O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação aliadas à autoria: uma pesquisa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Leonor Rosa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102837 |
Resumo: | As tecnologias estão presentes na vida de todas as pessoas e é fundamental que elas estejam também integradas à escola como instituição, que deve ser capaz de utilizar as mídias como ferramenta pedagógica que contribuirá para formar os cidadãos competentes, críticos e por isso, autores do seu conhecimento. Nesse sentido, este estudo realizou uma pesquisa acerca do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação para promover a autoria dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Leonor Rosa, localizada em Caxias do Sul, RS. Para isso, foram elaborados dois questionários, um para os professores e um para os alunos, que visavam identificar em que medida estes dois públicos utilizam as TICs e como as utilizam. Através deste trabalho realizado foi possível verificar que o professor precisa desenvolver habilidades e competências que o capacitem a utilizar as tecnologias para inovar o sistema educacional e acompanhar as mudanças sociais e assim, desenvolver no aluno a autoria através do uso das mídias como ferramentas facilitadoras da aprendizagem e que pode ajuda-lo a construir o seu conhecimento. Os resultados mostraram que é preciso fortalecer a prática pedagógica dos professores sobre a importância de promover a autoria com os alunos, uma vez que vários dos professores pesquisados não utilizam as TICs de modo a promover a autoria nos alunos. Os resultados também mostraram o alto índice de professores e alunos que têm dificuldades e nunca utilizaram as ferramentas wiki, fórum e blog em atividades na escola. Percebe-se desta forma, a necessidade de a escola vir a conhecer e explorar tais ferramentas para cumprir com o seu papel de contribuir com a formação de cidadãos críticos, reflexivos e ativos que sejam capazes de transformar de forma consciente a sua realidade. |
id |
UFRGS-2_cd85604bce4769808842a9561d7b32f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102837 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rizzon, Rosana RossaCosta, Valéria Machado da2014-09-11T02:09:54Z2012http://hdl.handle.net/10183/102837000919991As tecnologias estão presentes na vida de todas as pessoas e é fundamental que elas estejam também integradas à escola como instituição, que deve ser capaz de utilizar as mídias como ferramenta pedagógica que contribuirá para formar os cidadãos competentes, críticos e por isso, autores do seu conhecimento. Nesse sentido, este estudo realizou uma pesquisa acerca do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação para promover a autoria dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Leonor Rosa, localizada em Caxias do Sul, RS. Para isso, foram elaborados dois questionários, um para os professores e um para os alunos, que visavam identificar em que medida estes dois públicos utilizam as TICs e como as utilizam. Através deste trabalho realizado foi possível verificar que o professor precisa desenvolver habilidades e competências que o capacitem a utilizar as tecnologias para inovar o sistema educacional e acompanhar as mudanças sociais e assim, desenvolver no aluno a autoria através do uso das mídias como ferramentas facilitadoras da aprendizagem e que pode ajuda-lo a construir o seu conhecimento. Os resultados mostraram que é preciso fortalecer a prática pedagógica dos professores sobre a importância de promover a autoria com os alunos, uma vez que vários dos professores pesquisados não utilizam as TICs de modo a promover a autoria nos alunos. Os resultados também mostraram o alto índice de professores e alunos que têm dificuldades e nunca utilizaram as ferramentas wiki, fórum e blog em atividades na escola. Percebe-se desta forma, a necessidade de a escola vir a conhecer e explorar tais ferramentas para cumprir com o seu papel de contribuir com a formação de cidadãos críticos, reflexivos e ativos que sejam capazes de transformar de forma consciente a sua realidade.The technologies are present in the lives of all people and it is vital that they are well integrated into the school, as an institution, that should be able to use the media as a pedagogical tool that will help citizens to form competent, critical and therefore become authors of their own knowledge. In this sense, this study conducted a survey on the use of Information and Communication Technologies to promote authorship of the students of the Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Leonor Rosa, located in Caxias do Sul, RS. To do so, two questionnaires were applied, one for teachers and one for students, which aim to identify the extent to which these two audiences using TICs and how to use them. The results show that is necessary to strengthen the pedagogical practice of teachers on the importance of promoting authorship among students. This research mentions the fact that many school teachers in the study are not exploiting all the tools provided by TICs to promote authorship among students. Results also show high numbers of teachers and students who have difficulties and never used the wiki tools, forums and blogs in activities at school. It is noticeable the need of the school to come to know and exploit these tools to fulfill its role in contributing to the formation of critical reflective and active citizens to be able to consciously transform their realities.