Logística reversa : um estudo do pós-venda no e-commerce da empresa X
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/39223 |
Resumo: | A intensificação no volume de vendas on-line exige, por parte dos gestores, o planejamento dos processos e fluxos de logística (e-logística), incluindo a prestação de serviços de logística reversa de pós-venda. Este trata do gerenciamento e operação dos produtos com pouco ou nenhum uso, que retornam à cadeia de suprimentos por diversos motivos, impactando a experiência do cliente e, consequentemente, os resultados organizacionais. Não obstante, tal assunto é considerado, por grande parte das empresas, um problema a ser sustentado. Isso se deve, pois, muitas vezes, elas não estão estruturadas para reagir às instabilidades que esse fluxo abriga, abrangendo ampla heterogeneidade de produtos, de peças, de proporções, de quantidades e de localidades geográficas, resultando em altos custos. O presente trabalho se propõe a analisar, por um estudo de caso, o funcionamento dos processos de logística reversa de pós-venda utilizados no ecommerce de uma rede varejista. Eles foram identificados, descritos e, posteriormente, comparados a um quadro-protocolo composto por diversas variáveis, desenvolvido a partir da revisão na literatura, o que permitiu a avaliação e sugestão de melhorias de tais processos. Considerando-se as variáveis analisadas, a Empresa X percebe o gerenciamento das atividades reversas imprescindível. Verifica-se que alguns processos são efetuados apenas empiricamente, outros estão sendo estruturados, e o nível de relacionamento com as transportadoras ainda é um ponto a ser trabalhado. |
id |
UFRGS-2_20f3bbd940048f657efcf85472966d1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39223 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pontini, JulianaJanissek-Muniz, Raquel2012-04-18T01:21:46Z2011http://hdl.handle.net/10183/39223000823580A intensificação no volume de vendas on-line exige, por parte dos gestores, o planejamento dos processos e fluxos de logística (e-logística), incluindo a prestação de serviços de logística reversa de pós-venda. Este trata do gerenciamento e operação dos produtos com pouco ou nenhum uso, que retornam à cadeia de suprimentos por diversos motivos, impactando a experiência do cliente e, consequentemente, os resultados organizacionais. Não obstante, tal assunto é considerado, por grande parte das empresas, um problema a ser sustentado. Isso se deve, pois, muitas vezes, elas não estão estruturadas para reagir às instabilidades que esse fluxo abriga, abrangendo ampla heterogeneidade de produtos, de peças, de proporções, de quantidades e de localidades geográficas, resultando em altos custos. O presente trabalho se propõe a analisar, por um estudo de caso, o funcionamento dos processos de logística reversa de pós-venda utilizados no ecommerce de uma rede varejista. Eles foram identificados, descritos e, posteriormente, comparados a um quadro-protocolo composto por diversas variáveis, desenvolvido a partir da revisão na literatura, o que permitiu a avaliação e sugestão de melhorias de tais processos. Considerando-se as variáveis analisadas, a Empresa X percebe o gerenciamento das atividades reversas imprescindível. Verifica-se que alguns processos são efetuados apenas empiricamente, outros estão sendo estruturados, e o nível de relacionamento com as transportadoras ainda é um ponto a ser trabalhado.application/pdfporComércio eletrônicoLogística reversaServiço ao clienteEstratégia competitivaLogística reversa : um estudo do pós-venda no e-commerce da empresa Xinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2011/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000823580.pdf000823580.pdfTexto completoapplication/pdf1690196http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39223/1/000823580.pdf52f103219b8f53b1a60312f0108d40d2MD51TEXT000823580.pdf.txt000823580.pdf.txtExtracted Texttext/plain210222http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39223/2/000823580.pdf.txtd1b0e9a2437c6b16f0269fc48d551719MD52THUMBNAIL000823580.pdf.jpg000823580.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1004http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39223/3/000823580.pdf.jpg3bf1fe54fe43aa7cc9b28bc76775a58eMD5310183/392232018-10-10 08:12:59.053oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39223Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-10T11:12:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Logística reversa : um estudo do pós-venda no e-commerce da empresa X |
title |
Logística reversa : um estudo do pós-venda no e-commerce da empresa X |
spellingShingle |
Logística reversa : um estudo do pós-venda no e-commerce da empresa X Pontini, Juliana Comércio eletrônico Logística reversa Serviço ao cliente Estratégia competitiva |
title_short |
Logística reversa : um estudo do pós-venda no e-commerce da empresa X |
title_full |
Logística reversa : um estudo do pós-venda no e-commerce da empresa X |
title_fullStr |
Logística reversa : um estudo do pós-venda no e-commerce da empresa X |
title_full_unstemmed |
Logística reversa : um estudo do pós-venda no e-commerce da empresa X |
title_sort |
Logística reversa : um estudo do pós-venda no e-commerce da empresa X |
author |
Pontini, Juliana |
author_facet |
Pontini, Juliana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pontini, Juliana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Janissek-Muniz, Raquel |
contributor_str_mv |
Janissek-Muniz, Raquel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comércio eletrônico Logística reversa Serviço ao cliente Estratégia competitiva |
topic |
Comércio eletrônico Logística reversa Serviço ao cliente Estratégia competitiva |
description |
A intensificação no volume de vendas on-line exige, por parte dos gestores, o planejamento dos processos e fluxos de logística (e-logística), incluindo a prestação de serviços de logística reversa de pós-venda. Este trata do gerenciamento e operação dos produtos com pouco ou nenhum uso, que retornam à cadeia de suprimentos por diversos motivos, impactando a experiência do cliente e, consequentemente, os resultados organizacionais. Não obstante, tal assunto é considerado, por grande parte das empresas, um problema a ser sustentado. Isso se deve, pois, muitas vezes, elas não estão estruturadas para reagir às instabilidades que esse fluxo abriga, abrangendo ampla heterogeneidade de produtos, de peças, de proporções, de quantidades e de localidades geográficas, resultando em altos custos. O presente trabalho se propõe a analisar, por um estudo de caso, o funcionamento dos processos de logística reversa de pós-venda utilizados no ecommerce de uma rede varejista. Eles foram identificados, descritos e, posteriormente, comparados a um quadro-protocolo composto por diversas variáveis, desenvolvido a partir da revisão na literatura, o que permitiu a avaliação e sugestão de melhorias de tais processos. Considerando-se as variáveis analisadas, a Empresa X percebe o gerenciamento das atividades reversas imprescindível. Verifica-se que alguns processos são efetuados apenas empiricamente, outros estão sendo estruturados, e o nível de relacionamento com as transportadoras ainda é um ponto a ser trabalhado. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-04-18T01:21:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/39223 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000823580 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/39223 |
identifier_str_mv |
000823580 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39223/1/000823580.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39223/2/000823580.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39223/3/000823580.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
52f103219b8f53b1a60312f0108d40d2 d1b0e9a2437c6b16f0269fc48d551719 3bf1fe54fe43aa7cc9b28bc76775a58e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724525044826112 |