Re-significações de vida e de morte : delimitando modos de educar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Mara Ambrosina de Oliveira
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/231058
Resumo: Neste artigo discutimos a dimensão educativa de um processo que denominamos de "ciborguização da enfermeira" a partir da análise do deslocamento das fronteiras entre vida e morte na contemporaneidade. Com base nos Estudos Culturais e em autores como Michel Foucault e Donna Haraway, examinamos manuais e protocolos assistenciais que dão sustentação ao trabalho que as enfermeiras desenvolvem em terapia intensiva, para demonstrar que as práticas discursivas fazem mais do que simplesmente designar e descrever o "real": elas criam e legitimam o que passa a ser reconhecido como sendo "a realidade". O exercício da análise permitiu problematizar a fragmentação do sujeito, a hibridização corpo-máquina no contexto da terapia intensiva e o deslocamento das fronteiras entre viver e morrer. Com essa análise procuramos argumentar que as lições de tecnologia no contexto de saúde, e a maneira como estas têm sido tratadas pelas/o estudiosas/os da área do intensivismo, contrastam com o consumo e a conversão desses/as profissionais em híbridos humanos-máquinas - ciborgues.
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spelling Vargas, Mara Ambrosina de OliveiraMeyer, Dagmar Elisabeth Estermann2021-10-21T04:29:59Z20030100-3143http://hdl.handle.net/10183/231058000431463Neste artigo discutimos a dimensão educativa de um processo que denominamos de "ciborguização da enfermeira" a partir da análise do deslocamento das fronteiras entre vida e morte na contemporaneidade. Com base nos Estudos Culturais e em autores como Michel Foucault e Donna Haraway, examinamos manuais e protocolos assistenciais que dão sustentação ao trabalho que as enfermeiras desenvolvem em terapia intensiva, para demonstrar que as práticas discursivas fazem mais do que simplesmente designar e descrever o "real": elas criam e legitimam o que passa a ser reconhecido como sendo "a realidade". O exercício da análise permitiu problematizar a fragmentação do sujeito, a hibridização corpo-máquina no contexto da terapia intensiva e o deslocamento das fronteiras entre viver e morrer. Com essa análise procuramos argumentar que as lições de tecnologia no contexto de saúde, e a maneira como estas têm sido tratadas pelas/o estudiosas/os da área do intensivismo, contrastam com o consumo e a conversão desses/as profissionais em híbridos humanos-máquinas - ciborgues.In this article we have discussed the educative dimension of the 'nurse cyborging' process based on the analysis of the contemporary shifting frontiers between Iife and death. Based on Cultural Studies and authors such as Michel Foucault and Donna Haraway, we have looked at guidelines and assistant protocols which support nurses' work in intensive therapy, in order to show that discursive practices do more than name the 'real': they create and legitimate what then begins to be recognised as 'reality'. The analysis exerci se allowed us to problematise the fragmentation of subject, the body-machine hybridisation in the intensive therapy context, and the dislocation of the borders between Iife and death. Through this analysis we argue that technology messages in health context and the way these are dealt with by experts in the intensivism field, contrast with consumption and the conversion of these experts in to human-machine hybrids, that is cyborgs.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 28, n. 1 (jan./jun. 2003), p. 65-86Estudos culturaisCyborg bodyLife and dealhNursing in inlensive therapyRe-significações de vida e de morte : delimitando modos de educarRe-significations of life and death : delimiting ways of educatinginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000431463.pdf.txt000431463.pdf.txtExtracted Texttext/plain64871http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231058/2/000431463.pdf.txt5e88adb36343c0f66440f544bedab2ccMD52ORIGINAL000431463.pdfTexto completoapplication/pdf326039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231058/1/000431463.pdf1330ee6c342a8d7e9e249f172428aba7MD5110183/2310582021-11-20 06:09:32.065452oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231058Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:09:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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