O uso de imagens e tecnologias digitais na promoção da autoria no processo de alfabetização e letramento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199464 |
Resumo: | Este estudo propõe-se a investigar as contribuições do uso de imagens e tecnologias digitais no apoio ao processo de ensino e aprendizagem. O objetivo principal desta pesquisa está centrado em investigar a influência das imagens e como o aluno constrói o conhecimento com autonomia no processo de alfabetização e letramento com a utilização das tecnologias de comunicação e informação, no contexto atual, no âmbito de uma escola pública Estadual em Porto Alegre/RS. A abordagem dessa pesquisa é de caráter qualitativo, pontua aspectos relevantes sobre a construção de novas aprendizagens com ênfase na utilização de imagens e de ferramentas tecnológicas, na leitura e escrita, visando a alfabetização e letramento de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. A reflexão proposta nesta pesquisa destaca a importância do uso das tecnologias digitais, a autoria na construção do conhecimento, os desafios enfrentados pelos professores mediante essa nova realidade educacional. A importância da formação inicial e continuada de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A articulação de conhecimentos teóricos adquiridos no Curso de Especialização em Informática Para Professores da Educação Básica e a prática docente. A pesquisa apresenta dados fornecidos pela entrevista realizada com os alunos sobre o uso das tecnologias digitais e a utilização de imagens na construção de novas aprendizagens. Cabe ressaltar a importância dos projetos de aprendizagem com a utilização das tecnologias de informação e comunicação (TICs) para criar condições favoráveis para uma aprendizagem significativa. . A partir da análise dos resultados, a pesquisa permite concluir que as tecnologias digitais contribuem para a efetivação de uma aprendizagem bem-sucedida e oportuniza aos alunos a autoria no processo de construção do conhecimento e aos professores a problematização acerca dos desafios e entraves para a realização das práticas pedagógicas cotidianas |
id |
UFRGS-2_22f221df7a2b23f8f7062c3d03ae7b3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199464 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Matos, Ana Joceli da Silva deSchwetz, Paulete Fridman2019-09-19T03:44:58Z2019http://hdl.handle.net/10183/199464001101246Este estudo propõe-se a investigar as contribuições do uso de imagens e tecnologias digitais no apoio ao processo de ensino e aprendizagem. O objetivo principal desta pesquisa está centrado em investigar a influência das imagens e como o aluno constrói o conhecimento com autonomia no processo de alfabetização e letramento com a utilização das tecnologias de comunicação e informação, no contexto atual, no âmbito de uma escola pública Estadual em Porto Alegre/RS. A abordagem dessa pesquisa é de caráter qualitativo, pontua aspectos relevantes sobre a construção de novas aprendizagens com ênfase na utilização de imagens e de ferramentas tecnológicas, na leitura e escrita, visando a alfabetização e letramento de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. A reflexão proposta nesta pesquisa destaca a importância do uso das tecnologias digitais, a autoria na construção do conhecimento, os desafios enfrentados pelos professores mediante essa nova realidade educacional. A importância da formação inicial e continuada de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A articulação de conhecimentos teóricos adquiridos no Curso de Especialização em Informática Para Professores da Educação Básica e a prática docente. A pesquisa apresenta dados fornecidos pela entrevista realizada com os alunos sobre o uso das tecnologias digitais e a utilização de imagens na construção de novas aprendizagens. Cabe ressaltar a importância dos projetos de aprendizagem com a utilização das tecnologias de informação e comunicação (TICs) para criar condições favoráveis para uma aprendizagem significativa. . A partir da análise dos resultados, a pesquisa permite concluir que as tecnologias digitais contribuem para a efetivação de uma aprendizagem bem-sucedida e oportuniza aos alunos a autoria no processo de construção do conhecimento e aos professores a problematização acerca dos desafios e entraves para a realização das práticas pedagógicas cotidianasThis study proposes to investigate the contributions of the use of images and digital technologies in supporting the teaching and learning process. The main objective of this research is to investigate the influence of images and how the learner constructs knowledge with autonomy in the process of literacy and literacy through the use of information and communications technologies, in the current context, under a State public school in Porto Alegre/RS. The approach of this research is qualitative, character points out relevant aspects about building new learning with emphasis on the use of images and technological tools, reading and writing, focusing on literacy and literacy for students of the third year of elementary school. The reflection proposed in this research highlights the importance of the use of digital technologies, the authorship in the construction of knowledge, the challenges faced by teachers through this new educational reality. The importance of continuing training and initial teachers working in early years of elementary school. The joint of theoretical knowledge acquired in the course of specialization in computer science for teachers of basic education and the teaching practice. The survey presents data supplied by the interview conducted with students about the use of digital technologies and the use of images in the construction of new learning. It is important to stress the importance of learning projects with the use of information and communication technologies (Icts) to create favourable conditions for a meaningful learning. From the analysis of the results, the research leads to the conclusion that digital technologies contribute to the implementation of a successful learning and it gives students responsibility in the process of knowledge construction and teachers the questioning on the challenges and obstacles to the realization of the everyday pedagogical practices.application/pdfporAlfabetizaçãoLetramentoTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Literacy and literacyImagesAuthorshipInformation and communication technologiesO uso de imagens e tecnologias digitais na promoção da autoria no processo de alfabetização e letramentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de especialização em informática instrumental para professores da educação básicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001101246.pdf.txt001101246.pdf.txtExtracted Texttext/plain102627http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199464/2/001101246.pdf.txt9133d1494276e58b868051ec3ddbcd0aMD52ORIGINAL001101246.pdfTexto completoapplication/pdf21262401http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199464/1/001101246.pdf536dfd31b951c171d9be117284b0995cMD5110183/1994642019-09-20 03:48:01.896373oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199464Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-20T06:48:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso de imagens e tecnologias digitais na promoção da autoria no processo de alfabetização e letramento |
title |
O uso de imagens e tecnologias digitais na promoção da autoria no processo de alfabetização e letramento |
spellingShingle |
O uso de imagens e tecnologias digitais na promoção da autoria no processo de alfabetização e letramento Matos, Ana Joceli da Silva de Alfabetização Letramento Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Literacy and literacy Images Authorship Information and communication technologies |
title_short |
O uso de imagens e tecnologias digitais na promoção da autoria no processo de alfabetização e letramento |
title_full |
O uso de imagens e tecnologias digitais na promoção da autoria no processo de alfabetização e letramento |
title_fullStr |
O uso de imagens e tecnologias digitais na promoção da autoria no processo de alfabetização e letramento |
title_full_unstemmed |
O uso de imagens e tecnologias digitais na promoção da autoria no processo de alfabetização e letramento |
title_sort |
O uso de imagens e tecnologias digitais na promoção da autoria no processo de alfabetização e letramento |
author |
Matos, Ana Joceli da Silva de |
author_facet |
Matos, Ana Joceli da Silva de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Ana Joceli da Silva de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schwetz, Paulete Fridman |
contributor_str_mv |
Schwetz, Paulete Fridman |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Letramento Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
topic |
Alfabetização Letramento Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Literacy and literacy Images Authorship Information and communication technologies |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Literacy and literacy Images Authorship Information and communication technologies |
description |
Este estudo propõe-se a investigar as contribuições do uso de imagens e tecnologias digitais no apoio ao processo de ensino e aprendizagem. O objetivo principal desta pesquisa está centrado em investigar a influência das imagens e como o aluno constrói o conhecimento com autonomia no processo de alfabetização e letramento com a utilização das tecnologias de comunicação e informação, no contexto atual, no âmbito de uma escola pública Estadual em Porto Alegre/RS. A abordagem dessa pesquisa é de caráter qualitativo, pontua aspectos relevantes sobre a construção de novas aprendizagens com ênfase na utilização de imagens e de ferramentas tecnológicas, na leitura e escrita, visando a alfabetização e letramento de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. A reflexão proposta nesta pesquisa destaca a importância do uso das tecnologias digitais, a autoria na construção do conhecimento, os desafios enfrentados pelos professores mediante essa nova realidade educacional. A importância da formação inicial e continuada de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A articulação de conhecimentos teóricos adquiridos no Curso de Especialização em Informática Para Professores da Educação Básica e a prática docente. A pesquisa apresenta dados fornecidos pela entrevista realizada com os alunos sobre o uso das tecnologias digitais e a utilização de imagens na construção de novas aprendizagens. Cabe ressaltar a importância dos projetos de aprendizagem com a utilização das tecnologias de informação e comunicação (TICs) para criar condições favoráveis para uma aprendizagem significativa. . A partir da análise dos resultados, a pesquisa permite concluir que as tecnologias digitais contribuem para a efetivação de uma aprendizagem bem-sucedida e oportuniza aos alunos a autoria no processo de construção do conhecimento e aos professores a problematização acerca dos desafios e entraves para a realização das práticas pedagógicas cotidianas |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-19T03:44:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/199464 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001101246 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/199464 |
identifier_str_mv |
001101246 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199464/2/001101246.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199464/1/001101246.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9133d1494276e58b868051ec3ddbcd0a 536dfd31b951c171d9be117284b0995c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447249857019904 |