Desafios em pesquisas sobre o acesso à educação infantil : um estudo de caso no Rio Grande do Sul
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/219760 |
Resumo: | O artigo apresenta resultados parciais de pesquisa quali-quantitativa que analisa políticas para a educação infantil no Estado do Rio Grande do Sul (Brasil). Neste recorte, o objetivo foi evidenciar algumas dificuldades metodológicas para a realização de estudos de monitoramento longitudinal do acesso educacional, em função de discrepâncias e inconstâncias identificadas nos dados disponíveis. A metodologia contemplou coleta de dados demográficos, educacionais e culturais em diferentes fontes documentais e sítios institucionais, referentes ao período entre 2006 e 2016, para um grupo de dezoito municípios deste estado, que teriam alcançado, com antecipação e de maneira articulada, duas metas do Plano Nacional de Educação vigente, por terem universalizado a matrícula escolar na pré-escola em tempo integral. A literatura de apoio às análises contempla o campo das políticas educacionais, em diálogo com a área da educação infantil. Do ponto de vista do perfil econômico, geográfico e de pertença cultural, foram identificados aspectos comuns que podem caracterizar o grupo de municípios, sendo relevantes para a compreensão do desempenho por eles apresentado. Os resultados indicam que, conforme as fontes utilizadas, os dados sobre população e matrícula escolar das crianças de até seis anos variam significativamente, repercutindo sobre a avaliação de políticas de acesso e de qualidade. |
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Flores, Maria Luiza RodriguesBrusius, ArieteBonneau, Cátia SoaresGonçalves, Mariane VieiraSeixas, Jose Carlos2021-04-09T04:25:38Z20201982-3207http://hdl.handle.net/10183/219760001123561O artigo apresenta resultados parciais de pesquisa quali-quantitativa que analisa políticas para a educação infantil no Estado do Rio Grande do Sul (Brasil). Neste recorte, o objetivo foi evidenciar algumas dificuldades metodológicas para a realização de estudos de monitoramento longitudinal do acesso educacional, em função de discrepâncias e inconstâncias identificadas nos dados disponíveis. A metodologia contemplou coleta de dados demográficos, educacionais e culturais em diferentes fontes documentais e sítios institucionais, referentes ao período entre 2006 e 2016, para um grupo de dezoito municípios deste estado, que teriam alcançado, com antecipação e de maneira articulada, duas metas do Plano Nacional de Educação vigente, por terem universalizado a matrícula escolar na pré-escola em tempo integral. A literatura de apoio às análises contempla o campo das políticas educacionais, em diálogo com a área da educação infantil. Do ponto de vista do perfil econômico, geográfico e de pertença cultural, foram identificados aspectos comuns que podem caracterizar o grupo de municípios, sendo relevantes para a compreensão do desempenho por eles apresentado. Os resultados indicam que, conforme as fontes utilizadas, os dados sobre população e matrícula escolar das crianças de até seis anos variam significativamente, repercutindo sobre a avaliação de políticas de acesso e de qualidade.This article presents partial results of a qualitative and quantitative research that analyses the policies for early childhood education in the State of Rio Grande do Sul (Brazil). In this segment, the objective was to highlight some methodological difficulties when conducting studies of longitudinal monitoring of educational access, due to discrepancies and inconsistencies identified in the available data. The methodology included the collection of demographic, educational and cultural data, from different documentary sources and institutional sites, in the period between 2006 and 2016, for a group of eighteen municipalities of the state, which would have achieved, in advance and in an articulated way, two of the goals of the National Education Plan in force by making school enrolment universal in full-time pre-school. The analysis support literature covers the field of educational policies, in connection with the early childhood education area. From the point of view of the economic, geographic and cultural identity profile, common aspects that can characterize the group of municipalities were identified as being relevant to the understanding of their performance. The results indicate that, according to the sources used, the data about population and school enrolment of children up to six years old vary significantly, which causes an impact on the evaluation of access and quality policies.application/pdfporPolíticas educativas : revista do Programa Políticas Educativas do Núcleo Disciplinário Educação para a Integração da Associação de Universidades Grupo Montevidéu. Vol. 14, n.1 (2020), p. 98-110Educação infantilPré-escolaPlano Nacional de EducaçãoEducational policiesEarly childhood educationPre-schoolNational Education PlanRio Grande do SulDesafios em pesquisas sobre o acesso à educação infantil : um estudo de caso no Rio Grande do SulResearch challenges on access to Early childhood education : a case study in Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123561.pdf.txt001123561.pdf.txtExtracted Texttext/plain44269http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219760/2/001123561.pdf.txt73dbf3291aec754240560e5ea41a2296MD52ORIGINAL001123561.pdfTexto completoapplication/pdf604249http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219760/1/001123561.pdf313113786d42f9621a049c01b5199022MD5110183/2197602021-05-07 05:12:40.484264oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219760Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-05-07T08:12:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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