The analysis of writing tasks in an EAP textbook : does the book help us teach?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/216188 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo analisar as tarefas da seção de escrita do livro de inglês “Q: skills for Success - Level 4 e discutir sua viabilidade para o contexto do programa Idiomas sem Fronteiras. O Idiomas sem Fronteira é um programa que, além de ser um programa de ensino de inglês acadêmico nas universidades públicas brasileiras, é também um programa de formação de professores (VIAL, 2017; KIRSCH, 2017) Como a maioria dos professores do Programa ainda são alunos de graduação, parte-se do pressuposto de que os materiais adotados pelo Programa devam oferecer subsídios suficientes para este professor ainda em formação. Para tanto, foram analisadas as tarefas do livro do aluno e as instruções do Manual do Professor partindo do seguinte questionamento: a) O livro é adequado para o contexto de ensino/ aprendizagem do programa Idiomas sem Fronteiras, tendo em mente que a maioria dos professores-bolsistas está em formação?. Concluímos que o livro analisado pode ser uma boa ferramenta tanto para os alunos como para os professores. |
id |
UFRGS-2_25d34ed6a9201c1cbc44e97999631b58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216188 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferreira, Felipe Alexsander ChevarriaSarmento, Simone2020-12-08T04:17:33Z2018http://hdl.handle.net/10183/216188001077293Este estudo tem por objetivo analisar as tarefas da seção de escrita do livro de inglês “Q: skills for Success - Level 4 e discutir sua viabilidade para o contexto do programa Idiomas sem Fronteiras. O Idiomas sem Fronteira é um programa que, além de ser um programa de ensino de inglês acadêmico nas universidades públicas brasileiras, é também um programa de formação de professores (VIAL, 2017; KIRSCH, 2017) Como a maioria dos professores do Programa ainda são alunos de graduação, parte-se do pressuposto de que os materiais adotados pelo Programa devam oferecer subsídios suficientes para este professor ainda em formação. Para tanto, foram analisadas as tarefas do livro do aluno e as instruções do Manual do Professor partindo do seguinte questionamento: a) O livro é adequado para o contexto de ensino/ aprendizagem do programa Idiomas sem Fronteiras, tendo em mente que a maioria dos professores-bolsistas está em formação?. Concluímos que o livro analisado pode ser uma boa ferramenta tanto para os alunos como para os professores.This study aims at analysing the writing section tasks of the textbook "Q: skills for Success - Level 4” discussing their adequacy for the English for Academic Purposes teaching in the context of the Languages without Borders program. Languages without Borders is a program that is both, an academic English teaching center at Brazilian public universities and a teacher education program (VIAL, 2017; KIRSCH, 2017). Since most teachers in the program are undergraduate students, in this research, we assume that the textbooks used in this context must offer support for these teachers who are still being trained. For this purpose, we analysed the tasks from the student’s book and the instructions of use from the teacher’s manual to answer the following question: Is the analysed book appropriate for the Languages without Borders context, baring in mind that most part of the staff is still learning how to teach?. We conclude that the analysed textbook can be a good tool for both students and teachers.application/pdfengPrograma Idioma sem Fronteiras (Brasil)Ensino de língua estrangeira (inglês)Formação de professoresLivro didáticoLíngua inglesaTextbookLanguages without BordersEnglish for Academic PurposesThe analysis of writing tasks in an EAP textbook : does the book help us teach?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2018Letras: Português e Inglês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001077293.pdf.txt001077293.pdf.txtExtracted Texttext/plain56007http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216188/2/001077293.pdf.txt6755bb9c00b1106b333e3a128bfacba4MD52ORIGINAL001077293.pdfTexto completo (inglês)application/pdf3065210http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216188/1/001077293.pdf735900c58a478683659dcfd7c86b3540MD5110183/2161882022-08-06 04:51:00.154917oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216188Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-08-06T07:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
The analysis of writing tasks in an EAP textbook : does the book help us teach? |
title |
The analysis of writing tasks in an EAP textbook : does the book help us teach? |
spellingShingle |
The analysis of writing tasks in an EAP textbook : does the book help us teach? Ferreira, Felipe Alexsander Chevarria Programa Idioma sem Fronteiras (Brasil) Ensino de língua estrangeira (inglês) Formação de professores Livro didático Língua inglesa Textbook Languages without Borders English for Academic Purposes |
title_short |
The analysis of writing tasks in an EAP textbook : does the book help us teach? |
title_full |
The analysis of writing tasks in an EAP textbook : does the book help us teach? |
title_fullStr |
The analysis of writing tasks in an EAP textbook : does the book help us teach? |
title_full_unstemmed |
The analysis of writing tasks in an EAP textbook : does the book help us teach? |
title_sort |
The analysis of writing tasks in an EAP textbook : does the book help us teach? |
author |
Ferreira, Felipe Alexsander Chevarria |
author_facet |
Ferreira, Felipe Alexsander Chevarria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Felipe Alexsander Chevarria |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sarmento, Simone |
contributor_str_mv |
Sarmento, Simone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa Idioma sem Fronteiras (Brasil) Ensino de língua estrangeira (inglês) Formação de professores Livro didático Língua inglesa |
topic |
Programa Idioma sem Fronteiras (Brasil) Ensino de língua estrangeira (inglês) Formação de professores Livro didático Língua inglesa Textbook Languages without Borders English for Academic Purposes |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Textbook Languages without Borders English for Academic Purposes |
description |
Este estudo tem por objetivo analisar as tarefas da seção de escrita do livro de inglês “Q: skills for Success - Level 4 e discutir sua viabilidade para o contexto do programa Idiomas sem Fronteiras. O Idiomas sem Fronteira é um programa que, além de ser um programa de ensino de inglês acadêmico nas universidades públicas brasileiras, é também um programa de formação de professores (VIAL, 2017; KIRSCH, 2017) Como a maioria dos professores do Programa ainda são alunos de graduação, parte-se do pressuposto de que os materiais adotados pelo Programa devam oferecer subsídios suficientes para este professor ainda em formação. Para tanto, foram analisadas as tarefas do livro do aluno e as instruções do Manual do Professor partindo do seguinte questionamento: a) O livro é adequado para o contexto de ensino/ aprendizagem do programa Idiomas sem Fronteiras, tendo em mente que a maioria dos professores-bolsistas está em formação?. Concluímos que o livro analisado pode ser uma boa ferramenta tanto para os alunos como para os professores. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-08T04:17:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/216188 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001077293 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/216188 |
identifier_str_mv |
001077293 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216188/2/001077293.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216188/1/001077293.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6755bb9c00b1106b333e3a128bfacba4 735900c58a478683659dcfd7c86b3540 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724688532504576 |