Usabilidade em tecnologia assistiva : estudo de caso num sistema de comunicacao alternativa para crianças com autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avila, Bárbara Gorziza
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Passerino, Liliana Maria, Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204003
Resumo: A pesquisa relatada neste artigo contemplou avaliações de usabilidade sobre um sistema de Comunicação Alternativa (CA) voltado para as necessidades de crianças com a Síndrome do Autismo. O processo de construção do Sistema de Comunicação Alternativa para o Letramento de pessoas com Autismo (SCALA) desdobrouse em diferentes etapas, abrangendo desde a sua idealização até a sua avaliação efetivada com potenciais usuários da ferramenta. Neste artigo, primeiramente são apresentados os requisitos do sistema, sua modelagem e suas propostas de interface. Após, relatase como se deu a verificação sobre a usabilidade do sistema, seguindo as heurísticas definidas por Nielsen e adaptadas por Rauber, a partir dos métodos de avaliação Inspeção e Teste de usabilidade. No método de inspeção uma das autoras realizou um conjunto de dez tarefas, previamente estabelecidas, a serem realizadas com o sistema. Nos testes de usabilidade, as mesmas tarefas foram realizadas por quatro educadoras especiais atuantes em salas de recursos, com crianças com déficits de oralidade. Os resultados das avaliações realizadas com potenciais usuários da ferramenta apontaram para um conjunto de melhorias a serem realizadas para a implementação da próxima versão do sistema. No momento, a versão 2.0 do SCALA já está em fase de finalização e logo deverá ser disponibilizada gratuitamente no site do projeto.
id UFRGS-2_22a6b69a277f84e72b1bd622b8aa0241
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204003
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Avila, Bárbara GorzizaPasserino, Liliana MariaTarouco, Liane Margarida Rockenbach2019-12-28T04:03:35Z20131695-288xhttp://hdl.handle.net/10183/204003000922356A pesquisa relatada neste artigo contemplou avaliações de usabilidade sobre um sistema de Comunicação Alternativa (CA) voltado para as necessidades de crianças com a Síndrome do Autismo. O processo de construção do Sistema de Comunicação Alternativa para o Letramento de pessoas com Autismo (SCALA) desdobrouse em diferentes etapas, abrangendo desde a sua idealização até a sua avaliação efetivada com potenciais usuários da ferramenta. Neste artigo, primeiramente são apresentados os requisitos do sistema, sua modelagem e suas propostas de interface. Após, relatase como se deu a verificação sobre a usabilidade do sistema, seguindo as heurísticas definidas por Nielsen e adaptadas por Rauber, a partir dos métodos de avaliação Inspeção e Teste de usabilidade. No método de inspeção uma das autoras realizou um conjunto de dez tarefas, previamente estabelecidas, a serem realizadas com o sistema. Nos testes de usabilidade, as mesmas tarefas foram realizadas por quatro educadoras especiais atuantes em salas de recursos, com crianças com déficits de oralidade. Os resultados das avaliações realizadas com potenciais usuários da ferramenta apontaram para um conjunto de melhorias a serem realizadas para a implementação da próxima versão do sistema. No momento, a versão 2.0 do SCALA já está em fase de finalização e logo deverá ser disponibilizada gratuitamente no site do projeto.The research reported in this paper included usability evaluations on a system of Alternative Communication (CA) focused on the needs of children with Autism Syndrome. The process of building system Alternative Communication Literacy for people with Autism (SCALA) was divided into different stages, ranging from its idealization to evaluation carried out with potential users of the tool. In this article, we present the first resquisitos system, its modeling and its proposed interface. After it is reported how was checking on the usability of the system, following the heuristics defined by Nielsen and adapted by Rauber, from assessment methods Inspection and Testing of usability. Inspection method in one of the authors conducted a set of ten tasks, previously established, to be performed with the system. In usability testing, the same tasks were performed by four special educators working in resource rooms, children with oral language deficits. The results of the evaluations with potential users of the tool pointed to a series of improvements are made to the implementation of the next version of the system. At the time, the 2.0 version of SCALA is already being finalized and will soon be available for free on the project site.application/pdfporRELATEC : Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa. Madri, Espanha. Vol. 12, n. 2 (2013), p. 115­129AutismoComunicação alternativaCriançaDeficienteSoftwareCommunication