O afastamentodos alunos das aulas de educação física no ensino médio : estudo de caso do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, Porto Alegre, RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pujol, Luan Abel Pereira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148521
Resumo: Este trabalho teve como objetivo refletir sobre o afastamento dos estudantes das aulas de Educação Física, através de um estudo de caso no Colégio Júlio de Castilhos na cidade de Porto Alegre. A escolha da escola para a realização desta investigação, foi feita devido à prática do estágio curricular no Ensino Médio em Licenciatura da UFRGS, ter ocorrido na referida instituição. Além desse aspecto, destaca-se o histórico de vanguarda docente e militância político pedagógica da escola no cenário da educação gaúcha. Cada vez mais os jovens acabam por optar entre diferentes caminhos que os afastam da escola, dentre estes um chama a atenção e é conhecido como evasão escolar. Porém percebe-se uma nova prática entre os alunos de Ensino Médio e ainda pouco estudada pelos pesquisadores que aqui denominarei “afastamento escolar” ou absenteísmo, que significa o abandono de algumas disciplinas, como é o caso da Educação Física, sendo recorrente uma baixa presença às aulas na escola estudada. O presente estudo responderá a seguinte pergunta: - Quais os fatores que contribuem para o afastamento dos estudantes das aulas de Educação Física? A metodologia utilizada localiza-se numa perspectiva qualitativa, através de um estudo de caso, em que foram realizados diálogos, observações com registros em diários de campo e fotografias. As análises indicam alguns fatores, quais sejam: a desvalorização curricular da Educação Física, falta de significado das aulas para os estudantes, assim como baixa motivação às atividades propostas.
id UFRGS-2_225973de2162ac4e3494d0ca436b633a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148521
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pujol, Luan Abel PereiraFonseca, Denise Grosso da2016-09-27T02:14:26Z2016http://hdl.handle.net/10183/148521001000432Este trabalho teve como objetivo refletir sobre o afastamento dos estudantes das aulas de Educação Física, através de um estudo de caso no Colégio Júlio de Castilhos na cidade de Porto Alegre. A escolha da escola para a realização desta investigação, foi feita devido à prática do estágio curricular no Ensino Médio em Licenciatura da UFRGS, ter ocorrido na referida instituição. Além desse aspecto, destaca-se o histórico de vanguarda docente e militância político pedagógica da escola no cenário da educação gaúcha. Cada vez mais os jovens acabam por optar entre diferentes caminhos que os afastam da escola, dentre estes um chama a atenção e é conhecido como evasão escolar. Porém percebe-se uma nova prática entre os alunos de Ensino Médio e ainda pouco estudada pelos pesquisadores que aqui denominarei “afastamento escolar” ou absenteísmo, que significa o abandono de algumas disciplinas, como é o caso da Educação Física, sendo recorrente uma baixa presença às aulas na escola estudada. O presente estudo responderá a seguinte pergunta: - Quais os fatores que contribuem para o afastamento dos estudantes das aulas de Educação Física? A metodologia utilizada localiza-se numa perspectiva qualitativa, através de um estudo de caso, em que foram realizados diálogos, observações com registros em diários de campo e fotografias. As análises indicam alguns fatores, quais sejam: a desvalorização curricular da Educação Física, falta de significado das aulas para os estudantes, assim como baixa motivação às atividades propostas.This research aimed to reflect on the removal of students in physical education classes, through a case study in College Julio de Castilhos (Porto Alegre/RS). The choice of school to conduct this research was made because the practice of curricular training in high school of bachelor’s course of UFRGS have occurred in this institution. Apart from this, there is the history of teaching vanguard and educational political militancy of this school in scenario of the state education. More and more young people choose between different routes that depart them from school, among them one draws attention and it is known as truancy. But we can see a new practice among students of high school, still little studied by researchers, which is called "school withdrawal" or absenteeism and means the abandonment of some subjects, such as physical education, being recurrent a low presence at classes studied in school. This study will answer the following question: - What are the factors that contribute to removal of students in physical education classes? The methodology used is located in a qualitative perspective, through a case study, in which dialogues were conducted, observations with records in field diaries and photographs. Analyses indicate some factors, namely: curriculum devaluation of Physical Education, meaninglessness of classes for students, as well as low motivation to proposed activities.application/pdfporEducação física escolarEnsino médioHigh schoolCase studySchool absenteeismSchool withdrawalPhysical educationO afastamentodos alunos das aulas de educação física no ensino médio : estudo de caso do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, Porto Alegre, RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2016Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001000432.pdf001000432.pdfTexto completoapplication/pdf1567536http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148521/1/001000432.pdf38980d5c17806122cdb292c0f0f4c74eMD51TEXT001000432.pdf.txt001000432.pdf.txtExtracted Texttext/plain116356http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148521/2/001000432.pdf.txt0bb22071f530e251f2704462d5d862c2MD52THUMBNAIL001000432.pdf.jpg001000432.