Desafios para o ensino da Administração e da Ciência Contábil no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE): superando as barreiras e avançando no aprendizado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21966 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo verificar e explicitar os principais desafios enfrentados pelos professores dos cursos de Administração e Ciências Contábeis nas instituições de ensino na região metropolitana de Belém, durante a implementação e manutenção do ensino remoto emergencial (ERE) em meio à pandemia. Entre os resultados das entrevistas, os docentes relataram um maior tempo gasto na preparação das aulas, nem sempre recebendo uma contrapartida satisfatória. Também reconheceram que há uma certa perda na aprendizagem dos alunos, influenciada pelo contexto socioeconômico dos estudantes, o que se alinha com a literatura existente. Ao serem questionados sobre as disciplinas que apresentam mais dificuldades no modelo de ensino remoto emergencial (ERE), destacaram as disciplinas práticas e aquelas relacionadas ao cálculo. Sugere-se a realização de estudos adicionais para compreender as limitações, desafios e possibilidades do modelo de ensino híbrido, que visa substituir o ensino remoto, a fim de responder às lacunas ainda em aberto. |
id |
UEPG-31_87e9612791b46e6772fbb05fd26beec5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/21966 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios para o ensino da Administração e da Ciência Contábil no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE): superando as barreiras e avançando no aprendizadoChallenges for teaching Administration and Accounting in the context of Emergency Remote Teaching (ERT): overcoming barriers and advancing in learningDesafíos para la enseñanza de Administración y Contabilidad en el contexto de la Enseñanza Remota de Emergencia (ERE): superando las barreras y avanzando en el aprendizajeEmergency Remote Teaching (ERT). COVID-19. Teacher Training. High Education.Enseñanza Remota de Emergencia (ERE). COVID-19. Formación Docente. Educación Superior.Ensino Remoto Emergencial (ERE). COVID-19Formação Docente. Educação Superior.Este estudo teve como objetivo verificar e explicitar os principais desafios enfrentados pelos professores dos cursos de Administração e Ciências Contábeis nas instituições de ensino na região metropolitana de Belém, durante a implementação e manutenção do ensino remoto emergencial (ERE) em meio à pandemia. Entre os resultados das entrevistas, os docentes relataram um maior tempo gasto na preparação das aulas, nem sempre recebendo uma contrapartida satisfatória. Também reconheceram que há uma certa perda na aprendizagem dos alunos, influenciada pelo contexto socioeconômico dos estudantes, o que se alinha com a literatura existente. Ao serem questionados sobre as disciplinas que apresentam mais dificuldades no modelo de ensino remoto emergencial (ERE), destacaram as disciplinas práticas e aquelas relacionadas ao cálculo. Sugere-se a realização de estudos adicionais para compreender as limitações, desafios e possibilidades do modelo de ensino híbrido, que visa substituir o ensino remoto, a fim de responder às lacunas ainda em aberto.This study examines the primary challenges encountered by professors in the Business Administration and Accounting courses at educational institutions in the metropolitan region of Belém during the implementation and maintenance of Emergency Remote Teaching (ERT) amid the pandemic. Through interviews, it was found that professors invest more time in class preparation without always receiving satisfactory compensation. They also acknowledge a decline in student learning, influenced by students' socioeconomic status, aligning with existing literature. Furthermore, practical, and calculation-related subjects were identified as the most challenging in the Emergency Remote Teaching (ERT) model. To address remaining gaps, further research is needed to understand the limitations, challenges, and possibilities of the hybrid teaching model, which aims to replace remote teaching.Este estudio tuvo como objetivo verificar y explicitar los principales desafíos enfrentados por los profesores de los cursos de Administración y Ciencias Contables en las instituciones educativas de la región metropolitana de Belém, durante la implementación y mantenimiento de la enseñanza remota de emergencia (ERE) en medio de la pandemia. Entre los resultados de las entrevistas, los docentes observaron un mayor tiempo invertido en la preparación de las clases, sin siempre recibir una contrapartida satisfactoria. También reconocieron que existe cierta pérdida en el aprendizaje de los alumnos, influenciada por el contexto socioeconómico de los estudiantes, lo cual se alinea con la literatura existente. Al ser preguntados sobre las asignaturas que presentan más dificultades en el modelo de enseñanza remota de emergencia (ERE), destacaron las asignaturas prácticas y las relacionadas con cálculos. Se sugiere la realización de estudios adicionales para comprender las limitaciones, desafíos y posibilidades del modelo de enseñanza híbrida, que busca reemplazar la enseñanza remota, a fin de responder a las lagunas aún abiertas.Editora UEPG2023-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTexto PDFPDF Text.Texto PDFapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/2196610.5212/OlharProfr.v.26.21966.074Olhar de Professor; Bd. 26 (2023): Publicação contínua; 1-26Olhar de Professor; Vol. 26 (2023): Continuous Publication; 1-26Olhar de Professor; Vol. 26 (2023): Publicación Continua; 1-26Olhar de Professor; Vol. 26 (2023): Publicação contínua; 1-26Olhar de Professor; v. 26 (2023): Publicação contínua; 1-261984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21966/209209218245Copyright (c) 2023 Me. Josué de Lima Carvalho, Me. Ludimilla Dayara Peleja Azevedo, Dra. Tania Suely Azevedo Brasileirohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Josué de Lima Azevedo, Ludimilla Dayara PelejaBrasileiro, Tania Suely Azevedo2024-02-09T00:07:05Zoai:uepg.br:article/21966Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2024-02-09T00:07:05Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios para o ensino da Administração e da Ciência Contábil no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE): superando as barreiras e avançando no aprendizado Challenges for teaching Administration and Accounting in the context of Emergency Remote Teaching (ERT): overcoming barriers and advancing in learning Desafíos para la enseñanza de Administración y Contabilidad en el contexto de la Enseñanza Remota de Emergencia (ERE): superando las barreras y avanzando en el aprendizaje |
title |
Desafios para o ensino da Administração e da Ciência Contábil no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE): superando as barreiras e avançando no aprendizado |
spellingShingle |
Desafios para o ensino da Administração e da Ciência Contábil no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE): superando as barreiras e avançando no aprendizado Carvalho, Josué de Lima Emergency Remote Teaching (ERT). COVID-19. Teacher Training. High Education. Enseñanza Remota de Emergencia (ERE). COVID-19. Formación Docente. Educación Superior. Ensino Remoto Emergencial (ERE). COVID-19 Formação Docente. Educação Superior. |
title_short |
Desafios para o ensino da Administração e da Ciência Contábil no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE): superando as barreiras e avançando no aprendizado |
title_full |
Desafios para o ensino da Administração e da Ciência Contábil no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE): superando as barreiras e avançando no aprendizado |
title_fullStr |
Desafios para o ensino da Administração e da Ciência Contábil no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE): superando as barreiras e avançando no aprendizado |
title_full_unstemmed |
Desafios para o ensino da Administração e da Ciência Contábil no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE): superando as barreiras e avançando no aprendizado |
title_sort |
Desafios para o ensino da Administração e da Ciência Contábil no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE): superando as barreiras e avançando no aprendizado |
author |
Carvalho, Josué de Lima |
author_facet |
Carvalho, Josué de Lima Azevedo, Ludimilla Dayara Peleja Brasileiro, Tania Suely Azevedo |
author_role |
author |
author2 |
Azevedo, Ludimilla Dayara Peleja Brasileiro, Tania Suely Azevedo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Josué de Lima Azevedo, Ludimilla Dayara Peleja Brasileiro, Tania Suely Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Emergency Remote Teaching (ERT). COVID-19. Teacher Training. High Education. Enseñanza Remota de Emergencia (ERE). COVID-19. Formación Docente. Educación Superior. Ensino Remoto Emergencial (ERE). COVID-19 Formação Docente. Educação Superior. |
topic |
Emergency Remote Teaching (ERT). COVID-19. Teacher Training. High Education. Enseñanza Remota de Emergencia (ERE). COVID-19. Formación Docente. Educación Superior. Ensino Remoto Emergencial (ERE). COVID-19 Formação Docente. Educação Superior. |
description |
Este estudo teve como objetivo verificar e explicitar os principais desafios enfrentados pelos professores dos cursos de Administração e Ciências Contábeis nas instituições de ensino na região metropolitana de Belém, durante a implementação e manutenção do ensino remoto emergencial (ERE) em meio à pandemia. Entre os resultados das entrevistas, os docentes relataram um maior tempo gasto na preparação das aulas, nem sempre recebendo uma contrapartida satisfatória. Também reconheceram que há uma certa perda na aprendizagem dos alunos, influenciada pelo contexto socioeconômico dos estudantes, o que se alinha com a literatura existente. Ao serem questionados sobre as disciplinas que apresentam mais dificuldades no modelo de ensino remoto emergencial (ERE), destacaram as disciplinas práticas e aquelas relacionadas ao cálculo. Sugere-se a realização de estudos adicionais para compreender as limitações, desafios e possibilidades do modelo de ensino híbrido, que visa substituir o ensino remoto, a fim de responder às lacunas ainda em aberto. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto PDF PDF Text. Texto PDF |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21966 10.5212/OlharProfr.v.26.21966.074 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21966 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.26.21966.074 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21966/209209218245 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 26 (2023): Publicação contínua; 1-26 Olhar de Professor; Vol. 26 (2023): Continuous Publication; 1-26 Olhar de Professor; Vol. 26 (2023): Publicación Continua; 1-26 Olhar de Professor; Vol. 26 (2023): Publicação contínua; 1-26 Olhar de Professor; v. 26 (2023): Publicação contínua; 1-26 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053494523330560 |