and developmentSpecial needs educationDisabled childrenUsabilidade em tecnologia assistiva : estudo de caso num sistema de comunicacao alternativa para crianças com autismoEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000922356.pdf.txt000922356.pdf.txtExtracted Texttext/plain60320http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204003/2/000922356.pdf.txt537f5f699b84d58356029138b45131b1MD52ORIGINAL000922356.pdfTexto completoapplication/pdf694612http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204003/1/000922356.pdf4e9ded39a6b6697fc1b462917b229c79MD5110183/2040032019-12-29 05:03:47.00019oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204003Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-12-29T07:03:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Usabilidade em tecnologia assistiva : estudo de caso num sistema de comunicacao alternativa para crianças com autismo
title Usabilidade em tecnologia assistiva : estudo de caso num sistema de comunicacao alternativa para crianças com autismo
spellingShingle Usabilidade em tecnologia assistiva : estudo de caso num sistema de comunicacao alternativa para crianças com autismo
Avila, Bárbara Gorziza
Autismo
Comunicação alternativa
Criança
Deficiente
Software
Communication and development
Special needs education
Disabled children
title_short Usabilidade em tecnologia assistiva : estudo de caso num sistema de comunicacao alternativa para crianças com autismo
title_full Usabilidade em tecnologia assistiva : estudo de caso num sistema de comunicacao alternativa para crianças com autismo
title_fullStr Usabilidade em tecnologia assistiva : estudo de caso num sistema de comunicacao alternativa para crianças com autismo
title_full_unstemmed Usabilidade em tecnologia assistiva : estudo de caso num sistema de comunicacao alternativa para crianças com autismo
title_sort Usabilidade em tecnologia assistiva : estudo de caso num sistema de comunicacao alternativa para crianças com autismo
author Avila, Bárbara Gorziza
author_facet Avila, Bárbara Gorziza
Passerino, Liliana Maria
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
author_role author
author2 Passerino, Liliana Maria
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Avila, Bárbara Gorziza
Passerino, Liliana Maria
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Comunicação alternativa
Criança
Deficiente
topic Autismo
Comunicação alternativa
Criança
Deficiente
Software
Communication and development
Special needs education
Disabled children
dc.subject.eng.fl_str_mv Software
Communication and development
Special needs education
Disabled children
description A pesquisa relatada neste artigo contemplou avaliações de usabilidade sobre um sistema de Comunicação Alternativa (CA) voltado para as necessidades de crianças com a Síndrome do Autismo. O processo de construção do Sistema de Comunicação Alternativa para o Letramento de pessoas com Autismo (SCALA) desdobrouse em diferentes etapas, abrangendo desde a sua idealização até a sua avaliação efetivada com potenciais usuários da ferramenta. Neste artigo, primeiramente são apresentados os requisitos do sistema, sua modelagem e suas propostas de interface. Após, relatase como se deu a verificação sobre a usabilidade do sistema, seguindo as heurísticas definidas por Nielsen e adaptadas por Rauber, a partir dos métodos de avaliação Inspeção e Teste de usabilidade. No método de inspeção uma das autoras realizou um conjunto de dez tarefas, previamente estabelecidas, a serem realizadas com o sistema. Nos testes de usabilidade, as mesmas tarefas foram realizadas por quatro educadoras especiais atuantes em salas de recursos, com crianças com déficits de oralidade. Os resultados das avaliações realizadas com potenciais usuários da ferramenta apontaram para um conjunto de melhorias a serem realizadas para a implementação da próxima versão do sistema. No momento, a versão 2.0 do SCALA já está em fase de finalização e logo deverá ser disponibilizada gratuitamente no site do projeto.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-28T04:03:35Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/204003
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1695-288x
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000922356
identifier_str_mv 1695-288x
000922356
url http://hdl.handle.net/10183/204003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RELATEC : Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa. Madri, Espanha. Vol. 12, n. 2 (2013), p. 115­129
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204003/2/000922356.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204003/1/000922356.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 537f5f699b84d58356029138b45131b1
4e9ded39a6b6697fc1b462917b229c79
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447702862823424