As equações matemáticas no ensino de Física : uma análise de conteúdos em livros didáticos de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos, Antonio Jorge Sena dos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Greca, Ileana María, Moreira, Marco Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/132605
Resumo: Neste trabalho se apresenta os resultados da análise dos conteúdos de livros didáticos de Física para o Ensino Médio, na qual se buscou conhecer o tratamento dispensado às equações matemáticas. Com esta finalidade, foram analisadas as obras de Física avaliadas e recomendadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para o Ensino Médio. A Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud constituíram os principais referenciais deste estudo. Com base na análise das evidências encontradas, se pode concluir que a maneira como são tratadas as equações matemáticas nos textos didáticos, pode se constituir em obstáculo pedagógico para o aprendizado significativo dos saberes físicos, uma vez que essas equações são de fundamental importância para o ensino da Física.
id UFRGS-2_21d2e3241bf2ccb78292b1141013db54
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132605
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Anjos, Antonio Jorge Sena dosGreca, Ileana MaríaMoreira, Marco Antonio2016-01-31T02:03:59Z20151579-1513http://hdl.handle.net/10183/132605000983209Neste trabalho se apresenta os resultados da análise dos conteúdos de livros didáticos de Física para o Ensino Médio, na qual se buscou conhecer o tratamento dispensado às equações matemáticas. Com esta finalidade, foram analisadas as obras de Física avaliadas e recomendadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para o Ensino Médio. A Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud constituíram os principais referenciais deste estudo. Com base na análise das evidências encontradas, se pode concluir que a maneira como são tratadas as equações matemáticas nos textos didáticos, pode se constituir em obstáculo pedagógico para o aprendizado significativo dos saberes físicos, uma vez que essas equações são de fundamental importância para o ensino da Física.This paper presents the findings of an analysis of physics textbooks contents, especially those recommended by the Brazilian National Textbook Program for secondary education, in which an attempt was made to identify how those textbooks deal with the role of mathematics equations in physics. Ausubel’s meaningful learning theory and Vergnaud’s conceptual fields theory were the main theoretical framework under which the study was carried out. Research findings suggest that the way the equations are dealt in the physics textbooks might work as a pedagogical obstacle to the meaningful learning of the physics knowledge since the equations are extremely important in the teaching of physics.application/pdfporRevista electrónica de enseñanza de las ciencias. Ourense. Vol. 14, no. 3 (2015), p. 312-325Ensino de física : Ensino médioAprendizagem significativaLivros didaticosMathematical equationsPhysics teachingMeaningful learning.As equações matemáticas no ensino de Física : uma análise de conteúdos em livros didáticos de FísicaEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000983209.pdf000983209.pdfTexto completoapplication/pdf102728http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132605/1/000983209.pdf94c4a14b5948fbc686b6954cbee4c5dcMD51TEXT000983209.pdf.txt000983209.pdf.txtExtracted Texttext/plain41111http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132605/2/000983209.pdf.txteea7c0ac7f60f7c83d1638ab22cc79d8MD52THUMBNAIL000983209.pdf.jpg000983209.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1744http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132605/3/000983209.pdf.jpg638d8c55b12a714581de7aeb69c33663MD5310183/1326052023-01-01 05:58:05.767481oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132605Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-01T07:58:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As equações matemáticas no ensino de Física : uma análise de conteúdos em livros didáticos de Física
title As equações matemáticas no ensino de Física : uma análise de conteúdos em livros didáticos de Física
spellingShingle As equações matemáticas no ensino de Física : uma análise de conteúdos em livros didáticos de Física
Anjos, Antonio Jorge Sena dos
Ensino de física : Ensino médio
Aprendizagem significativa
Livros didaticos
Mathematical equations
Physics teaching
Meaningful learning.
title_short As equações matemáticas no ensino de Física : uma análise de conteúdos em livros didáticos de Física
title_full As equações matemáticas no ensino de Física : uma análise de conteúdos em livros didáticos de Física
title_fullStr As equações matemáticas no ensino de Física : uma análise de conteúdos em livros didáticos de Física
title_full_unstemmed As equações matemáticas no ensino de Física : uma análise de conteúdos em livros didáticos de Física
title_sort As equações matemáticas no ensino de Física : uma análise de conteúdos em livros didáticos de Física
author Anjos, Antonio Jorge Sena dos
author_facet Anjos, Antonio Jorge Sena dos
Greca, Ileana María
Moreira, Marco Antonio
author_role author
author2 Greca, Ileana María
Moreira, Marco Antonio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Anjos, Antonio Jorge Sena dos
Greca, Ileana María
Moreira, Marco Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física : Ensino médio
Aprendizagem significativa
Livros didaticos
topic Ensino de física : Ensino médio
Aprendizagem significativa
Livros didaticos
Mathematical equations
Physics teaching
Meaningful learning.
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematical equations
Physics teaching
Meaningful learning.
description Neste trabalho se apresenta os resultados da análise dos conteúdos de livros didáticos de Física para o Ensino Médio, na qual se buscou conhecer o tratamento dispensado às equações matemáticas. Com esta finalidade, foram analisadas as obras de Física avaliadas e recomendadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para o Ensino Médio. A Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud constituíram os principais referenciais deste estudo. Com base na análise das evidências encontradas, se pode concluir que a maneira como são tratadas as equações matemáticas nos textos didáticos, pode se constituir em obstáculo pedagógico para o aprendizado significativo dos saberes físicos, uma vez que essas equações são de fundamental importância para o ensino da Física.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-31T02:03:59Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/132605
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1579-1513
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000983209
identifier_str_mv 1579-1513
000983209
url http://hdl.handle.net/10183/132605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista electrónica de enseñanza de las ciencias. Ourense. Vol. 14, no. 3 (2015), p. 312-325
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132605/1/000983209.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132605/2/000983209.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132605/3/000983209.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 94c4a14b5948fbc686b6954cbee4c5dc
eea7c0ac7f60f7c83d1638ab22cc79d8
638d8c55b12a714581de7aeb69c33663
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224894387585024