Usabilidade em tecnologia assistiva : estudo de caso num sistema de comunicacao alternativa para crianças com autismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/204003 |
Resumo: | A pesquisa relatada neste artigo contemplou avaliações de usabilidade sobre um sistema de Comunicação Alternativa (CA) voltado para as necessidades de crianças com a Síndrome do Autismo. O processo de construção do Sistema de Comunicação Alternativa para o Letramento de pessoas com Autismo (SCALA) desdobrouse em diferentes etapas, abrangendo desde a sua idealização até a sua avaliação efetivada com potenciais usuários da ferramenta. Neste artigo, primeiramente são apresentados os requisitos do sistema, sua modelagem e suas propostas de interface. Após, relatase como se deu a verificação sobre a usabilidade do sistema, seguindo as heurísticas definidas por Nielsen e adaptadas por Rauber, a partir dos métodos de avaliação Inspeção e Teste de usabilidade. No método de inspeção uma das autoras realizou um conjunto de dez tarefas, previamente estabelecidas, a serem realizadas com o sistema. Nos testes de usabilidade, as mesmas tarefas foram realizadas por quatro educadoras especiais atuantes em salas de recursos, com crianças com déficits de oralidade. Os resultados das avaliações realizadas com potenciais usuários da ferramenta apontaram para um conjunto de melhorias a serem realizadas para a implementação da próxima versão do sistema. No momento, a versão 2.0 do SCALA já está em fase de finalização e logo deverá ser disponibilizada gratuitamente no site do projeto. |
id |
UFRGS-2_22a6b69a277f84e72b1bd622b8aa0241 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204003 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Avila, Bárbara GorzizaPasserino, Liliana MariaTarouco, Liane Margarida Rockenbach2019-12-28T04:03:35Z20131695-288xhttp://hdl.handle.net/10183/204003000922356A pesquisa relatada neste artigo contemplou avaliações de usabilidade sobre um sistema de Comunicação Alternativa (CA) voltado para as necessidades de crianças com a Síndrome do Autismo. O processo de construção do Sistema de Comunicação Alternativa para o Letramento de pessoas com Autismo (SCALA) desdobrouse em diferentes etapas, abrangendo desde a sua idealização até a sua avaliação efetivada com potenciais usuários da ferramenta. Neste artigo, primeiramente são apresentados os requisitos do sistema, sua modelagem e suas propostas de interface. Após, relatase como se deu a verificação sobre a usabilidade do sistema, seguindo as heurísticas definidas por Nielsen e adaptadas por Rauber, a partir dos métodos de avaliação Inspeção e Teste de usabilidade. No método de inspeção uma das autoras realizou um conjunto de dez tarefas, previamente estabelecidas, a serem realizadas com o sistema. Nos testes de usabilidade, as mesmas tarefas foram realizadas por quatro educadoras especiais atuantes em salas de recursos, com crianças com déficits de oralidade. Os resultados das avaliações realizadas com potenciais usuários da ferramenta apontaram para um conjunto de melhorias a serem realizadas para a implementação da próxima versão do sistema. No momento, a versão 2.0 do SCALA já está em fase de finalização e logo deverá ser disponibilizada gratuitamente no site do projeto.The research reported in this paper included usability evaluations on a system of Alternative Communication (CA) focused on the needs of children with Autism Syndrome. The process of building system Alternative Communication Literacy for people with Autism (SCALA) was divided into different stages, ranging from its idealization to evaluation carried out with potential users of the tool. In this article, we present the first resquisitos system, its modeling and its proposed interface. After it is reported how was checking on the usability of the system, following the heuristics defined by Nielsen and adapted by Rauber, from assessment methods Inspection and Testing of usability. Inspection method in one of the authors conducted a set of ten tasks, previously established, to be performed with the system. In usability testing, the same tasks were performed by four special educators working in resource rooms, children with oral language deficits. The results of the evaluations with potential users of the tool pointed to a series of improvements are made to the implementation of the next version of the system. At the time, the 2.0 version of SCALA is already being finalized and will soon be available for free on the project site.application/pdfporRELATEC : Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa. Madri, Espanha. Vol. 12, n. 2 (2013), p. 115129AutismoComunicação alternativaCriançaDeficienteSoftwareCommunication and developmentSpecial needs educationDisabled childrenUsabilidade em tecnologia assistiva : estudo de caso num sistema