem sobre si, os outros e o mundo que os cerca.application/pdfporEducação infantilBebêCrecheDocênciaOs bebês e o brincar heurístico : narrativas de professoras de crecheinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001075203.pdfTexto completoapplication/pdf1336641http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181382/1/001075203.pdfd40bd41d9daf0d2707958b3efedc97ecMD51TEXT001075203.pdf.txt001075203.pdf.txtExtracted Texttext/plain201305http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181382/2/001075203.pdf.txtf76fa21fb35c011e3c25d42f8d097440MD52THUMBNAIL001075203.pdf.jpg001075203.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg963http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181382/3/001075203.pdf.jpg46d9e522f92ce9f6f3654bcddef3a84cMD5310183/1813822018-10-05 07:42:28.797oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181382Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:42:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os bebês e o brincar heurístico : narrativas de professoras de creche |
title |
Os bebês e o brincar heurístico : narrativas de professoras de creche |
spellingShingle |
Os bebês e o brincar heurístico : narrativas de professoras de creche Araújo, Rayssa Kalind Carvalho Educação infantil Bebê Creche Docência |
title_short |
Os bebês e o brincar heurístico : narrativas de professoras de creche |
title_full |
Os bebês e o brincar heurístico : narrativas de professoras de creche |
title_fullStr |
Os bebês e o brincar heurístico : narrativas de professoras de creche |
title_full_unstemmed |
Os bebês e o brincar heurístico : narrativas de professoras de creche |
title_sort |
Os bebês e o brincar heurístico : narrativas de professoras de creche |
author |
Araújo, Rayssa Kalind Carvalho |
author_facet |
Araújo, Rayssa Kalind Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Rayssa Kalind Carvalho |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Rodrigo Saballa de |
contributor_str_mv |
Carvalho, Rodrigo Saballa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Bebê Creche Docência |
topic |
Educação infantil Bebê Creche Docência |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso, a partir do campo de Estudos da Pedagogia da Infância, apresenta e discute as concepções e propostas pedagógicas desenvolvidas por professoras de bebês e crianças pequenas em relação ao brincar heurístico na Educação Infantil. Metodologicamente, a pesquisa foi desenvolvida a partir de um estudo bibliográfico que buscou apresentar as especificidades existentes nas propostas do brincar com as crianças de 0 a 3 anos, contextualizando as contribuições em meio aos desafios que são percorridos ao longo dessa trajetória com os bebês pela ação docente. Posteriormente, foram realizadas seis entrevistas semiestruturadas com professoras atuantes em turmas de berçário em escolas da rede pública e privada de ensino no intuito de identificar as concepções das mesmas a respeito do brincar na creche. A partir da análise dos dados produzidos no decorrer da pesquisa, foram definidas as seguintes unidades de análise: o bebê como sujeito potente; concepções docentes sobre o brincar nas turmas de berçário; proposições heurísticas realizadas com os bebês e as crianças pequenas; contribuições dos documentos curriculares, das brincadeiras e suas relações nas faixas etárias de 0 a 3 anos. Portanto, a partir das análises realizadas, é possível afirmar que a ação pedagógica na creche a partir do planejamento da ecologia educativa - tempos, espaços e materiais devem promover oportunidades para que os bebês e crianças pequenas possam brincar. Isso porque é a partir das brincadeiras que os pequenos investigam, descobrem e aprendem sobre si, os outros e o mundo que os cerca. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-24T02:29:15Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/181382 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001075203 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/181382 |
identifier_str_mv |
001075203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181382/1/001075203.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181382/2/001075203.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181382/3/001075203.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d40bd41d9daf0d2707958b3efedc97ec f76fa21fb35c011e3c25d42f8d097440 46d9e522f92ce9f6f3654bcddef3a84c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447222582509568 |