Trajetórias de alunas e alunos transgêneros nos ensinos básico e superior em Porto Alegre, RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/236025 |
Resumo: | Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa acerca das trajetórias escolares e acadêmicas de alunas e alunos transgêneros, para a qual foram conduzidas entrevistas em profundidade, semiestruturadas, com seis pessoas transgêneras em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Seguiu-se no trabalho a abordagem de trajetória social, desenvolvida por Bourdieu especialmente em Razões Práticas: Sobre a teoria da ação, tendo sido empregado o conceito de habitus. Os objetivos do trabalho consistiram em abordar as relações interpessoais desses alunos e alunas com os seus professores e seus colegas nas instituições de ensino em que estudaram desde o ensino básico ao ensino superior, assim como as atividades que realizavam e o modo como frequentavam os espaços em suas escolas e universidades. Também foi discutida a Política do Nome Social para Travestis e para Transexuais, e a maneira como essa política afetou a vida acadêmica dos estudantes. A partir da análise dessas entrevistas e do referencial teórico estudado, foi possível elaborar reflexões acerca do que é ser uma pessoa transgênera em espaços escolares e acadêmicos e também sobre os desafios da educação brasileira em incluir a diversidade sexual e de gênero em suas instituições de ensino. |
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Marinho, Daniel LapendaLeal, Andrea FachelFachinetto, Rochele Fellini2022-03-18T04:38:56Z2017http://hdl.handle.net/10183/236025001060784Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa acerca das trajetórias escolares e acadêmicas de alunas e alunos transgêneros, para a qual foram conduzidas entrevistas em profundidade, semiestruturadas, com seis pessoas transgêneras em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Seguiu-se no trabalho a abordagem de trajetória social, desenvolvida por Bourdieu especialmente em Razões Práticas: Sobre a teoria da ação, tendo sido empregado o conceito de habitus. Os objetivos do trabalho consistiram em abordar as relações interpessoais desses alunos e alunas com os seus professores e seus colegas nas instituições de ensino em que estudaram desde o ensino básico ao ensino superior, assim como as atividades que realizavam e o modo como frequentavam os espaços em suas escolas e universidades. Também foi discutida a Política do Nome Social para Travestis e para Transexuais, e a maneira como essa política afetou a vida acadêmica dos estudantes. A partir da análise dessas entrevistas e do referencial teórico estudado, foi possível elaborar reflexões acerca do que é ser uma pessoa transgênera em espaços escolares e acadêmicos e também sobre os desafios da educação brasileira em incluir a diversidade sexual e de gênero em suas instituições de ensino.The academic trajectories of six transgender students in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil, were studied. With a qualitative approach, in-depth semi structured interviews were carried out, based on the social trajectory method and the concept of habitus, developed by Bourdieu in his work Practical Reason: On the Theory of Action. Themes explored include the students’ interpersonal relationships with their teachers and classmates, their activities, and the spaces they attended in their schools and universities. The social name state policy for travestis and transsexuals is discussed, including how this policy has affected the academic lives of transgendered students. From the qualitative analysis of these interviews and based on the theoretical framework, we reflect upon what it is to be a transgendered person in academic spaces and the challenges that must be met for the Brazilian education to embrace sexual and gender diversity in educational institutions.application/pdfporEducaçãoIdentidade de gêneroTransgêneroTransexualidadeTravestilidadeIdentidade de gêneroSexualidadeEducationSexualityGender identityTransexualsTravestitesTransgenderTrajetórias de alunas e alunos transgêneros nos ensinos básico e superior em Porto Alegre, RSTrajectories of transgender students in basic and higher education, in Porto Alegre, RS info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2017Ciências Sociais: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001060784.pdf.txt001060784.pdf.txtExtracted Texttext/plain229814http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236025/2/001060784.pdf.txt65164180f272b0465bc9e4be684483c6MD52ORIGINAL001060784.pdfTexto completoapplication/pdf1282130http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236025/1/001060784.pdf10e2267d0bea0c837b65a667d976317aMD5110183/2360252022-10-20 04:44:50.846419oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236025Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-10-20T07:44:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa acerca das trajetórias escolares e acadêmicas de alunas e alunos transgêneros, para a qual foram conduzidas entrevistas em profundidade, semiestruturadas, com seis pessoas transgêneras em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Seguiu-se no trabalho a abordagem de trajetória social, desenvolvida por Bourdieu especialmente em Razões Práticas: Sobre a teoria da ação, tendo sido empregado o conceito de habitus. Os objetivos do trabalho consistiram em abordar as relações interpessoais desses alunos e alunas com os seus professores e seus colegas nas instituições de ensino em que estudaram desde o ensino básico ao ensino superior, assim como as atividades que realizavam e o modo como frequentavam os espaços em suas escolas e universidades. Também foi discutida a Política do Nome Social para Travestis e para Transexuais, e a maneira como essa política afetou a vida acadêmica dos estudantes. A partir da análise dessas entrevistas e do referencial teórico estudado, foi possível elaborar reflexões acerca do que é ser uma pessoa transgênera em espaços escolares e acadêmicos e também sobre os desafios da educação brasileira em incluir a diversidade sexual e de gênero em suas instituições de ensino. |
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