A disciplina na sala de aula : um desafio constante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Cláudia Engelke Brandenburguer
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151565
Resumo: Este trabalho trata de um entre os tantos desafios enfrentados diariamente pelos profissionais da educação, que é a indisciplina no ambiente escolar. Por ser um local propicio a muitos acontecimentos, onde muitas pessoas diferentes convivem diariamente, nem sempre há uma interação tranquila. A escola onde realizei meu trabalho é frequentada por alunos de diferentes classes sociais e econômicas e os professores utilizam metodologias diversificadas ao ministrar suas aulas. Um dos principais objetivos deste trabalho é descobrir o que a comunidade pensa a respeito da indisciplina: suas causas, o que consideram como atos de indisciplina, quais os prejuízos que ela pode causar na aprendizagem e na vida escolar dos estudantes e, por fim, o que pode ser feito para mudar essa situação. Os recursos utilizados para atingir esses objetivos foram filmes, vídeos, textos, debates, questionários, cartazes e participaram os quatro segmentos da comunidade escolar, ou seja, alunos, pais, professores e funcionários. Este trabalho foi embasado em alguns teóricos e entre eles destaco Silvia Parrat-Dayan e Júlio Groppa Aquino, por estudarem a respeito deste assunto, observando e refletindo sobre as mudanças que vem ocorrendo com o passar dos anos, as possíveis causas da indisciplina na escola, até que ponto o aluno pode ser responsabilizado e a importância de uma gestão democrática efetiva. Qual o papel do gestor escolar diante deste desafio, como a comunidade escolar e o Projeto Político Pedagógico da escola podem colaborar para amenizar o problema, também serão tratados neste trabalho.
id UFRGS-2_20657039a3c5ebd626619358e611d62c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151565
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gonçalves, Cláudia Engelke BrandenburguerMartins, Ivam Martins de2017-02-11T02:25:42Z2015http://hdl.handle.net/10183/151565001009442Este trabalho trata de um entre os tantos desafios enfrentados diariamente pelos profissionais da educação, que é a indisciplina no ambiente escolar. Por ser um local propicio a muitos acontecimentos, onde muitas pessoas diferentes convivem diariamente, nem sempre há uma interação tranquila. A escola onde realizei meu trabalho é frequentada por alunos de diferentes classes sociais e econômicas e os professores utilizam metodologias diversificadas ao ministrar suas aulas. Um dos principais objetivos deste trabalho é descobrir o que a comunidade pensa a respeito da indisciplina: suas causas, o que consideram como atos de indisciplina, quais os prejuízos que ela pode causar na aprendizagem e na vida escolar dos estudantes e, por fim, o que pode ser feito para mudar essa situação. Os recursos utilizados para atingir esses objetivos foram filmes, vídeos, textos, debates, questionários, cartazes e participaram os quatro segmentos da comunidade escolar, ou seja, alunos, pais, professores e funcionários. Este trabalho foi embasado em alguns teóricos e entre eles destaco Silvia Parrat-Dayan e Júlio Groppa Aquino, por estudarem a respeito deste assunto, observando e refletindo sobre as mudanças que vem ocorrendo com o passar dos anos, as possíveis causas da indisciplina na escola, até que ponto o aluno pode ser responsabilizado e a importância de uma gestão democrática efetiva. Qual o papel do gestor escolar diante deste desafio, como a comunidade escolar e o Projeto Político Pedagógico da escola podem colaborar para amenizar o problema, também serão tratados neste trabalho.application/pdfporEscolaIndisciplinaAlunoComunidadeA disciplina na sala de aula : um desafio constanteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001009442.pdf001009442.pdfTexto completoapplication/pdf304532http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151565/1/001009442.pdf8a5426cd78db2f0ba3320509f9595459MD51TEXT001009442.pdf.txt001009442.pdf.txtExtracted Texttext/plain75910http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151565/2/001009442.pdf.txt7889609db1209ccdea5c237b2c87439dMD5210183/1515652017-02-12 02:22:13.091011oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151565Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-12T04:22:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A disciplina na sala de aula : um desafio constante
title A disciplina na sala de aula : um desafio constante
spellingShingle A disciplina na sala de aula : um desafio constante
Gonçalves, Cláudia Engelke Brandenburguer
Escola
Indisciplina
Aluno
Comunidade
title_short A disciplina na sala de aula : um desafio constante
title_full A disciplina na sala de aula : um desafio constante
title_fullStr A disciplina na sala de aula : um desafio constante
title_full_unstemmed A disciplina na sala de aula : um desafio constante
title_sort A disciplina na sala de aula : um desafio constante
author Gonçalves, Cláudia Engelke Brandenburguer
author_facet Gonçalves, Cláudia Engelke Brandenburguer
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Cláudia Engelke Brandenburguer
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Ivam Martins de
contributor_str_mv Martins, Ivam Martins de
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Indisciplina
Aluno
Comunidade
topic Escola
Indisciplina
Aluno
Comunidade
description Este trabalho trata de um entre os tantos desafios enfrentados diariamente pelos profissionais da educação, que é a indisciplina no ambiente escolar. Por ser um local propicio a muitos acontecimentos, onde muitas pessoas diferentes convivem diariamente, nem sempre há uma interação tranquila. A escola onde realizei meu trabalho é frequentada por alunos de diferentes classes sociais e econômicas e os professores utilizam metodologias diversificadas ao ministrar suas aulas. Um dos principais objetivos deste trabalho é descobrir o que a comunidade pensa a respeito da indisciplina: suas causas, o que consideram como atos de indisciplina, quais os prejuízos que ela pode causar na aprendizagem e na vida escolar dos estudantes e, por fim, o que pode ser feito para mudar essa situação. Os recursos utilizados para atingir esses objetivos foram filmes, vídeos, textos, debates, questionários, cartazes e participaram os quatro segmentos da comunidade escolar, ou seja, alunos, pais, professores e funcionários. Este trabalho foi embasado em alguns teóricos e entre eles destaco Silvia Parrat-Dayan e Júlio Groppa Aquino, por estudarem a respeito deste assunto, observando e refletindo sobre as mudanças que vem ocorrendo com o passar dos anos, as possíveis causas da indisciplina na escola, até que ponto o aluno pode ser responsabilizado e a importância de uma gestão democrática efetiva. Qual o papel do gestor escolar diante deste desafio, como a comunidade escolar e o Projeto Político Pedagógico da escola podem colaborar para amenizar o problema, também serão tratados neste trabalho.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-11T02:25:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151565
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001009442
url http://hdl.handle.net/10183/151565
identifier_str_mv 001009442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151565/1/001009442.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151565/2/001009442.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a5426cd78db2f0ba3320509f9595459
7889609db1209ccdea5c237b2c87439d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224522938974208