Experiência urbana e conhecimento teatral: romper limites e ampliar espaços.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertoni, Vera Lúcia
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/12466
Resumo: Este estudo apresenta algumas reflexões sobre as relações entre a experiência na cidade, sob a perspectiva espanhola das “cidades educadoras”, e a realidade escolar, mais especificamente os processos de ensino e aprendizagem do teatro. Busca-se fornecer elementos para destacar a emergência e a relevância de novos espaços educativos, para compreender a contribuição do teatro no desenvolvimento de crianças e jovens de todas as idades, independentemente das suas condições sociais e culturais, e para repensar o papel das instituições de ensino e de outras redes que tecem a malha social e cultural da cidade, frente aos desafios da educação contemporânea.
id UFRGS-9_b15aece07ffefb446f50827ac4bf132b
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/12466
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Experiência urbana e conhecimento teatral: romper limites e ampliar espaços.cidade educadoraconhecimentoteatroescolacultura.Este estudo apresenta algumas reflexões sobre as relações entre a experiência na cidade, sob a perspectiva espanhola das “cidades educadoras”, e a realidade escolar, mais especificamente os processos de ensino e aprendizagem do teatro. Busca-se fornecer elementos para destacar a emergência e a relevância de novos espaços educativos, para compreender a contribuição do teatro no desenvolvimento de crianças e jovens de todas as idades, independentemente das suas condições sociais e culturais, e para repensar o papel das instituições de ensino e de outras redes que tecem a malha social e cultural da cidade, frente aos desafios da educação contemporânea.FACED - UFRGS2010-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/12466Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 30 No. 2 (2005)Educação & Realidade; v. 30 n. 2 (2005)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/12466/7385Bertoni, Vera Lúciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-21T18:00:52Zoai:seer.ufrgs.br:article/12466Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2017-02-21T18:00:52Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiência urbana e conhecimento teatral: romper limites e ampliar espaços.
title Experiência urbana e conhecimento teatral: romper limites e ampliar espaços.
spellingShingle Experiência urbana e conhecimento teatral: romper limites e ampliar espaços.
Bertoni, Vera Lúcia
cidade educadora
conhecimento
teatro
escola
cultura.
title_short Experiência urbana e conhecimento teatral: romper limites e ampliar espaços.
title_full Experiência urbana e conhecimento teatral: romper limites e ampliar espaços.
title_fullStr Experiência urbana e conhecimento teatral: romper limites e ampliar espaços.
title_full_unstemmed Experiência urbana e conhecimento teatral: romper limites e ampliar espaços.
title_sort Experiência urbana e conhecimento teatral: romper limites e ampliar espaços.
author Bertoni, Vera Lúcia
author_facet Bertoni, Vera Lúcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertoni, Vera Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv cidade educadora
conhecimento
teatro
escola
cultura.
topic cidade educadora
conhecimento
teatro
escola
cultura.
description Este estudo apresenta algumas reflexões sobre as relações entre a experiência na cidade, sob a perspectiva espanhola das “cidades educadoras”, e a realidade escolar, mais especificamente os processos de ensino e aprendizagem do teatro. Busca-se fornecer elementos para destacar a emergência e a relevância de novos espaços educativos, para compreender a contribuição do teatro no desenvolvimento de crianças e jovens de todas as idades, independentemente das suas condições sociais e culturais, e para repensar o papel das instituições de ensino e de outras redes que tecem a malha social e cultural da cidade, frente aos desafios da educação contemporânea.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/12466
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/12466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/12466/7385
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 30 No. 2 (2005)
Educação & Realidade; v. 30 n. 2 (2005)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984105132032