A perspectiva da aprendizagem do idoso na EJA : conquistas e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/153027 |
Resumo: | Este trabalho tem como tema a perspectiva da aprendizagem do idoso, sendo um assunto que surgiu durante meu estágio curricular em uma Escola Municipal para Jovens e Adultos em que a turma era praticamente de idosos. Estes estudantes por mais que fossem esforçados e dedicados se viam como pessoas incapazes de aprender. Portanto, ao me deparar com esta realidade levantei alguns questionamentos sobre a aprendizagem na velhice que são as seguintes: É possível continuar aprendendo mesmo com a chegada da velhice? Como se dá o processo de aprendizagem na velhice? Quais são as conquistas e desafios que esses idosos enfrentam a partir desta busca pela aprendizagem? Então a partir destes questionamentos para a reflexão resolvi fazer deste trabalho um estudo de caso. Escolhi uma estudante idosa desta mesma turma para analisar suas experiências de aprendizagem dentro e fora da escola. Este estudo realizado a partir de suas vivências nos dará suporte para compreender alguns elementos ou fenômenos que também acontecem em um determinado grupo de idosos que passam por casos semelhantes, não iguais porque cada caso tem sua particularidade. O objetivo deste trabalho é refletir questões sobre aprendizagem e envelhecimento, sua relação bem como a inserção do idoso na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os benefícios que isto acarreta. Escolhi Paulo Freire como autor principal para fundamentação deste trabalho, sendo que o mesmo nos dá subsídios referentes a uma aprendizagem significativa de jovens e adultos. |
id |
UFRGS-2_22bc5d13f695196a357689acf1cb48a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153027 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mendes, Denise GonçalvesDoll, Johannes2017-02-24T02:24:59Z2016http://hdl.handle.net/10183/153027001013892Este trabalho tem como tema a perspectiva da aprendizagem do idoso, sendo um assunto que surgiu durante meu estágio curricular em uma Escola Municipal para Jovens e Adultos em que a turma era praticamente de idosos. Estes estudantes por mais que fossem esforçados e dedicados se viam como pessoas incapazes de aprender. Portanto, ao me deparar com esta realidade levantei alguns questionamentos sobre a aprendizagem na velhice que são as seguintes: É possível continuar aprendendo mesmo com a chegada da velhice? Como se dá o processo de aprendizagem na velhice? Quais são as conquistas e desafios que esses idosos enfrentam a partir desta busca pela aprendizagem? Então a partir destes questionamentos para a reflexão resolvi fazer deste trabalho um estudo de caso. Escolhi uma estudante idosa desta mesma turma para analisar suas experiências de aprendizagem dentro e fora da escola. Este estudo realizado a partir de suas vivências nos dará suporte para compreender alguns elementos ou fenômenos que também acontecem em um determinado grupo de idosos que passam por casos semelhantes, não iguais porque cada caso tem sua particularidade. O objetivo deste trabalho é refletir questões sobre aprendizagem e envelhecimento, sua relação bem como a inserção do idoso na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os benefícios que isto acarreta. Escolhi Paulo Freire como autor principal para fundamentação deste trabalho, sendo que o mesmo nos dá subsídios referentes a uma aprendizagem significativa de jovens e adultos.application/pdfporEJAEnsino-aprendizagemA perspectiva da aprendizagem do idoso na EJA : conquistas e desafiosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013892.pdf001013892.pdfTexto completoapplication/pdf690823http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153027/1/001013892.pdf537698a9f6573393d1a903af86046e6eMD51TEXT001013892.pdf.txt001013892.pdf.txtExtracted Texttext/plain92865http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153027/2/001013892.pdf.txtb86c20644b613cb9eb1dace61e46fbfdMD5210183/1530272017-02-25 02:30:04.932364oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153027Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-25T05:30:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A perspectiva da aprendizagem do idoso na EJA : conquistas e desafios |
title |
A perspectiva da aprendizagem do idoso na EJA : conquistas e desafios |
spellingShingle |
A perspectiva da aprendizagem do idoso na EJA : conquistas e desafios Mendes, Denise Gonçalves EJA Ensino-aprendizagem |
title_short |
A perspectiva da aprendizagem do idoso na EJA : conquistas e desafios |
title_full |
A perspectiva da aprendizagem do idoso na EJA : conquistas e desafios |
title_fullStr |
A perspectiva da aprendizagem do idoso na EJA : conquistas e desafios |
title_full_unstemmed |
A perspectiva da aprendizagem do idoso na EJA : conquistas e desafios |
title_sort |
A perspectiva da aprendizagem do idoso na EJA : conquistas e desafios |
author |
Mendes, Denise Gonçalves |
author_facet |
Mendes, Denise Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Denise Gonçalves |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Doll, Johannes |
contributor_str_mv |
Doll, Johannes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EJA Ensino-aprendizagem |
topic |
EJA Ensino-aprendizagem |
description |
Este trabalho tem como tema a perspectiva da aprendizagem do idoso, sendo um assunto que surgiu durante meu estágio curricular em uma Escola Municipal para Jovens e Adultos em que a turma era praticamente de idosos. Estes estudantes por mais que fossem esforçados e dedicados se viam como pessoas incapazes de aprender. Portanto, ao me deparar com esta realidade levantei alguns questionamentos sobre a aprendizagem na velhice que são as seguintes: É possível continuar aprendendo mesmo com a chegada da velhice? Como se dá o processo de aprendizagem na velhice? Quais são as conquistas e desafios que esses idosos enfrentam a partir desta busca pela aprendizagem? Então a partir destes questionamentos para a reflexão resolvi fazer deste trabalho um estudo de caso. Escolhi uma estudante idosa desta mesma turma para analisar suas experiências de aprendizagem dentro e fora da escola. Este estudo realizado a partir de suas vivências nos dará suporte para compreender alguns elementos ou fenômenos que também acontecem em um determinado grupo de idosos que passam por casos semelhantes, não iguais porque cada caso tem sua particularidade. O objetivo deste trabalho é refletir questões sobre aprendizagem e envelhecimento, sua relação bem como a inserção do idoso na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os benefícios que isto acarreta. Escolhi Paulo Freire como autor principal para fundamentação deste trabalho, sendo que o mesmo nos dá subsídios referentes a uma aprendizagem significativa de jovens e adultos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-24T02:24:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/153027 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001013892 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/153027 |
identifier_str_mv |
001013892 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153027/1/001013892.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153027/2/001013892.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
537698a9f6573393d1a903af86046e6e b86c20644b613cb9eb1dace61e46fbfd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224524828508160 |