As equações matemáticas no ensino de Física : uma análise de conteúdos em livros didáticos de Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/132605 |
Resumo: | Neste trabalho se apresenta os resultados da análise dos conteúdos de livros didáticos de Física para o Ensino Médio, na qual se buscou conhecer o tratamento dispensado às equações matemáticas. Com esta finalidade, foram analisadas as obras de Física avaliadas e recomendadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para o Ensino Médio. A Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud constituíram os principais referenciais deste estudo. Com base na análise das evidências encontradas, se pode concluir que a maneira como são tratadas as equações matemáticas nos textos didáticos, pode se constituir em obstáculo pedagógico para o aprendizado significativo dos saberes físicos, uma vez que essas equações são de fundamental importância para o ensino da Física. |
id |
UFRGS-2_21d2e3241bf2ccb78292b1141013db54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132605 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Anjos, Antonio Jorge Sena dosGreca, Ileana MaríaMoreira, Marco Antonio2016-01-31T02:03:59Z20151579-1513http://hdl.handle.net/10183/132605000983209Neste trabalho se apresenta os resultados da análise dos conteúdos de livros didáticos de Física para o Ensino Médio, na qual se buscou conhecer o tratamento dispensado às equações matemáticas. Com esta finalidade, foram analisadas as obras de Física avaliadas e recomendadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para o Ensino Médio. A Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud constituíram os principais referenciais deste estudo. Com base na análise das evidências encontradas, se pode concluir que a maneira como são tratadas as equações matemáticas nos textos didáticos, pode se constituir em obstáculo pedagógico para o aprendizado significativo dos saberes físicos, uma vez que essas equações são de fundamental importância para o ensino da Física.This paper presents the findings of an analysis of physics textbooks contents, especially those recommended by the Brazilian National Textbook Program for secondary education, in which an attempt was made to identify how those textbooks deal with the role of mathematics equations in physics. Ausubel’s meaningful learning theory and Vergnaud’s conceptual fields theory were the main theoretical framework under which the study was carried out. Research findings suggest that the way the equations are dealt in the physics textbooks might work as a pedagogical obstacle to the meaningful learning of the physics knowledge since the equations are extremely important in the teaching of physics.application/pdfporRevista electrónica de enseñanza de las ciencias. Ourense. Vol. 14, no. 3 (2015), p. 312-325Ensino de física : Ensino médioAprendizagem significativaLivros didaticosMathematical equationsPhysics teachingMeaningful learning.As equações matemáticas no ensino de Física : uma análise de conteúdos em livros didáticos de FísicaEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000983209.pdf000983209.pdfTexto completoapplication/pdf102728http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132605/1/000983209.pdf94c4a14b5948fbc686b6954cbee4c5dcMD51TEXT000983209.pdf.txt000983209.pdf.txtExtracted Texttext/plain41111http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132605/2/000983209.pdf.txteea7c0ac7f60f7c83d1638ab22cc79d8MD52THUMBNAIL000983209.pdf.jpg000983209.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1744http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132605/3/000983209.pdf.jpg638d8c55b12a714581de7aeb69c33663MD5310183/1326052023-01-01 05:58:05.767481oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132605Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-01T07:58:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As equações matemáticas no ensino de Física : uma análise de conteúdos em livros didáticos de Física |
title |
As equações matemáticas no ensino de Física : uma análise de conteúdos em livros didáticos de Física |
spellingShingle |
As equações matemáticas no ensino de Física : uma análise de conteúdos em livros didáticos de Física Anjos, Antonio Jorge Sena dos Ensino de física : Ensino médio Aprendizagem significativa Livros didaticos Mathematical equations Physics teaching Meaningful learning. |
title_short |
As equações matemáticas no ensino de Física : uma análise de conteúdos em livros didáticos de Física |
title_full |
As equações matemáticas no ensino de Física : uma análise de conteúdos em livros didáticos de Física |
title_fullStr |
As equações matemáticas no ensino de Física : uma análise de conteúdos em livros didáticos de Física |
title_full_unstemmed |
As equações matemáticas no ensino de Física : uma análise de conteúdos em livros didáticos de Física |
title_sort |
As equações matemáticas no ensino de Física : uma análise de conteúdos em livros didáticos de Física |
author |
Anjos, Antonio Jorge Sena dos |
author_facet |
Anjos, Antonio Jorge Sena dos Greca, Ileana María Moreira, Marco Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Greca, Ileana María Moreira, Marco Antonio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anjos, Antonio Jorge Sena dos Greca, Ileana María Moreira, Marco Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física : Ensino médio Aprendizagem significativa Livros didaticos |
topic |
Ensino de física : Ensino médio Aprendizagem significativa Livros didaticos Mathematical equations Physics teaching Meaningful learning. |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematical equations Physics teaching Meaningful learning. |
description |
Neste trabalho se apresenta os resultados da análise dos conteúdos de livros didáticos de Física para o Ensino Médio, na qual se buscou conhecer o tratamento dispensado às equações matemáticas. Com esta finalidade, foram analisadas as obras de Física avaliadas e recomendadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para o Ensino Médio. A Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud constituíram os principais referenciais deste estudo. Com base na análise das evidências encontradas, se pode concluir que a maneira como são tratadas as equações matemáticas nos textos didáticos, pode se constituir em obstáculo pedagógico para o aprendizado significativo dos saberes físicos, uma vez que essas equações são de fundamental importância para o ensino da Física. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-01-31T02:03:59Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/132605 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1579-1513 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000983209 |
identifier_str_mv |
1579-1513 000983209 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/132605 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista electrónica de enseñanza de las ciencias. Ourense. Vol. 14, no. 3 (2015), p. 312-325 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132605/1/000983209.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132605/2/000983209.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132605/3/000983209.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
94c4a14b5948fbc686b6954cbee4c5dc eea7c0ac7f60f7c83d1638ab22cc79d8 638d8c55b12a714581de7aeb69c33663 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224894387585024 |