O afastamentodos alunos das aulas de educação física no ensino médio : estudo de caso do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, Porto Alegre, RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/148521 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo refletir sobre o afastamento dos estudantes das aulas de Educação Física, através de um estudo de caso no Colégio Júlio de Castilhos na cidade de Porto Alegre. A escolha da escola para a realização desta investigação, foi feita devido à prática do estágio curricular no Ensino Médio em Licenciatura da UFRGS, ter ocorrido na referida instituição. Além desse aspecto, destaca-se o histórico de vanguarda docente e militância político pedagógica da escola no cenário da educação gaúcha. Cada vez mais os jovens acabam por optar entre diferentes caminhos que os afastam da escola, dentre estes um chama a atenção e é conhecido como evasão escolar. Porém percebe-se uma nova prática entre os alunos de Ensino Médio e ainda pouco estudada pelos pesquisadores que aqui denominarei “afastamento escolar” ou absenteísmo, que significa o abandono de algumas disciplinas, como é o caso da Educação Física, sendo recorrente uma baixa presença às aulas na escola estudada. O presente estudo responderá a seguinte pergunta: - Quais os fatores que contribuem para o afastamento dos estudantes das aulas de Educação Física? A metodologia utilizada localiza-se numa perspectiva qualitativa, através de um estudo de caso, em que foram realizados diálogos, observações com registros em diários de campo e fotografias. As análises indicam alguns fatores, quais sejam: a desvalorização curricular da Educação Física, falta de significado das aulas para os estudantes, assim como baixa motivação às atividades propostas. |
id |
UFRGS-2_225973de2162ac4e3494d0ca436b633a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148521 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pujol, Luan Abel PereiraFonseca, Denise Grosso da2016-09-27T02:14:26Z2016http://hdl.handle.net/10183/148521001000432Este trabalho teve como objetivo refletir sobre o afastamento dos estudantes das aulas de Educação Física, através de um estudo de caso no Colégio Júlio de Castilhos na cidade de Porto Alegre. A escolha da escola para a realização desta investigação, foi feita devido à prática do estágio curricular no Ensino Médio em Licenciatura da UFRGS, ter ocorrido na referida instituição. Além desse aspecto, destaca-se o histórico de vanguarda docente e militância político pedagógica da escola no cenário da educação gaúcha. Cada vez mais os jovens acabam por optar entre diferentes caminhos que os afastam da escola, dentre estes um chama a atenção e é conhecido como evasão escolar. Porém percebe-se uma nova prática entre os alunos de Ensino Médio e ainda pouco estudada pelos pesquisadores que aqui denominarei “afastamento escolar” ou absenteísmo, que significa o abandono de algumas disciplinas, como é o caso da Educação Física, sendo recorrente uma baixa presença às aulas na escola estudada. O presente estudo responderá a seguinte pergunta: - Quais os fatores que contribuem para o afastamento dos estudantes das aulas de Educação Física? A metodologia utilizada localiza-se numa perspectiva qualitativa, através de um estudo de caso, em que foram realizados diálogos, observações com registros em diários de campo e fotografias. As análises indicam alguns fatores, quais sejam: a desvalorização curricular da Educação Física, falta de significado das aulas para os estudantes, assim como baixa motivação às atividades propostas.This research aimed to reflect on the removal of students in physical education classes, through a case study in College Julio de Castilhos (Porto Alegre/RS). The choice of school to conduct this research was made because the practice of curricular training in high school of bachelor’s course of UFRGS have occurred in this institution. Apart from this, there is the history of teaching vanguard and educational political militancy of this school in scenario of the state education. More and more young people choose between different routes that depart them from school, among them one draws attention and it is known as truancy. But we can see a new practice among students of high school, still little studied by researchers, which is called "school withdrawal" or absenteeism and means the abandonment of some subjects, such as physical education, being recurrent a low presence at classes studied in school. This study will answer the following question: - What are the factors that contribute to removal of students in physical education classes? The methodology used is located in a qualitative perspective, through a case study, in which dialogues were conducted, observations with records in field diaries and photographs. Analyses indicate some factors, namely: curriculum devaluation of Physical Education, meaninglessness of classes for students, as well as low motivation to proposed activities.application/pdfporEducação física escolarEnsino médioHigh schoolCase studySchool absenteeismSchool withdrawalPhysical educationO afastamentodos alunos das aulas de educação física no ensino médio : estudo de caso do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, Porto Alegre, RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2016Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001000432.pdf001000432.pdfTexto completoapplication/pdf1567536http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148521/1/001000432.pdf38980d5c17806122cdb292c0f0f4c74eMD51TEXT001000432.pdf.txt001000432.pdf.txtExtracted Texttext/plain116356http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148521/2/001000432.pdf.txt0bb22071f530e251f2704462d5d862c2MD52THUMBNAIL001000432.pdf.jpg001000432.