Práticas de letramento no ensino de LE : uma proposta de ensino através do gênero discursivo letra de música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Melina Schiavon
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/16196
Resumo: O presente estudo analisa uma lição elaborada e lecionada dentro dos moldes de letramento para a prática de estágio da disciplina de Estágio de Docência em Língua Inglesa II. A lição é parte de um projeto desenvolvido com uma turma de ensino médio em uma escola pública de Porto Alegre. O objetivo do trabalho é propor, através da prática pedagógica de letramento, uma prática de ensino que vise à formação social do aluno, além da formação tradicional. Para tanto, sugere-se a reflexão sobre o tema norteador da lição através do desenvolvimento de tarefas de interpretação e expressão escrita.
id UFRGS-2_335d420576799a1bf7d84b34f7ea064b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16196
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lima, Melina SchiavonRosa, Daniel Christian de Oliveira2009-06-24T04:13:37Z2008http://hdl.handle.net/10183/16196000686882O presente estudo analisa uma lição elaborada e lecionada dentro dos moldes de letramento para a prática de estágio da disciplina de Estágio de Docência em Língua Inglesa II. A lição é parte de um projeto desenvolvido com uma turma de ensino médio em uma escola pública de Porto Alegre. O objetivo do trabalho é propor, através da prática pedagógica de letramento, uma prática de ensino que vise à formação social do aluno, além da formação tradicional. Para tanto, sugere-se a reflexão sobre o tema norteador da lição através do desenvolvimento de tarefas de interpretação e expressão escrita.The present study analyses a lesson created and taught according to literacy ideals for the teaching practice of the discipline Estágio de Docência em Língua Inglesa II. The lesson is part of the project developed with a group of high school students of a public school of Porto Alegre. The objective of this paper is to propose, through the discussion of the concept of literacy, a teaching practice that aims at raising social awareness despite teaching the traditional curriculum. In order to achieve this goal, it is suggested that students think and debate about the guiding theme of the lesson through interpretation and writing tasks.application/pdfporLíngua estrangeiraEnsino e aprendizagemAvaliação formativaLíngua inglesaLetramentoEscola públicaMúsicaLiteracyEnglish as a second languagePublic schoolMusicPráticas de letramento no ensino de LE : uma proposta de ensino através do gênero discursivo letra de músicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2008Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000686882.pdf000686882.pdfTexto completoapplication/pdf863574http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16196/1/000686882.pdf083d293df0bda1829722dfed2ddb486cMD51TEXT000686882.pdf.txt000686882.pdf.txtExtracted Texttext/plain101454http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16196/2/000686882.pdf.txt43d0e3c14cae05e191eb1f5a7ac188eaMD52THUMBNAIL000686882.pdf.jpg000686882.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg966http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16196/3/000686882.pdf.jpg3561f05511d00bd2a82f76314e75a54cMD5310183/161962018-10-22 07:26:00.646oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16196Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas de letramento no ensino de LE : uma proposta de ensino através do gênero discursivo letra de música
title Práticas de letramento no ensino de LE : uma proposta de ensino através do gênero discursivo letra de música
spellingShingle Práticas de letramento no ensino de LE : uma proposta de ensino através do gênero discursivo letra de música
Lima, Melina Schiavon
Língua estrangeira
Ensino e aprendizagem
Avaliação formativa
Língua inglesa
Letramento
Escola pública
Música
Literacy
English as a second language
Public school
Music
title_short Práticas de letramento no ensino de LE : uma proposta de ensino através do gênero discursivo letra de música
title_full Práticas de letramento no ensino de LE : uma proposta de ensino através do gênero discursivo letra de música
title_fullStr Práticas de letramento no ensino de LE : uma proposta de ensino através do gênero discursivo letra de música
title_full_unstemmed Práticas de letramento no ensino de LE : uma proposta de ensino através do gênero discursivo letra de música
title_sort Práticas de letramento no ensino de LE : uma proposta de ensino através do gênero discursivo letra de música
author Lima, Melina Schiavon
author_facet Lima, Melina Schiavon
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Melina Schiavon
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosa, Daniel Christian de Oliveira
contributor_str_mv Rosa, Daniel Christian de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Língua estrangeira
Ensino e aprendizagem
Avaliação formativa
Língua inglesa
Letramento
Escola pública
Música
topic Língua estrangeira
Ensino e aprendizagem
Avaliação formativa
Língua inglesa
Letramento
Escola pública
Música
Literacy
English as a second language
Public school
Music
dc.subject.eng.fl_str_mv Literacy
English as a second language
Public school
Music
description O presente estudo analisa uma lição elaborada e lecionada dentro dos moldes de letramento para a prática de estágio da disciplina de Estágio de Docência em Língua Inglesa II. A lição é parte de um projeto desenvolvido com uma turma de ensino médio em uma escola pública de Porto Alegre. O objetivo do trabalho é propor, através da prática pedagógica de letramento, uma prática de ensino que vise à formação social do aluno, além da formação tradicional. Para tanto, sugere-se a reflexão sobre o tema norteador da lição através do desenvolvimento de tarefas de interpretação e expressão escrita.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-06-24T04:13:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/16196
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000686882
url http://hdl.handle.net/10183/16196
identifier_str_mv 000686882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16196/1/000686882.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16196/2/000686882.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16196/3/000686882.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 083d293df0bda1829722dfed2ddb486c
43d0e3c14cae05e191eb1f5a7ac188ea
3561f05511d00bd2a82f76314e75a54c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224385652064256