Developing English for Academic Purposes (EAP) teaching materials: a needs analysis of novice teachers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Larissa Goulart da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Vial, Ana Paula Seixas, Sarmento, Simone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1488
Resumo: Abstract The Language without Borders (LwB) Programme is an educational policy which aims at promoting English learning at universities as well as promoting opportunities for teacher development. LwB teachers have to prepare their own English for Academic Purposes (EAP) teaching materials. Taking this into account, we seek to understand how the LwB Programme prepares these teachers to create EAP materials and  if they encounter any difficulties. A needs analysis was carried out through online surveys and semi-structured interviews. The former was sent to LwB teachers from all over Brazil, and the latter was conducted with teachers from one university. Based on the results we suggest some topics that could be addressed in the pedagogical meetings to address these teachers’ needs. Keywords: English for academic purposes, teacher training, Languages without Borders.   O desenvolvimento de materiais didáticos de Inglês para Fins Acadêmicos (IFA): uma análise das necessidades de professores iniciantes  Resumo O Programa Idiomas em Fronteiras (IsF) é uma política educacional que busca promover a aprendizagem de inglês na universidade e ser uma oportunidade de formação de professores, pois os professores-bolsistas do IsF devem preparar seu próprios materiais didáticos de Inglês para Fins Acadêmicos (IFA). Levando isso em consideração, buscamos entender como o Programa IsF prepara esses professores para elaborar materiais de IFA e se encontram dificuldades. Para tanto, foi conduzida uma análise de necessidades através de questionários online e entrevistas. Os questionários foram enviados para professores IsF de todo o Brasil e as entrevistas foram realizadas com professores de uma universidade. Com base nos resultados, sugerimos tópicos que podem ser trabalhados nas reuniões pedagógicas para responder às necessidades dos professores. Palavras-chave: Inglês para fins acadêmicos; formação de professores; Idiomas sem Fronteiras.
id UNB-30_a2ef4e4ec8228937a26a7d6c8023159b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1488
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling Developing English for Academic Purposes (EAP) teaching materials: a needs analysis of novice teachersInglês para fins acadêmicos;Formação de professores;Idiomas sem Fronteiras;English for academic purposes;Teacher training;Languages without BordersAbstract The Language without Borders (LwB) Programme is an educational policy which aims at promoting English learning at universities as well as promoting opportunities for teacher development. LwB teachers have to prepare their own English for Academic Purposes (EAP) teaching materials. Taking this into account, we seek to understand how the LwB Programme prepares these teachers to create EAP materials and  if they encounter any difficulties. A needs analysis was carried out through online surveys and semi-structured interviews. The former was sent to LwB teachers from all over Brazil, and the latter was conducted with teachers from one university. Based on the results we suggest some topics that could be addressed in the pedagogical meetings to address these teachers’ needs. Keywords: English for academic purposes, teacher training, Languages without Borders.   O desenvolvimento de materiais didáticos de Inglês para Fins Acadêmicos (IFA): uma análise das necessidades de professores iniciantes  Resumo O Programa Idiomas em Fronteiras (IsF) é uma política educacional que busca promover a aprendizagem de inglês na universidade e ser uma oportunidade de formação de professores, pois os professores-bolsistas do IsF devem preparar seu próprios materiais didáticos de Inglês para Fins Acadêmicos (IFA). Levando isso em consideração, buscamos entender como o Programa IsF prepara esses professores para elaborar materiais de IFA e se encontram dificuldades. Para tanto, foi conduzida uma análise de necessidades através de questionários online e entrevistas. Os questionários foram enviados para professores IsF de todo o Brasil e as entrevistas foram realizadas com professores de uma universidade. Com base nos resultados, sugerimos tópicos que podem ser trabalhados nas reuniões pedagógicas para responder às necessidades dos professores. Palavras-chave: Inglês para fins acadêmicos; formação de professores; Idiomas sem Fronteiras.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2017-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/148810.26512/rhla.v16i1.1488Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 16 No. 1 (2017)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 16 n. 1 (2017)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1488/1313Silva, Larissa Goulart daVial, Ana Paula SeixasSarmento, Simoneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-19T18:22:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1488Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:23.657808Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Developing English for Academic Purposes (EAP) teaching materials: a needs analysis of novice teachers
title Developing English for Academic Purposes (EAP) teaching materials: a needs analysis of novice teachers
spellingShingle Developing English for Academic Purposes (EAP) teaching materials: a needs analysis of novice teachers
Silva, Larissa Goulart da
Inglês para fins acadêmicos;
Formação de professores;
Idiomas sem Fronteiras;
English for academic purposes;
Teacher training;
Languages without Borders
title_short Developing English for Academic Purposes (EAP) teaching materials: a needs analysis of novice teachers
title_full Developing English for Academic Purposes (EAP) teaching materials: a needs analysis of novice teachers
title_fullStr Developing English for Academic Purposes (EAP) teaching materials: a needs analysis of novice teachers
title_full_unstemmed Developing English for Academic Purposes (EAP) teaching materials: a needs analysis of novice teachers
title_sort Developing English for Academic Purposes (EAP) teaching materials: a needs analysis of novice teachers
author Silva, Larissa Goulart da
author_facet Silva, Larissa Goulart da
Vial, Ana Paula Seixas
Sarmento, Simone
author_role author
author2 Vial, Ana Paula Seixas
Sarmento, Simone
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Larissa Goulart da
Vial, Ana Paula Seixas
Sarmento, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Inglês para fins acadêmicos;
Formação de professores;
Idiomas sem Fronteiras;
English for academic purposes;
Teacher training;
Languages without Borders
topic Inglês para fins acadêmicos;
Formação de professores;
Idiomas sem Fronteiras;
English for academic purposes;
Teacher training;
Languages without Borders
description Abstract The Language without Borders (LwB) Programme is an educational policy which aims at promoting English learning at universities as well as promoting opportunities for teacher development. LwB teachers have to prepare their own English for Academic Purposes (EAP) teaching materials. Taking this into account, we seek to understand how the LwB Programme prepares these teachers to create EAP materials and  if they encounter any difficulties. A needs analysis was carried out through online surveys and semi-structured interviews. The former was sent to LwB teachers from all over Brazil, and the latter was conducted with teachers from one university. Based on the results we suggest some topics that could be addressed in the pedagogical meetings to address these teachers’ needs. Keywords: English for academic purposes, teacher training, Languages without Borders.   O desenvolvimento de materiais didáticos de Inglês para Fins Acadêmicos (IFA): uma análise das necessidades de professores iniciantes  Resumo O Programa Idiomas em Fronteiras (IsF) é uma política educacional que busca promover a aprendizagem de inglês na universidade e ser uma oportunidade de formação de professores, pois os professores-bolsistas do IsF devem preparar seu próprios materiais didáticos de Inglês para Fins Acadêmicos (IFA). Levando isso em consideração, buscamos entender como o Programa IsF prepara esses professores para elaborar materiais de IFA e se encontram dificuldades. Para tanto, foi conduzida uma análise de necessidades através de questionários online e entrevistas. Os questionários foram enviados para professores IsF de todo o Brasil e as entrevistas foram realizadas com professores de uma universidade. Com base nos resultados, sugerimos tópicos que podem ser trabalhados nas reuniões pedagógicas para responder às necessidades dos professores. Palavras-chave: Inglês para fins acadêmicos; formação de professores; Idiomas sem Fronteiras.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1488
10.26512/rhla.v16i1.1488
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1488
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v16i1.1488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1488/1313
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 16 No. 1 (2017)
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 16 n. 1 (2017)
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051345376641024