Direito das pessoas trans à educação no município de São Paulo: histórias de abjeção, exclusão e resistência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Thaís Pimentel de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-15022021-171231/
Resumo: Esta dissertação é o resultado de uma investigação sobre como pessoas que se autoidentificam como trans* vivenciaram processos de exclusão e abjeção e forjaram formas de resistência na tentativa de garantir o seu direito à educação. Ainda que a Constituição Federal de 1988 acene com a garantia desse direito para todxs, sem quaisquer formas de distinção, essa é uma realidade que não se efetiva para grupos marcados por gênero, etnias/raça, sexualidades e classes sociais inconformes. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa qualitativa, que contou com cinco entrevistas com pessoas trans*, vinculadas ao Centro de Cidadania LGBTI Luana Barbosa dos Reis, com o intuito de aprofundar a compreensão da relação entre os processos de autoidentificação como trans* e a relação estabelecida com a escola nesse percurso. Os resultados da pesquisa revelam que a escola se configura como uma esfera excludente em relação à permanência de estudantes que desafiam as normas de gênero. No entanto, a existência de pessoas trans* no ambiente escolar convida a repensar as relações de gênero e o formato da instituição escolar e a propor uma escola realmente inclusiva.
id USP_7158c2100027554e3bbc8e21bc20f36e
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-15022021-171231
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Direito das pessoas trans à educação no município de São Paulo: histórias de abjeção, exclusão e resistênciaRight of trans people to education: stories of exclusion, abjection and resistanceEducaçãoEducationGenderGender identityGêneroIdentidade de gêneroTransgenderTransgêneroEsta dissertação é o resultado de uma investigação sobre como pessoas que se autoidentificam como trans* vivenciaram processos de exclusão e abjeção e forjaram formas de resistência na tentativa de garantir o seu direito à educação. Ainda que a Constituição Federal de 1988 acene com a garantia desse direito para todxs, sem quaisquer formas de distinção, essa é uma realidade que não se efetiva para grupos marcados por gênero, etnias/raça, sexualidades e classes sociais inconformes. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa qualitativa, que contou com cinco entrevistas com pessoas trans*, vinculadas ao Centro de Cidadania LGBTI Luana Barbosa dos Reis, com o intuito de aprofundar a compreensão da relação entre os processos de autoidentificação como trans* e a relação estabelecida com a escola nesse percurso. Os resultados da pesquisa revelam que a escola se configura como uma esfera excludente em relação à permanência de estudantes que desafiam as normas de gênero. No entanto, a existência de pessoas trans* no ambiente escolar convida a repensar as relações de gênero e o formato da instituição escolar e a propor uma escola realmente inclusiva.The purpose of this investigation is to understand how people who self-identify as transgender have experienced processes of exclusion, abjection and created forms of resistance in an attempt to guarantee their right to education. Although the Federal Constitution of 1988 guarantees this right for all without distinction, this is a reality that is not effective for groups marked by non-conforming gender, race, sexualities and social classes. The study was conducted through a qualitative research that included the interview 5 trans* people related to the LGBTI Citizenship Center Luana Barbosa dos Reis, in order to deepen the understanding of the relationship between the trans* self-identification processes and the relation established with the school. The research results reveal that the school is configured as an exclusionary sphere in relation to the permanence of students who challenge gender norms. However, the existence of trans* people in the school environment invite their agents to rethink gender relations and the format of the school institution, proposing a truly inclusive school.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVianna, Claudia PereiraXavier, Thaís Pimentel de Oliveira2020-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-15022021-171231/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-02-17T06:34:02Zoai:teses.usp.br:tde-15022021-171231Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-02-17T06:34:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Direito das pessoas trans à educação no município de São Paulo: histórias de abjeção, exclusão e resistência
Right of trans people to education: stories of exclusion, abjection and resistance
title Direito das pessoas trans à educação no município de São Paulo: histórias de abjeção, exclusão e resistência
spellingShingle Direito das pessoas trans à educação no município de São Paulo: histórias de abjeção, exclusão e resistência
Xavier, Thaís Pimentel de Oliveira
Educação
Education
Gender
Gender identity
Gênero
Identidade de gênero
Transgender
Transgênero
title_short Direito das pessoas trans à educação no município de São Paulo: histórias de abjeção, exclusão e resistência
title_full Direito das pessoas trans à educação no município de São Paulo: histórias de abjeção, exclusão e resistência
title_fullStr Direito das pessoas trans à educação no município de São Paulo: histórias de abjeção, exclusão e resistência
title_full_unstemmed Direito das pessoas trans à educação no município de São Paulo: histórias de abjeção, exclusão e resistência
title_sort Direito das pessoas trans à educação no município de São Paulo: histórias de abjeção, exclusão e resistência
author Xavier, Thaís Pimentel de Oliveira
author_facet Xavier, Thaís Pimentel de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vianna, Claudia Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Thaís Pimentel de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Education
Gender
Gender identity
Gênero
Identidade de gênero
Transgender
Transgênero
topic Educação
Education
Gender
Gender identity
Gênero
Identidade de gênero
Transgender
Transgênero
description Esta dissertação é o resultado de uma investigação sobre como pessoas que se autoidentificam como trans* vivenciaram processos de exclusão e abjeção e forjaram formas de resistência na tentativa de garantir o seu direito à educação. Ainda que a Constituição Federal de 1988 acene com a garantia desse direito para todxs, sem quaisquer formas de distinção, essa é uma realidade que não se efetiva para grupos marcados por gênero, etnias/raça, sexualidades e classes sociais inconformes. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa qualitativa, que contou com cinco entrevistas com pessoas trans*, vinculadas ao Centro de Cidadania LGBTI Luana Barbosa dos Reis, com o intuito de aprofundar a compreensão da relação entre os processos de autoidentificação como trans* e a relação estabelecida com a escola nesse percurso. Os resultados da pesquisa revelam que a escola se configura como uma esfera excludente em relação à permanência de estudantes que desafiam as normas de gênero. No entanto, a existência de pessoas trans* no ambiente escolar convida a repensar as relações de gênero e o formato da instituição escolar e a propor uma escola realmente inclusiva.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-15022021-171231/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-15022021-171231/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090732896550912