Práticas educacionais e perspectivas dos docentes do IFCH relacionadas ao ensino remoto emergencial na UFRGS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/276330 |
Resumo: | A velocidade com que o coronavírus se disseminou trouxe inúmeros desafios para as nações, como a pressão sobre os sistemas de saúde e as crises econômicas decorrentes da necessidade de distanciamento social. No âmbito da educação, a principal dificuldade foi a implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE), sendo a única opção de ensino possível enquanto durou a pandemia de COVID-19. O objetivo deste estudo, com efeito, foi identificar e analisar as práticas de ensino e percepções de professores sobre o ERE, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) durante a pandemia de COVID-19. Foram realizadas 13 entrevistas com o corpo docente do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UFRGS. Os resultados apontam para um perfil altamente qualificado dos docentes, que superou dificuldades iniciais relativas à característica emergencial da implantação do ensino remoto. É de extrema relevância as perspectivas dos docentes sobre a contribuição do ERE para a possibilidade de ensino mais flexível e sobre a herança do ERE para o futuro do ensino superior, indicando a tendência pela adoção ensino híbrido. |
id |
UFRGS-2_1791fcac7c01ca41f3ced9d95901ed7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276330 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Tiago Silveira dosCosta, Éverton Garcia da2024-07-16T05:56:51Z2024http://hdl.handle.net/10183/276330001200118A velocidade com que o coronavírus se disseminou trouxe inúmeros desafios para as nações, como a pressão sobre os sistemas de saúde e as crises econômicas decorrentes da necessidade de distanciamento social. No âmbito da educação, a principal dificuldade foi a implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE), sendo a única opção de ensino possível enquanto durou a pandemia de COVID-19. O objetivo deste estudo, com efeito, foi identificar e analisar as práticas de ensino e percepções de professores sobre o ERE, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) durante a pandemia de COVID-19. Foram realizadas 13 entrevistas com o corpo docente do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UFRGS. Os resultados apontam para um perfil altamente qualificado dos docentes, que superou dificuldades iniciais relativas à característica emergencial da implantação do ensino remoto. É de extrema relevância as perspectivas dos docentes sobre a contribuição do ERE para a possibilidade de ensino mais flexível e sobre a herança do ERE para o futuro do ensino superior, indicando a tendência pela adoção ensino híbrido.The speed with which the coronavirus spread has brought numerous challenges to nations, such as pressure on healthcare systems and economic crises resulting from the need for social distancing. In the field of education, the main difficulty was the implementation of Emergency Remote Education (ERE), being the only possible teaching option while the COVID-19 pandemic lasted. The objective of this study, in fact, was to identify and analyze teaching practices and teachers' perceptions about ERE, carried out at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) during the COVID-19 pandemic. 13 interviews were carried out with the teaching staff of the Institute of Philosophy and Human Sciences (IFCH) at UFRGS. The results point to a highly qualified profile of teachers, who overcame initial difficulties related to the emergency nature of implementing remote teaching. The perspectives of teachers on the contribution of ERE to the possibility of more flexible teaching and on the legacy of ERE for the future of higher education are extremely relevant, indicating the trend towards adopting hybrid teaching.application/pdfporEnsino superiorEnsino Remoto Emergencial (ERE)PandemiasEnsino híbridoCOVID-19 (Doença)Higher educationPandemicRemote teachingCovidHybrid teachingPráticas educacionais e perspectivas dos docentes do IFCH relacionadas ao ensino remoto emergencial na UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2024Ciências Sociais: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001200118.pdf.txt001200118.pdf.txtExtracted Texttext/plain151478http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276330/2/001200118.pdf.txtc1951b4f4549d62e65fd18341e667fd0MD52ORIGINAL001200118.pdfTexto completoapplication/pdf457589http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276330/1/001200118.pdf4c1b274ee445c1b4dd1cdea73e1d9998MD5110183/2763302024-07-17 05:37:07.61033oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276330Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-07-17T08:37:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Práticas educacionais e perspectivas dos docentes do IFCH relacionadas ao ensino remoto emergencial na UFRGS |
title |
Práticas educacionais e perspectivas dos docentes do IFCH relacionadas ao ensino remoto emergencial na UFRGS |
spellingShingle |
Práticas educacionais e perspectivas dos docentes do IFCH relacionadas ao ensino remoto emergencial na UFRGS Santos, Tiago Silveira dos Ensino superior Ensino Remoto Emergencial (ERE) Pandemias Ensino híbrido COVID-19 (Doença) Higher education Pandemic Remote teaching Covid Hybrid teaching |
title_short |
Práticas educacionais e perspectivas dos docentes do IFCH relacionadas ao ensino remoto emergencial na UFRGS |
title_full |
Práticas educacionais e perspectivas dos docentes do IFCH relacionadas ao ensino remoto emergencial na UFRGS |
title_fullStr |
Práticas educacionais e perspectivas dos docentes do IFCH relacionadas ao ensino remoto emergencial na UFRGS |
title_full_unstemmed |
Práticas educacionais e perspectivas dos docentes do IFCH relacionadas ao ensino remoto emergencial na UFRGS |
title_sort |
Práticas educacionais e perspectivas dos docentes do IFCH relacionadas ao ensino remoto emergencial na UFRGS |
author |
Santos, Tiago Silveira dos |
author_facet |
Santos, Tiago Silveira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Tiago Silveira dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Éverton Garcia da |
contributor_str_mv |
Costa, Éverton Garcia da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Ensino Remoto Emergencial (ERE) Pandemias Ensino híbrido COVID-19 (Doença) |
topic |
Ensino superior Ensino Remoto Emergencial (ERE) Pandemias Ensino híbrido COVID-19 (Doença) Higher education Pandemic Remote teaching Covid Hybrid teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Higher education Pandemic Remote teaching Covid Hybrid teaching |
description |
A velocidade com que o coronavírus se disseminou trouxe inúmeros desafios para as nações, como a pressão sobre os sistemas de saúde e as crises econômicas decorrentes da necessidade de distanciamento social. No âmbito da educação, a principal dificuldade foi a implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE), sendo a única opção de ensino possível enquanto durou a pandemia de COVID-19. O objetivo deste estudo, com efeito, foi identificar e analisar as práticas de ensino e percepções de professores sobre o ERE, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) durante a pandemia de COVID-19. Foram realizadas 13 entrevistas com o corpo docente do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UFRGS. Os resultados apontam para um perfil altamente qualificado dos docentes, que superou dificuldades iniciais relativas à característica emergencial da implantação do ensino remoto. É de extrema relevância as perspectivas dos docentes sobre a contribuição do ERE para a possibilidade de ensino mais flexível e sobre a herança do ERE para o futuro do ensino superior, indicando a tendência pela adoção ensino híbrido. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-07-16T05:56:51Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/276330 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001200118 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/276330 |
identifier_str_mv |
001200118 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276330/2/001200118.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276330/1/001200118.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c1951b4f4549d62e65fd18341e667fd0 4c1b274ee445c1b4dd1cdea73e1d9998 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447367904657408 |