Portfólio : exercício da prática reflexiva e produção da formação profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/206369 |
Resumo: | O presente trabalho objetiva compreender a concepção de aprendizagem que os alunosprofessores do curso de Pedagogia a distância da UFRGS revelam a partir das reflexões que realizam em seu Portfólio de Aprendizagens. Essa reflexão nos permitirá analisar o modo como o aluno-professor compreende a relação entre os saberes da docência e o conhecimento teórico em educação expresso na sua elaboração escrita que é também elaboração reflexiva, crítica. Nesse estudo, tomaremos como referência os estudos de Schön, Nóvoa e Carvalho a fim de analisar a relação entre aprendizagem e formação profissional do professor, pois partimos da hipótese de que a prática reflexiva produz mudanças em diferentes âmbitos: pessoal, profissional e organizacional, produzindo, assim, a profissão e a escola. |
id |
UFRGS-2_208a51c627be1c60588ebfd4acff11be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206369 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Behenck, Rosângela LeffaCarvalho, Marie Jane Soares2020-03-04T04:17:11Z2020http://hdl.handle.net/10183/206369001113161O presente trabalho objetiva compreender a concepção de aprendizagem que os alunosprofessores do curso de Pedagogia a distância da UFRGS revelam a partir das reflexões que realizam em seu Portfólio de Aprendizagens. Essa reflexão nos permitirá analisar o modo como o aluno-professor compreende a relação entre os saberes da docência e o conhecimento teórico em educação expresso na sua elaboração escrita que é também elaboração reflexiva, crítica. Nesse estudo, tomaremos como referência os estudos de Schön, Nóvoa e Carvalho a fim de analisar a relação entre aprendizagem e formação profissional do professor, pois partimos da hipótese de que a prática reflexiva produz mudanças em diferentes âmbitos: pessoal, profissional e organizacional, produzindo, assim, a profissão e a escola.application/pdfporFormação de professoresEnsino a distânciaAprendizagemPortfólioPortfólio : exercício da prática reflexiva e produção da formação profissionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RSCurso de Especialização em Tutoria Em Educação a Distância ESPEADespecialização2020.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001113161.pdf.txt001113161.pdf.txtExtracted Texttext/plain43881http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206369/2/001113161.pdf.txtd8262ca0fdbd9ca7a814657901f528e4MD52ORIGINAL001113161.pdfTexto completoapplication/pdf125159http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206369/1/001113161.pdfd475beed0800ada6e4503eea32f34ce2MD5110183/2063692021-12-06 05:34:29.061061oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206369Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:34:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Portfólio : exercício da prática reflexiva e produção da formação profissional |
title |
Portfólio : exercício da prática reflexiva e produção da formação profissional |
spellingShingle |
Portfólio : exercício da prática reflexiva e produção da formação profissional Behenck, Rosângela Leffa Formação de professores Ensino a distância Aprendizagem Portfólio |
title_short |
Portfólio : exercício da prática reflexiva e produção da formação profissional |
title_full |
Portfólio : exercício da prática reflexiva e produção da formação profissional |
title_fullStr |
Portfólio : exercício da prática reflexiva e produção da formação profissional |
title_full_unstemmed |
Portfólio : exercício da prática reflexiva e produção da formação profissional |
title_sort |
Portfólio : exercício da prática reflexiva e produção da formação profissional |
author |
Behenck, Rosângela Leffa |
author_facet |
Behenck, Rosângela Leffa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Behenck, Rosângela Leffa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Marie Jane Soares |
contributor_str_mv |
Carvalho, Marie Jane Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Ensino a distância Aprendizagem Portfólio |
topic |
Formação de professores Ensino a distância Aprendizagem Portfólio |
description |
O presente trabalho objetiva compreender a concepção de aprendizagem que os alunosprofessores do curso de Pedagogia a distância da UFRGS revelam a partir das reflexões que realizam em seu Portfólio de Aprendizagens. Essa reflexão nos permitirá analisar o modo como o aluno-professor compreende a relação entre os saberes da docência e o conhecimento teórico em educação expresso na sua elaboração escrita que é também elaboração reflexiva, crítica. Nesse estudo, tomaremos como referência os estudos de Schön, Nóvoa e Carvalho a fim de analisar a relação entre aprendizagem e formação profissional do professor, pois partimos da hipótese de que a prática reflexiva produz mudanças em diferentes âmbitos: pessoal, profissional e organizacional, produzindo, assim, a profissão e a escola. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-04T04:17:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/206369 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001113161 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/206369 |
identifier_str_mv |
001113161 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206369/2/001113161.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206369/1/001113161.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d8262ca0fdbd9ca7a814657901f528e4 d475beed0800ada6e4503eea32f34ce2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447262927519744 |