A perspectiva da aprendizagem do idoso na EJA : conquistas e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Denise Gonçalves
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/153027
Resumo: Este trabalho tem como tema a perspectiva da aprendizagem do idoso, sendo um assunto que surgiu durante meu estágio curricular em uma Escola Municipal para Jovens e Adultos em que a turma era praticamente de idosos. Estes estudantes por mais que fossem esforçados e dedicados se viam como pessoas incapazes de aprender. Portanto, ao me deparar com esta realidade levantei alguns questionamentos sobre a aprendizagem na velhice que são as seguintes: É possível continuar aprendendo mesmo com a chegada da velhice? Como se dá o processo de aprendizagem na velhice? Quais são as conquistas e desafios que esses idosos enfrentam a partir desta busca pela aprendizagem? Então a partir destes questionamentos para a reflexão resolvi fazer deste trabalho um estudo de caso. Escolhi uma estudante idosa desta mesma turma para analisar suas experiências de aprendizagem dentro e fora da escola. Este estudo realizado a partir de suas vivências nos dará suporte para compreender alguns elementos ou fenômenos que também acontecem em um determinado grupo de idosos que passam por casos semelhantes, não iguais porque cada caso tem sua particularidade. O objetivo deste trabalho é refletir questões sobre aprendizagem e envelhecimento, sua relação bem como a inserção do idoso na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os benefícios que isto acarreta. Escolhi Paulo Freire como autor principal para fundamentação deste trabalho, sendo que o mesmo nos dá subsídios referentes a uma aprendizagem significativa de jovens e adultos.
id UFRGS-2_22bc5d13f695196a357689acf1cb48a2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153027
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mendes, Denise GonçalvesDoll, Johannes2017-02-24T02:24:59Z2016http://hdl.handle.net/10183/153027001013892Este trabalho tem como tema a perspectiva da aprendizagem do idoso, sendo um assunto que surgiu durante meu estágio curricular em uma Escola Municipal para Jovens e Adultos em que a turma era praticamente de idosos. Estes estudantes por mais que fossem esforçados e dedicados se viam como pessoas incapazes de aprender. Portanto, ao me deparar com esta realidade levantei alguns questionamentos sobre a aprendizagem na velhice que são as seguintes: É possível continuar aprendendo mesmo com a chegada da velhice? Como se dá o processo de aprendizagem na velhice? Quais são as conquistas e desafios que esses idosos enfrentam a partir desta busca pela aprendizagem? Então a partir destes questionamentos para a reflexão resolvi fazer deste trabalho um estudo de caso. Escolhi uma estudante idosa desta mesma turma para analisar suas experiências de aprendizagem dentro e fora da escola. Este estudo realizado a partir de suas vivências nos dará suporte para compreender alguns elementos ou fenômenos que também acontecem em um determinado grupo de idosos que passam por casos semelhantes, não iguais porque cada caso tem sua particularidade. O objetivo deste trabalho é refletir questões sobre aprendizagem e envelhecimento, sua relação bem como a inserção do idoso na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os benefícios que isto acarreta. Escolhi Paulo Freire como autor principal para fundamentação deste trabalho, sendo que o mesmo nos dá subsídios referentes a uma aprendizagem significativa de jovens e adultos.application/pdfporEJAEnsino-aprendizagemA perspectiva da aprendizagem do idoso na EJA : conquistas e desafiosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013892.pdf001013892.pdfTexto completoapplication/pdf690823http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153027/1/001013892.pdf537698a9f6573393d1a903af86046e6eMD51TEXT001013892.pdf.txt001013892.pdf.txtExtracted Texttext/plain92865http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153027/2/001013892.pdf.txtb86c20644b613cb9eb1dace61e46fbfdMD5210183/1530272017-02-25 02:30:04.932364oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153027Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-25T05:30:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A perspectiva da aprendizagem do idoso na EJA : conquistas e desafios
title A perspectiva da aprendizagem do idoso na EJA : conquistas e desafios
spellingShingle A perspectiva da aprendizagem do idoso na EJA : conquistas e desafios
Mendes, Denise Gonçalves
EJA
Ensino-aprendizagem
title_short A perspectiva da aprendizagem do idoso na EJA : conquistas e desafios
title_full A perspectiva da aprendizagem do idoso na EJA : conquistas e desafios
title_fullStr A perspectiva da aprendizagem do idoso na EJA : conquistas e desafios
title_full_unstemmed A perspectiva da aprendizagem do idoso na EJA : conquistas e desafios
title_sort A perspectiva da aprendizagem do idoso na EJA : conquistas e desafios
author Mendes, Denise Gonçalves
author_facet Mendes, Denise Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Denise Gonçalves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Doll, Johannes
contributor_str_mv Doll, Johannes
dc.subject.por.fl_str_mv EJA
Ensino-aprendizagem
topic EJA
Ensino-aprendizagem
description Este trabalho tem como tema a perspectiva da aprendizagem do idoso, sendo um assunto que surgiu durante meu estágio curricular em uma Escola Municipal para Jovens e Adultos em que a turma era praticamente de idosos. Estes estudantes por mais que fossem esforçados e dedicados se viam como pessoas incapazes de aprender. Portanto, ao me deparar com esta realidade levantei alguns questionamentos sobre a aprendizagem na velhice que são as seguintes: É possível continuar aprendendo mesmo com a chegada da velhice? Como se dá o processo de aprendizagem na velhice? Quais são as conquistas e desafios que esses idosos enfrentam a partir desta busca pela aprendizagem? Então a partir destes questionamentos para a reflexão resolvi fazer deste trabalho um estudo de caso. Escolhi uma estudante idosa desta mesma turma para analisar suas experiências de aprendizagem dentro e fora da escola. Este estudo realizado a partir de suas vivências nos dará suporte para compreender alguns elementos ou fenômenos que também acontecem em um determinado grupo de idosos que passam por casos semelhantes, não iguais porque cada caso tem sua particularidade. O objetivo deste trabalho é refletir questões sobre aprendizagem e envelhecimento, sua relação bem como a inserção do idoso na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os benefícios que isto acarreta. Escolhi Paulo Freire como autor principal para fundamentação deste trabalho, sendo que o mesmo nos dá subsídios referentes a uma aprendizagem significativa de jovens e adultos.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-24T02:24:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/153027
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001013892
url http://hdl.handle.net/10183/153027
identifier_str_mv 001013892
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153027/1/001013892.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153027/2/001013892.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 537698a9f6573393d1a903af86046e6e
b86c20644b613cb9eb1dace61e46fbfd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224524828508160