Experiência urbana e conhecimento teatral : romper limites e ampliar espaços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Vera Lucia Bertoni dos
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/129243
Resumo: Este estudo apresenta algumas reflexões sobre as relações entre a experiência na cidade, sob a perspectiva espanhola das “cidades educadoras”, e a realidade escolar, mais especificamente os processos de ensino e aprendizagem do teatro. Busca-se fornecer elementos para destacar a emergência e a relevância de novos espaços educativos, para compreender a contribuição do teatro no desenvolvimento de crianças e jovens de todas as idades, independentemente das suas condições sociais e culturais, e para repensar o papel das instituições de ensino e de outras redes que tecem a malha social e cultural da cidade, frente aos desafios da educação contemporânea.
id UFRGS-2_217e23b3d5f20cd8e5a18994011ee612
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129243
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Vera Lucia Bertoni dos2015-11-09T16:31:19Z20050100-3143http://hdl.handle.net/10183/129243000561685Este estudo apresenta algumas reflexões sobre as relações entre a experiência na cidade, sob a perspectiva espanhola das “cidades educadoras”, e a realidade escolar, mais especificamente os processos de ensino e aprendizagem do teatro. Busca-se fornecer elementos para destacar a emergência e a relevância de novos espaços educativos, para compreender a contribuição do teatro no desenvolvimento de crianças e jovens de todas as idades, independentemente das suas condições sociais e culturais, e para repensar o papel das instituições de ensino e de outras redes que tecem a malha social e cultural da cidade, frente aos desafios da educação contemporânea.This study presents some reflections about the relationship between the city experience, from the Spanish perspective of “educative cities”, and school reality, particularly the processes of teaching and learning drama. The text presents elements aimed at highlighting the emergence and relevance of new educational spaces, helping to understand the contribution of drama for the development of children and young people of all ages, regardless of social or cultural conditions, and rethinking the role of educational institutions and other networks that weave the social and cultural web of the city in face of the challenges of contemporary education.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 30, n. 2 (jul./dez. 2005), p. 229-242TeatroEscolaCulturaEducaçãoConhecimentoEducative cityKnowledgeDramaCultureExperiência urbana e conhecimento teatral : romper limites e ampliar espaçosUrban experience and drama knowledge: breaking boundaries and expanding space info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000561685.pdf.txt000561685.pdf.txtExtracted Texttext/plain37415http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129243/2/000561685.pdf.txt51b719e41b1d9a306877eb44eebea1c9MD52ORIGINAL000561685.pdf000561685.pdfTexto completoapplication/pdf54835http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129243/1/000561685.pdfc5d6998d4f8534bfec5450948ccae0f0MD51THUMBNAIL000561685.pdf.jpg000561685.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1220http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129243/3/000561685.pdf.jpg4029a69d6f04bb83b9d465c3cad20245MD5310183/1292432018-10-24 09:12:34.223oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129243Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:12:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Experiência urbana e conhecimento teatral : romper limites e ampliar espaços
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Urban experience and drama knowledge: breaking boundaries and expanding space
title Experiência urbana e conhecimento teatral : romper limites e ampliar espaços
spellingShingle Experiência urbana e conhecimento teatral : romper limites e ampliar espaços
Santos, Vera Lucia Bertoni dos
Teatro
Escola
Cultura
Educação
Conhecimento
Educative city
Knowledge
Drama
Culture
title_short Experiência urbana e conhecimento teatral : romper limites e ampliar espaços
title_full Experiência urbana e conhecimento teatral : romper limites e ampliar espaços
title_fullStr Experiência urbana e conhecimento teatral : romper limites e ampliar espaços
title_full_unstemmed Experiência urbana e conhecimento teatral : romper limites e ampliar espaços
title_sort Experiência urbana e conhecimento teatral : romper limites e ampliar espaços
author Santos, Vera Lucia Bertoni dos
author_facet Santos, Vera Lucia Bertoni dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Vera Lucia Bertoni dos
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Escola
Cultura
Educação
Conhecimento
topic Teatro
Escola
Cultura
Educação
Conhecimento
Educative city
Knowledge
Drama
Culture
dc.subject.eng.fl_str_mv Educative city
Knowledge
Drama
Culture
description Este estudo apresenta algumas reflexões sobre as relações entre a experiência na cidade, sob a perspectiva espanhola das “cidades educadoras”, e a realidade escolar, mais especificamente os processos de ensino e aprendizagem do teatro. Busca-se fornecer elementos para destacar a emergência e a relevância de novos espaços educativos, para compreender a contribuição do teatro no desenvolvimento de crianças e jovens de todas as idades, independentemente das suas condições sociais e culturais, e para repensar o papel das instituições de ensino e de outras redes que tecem a malha social e cultural da cidade, frente aos desafios da educação contemporânea.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-09T16:31:19Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/129243
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000561685
identifier_str_mv 0100-3143
000561685
url http://hdl.handle.net/10183/129243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 30, n. 2 (jul./dez. 2005), p. 229-242
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129243/2/000561685.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129243/1/000561685.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129243/3/000561685.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 51b719e41b1d9a306877eb44eebea1c9
c5d6998d4f8534bfec5450948ccae0f0
4029a69d6f04bb83b9d465c3cad20245
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224889446694912