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1144http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148521/3/001000432.pdf.jpg0a10064eb703925c9c7b6fbdd1673016MD5310183/1485212018-10-29 08:58:47.675oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148521Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:58:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O afastamentodos alunos das aulas de educação física no ensino médio : estudo de caso do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, Porto Alegre, RS |
title |
O afastamentodos alunos das aulas de educação física no ensino médio : estudo de caso do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, Porto Alegre, RS |
spellingShingle |
O afastamentodos alunos das aulas de educação física no ensino médio : estudo de caso do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, Porto Alegre, RS Pujol, Luan Abel Pereira Educação física escolar Ensino médio High school Case study School absenteeism School withdrawal Physical education |
title_short |
O afastamentodos alunos das aulas de educação física no ensino médio : estudo de caso do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, Porto Alegre, RS |
title_full |
O afastamentodos alunos das aulas de educação física no ensino médio : estudo de caso do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, Porto Alegre, RS |
title_fullStr |
O afastamentodos alunos das aulas de educação física no ensino médio : estudo de caso do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, Porto Alegre, RS |
title_full_unstemmed |
O afastamentodos alunos das aulas de educação física no ensino médio : estudo de caso do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, Porto Alegre, RS |
title_sort |
O afastamentodos alunos das aulas de educação física no ensino médio : estudo de caso do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, Porto Alegre, RS |
author |
Pujol, Luan Abel Pereira |
author_facet |
Pujol, Luan Abel Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pujol, Luan Abel Pereira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fonseca, Denise Grosso da |
contributor_str_mv |
Fonseca, Denise Grosso da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física escolar Ensino médio |
topic |
Educação física escolar Ensino médio High school Case study School absenteeism School withdrawal Physical education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
High school Case study School absenteeism School withdrawal Physical education |
description |
Este trabalho teve como objetivo refletir sobre o afastamento dos estudantes das aulas de Educação Física, através de um estudo de caso no Colégio Júlio de Castilhos na cidade de Porto Alegre. A escolha da escola para a realização desta investigação, foi feita devido à prática do estágio curricular no Ensino Médio em Licenciatura da UFRGS, ter ocorrido na referida instituição. Além desse aspecto, destaca-se o histórico de vanguarda docente e militância político pedagógica da escola no cenário da educação gaúcha. Cada vez mais os jovens acabam por optar entre diferentes caminhos que os afastam da escola, dentre estes um chama a atenção e é conhecido como evasão escolar. Porém percebe-se uma nova prática entre os alunos de Ensino Médio e ainda pouco estudada pelos pesquisadores que aqui denominarei “afastamento escolar” ou absenteísmo, que significa o abandono de algumas disciplinas, como é o caso da Educação Física, sendo recorrente uma baixa presença às aulas na escola estudada. O presente estudo responderá a seguinte pergunta: - Quais os fatores que contribuem para o afastamento dos estudantes das aulas de Educação Física? A metodologia utilizada localiza-se numa perspectiva qualitativa, através de um estudo de caso, em que foram realizados diálogos, observações com registros em diários de campo e fotografias. As análises indicam alguns fatores, quais sejam: a desvalorização curricular da Educação Física, falta de significado das aulas para os estudantes, assim como baixa motivação às atividades propostas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-09-27T02:14:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/148521 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001000432 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/148521 |
identifier_str_mv |
001000432 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148521/1/001000432.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148521/2/001000432.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148521/3/001000432.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
38980d5c17806122cdb292c0f0f4c74e 0bb22071f530e251f2704462d5d862c2 0a10064eb703925c9c7b6fbdd1673016 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447183038611456 |