Relacionamento bancário e atributos mais valorizados pelo cliente universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fransoloso, Fátima
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/13969
Resumo: Este trabalho tem como foco o relacionamento do público universitário com as instituições bancárias. Realizou-se uma pesquisa do tipo survey buscando compreender as necessidades destes clientes, identificar quais as variáveis mais valorizadas, tipos de serviços utilizados e meio de comunicação preferido por este público. Para tanto foram realizadas análises comparativas das pesquisas empregadas. Procura-se no marketing de relacionamento além de descobrir as necessidades dos clientes atuais e potenciais, a melhor maneira de atendê-los e de estabelecer uma comunicação adequada. A orientação para o Marketing traduz esta visão de negócios focada no atendimento das demandas e expectativas do mercado. A pesquisa realizada conseguiu responder várias destas questões, podendo-se concluir que tarifas baixas, referências de amigos, colegas e o fator humano no atendimento são fundamentais para a escolha do banco. O cliente universitário valoriza muito o contato direto com o funcionário das agências, sendo que o telemarketing é o tipo de comunicação/atendimento de maior rejeição entre eles. Sendo assim, com a atual globalização e constante avanço na tecnologia de negócios, as instituições financeiras devem procurar acelerar também o seu ritmo mantendo-se atuantes na busca, captação e fidelização de sua carteira de clientes. O cliente universitário é um nicho de mercado promissor, cabe ao profissional de marketing canalizar as suas necessidades e atendê-lo da melhor forma possível.
id UFRGS-2_21ebf6eb7fa94fd637b913b122b98ca6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13969
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fransoloso, FátimaSlongo, Luiz Antonio2008-09-24T04:13:09Z2007http://hdl.handle.net/10183/13969000649552Este trabalho tem como foco o relacionamento do público universitário com as instituições bancárias. Realizou-se uma pesquisa do tipo survey buscando compreender as necessidades destes clientes, identificar quais as variáveis mais valorizadas, tipos de serviços utilizados e meio de comunicação preferido por este público. Para tanto foram realizadas análises comparativas das pesquisas empregadas. Procura-se no marketing de relacionamento além de descobrir as necessidades dos clientes atuais e potenciais, a melhor maneira de atendê-los e de estabelecer uma comunicação adequada. A orientação para o Marketing traduz esta visão de negócios focada no atendimento das demandas e expectativas do mercado. A pesquisa realizada conseguiu responder várias destas questões, podendo-se concluir que tarifas baixas, referências de amigos, colegas e o fator humano no atendimento são fundamentais para a escolha do banco. O cliente universitário valoriza muito o contato direto com o funcionário das agências, sendo que o telemarketing é o tipo de comunicação/atendimento de maior rejeição entre eles. Sendo assim, com a atual globalização e constante avanço na tecnologia de negócios, as instituições financeiras devem procurar acelerar também o seu ritmo mantendo-se atuantes na busca, captação e fidelização de sua carteira de clientes. O cliente universitário é um nicho de mercado promissor, cabe ao profissional de marketing canalizar as suas necessidades e atendê-lo da melhor forma possível.application/pdfporMarketing de serviçosMarketing de relacionamentoServiço ao clienteSegmentação de mercadoMarcaBanco do Brasil.Relacionamento bancário e atributos mais valorizados pelo cliente universitárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2007especializaçãoCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000649552.pdf.txt000649552.pdf.txtExtracted Texttext/plain87332http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13969/2/000649552.pdf.txt10c31e46cb06b88737b9216699e77b30MD52ORIGINAL000649552.pdf000649552.pdfTexto completoapplication/pdf317930http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13969/1/000649552.pdf6d2d6d611d9a27768c71e89a79e7ba89MD51THUMBNAIL000649552.pdf.jpg000649552.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1096http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13969/3/000649552.pdf.jpga544f034304afe9656c94c153b9f02d9MD5310183/139692018-10-05 08:13:25.438oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13969Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:13:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relacionamento bancário e atributos mais valorizados pelo cliente universitário
title Relacionamento bancário e atributos mais valorizados pelo cliente universitário
spellingShingle Relacionamento bancário e atributos mais valorizados pelo cliente universitário
Fransoloso, Fátima
Marketing de serviços
Marketing de relacionamento
Serviço ao cliente
Segmentação de mercado
Marca
Banco do Brasil.
title_short Relacionamento bancário e atributos mais valorizados pelo cliente universitário
title_full Relacionamento bancário e atributos mais valorizados pelo cliente universitário
title_fullStr Relacionamento bancário e atributos mais valorizados pelo cliente universitário
title_full_unstemmed Relacionamento bancário e atributos mais valorizados pelo cliente universitário
title_sort Relacionamento bancário e atributos mais valorizados pelo cliente universitário
author Fransoloso, Fátima
author_facet Fransoloso, Fátima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fransoloso, Fátima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Slongo, Luiz Antonio
contributor_str_mv Slongo, Luiz Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de serviços
Marketing de relacionamento
Serviço ao cliente
Segmentação de mercado
Marca
Banco do Brasil.
topic Marketing de serviços
Marketing de relacionamento
Serviço ao cliente
Segmentação de mercado
Marca
Banco do Brasil.
description Este trabalho tem como foco o relacionamento do público universitário com as instituições bancárias. Realizou-se uma pesquisa do tipo survey buscando compreender as necessidades destes clientes, identificar quais as variáveis mais valorizadas, tipos de serviços utilizados e meio de comunicação preferido por este público. Para tanto foram realizadas análises comparativas das pesquisas empregadas. Procura-se no marketing de relacionamento além de descobrir as necessidades dos clientes atuais e potenciais, a melhor maneira de atendê-los e de estabelecer uma comunicação adequada. A orientação para o Marketing traduz esta visão de negócios focada no atendimento das demandas e expectativas do mercado. A pesquisa realizada conseguiu responder várias destas questões, podendo-se concluir que tarifas baixas, referências de amigos, colegas e o fator humano no atendimento são fundamentais para a escolha do banco. O cliente universitário valoriza muito o contato direto com o funcionário das agências, sendo que o telemarketing é o tipo de comunicação/atendimento de maior rejeição entre eles. Sendo assim, com a atual globalização e constante avanço na tecnologia de negócios, as instituições financeiras devem procurar acelerar também o seu ritmo mantendo-se atuantes na busca, captação e fidelização de sua carteira de clientes. O cliente universitário é um nicho de mercado promissor, cabe ao profissional de marketing canalizar as suas necessidades e atendê-lo da melhor forma possível.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-09-24T04:13:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/13969
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000649552
url http://hdl.handle.net/10183/13969
identifier_str_mv 000649552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13969/2/000649552.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13969/1/000649552.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13969/3/000649552.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 10c31e46cb06b88737b9216699e77b30
6d2d6d611d9a27768c71e89a79e7ba89
a544f034304afe9656c94c153b9f02d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224382471733248