The analysis of writing tasks in an EAP textbook : does the book help us teach?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Felipe Alexsander Chevarria
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/216188
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar as tarefas da seção de escrita do livro de inglês “Q: skills for Success - Level 4 e discutir sua viabilidade para o contexto do programa Idiomas sem Fronteiras. O Idiomas sem Fronteira é um programa que, além de ser um programa de ensino de inglês acadêmico nas universidades públicas brasileiras, é também um programa de formação de professores (VIAL, 2017; KIRSCH, 2017) Como a maioria dos professores do Programa ainda são alunos de graduação, parte-se do pressuposto de que os materiais adotados pelo Programa devam oferecer subsídios suficientes para este professor ainda em formação. Para tanto, foram analisadas as tarefas do livro do aluno e as instruções do Manual do Professor partindo do seguinte questionamento: a) O livro é adequado para o contexto de ensino/ aprendizagem do programa Idiomas sem Fronteiras, tendo em mente que a maioria dos professores-bolsistas está em formação?. Concluímos que o livro analisado pode ser uma boa ferramenta tanto para os alunos como para os professores.
id UFRGS-2_25d34ed6a9201c1cbc44e97999631b58
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216188
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ferreira, Felipe Alexsander ChevarriaSarmento, Simone2020-12-08T04:17:33Z2018http://hdl.handle.net/10183/216188001077293Este estudo tem por objetivo analisar as tarefas da seção de escrita do livro de inglês “Q: skills for Success - Level 4 e discutir sua viabilidade para o contexto do programa Idiomas sem Fronteiras. O Idiomas sem Fronteira é um programa que, além de ser um programa de ensino de inglês acadêmico nas universidades públicas brasileiras, é também um programa de formação de professores (VIAL, 2017; KIRSCH, 2017) Como a maioria dos professores do Programa ainda são alunos de graduação, parte-se do pressuposto de que os materiais adotados pelo Programa devam oferecer subsídios suficientes para este professor ainda em formação. Para tanto, foram analisadas as tarefas do livro do aluno e as instruções do Manual do Professor partindo do seguinte questionamento: a) O livro é adequado para o contexto de ensino/ aprendizagem do programa Idiomas sem Fronteiras, tendo em mente que a maioria dos professores-bolsistas está em formação?. Concluímos que o livro analisado pode ser uma boa ferramenta tanto para os alunos como para os professores.This study aims at analysing the writing section tasks of the textbook "Q: skills for Success - Level 4” discussing their adequacy for the English for Academic Purposes teaching in the context of the Languages without Borders program. Languages without Borders is a program that is both, an academic English teaching center at Brazilian public universities and a teacher education program (VIAL, 2017; KIRSCH, 2017). Since most teachers in the program are undergraduate students, in this research, we assume that the textbooks used in this context must offer support for these teachers who are still being trained. For this purpose, we analysed the tasks from the student’s book and the instructions of use from the teacher’s manual to answer the following question: Is the analysed book appropriate for the Languages without Borders context, baring in mind that most part of the staff is still learning how to teach?. We conclude that the analysed textbook can be a good tool for both students and teachers.application/pdfengPrograma Idioma sem Fronteiras (Brasil)Ensino de língua estrangeira (inglês)Formação de professoresLivro didáticoLíngua inglesaTextbookLanguages without BordersEnglish for Academic PurposesThe analysis of writing tasks in an EAP textbook : does the book help us teach?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2018Letras: Português e Inglês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001077293.pdf.txt001077293.pdf.txtExtracted Texttext/plain56007http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216188/2/001077293.pdf.txt6755bb9c00b1106b333e3a128bfacba4MD52ORIGINAL001077293.pdfTexto completo (inglês)application/pdf3065210http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216188/1/001077293.pdf735900c58a478683659dcfd7c86b3540MD5110183/2161882022-08-06 04:51:00.154917oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216188Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv The analysis of writing tasks in an EAP textbook : does the book help us teach?
title The analysis of writing tasks in an EAP textbook : does the book help us teach?
spellingShingle The analysis of writing tasks in an EAP textbook : does the book help us teach?
Ferreira, Felipe Alexsander Chevarria
Programa Idioma sem Fronteiras (Brasil)
Ensino de língua estrangeira (inglês)
Formação de professores
Livro didático
Língua inglesa
Textbook
Languages without Borders
English for Academic Purposes
title_short The analysis of writing tasks in an EAP textbook : does the book help us teach?
title_full The analysis of writing tasks in an EAP textbook : does the book help us teach?
title_fullStr The analysis of writing tasks in an EAP textbook : does the book help us teach?
title_full_unstemmed The analysis of writing tasks in an EAP textbook : does the book help us teach?
title_sort The analysis of writing tasks in an EAP textbook : does the book help us teach?
author Ferreira, Felipe Alexsander Chevarria
author_facet Ferreira, Felipe Alexsander Chevarria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Felipe Alexsander Chevarria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sarmento, Simone
contributor_str_mv Sarmento, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Idioma sem Fronteiras (Brasil)
Ensino de língua estrangeira (inglês)
Formação de professores
Livro didático
Língua inglesa
topic Programa Idioma sem Fronteiras (Brasil)
Ensino de língua estrangeira (inglês)
Formação de professores
Livro didático
Língua inglesa
Textbook
Languages without Borders
English for Academic Purposes
dc.subject.eng.fl_str_mv Textbook
Languages without Borders
English for Academic Purposes
description Este estudo tem por objetivo analisar as tarefas da seção de escrita do livro de inglês “Q: skills for Success - Level 4 e discutir sua viabilidade para o contexto do programa Idiomas sem Fronteiras. O Idiomas sem Fronteira é um programa que, além de ser um programa de ensino de inglês acadêmico nas universidades públicas brasileiras, é também um programa de formação de professores (VIAL, 2017; KIRSCH, 2017) Como a maioria dos professores do Programa ainda são alunos de graduação, parte-se do pressuposto de que os materiais adotados pelo Programa devam oferecer subsídios suficientes para este professor ainda em formação. Para tanto, foram analisadas as tarefas do livro do aluno e as instruções do Manual do Professor partindo do seguinte questionamento: a) O livro é adequado para o contexto de ensino/ aprendizagem do programa Idiomas sem Fronteiras, tendo em mente que a maioria dos professores-bolsistas está em formação?. Concluímos que o livro analisado pode ser uma boa ferramenta tanto para os alunos como para os professores.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-08T04:17:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/216188
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001077293
url http://hdl.handle.net/10183/216188
identifier_str_mv 001077293
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216188/2/001077293.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216188/1/001077293.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6755bb9c00b1106b333e3a128bfacba4
735900c58a478683659dcfd7c86b3540
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224599962124288