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1144http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148521/3/001000432.pdf.jpg0a10064eb703925c9c7b6fbdd1673016MD5310183/1485212018-10-29 08:58:47.675oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148521Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:58:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O afastamentodos alunos das aulas de educação física no ensino médio : estudo de caso do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, Porto Alegre, RS
title O afastamentodos alunos das aulas de educação física no ensino médio : estudo de caso do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, Porto Alegre, RS
spellingShingle O afastamentodos alunos das aulas de educação física no ensino médio : estudo de caso do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, Porto Alegre, RS
Pujol, Luan Abel Pereira
Educação física escolar
Ensino médio
High school
Case study
School absenteeism
School withdrawal
Physical education
title_short O afastamentodos alunos das aulas de educação física no ensino médio : estudo de caso do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, Porto Alegre, RS
title_full O afastamentodos alunos das aulas de educação física no ensino médio : estudo de caso do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, Porto Alegre, RS
title_fullStr O afastamentodos alunos das aulas de educação física no ensino médio : estudo de caso do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, Porto Alegre, RS
title_full_unstemmed O afastamentodos alunos das aulas de educação física no ensino médio : estudo de caso do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, Porto Alegre, RS
title_sort O afastamentodos alunos das aulas de educação física no ensino médio : estudo de caso do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, Porto Alegre, RS
author Pujol, Luan Abel Pereira
author_facet Pujol, Luan Abel Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pujol, Luan Abel Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fonseca, Denise Grosso da
contributor_str_mv Fonseca, Denise Grosso da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Ensino médio
topic Educação física escolar
Ensino médio
High school
Case study
School absenteeism
School withdrawal
Physical education
dc.subject.eng.fl_str_mv High school
Case study
School absenteeism
School withdrawal
Physical education
description Este trabalho teve como objetivo refletir sobre o afastamento dos estudantes das aulas de Educação Física, através de um estudo de caso no Colégio Júlio de Castilhos na cidade de Porto Alegre. A escolha da escola para a realização desta investigação, foi feita devido à prática do estágio curricular no Ensino Médio em Licenciatura da UFRGS, ter ocorrido na referida instituição. Além desse aspecto, destaca-se o histórico de vanguarda docente e militância político pedagógica da escola no cenário da educação gaúcha. Cada vez mais os jovens acabam por optar entre diferentes caminhos que os afastam da escola, dentre estes um chama a atenção e é conhecido como evasão escolar. Porém percebe-se uma nova prática entre os alunos de Ensino Médio e ainda pouco estudada pelos pesquisadores que aqui denominarei “afastamento escolar” ou absenteísmo, que significa o abandono de algumas disciplinas, como é o caso da Educação Física, sendo recorrente uma baixa presença às aulas na escola estudada. O presente estudo responderá a seguinte pergunta: - Quais os fatores que contribuem para o afastamento dos estudantes das aulas de Educação Física? A metodologia utilizada localiza-se numa perspectiva qualitativa, através de um estudo de caso, em que foram realizados diálogos, observações com registros em diários de campo e fotografias. As análises indicam alguns fatores, quais sejam: a desvalorização curricular da Educação Física, falta de significado das aulas para os estudantes, assim como baixa motivação às atividades propostas.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-27T02:14:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/148521
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001000432
url http://hdl.handle.net/10183/148521
identifier_str_mv 001000432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148521/1/001000432.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148521/2/001000432.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148521/3/001000432.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 38980d5c17806122cdb292c0f0f4c74e
0bb22071f530e251f2704462d5d862c2
0a10064eb703925c9c7b6fbdd1673016
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447183038611456