Uma proposta de letramento para o ensino de língua estrangeira na escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cláudia Helena Dutra da
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/16864
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar e analisar duas unidades de material didático desenvolvidas durante meu estágio de língua inglesa em uma escola estadual de ensino fundamental de Porto Alegre, com o intuito de refletir sobre o ensino de língua estrangeira centrado em práticas de letramento. Considerando as dificuldades encontradas por muitos professores em ensinar língua estrangeira em escolas públicas, apresento neste trabalho uma proposta de ensino diferente da proposta tradicional, que é baseada no ensino descontextualizado de vocabulário e regras gramaticais. A proposta que apresento baseia-se no ensino de língua inglesa como educação lingüística, isto é, na leitura e escrita como práticas sociais, na reflexão sobre a língua e sobre o uso da língua em diferentes contextos sociais. Com base em referenciais teóricos sobre práticas de letramento e em uma proposta de ensino fundada nessas práticas, este trabalho entende o papel do professor como o de um educador que reflete sobre sua prática e que, a partir de suas escolhas metodológicas, posiciona-se politicamente em relação ao papel da escola e do ensino de língua estrangeira na formação de cidadãos.
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