Atividades de incentivo à leitura na biblioteca escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kaminski, Shana Machado
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253842
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre atividades de incentivo à leitura e a criação de um ser leitor, abordando os principais agentes de iniciação à leitura e tendo enfoque na biblioteca escolar. No referencial teórico abordam-se os temas de mediação e benefícios da leitura, assim como o papel do bibliotecário como mediador. O objetivo foi descobrir como as atividades de incentivo à leitura vêm sendo trabalhadas nas bibliotecas escolares da rede pública de Porto Alegre. A metodologia aplicada foi qualitativa, de caráter descritivo-exploratório. Foi realizado um estudo de caso em três bibliotecas, por meio de entrevista presencial semi estruturada, com áudio gravado e transcritas posteriormente para análise. Concluiu se que, de forma positiva, os bibliotecários presentes nas bibliotecas escolares estudadas reconhecem a importância do incentivo à leitura dentro da comunidade escolar, realizam o trabalho em equipe com o professor como essencial para a mediação, assim como concordam unanimemente sobre a importância da família na criação de um ser leitor.
id UFRGS-2_d09ccb2f603cf09ec06ec436fb74e6cc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253842
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kaminski, Shana MachadoMoro, Eliane Lourdes da Silva2023-01-18T05:02:45Z2022http://hdl.handle.net/10183/253842001157479Este trabalho apresenta um estudo sobre atividades de incentivo à leitura e a criação de um ser leitor, abordando os principais agentes de iniciação à leitura e tendo enfoque na biblioteca escolar. No referencial teórico abordam-se os temas de mediação e benefícios da leitura, assim como o papel do bibliotecário como mediador. O objetivo foi descobrir como as atividades de incentivo à leitura vêm sendo trabalhadas nas bibliotecas escolares da rede pública de Porto Alegre. A metodologia aplicada foi qualitativa, de caráter descritivo-exploratório. Foi realizado um estudo de caso em três bibliotecas, por meio de entrevista presencial semi estruturada, com áudio gravado e transcritas posteriormente para análise. Concluiu se que, de forma positiva, os bibliotecários presentes nas bibliotecas escolares estudadas reconhecem a importância do incentivo à leitura dentro da comunidade escolar, realizam o trabalho em equipe com o professor como essencial para a mediação, assim como concordam unanimemente sobre a importância da família na criação de um ser leitor.This paper conducts a study about activities to encourage reading and the creation of a reader being, addressing the main agents of initiation of reading and focusing on the school library. The theoretical framework addresses the themes of mediation and benefits of reading, as well as the role of the librarian as a mediator. The objective was to find out how activities to encourage reading have been worked out in school libraries of the public school system of Porto Alegre. The methodology applied was qualitative, of a descriptive-exploratory nature. A case study was carried out in three libraries, by means of face-to-face semi-structured interviews, with audio recording and later transcription for analysis. It was concluded that, in a positive way, the librarians present in the school libraries studied recognize the importance of encouraging reading within the school community, bring up teamwork with the teacher as essential for mediation, as well as unanimously agree on the importance of the family in the creation of a reading being.application/pdfporBiblioteca escolarIncentivo à leituraReading mediationLibrarian mediatorSchool libraryReading incentiveAtividades de incentivo à leitura na biblioteca escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2022Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001157479.pdf.txt001157479.pdf.txtExtracted Texttext/plain114445http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253842/2/001157479.pdf.txt8adc679b93958462296d41dd845cca5cMD52ORIGINAL001157479.pdfTexto completoapplication/pdf1522947http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253842/1/001157479.pdf5ad3e9207e2a43c5646ff372f3184ddeMD5110183/2538422023-01-19 06:02:36.157675oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253842Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-01-19T08:02:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atividades de incentivo à leitura na biblioteca escolar
title Atividades de incentivo à leitura na biblioteca escolar
spellingShingle Atividades de incentivo à leitura na biblioteca escolar
Kaminski, Shana Machado
Biblioteca escolar
Incentivo à leitura
Reading mediation
Librarian mediator
School library
Reading incentive
title_short Atividades de incentivo à leitura na biblioteca escolar
title_full Atividades de incentivo à leitura na biblioteca escolar
title_fullStr Atividades de incentivo à leitura na biblioteca escolar
title_full_unstemmed Atividades de incentivo à leitura na biblioteca escolar
title_sort Atividades de incentivo à leitura na biblioteca escolar
author Kaminski, Shana Machado
author_facet Kaminski, Shana Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kaminski, Shana Machado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
contributor_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Incentivo à leitura
topic Biblioteca escolar
Incentivo à leitura
Reading mediation
Librarian mediator
School library
Reading incentive
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading mediation
Librarian mediator
School library
Reading incentive
description Este trabalho apresenta um estudo sobre atividades de incentivo à leitura e a criação de um ser leitor, abordando os principais agentes de iniciação à leitura e tendo enfoque na biblioteca escolar. No referencial teórico abordam-se os temas de mediação e benefícios da leitura, assim como o papel do bibliotecário como mediador. O objetivo foi descobrir como as atividades de incentivo à leitura vêm sendo trabalhadas nas bibliotecas escolares da rede pública de Porto Alegre. A metodologia aplicada foi qualitativa, de caráter descritivo-exploratório. Foi realizado um estudo de caso em três bibliotecas, por meio de entrevista presencial semi estruturada, com áudio gravado e transcritas posteriormente para análise. Concluiu se que, de forma positiva, os bibliotecários presentes nas bibliotecas escolares estudadas reconhecem a importância do incentivo à leitura dentro da comunidade escolar, realizam o trabalho em equipe com o professor como essencial para a mediação, assim como concordam unanimemente sobre a importância da família na criação de um ser leitor.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-18T05:02:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/253842
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001157479
url http://hdl.handle.net/10183/253842
identifier_str_mv 001157479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253842/2/001157479.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253842/1/001157479.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8adc679b93958462296d41dd845cca5c
5ad3e9207e2a43c5646ff372f3184dde
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724734038605824