de comunicacao alternativa para crianças com autismoEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000922356.pdf.txt000922356.pdf.txtExtracted Texttext/plain60320http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204003/2/000922356.pdf.txt537f5f699b84d58356029138b45131b1MD52ORIGINAL000922356.pdfTexto completoapplication/pdf694612http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204003/1/000922356.pdf4e9ded39a6b6697fc1b462917b229c79MD5110183/2040032019-12-29 05:03:47.00019oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204003Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-12-29T07:03:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Usabilidade em tecnologia assistiva : estudo de caso num sistema de comunicacao alternativa para crianças com autismo |
title |
Usabilidade em tecnologia assistiva : estudo de caso num sistema de comunicacao alternativa para crianças com autismo |
spellingShingle |
Usabilidade em tecnologia assistiva : estudo de caso num sistema de comunicacao alternativa para crianças com autismo Avila, Bárbara Gorziza Autismo Comunicação alternativa Criança Deficiente Software Communication and development Special needs education Disabled children |
title_short |
Usabilidade em tecnologia assistiva : estudo de caso num sistema de comunicacao alternativa para crianças com autismo |
title_full |
Usabilidade em tecnologia assistiva : estudo de caso num sistema de comunicacao alternativa para crianças com autismo |
title_fullStr |
Usabilidade em tecnologia assistiva : estudo de caso num sistema de comunicacao alternativa para crianças com autismo |
title_full_unstemmed |
Usabilidade em tecnologia assistiva : estudo de caso num sistema de comunicacao alternativa para crianças com autismo |
title_sort |
Usabilidade em tecnologia assistiva : estudo de caso num sistema de comunicacao alternativa para crianças com autismo |
author |
Avila, Bárbara Gorziza |
author_facet |
Avila, Bárbara Gorziza Passerino, Liliana Maria Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
author_role |
author |
author2 |
Passerino, Liliana Maria Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Avila, Bárbara Gorziza Passerino, Liliana Maria Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo Comunicação alternativa Criança Deficiente |
topic |
Autismo Comunicação alternativa Criança Deficiente Software Communication and development Special needs education Disabled children |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Software Communication and development Special needs education Disabled children |
description |
A pesquisa relatada neste artigo contemplou avaliações de usabilidade sobre um sistema de Comunicação Alternativa (CA) voltado para as necessidades de crianças com a Síndrome do Autismo. O processo de construção do Sistema de Comunicação Alternativa para o Letramento de pessoas com Autismo (SCALA) desdobrouse em diferentes etapas, abrangendo desde a sua idealização até a sua avaliação efetivada com potenciais usuários da ferramenta. Neste artigo, primeiramente são apresentados os requisitos do sistema, sua modelagem e suas propostas de interface. Após, relatase como se deu a verificação sobre a usabilidade do sistema, seguindo as heurísticas definidas por Nielsen e adaptadas por Rauber, a partir dos métodos de avaliação Inspeção e Teste de usabilidade. No método de inspeção uma das autoras realizou um conjunto de dez tarefas, previamente estabelecidas, a serem realizadas com o sistema. Nos testes de usabilidade, as mesmas tarefas foram realizadas por quatro educadoras especiais atuantes em salas de recursos, com crianças com déficits de oralidade. Os resultados das avaliações realizadas com potenciais usuários da ferramenta apontaram para um conjunto de melhorias a serem realizadas para a implementação da próxima versão do sistema. No momento, a versão 2.0 do SCALA já está em fase de finalização e logo deverá ser disponibilizada gratuitamente no site do projeto. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-28T04:03:35Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/204003 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1695-288x |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000922356 |
identifier_str_mv |
1695-288x 000922356 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/204003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RELATEC : Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa. Madri, Espanha. Vol. 12, n. 2 (2013), p. 115129 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204003/2/000922356.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204003/1/000922356.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
537f5f699b84d58356029138b45131b1 4e9ded39a6b6697fc1b462917b229c79 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447702862823424 |