Logística reversa : um estudo do pós-venda no e-commerce da empresa X

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontini, Juliana
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/39223
Resumo: A intensificação no volume de vendas on-line exige, por parte dos gestores, o planejamento dos processos e fluxos de logística (e-logística), incluindo a prestação de serviços de logística reversa de pós-venda. Este trata do gerenciamento e operação dos produtos com pouco ou nenhum uso, que retornam à cadeia de suprimentos por diversos motivos, impactando a experiência do cliente e, consequentemente, os resultados organizacionais. Não obstante, tal assunto é considerado, por grande parte das empresas, um problema a ser sustentado. Isso se deve, pois, muitas vezes, elas não estão estruturadas para reagir às instabilidades que esse fluxo abriga, abrangendo ampla heterogeneidade de produtos, de peças, de proporções, de quantidades e de localidades geográficas, resultando em altos custos. O presente trabalho se propõe a analisar, por um estudo de caso, o funcionamento dos processos de logística reversa de pós-venda utilizados no ecommerce de uma rede varejista. Eles foram identificados, descritos e, posteriormente, comparados a um quadro-protocolo composto por diversas variáveis, desenvolvido a partir da revisão na literatura, o que permitiu a avaliação e sugestão de melhorias de tais processos. Considerando-se as variáveis analisadas, a Empresa X percebe o gerenciamento das atividades reversas imprescindível. Verifica-se que alguns processos são efetuados apenas empiricamente, outros estão sendo estruturados, e o nível de relacionamento com as transportadoras ainda é um ponto a ser trabalhado.
id UFRGS-2_20f3bbd940048f657efcf85472966d1e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39223
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pontini, JulianaJanissek-Muniz, Raquel2012-04-18T01:21:46Z2011http://hdl.handle.net/10183/39223000823580A intensificação no volume de vendas on-line exige, por parte dos gestores, o planejamento dos processos e fluxos de logística (e-logística), incluindo a prestação de serviços de logística reversa de pós-venda. Este trata do gerenciamento e operação dos produtos com pouco ou nenhum uso, que retornam à cadeia de suprimentos por diversos motivos, impactando a experiência do cliente e, consequentemente, os resultados organizacionais. Não obstante, tal assunto é considerado, por grande parte das empresas, um problema a ser sustentado. Isso se deve, pois, muitas vezes, elas não estão estruturadas para reagir às instabilidades que esse fluxo abriga, abrangendo ampla heterogeneidade de produtos, de peças, de proporções, de quantidades e de localidades geográficas, resultando em altos custos. O presente trabalho se propõe a analisar, por um estudo de caso, o funcionamento dos processos de logística reversa de pós-venda utilizados no ecommerce de uma rede varejista. Eles foram identificados, descritos e, posteriormente, comparados a um quadro-protocolo composto por diversas variáveis, desenvolvido a partir da revisão na literatura, o que permitiu a avaliação e sugestão de melhorias de tais processos. Considerando-se as variáveis analisadas, a Empresa X percebe o gerenciamento das atividades reversas imprescindível. Verifica-se que alguns processos são efetuados apenas empiricamente, outros estão sendo estruturados, e o nível de relacionamento com as transportadoras ainda é um ponto a ser trabalhado.application/pdfporComércio eletrônicoLogística reversaServiço ao clienteEstratégia competitivaLogística reversa : um estudo do pós-venda no e-commerce da empresa Xinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2011/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000823580.pdf000823580.pdfTexto completoapplication/pdf1690196http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39223/1/000823580.pdf52f103219b8f53b1a60312f0108d40d2MD51TEXT000823580.pdf.txt000823580.pdf.txtExtracted Texttext/plain210222http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39223/2/000823580.pdf.txtd1b0e9a2437c6b16f0269fc48d551719MD52THUMBNAIL000823580.pdf.jpg000823580.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1004http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39223/3/000823580.pdf.jpg3bf1fe54fe43aa7cc9b28bc76775a58eMD5310183/392232018-10-10 08:12:59.053oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39223Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-10T11:12:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Logística reversa : um estudo do pós-venda no e-commerce da empresa X
title Logística reversa : um estudo do pós-venda no e-commerce da empresa X
spellingShingle Logística reversa : um estudo do pós-venda no e-commerce da empresa X
Pontini, Juliana
Comércio eletrônico
Logística reversa
Serviço ao cliente
Estratégia competitiva
title_short Logística reversa : um estudo do pós-venda no e-commerce da empresa X
title_full Logística reversa : um estudo do pós-venda no e-commerce da empresa X
title_fullStr Logística reversa : um estudo do pós-venda no e-commerce da empresa X
title_full_unstemmed Logística reversa : um estudo do pós-venda no e-commerce da empresa X
title_sort Logística reversa : um estudo do pós-venda no e-commerce da empresa X
author Pontini, Juliana
author_facet Pontini, Juliana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontini, Juliana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Janissek-Muniz, Raquel
contributor_str_mv Janissek-Muniz, Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio eletrônico
Logística reversa
Serviço ao cliente
Estratégia competitiva
topic Comércio eletrônico
Logística reversa
Serviço ao cliente
Estratégia competitiva
description A intensificação no volume de vendas on-line exige, por parte dos gestores, o planejamento dos processos e fluxos de logística (e-logística), incluindo a prestação de serviços de logística reversa de pós-venda. Este trata do gerenciamento e operação dos produtos com pouco ou nenhum uso, que retornam à cadeia de suprimentos por diversos motivos, impactando a experiência do cliente e, consequentemente, os resultados organizacionais. Não obstante, tal assunto é considerado, por grande parte das empresas, um problema a ser sustentado. Isso se deve, pois, muitas vezes, elas não estão estruturadas para reagir às instabilidades que esse fluxo abriga, abrangendo ampla heterogeneidade de produtos, de peças, de proporções, de quantidades e de localidades geográficas, resultando em altos custos. O presente trabalho se propõe a analisar, por um estudo de caso, o funcionamento dos processos de logística reversa de pós-venda utilizados no ecommerce de uma rede varejista. Eles foram identificados, descritos e, posteriormente, comparados a um quadro-protocolo composto por diversas variáveis, desenvolvido a partir da revisão na literatura, o que permitiu a avaliação e sugestão de melhorias de tais processos. Considerando-se as variáveis analisadas, a Empresa X percebe o gerenciamento das atividades reversas imprescindível. Verifica-se que alguns processos são efetuados apenas empiricamente, outros estão sendo estruturados, e o nível de relacionamento com as transportadoras ainda é um ponto a ser trabalhado.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-04-18T01:21:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/39223
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000823580
url http://hdl.handle.net/10183/39223
identifier_str_mv 000823580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39223/1/000823580.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39223/2/000823580.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39223/3/000823580.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 52f103219b8f53b1a60312f0108d40d2
d1b0e9a2437c6b16f0269fc48d551719
3bf1fe54fe43aa7cc9b28bc76775a58e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724525044826112