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)AutoriaLetramentoMedia educationLiteracyAuthorshipO uso das Tecnologias de Informação e Comunicação aliadas à autoria: uma pesquisa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Leonor Rosainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000919991.pdf000919991.pdfTexto completoapplication/pdf880544http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102837/1/000919991.pdf2673050c04d7f66c85298572df4ec09fMD51TEXT000919991.pdf.txt000919991.pdf.txtExtracted Texttext/plain106519http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102837/2/000919991.pdf.txte12198b08ea3d7737b402a7e17e55c93MD52THUMBNAIL000919991.pdf.jpg000919991.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1056http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102837/3/000919991.pdf.jpg921bf781aa2b12e73abcf12ccf3191c7MD5310183/1028372018-10-24 09:16:23.939oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102837Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:16:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação aliadas à autoria: uma pesquisa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Leonor Rosa |
title |
O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação aliadas à autoria: uma pesquisa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Leonor Rosa |
spellingShingle |
O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação aliadas à autoria: uma pesquisa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Leonor Rosa Rizzon, Rosana Rossa Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Autoria Letramento Media education Literacy Authorship |
title_short |
O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação aliadas à autoria: uma pesquisa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Leonor Rosa |
title_full |
O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação aliadas à autoria: uma pesquisa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Leonor Rosa |
title_fullStr |
O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação aliadas à autoria: uma pesquisa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Leonor Rosa |
title_full_unstemmed |
O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação aliadas à autoria: uma pesquisa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Leonor Rosa |
title_sort |
O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação aliadas à autoria: uma pesquisa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Leonor Rosa |
author |
Rizzon, Rosana Rossa |
author_facet |
Rizzon, Rosana Rossa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rizzon, Rosana Rossa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Valéria Machado da |
contributor_str_mv |
Costa, Valéria Machado da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Autoria Letramento |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Autoria Letramento Media education Literacy Authorship |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Media education Literacy Authorship |
description |
As tecnologias estão presentes na vida de todas as pessoas e é fundamental que elas estejam também integradas à escola como instituição, que deve ser capaz de utilizar as mídias como ferramenta pedagógica que contribuirá para formar os cidadãos competentes, críticos e por isso, autores do seu conhecimento. Nesse sentido, este estudo realizou uma pesquisa acerca do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação para promover a autoria dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Leonor Rosa, localizada em Caxias do Sul, RS. Para isso, foram elaborados dois questionários, um para os professores e um para os alunos, que visavam identificar em que medida estes dois públicos utilizam as TICs e como as utilizam. Através deste trabalho realizado foi possível verificar que o professor precisa desenvolver habilidades e competências que o capacitem a utilizar as tecnologias para inovar o sistema educacional e acompanhar as mudanças sociais e assim, desenvolver no aluno a autoria através do uso das mídias como ferramentas facilitadoras da aprendizagem e que pode ajuda-lo a construir o seu conhecimento. Os resultados mostraram que é preciso fortalecer a prática pedagógica dos professores sobre a importância de promover a autoria com os alunos, uma vez que vários dos professores pesquisados não utilizam as TICs de modo a promover a autoria nos alunos. Os resultados também mostraram o alto índice de professores e alunos que têm dificuldades e nunca utilizaram as ferramentas wiki, fórum e blog em atividades na escola. Percebe-se desta forma, a necessidade de a escola vir a conhecer e explorar tais ferramentas para cumprir com o seu papel de contribuir com a formação de cidadãos críticos, reflexivos e ativos que sejam capazes de transformar de forma consciente a sua realidade. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-11T02:09:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102837 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000919991 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102837 |
identifier_str_mv |
000919991 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102837/1/000919991.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102837/2/000919991.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102837/3/000919991.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2673050c04d7f66c85298572df4ec09f e12198b08ea3d7737b402a7e17e55c93 921bf781aa2b12e73abcf12ccf3191c7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447132877881344 |