A disciplina na sala de aula : um desafio constante
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151565 |
Resumo: | Este trabalho trata de um entre os tantos desafios enfrentados diariamente pelos profissionais da educação, que é a indisciplina no ambiente escolar. Por ser um local propicio a muitos acontecimentos, onde muitas pessoas diferentes convivem diariamente, nem sempre há uma interação tranquila. A escola onde realizei meu trabalho é frequentada por alunos de diferentes classes sociais e econômicas e os professores utilizam metodologias diversificadas ao ministrar suas aulas. Um dos principais objetivos deste trabalho é descobrir o que a comunidade pensa a respeito da indisciplina: suas causas, o que consideram como atos de indisciplina, quais os prejuízos que ela pode causar na aprendizagem e na vida escolar dos estudantes e, por fim, o que pode ser feito para mudar essa situação. Os recursos utilizados para atingir esses objetivos foram filmes, vídeos, textos, debates, questionários, cartazes e participaram os quatro segmentos da comunidade escolar, ou seja, alunos, pais, professores e funcionários. Este trabalho foi embasado em alguns teóricos e entre eles destaco Silvia Parrat-Dayan e Júlio Groppa Aquino, por estudarem a respeito deste assunto, observando e refletindo sobre as mudanças que vem ocorrendo com o passar dos anos, as possíveis causas da indisciplina na escola, até que ponto o aluno pode ser responsabilizado e a importância de uma gestão democrática efetiva. Qual o papel do gestor escolar diante deste desafio, como a comunidade escolar e o Projeto Político Pedagógico da escola podem colaborar para amenizar o problema, também serão tratados neste trabalho. |
id |
UFRGS-2_20657039a3c5ebd626619358e611d62c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151565 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gonçalves, Cláudia Engelke BrandenburguerMartins, Ivam Martins de2017-02-11T02:25:42Z2015http://hdl.handle.net/10183/151565001009442Este trabalho trata de um entre os tantos desafios enfrentados diariamente pelos profissionais da educação, que é a indisciplina no ambiente escolar. Por ser um local propicio a muitos acontecimentos, onde muitas pessoas diferentes convivem diariamente, nem sempre há uma interação tranquila. A escola onde realizei meu trabalho é frequentada por alunos de diferentes classes sociais e econômicas e os professores utilizam metodologias diversificadas ao ministrar suas aulas. Um dos principais objetivos deste trabalho é descobrir o que a comunidade pensa a respeito da indisciplina: suas causas, o que consideram como atos de indisciplina, quais os prejuízos que ela pode causar na aprendizagem e na vida escolar dos estudantes e, por fim, o que pode ser feito para mudar essa situação. Os recursos utilizados para atingir esses objetivos foram filmes, vídeos, textos, debates, questionários, cartazes e participaram os quatro segmentos da comunidade escolar, ou seja, alunos, pais, professores e funcionários. Este trabalho foi embasado em alguns teóricos e entre eles destaco Silvia Parrat-Dayan e Júlio Groppa Aquino, por estudarem a respeito deste assunto, observando e refletindo sobre as mudanças que vem ocorrendo com o passar dos anos, as possíveis causas da indisciplina na escola, até que ponto o aluno pode ser responsabilizado e a importância de uma gestão democrática efetiva. Qual o papel do gestor escolar diante deste desafio, como a comunidade escolar e o Projeto Político Pedagógico da escola podem colaborar para amenizar o problema, também serão tratados neste trabalho.application/pdfporEscolaIndisciplinaAlunoComunidadeA disciplina na sala de aula : um desafio constanteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001009442.pdf001009442.pdfTexto completoapplication/pdf304532http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151565/1/001009442.pdf8a5426cd78db2f0ba3320509f9595459MD51TEXT001009442.pdf.txt001009442.pdf.txtExtracted Texttext/plain75910http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151565/2/001009442.pdf.txt7889609db1209ccdea5c237b2c87439dMD5210183/1515652017-02-12 02:22:13.091011oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151565Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-12T04:22:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A disciplina na sala de aula : um desafio constante |
title |
A disciplina na sala de aula : um desafio constante |
spellingShingle |
A disciplina na sala de aula : um desafio constante Gonçalves, Cláudia Engelke Brandenburguer Escola Indisciplina Aluno Comunidade |
title_short |
A disciplina na sala de aula : um desafio constante |
title_full |
A disciplina na sala de aula : um desafio constante |
title_fullStr |
A disciplina na sala de aula : um desafio constante |
title_full_unstemmed |
A disciplina na sala de aula : um desafio constante |
title_sort |
A disciplina na sala de aula : um desafio constante |
author |
Gonçalves, Cláudia Engelke Brandenburguer |
author_facet |
Gonçalves, Cláudia Engelke Brandenburguer |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Cláudia Engelke Brandenburguer |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Martins, Ivam Martins de |
contributor_str_mv |
Martins, Ivam Martins de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Indisciplina Aluno Comunidade |
topic |
Escola Indisciplina Aluno Comunidade |
description |
Este trabalho trata de um entre os tantos desafios enfrentados diariamente pelos profissionais da educação, que é a indisciplina no ambiente escolar. Por ser um local propicio a muitos acontecimentos, onde muitas pessoas diferentes convivem diariamente, nem sempre há uma interação tranquila. A escola onde realizei meu trabalho é frequentada por alunos de diferentes classes sociais e econômicas e os professores utilizam metodologias diversificadas ao ministrar suas aulas. Um dos principais objetivos deste trabalho é descobrir o que a comunidade pensa a respeito da indisciplina: suas causas, o que consideram como atos de indisciplina, quais os prejuízos que ela pode causar na aprendizagem e na vida escolar dos estudantes e, por fim, o que pode ser feito para mudar essa situação. Os recursos utilizados para atingir esses objetivos foram filmes, vídeos, textos, debates, questionários, cartazes e participaram os quatro segmentos da comunidade escolar, ou seja, alunos, pais, professores e funcionários. Este trabalho foi embasado em alguns teóricos e entre eles destaco Silvia Parrat-Dayan e Júlio Groppa Aquino, por estudarem a respeito deste assunto, observando e refletindo sobre as mudanças que vem ocorrendo com o passar dos anos, as possíveis causas da indisciplina na escola, até que ponto o aluno pode ser responsabilizado e a importância de uma gestão democrática efetiva. Qual o papel do gestor escolar diante deste desafio, como a comunidade escolar e o Projeto Político Pedagógico da escola podem colaborar para amenizar o problema, também serão tratados neste trabalho. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-11T02:25:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/151565 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001009442 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/151565 |
identifier_str_mv |
001009442 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151565/1/001009442.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151565/2/001009442.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a5426cd78db2f0ba3320509f9595459 7889609db1209ccdea5c237b2c87439d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224522938974208 |