Experiência urbana e conhecimento teatral : romper limites e ampliar espaços
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/129243 |
Resumo: | Este estudo apresenta algumas reflexões sobre as relações entre a experiência na cidade, sob a perspectiva espanhola das “cidades educadoras”, e a realidade escolar, mais especificamente os processos de ensino e aprendizagem do teatro. Busca-se fornecer elementos para destacar a emergência e a relevância de novos espaços educativos, para compreender a contribuição do teatro no desenvolvimento de crianças e jovens de todas as idades, independentemente das suas condições sociais e culturais, e para repensar o papel das instituições de ensino e de outras redes que tecem a malha social e cultural da cidade, frente aos desafios da educação contemporânea. |
id |
UFRGS-2_217e23b3d5f20cd8e5a18994011ee612 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129243 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Vera Lucia Bertoni dos2015-11-09T16:31:19Z20050100-3143http://hdl.handle.net/10183/129243000561685Este estudo apresenta algumas reflexões sobre as relações entre a experiência na cidade, sob a perspectiva espanhola das “cidades educadoras”, e a realidade escolar, mais especificamente os processos de ensino e aprendizagem do teatro. Busca-se fornecer elementos para destacar a emergência e a relevância de novos espaços educativos, para compreender a contribuição do teatro no desenvolvimento de crianças e jovens de todas as idades, independentemente das suas condições sociais e culturais, e para repensar o papel das instituições de ensino e de outras redes que tecem a malha social e cultural da cidade, frente aos desafios da educação contemporânea.This study presents some reflections about the relationship between the city experience, from the Spanish perspective of “educative cities”, and school reality, particularly the processes of teaching and learning drama. The text presents elements aimed at highlighting the emergence and relevance of new educational spaces, helping to understand the contribution of drama for the development of children and young people of all ages, regardless of social or cultural conditions, and rethinking the role of educational institutions and other networks that weave the social and cultural web of the city in face of the challenges of contemporary education.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 30, n. 2 (jul./dez. 2005), p. 229-242TeatroEscolaCulturaEducaçãoConhecimentoEducative cityKnowledgeDramaCultureExperiência urbana e conhecimento teatral : romper limites e ampliar espaçosUrban experience and drama knowledge: breaking boundaries and expanding space info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000561685.pdf.txt000561685.pdf.txtExtracted Texttext/plain37415http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129243/2/000561685.pdf.txt51b719e41b1d9a306877eb44eebea1c9MD52ORIGINAL000561685.pdf000561685.pdfTexto completoapplication/pdf54835http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129243/1/000561685.pdfc5d6998d4f8534bfec5450948ccae0f0MD51THUMBNAIL000561685.pdf.jpg000561685.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1220http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129243/3/000561685.pdf.jpg4029a69d6f04bb83b9d465c3cad20245MD5310183/1292432018-10-24 09:12:34.223oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129243Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:12:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Experiência urbana e conhecimento teatral : romper limites e ampliar espaços |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Urban experience and drama knowledge: breaking boundaries and expanding space |
title |
Experiência urbana e conhecimento teatral : romper limites e ampliar espaços |
spellingShingle |
Experiência urbana e conhecimento teatral : romper limites e ampliar espaços Santos, Vera Lucia Bertoni dos Teatro Escola Cultura Educação Conhecimento Educative city Knowledge Drama Culture |
title_short |
Experiência urbana e conhecimento teatral : romper limites e ampliar espaços |
title_full |
Experiência urbana e conhecimento teatral : romper limites e ampliar espaços |
title_fullStr |
Experiência urbana e conhecimento teatral : romper limites e ampliar espaços |
title_full_unstemmed |
Experiência urbana e conhecimento teatral : romper limites e ampliar espaços |
title_sort |
Experiência urbana e conhecimento teatral : romper limites e ampliar espaços |
author |
Santos, Vera Lucia Bertoni dos |
author_facet |
Santos, Vera Lucia Bertoni dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Vera Lucia Bertoni dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro Escola Cultura Educação Conhecimento |
topic |
Teatro Escola Cultura Educação Conhecimento Educative city Knowledge Drama Culture |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educative city Knowledge Drama Culture |
description |
Este estudo apresenta algumas reflexões sobre as relações entre a experiência na cidade, sob a perspectiva espanhola das “cidades educadoras”, e a realidade escolar, mais especificamente os processos de ensino e aprendizagem do teatro. Busca-se fornecer elementos para destacar a emergência e a relevância de novos espaços educativos, para compreender a contribuição do teatro no desenvolvimento de crianças e jovens de todas as idades, independentemente das suas condições sociais e culturais, e para repensar o papel das instituições de ensino e de outras redes que tecem a malha social e cultural da cidade, frente aos desafios da educação contemporânea. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-11-09T16:31:19Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/129243 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-3143 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000561685 |
identifier_str_mv |
0100-3143 000561685 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/129243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 30, n. 2 (jul./dez. 2005), p. 229-242 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129243/2/000561685.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129243/1/000561685.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129243/3/000561685.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
51b719e41b1d9a306877eb44eebea1c9 c5d6998d4f8534bfec5450948ccae0f0 4029a69d6f04bb83b9d465c3cad20245 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224889446694912 |