Leitura na Biblioteca Escolar : uma análise dos aspectos político, metodológico e psicológico da leitura, na Biblioteca Manoelito de Ornellas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Ivelize Cardoso
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31148
Resumo: Aborda a importância da leitura no desenvolvimento psicológico, social e cultural do indivíduo. Através de um estudo de caso realizado na biblioteca, Manoelito de Ornellas, da Escola Técnica Estadual Parobé, com alunos do ensino médio. Apresenta a relação existente entre os sujeitos entrevistados e os processos de leitura nos âmbitos psicológico, metodológico e político da leitura, no ambiente da biblioteca escolar. No âmbito político, aborda algumas iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais com a implantação de projetos que visem o incentivo e a promoção do livro e da leitura. Alerta para a importância da valorização da biblioteca no contexto educacional, assim como a essencialidade do papel do bibliotecário como mediador de leitura na biblioteca. Evidencia a importância de a biblioteca realizar um estudo de usuário e assim direcionar seus serviços e produtos de maneira que atenda as demandas de seus usuários. Apresenta os resultados do estudo e analisa as respostas com a exposição de considerações sobre cada questão abordada na pesquisa, verificando, dessa forma, como se realizam os processos de leitura na biblioteca da escola.
id UFRGS-2_20ac64b6dc412d605d788b4dd7b53e97
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31148
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gonçalves, Ivelize CardosoMoro, Eliane Lourdes da Silva2011-08-17T06:02:21Z2011http://hdl.handle.net/10183/31148000782657Aborda a importância da leitura no desenvolvimento psicológico, social e cultural do indivíduo. Através de um estudo de caso realizado na biblioteca, Manoelito de Ornellas, da Escola Técnica Estadual Parobé, com alunos do ensino médio. Apresenta a relação existente entre os sujeitos entrevistados e os processos de leitura nos âmbitos psicológico, metodológico e político da leitura, no ambiente da biblioteca escolar. No âmbito político, aborda algumas iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais com a implantação de projetos que visem o incentivo e a promoção do livro e da leitura. Alerta para a importância da valorização da biblioteca no contexto educacional, assim como a essencialidade do papel do bibliotecário como mediador de leitura na biblioteca. Evidencia a importância de a biblioteca realizar um estudo de usuário e assim direcionar seus serviços e produtos de maneira que atenda as demandas de seus usuários. Apresenta os resultados do estudo e analisa as respostas com a exposição de considerações sobre cada questão abordada na pesquisa, verificando, dessa forma, como se realizam os processos de leitura na biblioteca da escola.This paper discusses the importance of reading on the psychological, social and cultural development of the individual, through a case study at the library, Manoelito de Ornellas from State Technical School Parobé, with high school students. It shows the relationship between the interviewees and the process of reading in the psychological, methodological and political reading, in the environment of the school library. Politically, discusses some initiatives from the federal, state and municipal governments with the implementation of projects aimed at encouraging and promoting books and reading. Alert to the importance of valuing library in the educational context, as well as the essential role of the librarian as mediator in the library reading. Highlights the importance for the library to conduct a user studies, thus direct their services and products in a way that meets the demands of its users. Presents the results of the study and analysis of the responses to the exposure assessment on each issue addressed in the research, therefore, checking how are performed the processes of reading in the library of school.application/pdfporBiblioteca escolarLeituraReadingSchool libraryAdolescentsLibrarianLeitura na Biblioteca Escolar : uma análise dos aspectos político, metodológico e psicológico da leitura, na Biblioteca Manoelito de Ornellasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000782657.pdf.txt000782657.pdf.txtExtracted Texttext/plain110148http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31148/2/000782657.pdf.txt61d9863a6cf91e3359dd6d3e0b880af0MD52ORIGINAL000782657.pdf000782657.pdfTexto completoapplication/pdf739500http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31148/1/000782657.pdf3fb5650ee057dbc315eb49bc9fe53894MD51THUMBNAIL000782657.pdf.jpg000782657.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1109http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31148/3/000782657.pdf.jpg5ff17f0e3e9ac746796597208ebfef9bMD5310183/311482018-10-10 07:41:23.348oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31148Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:41:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Leitura na Biblioteca Escolar : uma análise dos aspectos político, metodológico e psicológico da leitura, na Biblioteca Manoelito de Ornellas
title Leitura na Biblioteca Escolar : uma análise dos aspectos político, metodológico e psicológico da leitura, na Biblioteca Manoelito de Ornellas
spellingShingle Leitura na Biblioteca Escolar : uma análise dos aspectos político, metodológico e psicológico da leitura, na Biblioteca Manoelito de Ornellas
Gonçalves, Ivelize Cardoso
Biblioteca escolar
Leitura
Reading
School library
Adolescents
Librarian
title_short Leitura na Biblioteca Escolar : uma análise dos aspectos político, metodológico e psicológico da leitura, na Biblioteca Manoelito de Ornellas
title_full Leitura na Biblioteca Escolar : uma análise dos aspectos político, metodológico e psicológico da leitura, na Biblioteca Manoelito de Ornellas
title_fullStr Leitura na Biblioteca Escolar : uma análise dos aspectos político, metodológico e psicológico da leitura, na Biblioteca Manoelito de Ornellas
title_full_unstemmed Leitura na Biblioteca Escolar : uma análise dos aspectos político, metodológico e psicológico da leitura, na Biblioteca Manoelito de Ornellas
title_sort Leitura na Biblioteca Escolar : uma análise dos aspectos político, metodológico e psicológico da leitura, na Biblioteca Manoelito de Ornellas
author Gonçalves, Ivelize Cardoso
author_facet Gonçalves, Ivelize Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Ivelize Cardoso
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
contributor_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Leitura
topic Biblioteca escolar
Leitura
Reading
School library
Adolescents
Librarian
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading
School library
Adolescents
Librarian
description Aborda a importância da leitura no desenvolvimento psicológico, social e cultural do indivíduo. Através de um estudo de caso realizado na biblioteca, Manoelito de Ornellas, da Escola Técnica Estadual Parobé, com alunos do ensino médio. Apresenta a relação existente entre os sujeitos entrevistados e os processos de leitura nos âmbitos psicológico, metodológico e político da leitura, no ambiente da biblioteca escolar. No âmbito político, aborda algumas iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais com a implantação de projetos que visem o incentivo e a promoção do livro e da leitura. Alerta para a importância da valorização da biblioteca no contexto educacional, assim como a essencialidade do papel do bibliotecário como mediador de leitura na biblioteca. Evidencia a importância de a biblioteca realizar um estudo de usuário e assim direcionar seus serviços e produtos de maneira que atenda as demandas de seus usuários. Apresenta os resultados do estudo e analisa as respostas com a exposição de considerações sobre cada questão abordada na pesquisa, verificando, dessa forma, como se realizam os processos de leitura na biblioteca da escola.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-08-17T06:02:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31148
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000782657
url http://hdl.handle.net/10183/31148
identifier_str_mv 000782657
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31148/2/000782657.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31148/1/000782657.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31148/3/000782657.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 61d9863a6cf91e3359dd6d3e0b880af0
3fb5650ee057dbc315eb49bc9fe53894
5ff17f0e3e9ac746796597208ebfef9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224412325740544