As tecnologias de informação e comunicação no ciclo de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, André Luís Lopes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133987
Resumo: Esta monografia é resultado de uma pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos processos de alfabetização e letramento, desencadeando novas maneiras de se desenvolver as habilidades de leitura e escrita no espaço escolar. O processo de alfabetização não consiste em uma mera decodificação ou memorização, mas sim em dar condições para que a criança compreenda o funcionamento do sistema alfabético e interprete com proficiência elementos históricos, científicos e tecnológicos, nos âmbitos da oralidade e da escrita. O uso dos novos meios e métodos disponíveis à facilitação da aprendizagem conduz o professor a uma permanente revisão teórica e metodológica, propondo evidentes desafios ao saber-fazer docente. Com o objetivo de analisar a viabilidade da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de alfabetização, foi realizada pesquisa qualitativa e quantitativa com professores do ciclo de alfabetização da rede municipal de Sapucaia do Sul, por meio de questionários e de observação in loco das práticas pedagógicas desenvolvidas nos Laboratórios de Informática (LABIN) de duas escolas, situadas no referido município, resultando em um breve relato. A minuciosa análise das respostas aos questionários e do relato de observação conduzem à percepção de que é preciso avançar muito ainda na formação visando à ampliação e consolidação do uso das TICs na rotina escolar, em especial nos ciclos de alfabetização. Procurou-se, dessa maneira, obter dados que revelassem a maneira como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são abordadas pelos professores em seu fazer pedagógico, apontando novos caminhos e possibilidades para as práticas docentes no ciclo de alfabetização.
id UFRGS-2_cd0a3609fb3bdd9292febb67b181ea87
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133987
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Coelho, André Luís LopesLeite, Cláudio Cesar de Musacchio2016-03-19T02:04:33Z2015http://hdl.handle.net/10183/133987000975893Esta monografia é resultado de uma pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos processos de alfabetização e letramento, desencadeando novas maneiras de se desenvolver as habilidades de leitura e escrita no espaço escolar. O processo de alfabetização não consiste em uma mera decodificação ou memorização, mas sim em dar condições para que a criança compreenda o funcionamento do sistema alfabético e interprete com proficiência elementos históricos, científicos e tecnológicos, nos âmbitos da oralidade e da escrita. O uso dos novos meios e métodos disponíveis à facilitação da aprendizagem conduz o professor a uma permanente revisão teórica e metodológica, propondo evidentes desafios ao saber-fazer docente. Com o objetivo de analisar a viabilidade da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de alfabetização, foi realizada pesquisa qualitativa e quantitativa com professores do ciclo de alfabetização da rede municipal de Sapucaia do Sul, por meio de questionários e de observação in loco das práticas pedagógicas desenvolvidas nos Laboratórios de Informática (LABIN) de duas escolas, situadas no referido município, resultando em um breve relato. A minuciosa análise das respostas aos questionários e do relato de observação conduzem à percepção de que é preciso avançar muito ainda na formação visando à ampliação e consolidação do uso das TICs na rotina escolar, em especial nos ciclos de alfabetização. Procurou-se, dessa maneira, obter dados que revelassem a maneira como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são abordadas pelos professores em seu fazer pedagógico, apontando novos caminhos e possibilidades para as práticas docentes no ciclo de alfabetização.This monograph is the result of a research on the use of Information and Communication Technologies in literacy, triggering new ways to develop reading and writing skills at school. The literacy process is not to a mere decoding or memorization, but to provide conditions for the child to understand the functioning of the alphabetic system and interpret proficiently historical, scientific and technological elements, in the oral and written levels. The application of new methods available to facilitate the learning leads to a permanent theoretical and methodological review, proposing evident challenges. In order to analyze the viability of the using of Information and Communication Technologies in the literacy process, qualitative and quantitative research was conducted with teachers of municipal literacy cycle of Sapucaia do Sul, through questionnaires and on-site observation of pedagogical practices developed in the Computer Labs (LABIN) from two schools, located in the municipality, resulting in a brief report. A detailed analysis of the responses leads to the conclusion that we need to consolidate the use of ICTs in school routine, especially in literacy cycles. We seek in this way to obtain data that reveal how information and communication technologies are used by teachers in their pedagogical practice, pointing out new paths and possibilities for teaching practices in literacy cycle.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)LetramentoAlfabetizaçãoLeituraEscritaLiteracyReadingWritingInformation and communication technologiesAs tecnologias de informação e comunicação no ciclo de alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000975893.pdf000975893.pdfTexto completoapplication/pdf438660http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133987/1/000975893.pdfa9673257f40f5a0e134f9947df7b4c0cMD51TEXT000975893.pdf.txt000975893.pdf.txtExtracted Texttext/plain99412http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133987/2/000975893.pdf.txt9a89e4c7d88848498a70fc98c6047d14MD52THUMBNAIL000975893.pdf.jpg000975893.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1038http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133987/3/000975893.pdf.jpgd91bb2341c899b1c77e5ff77a458ea7fMD5310183/1339872018-10-29 07:44:41.188oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133987Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:44:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As tecnologias de informação e comunicação no ciclo de alfabetização
title As tecnologias de informação e comunicação no ciclo de alfabetização
spellingShingle As tecnologias de informação e comunicação no ciclo de alfabetização
Coelho, André Luís Lopes
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Letramento
Alfabetização
Leitura
Escrita
Literacy
Reading
Writing
Information and communication technologies
title_short As tecnologias de informação e comunicação no ciclo de alfabetização
title_full As tecnologias de informação e comunicação no ciclo de alfabetização
title_fullStr As tecnologias de informação e comunicação no ciclo de alfabetização
title_full_unstemmed As tecnologias de informação e comunicação no ciclo de alfabetização
title_sort As tecnologias de informação e comunicação no ciclo de alfabetização
author Coelho, André Luís Lopes
author_facet Coelho, André Luís Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, André Luís Lopes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leite, Cláudio Cesar de Musacchio
contributor_str_mv Leite, Cláudio Cesar de Musacchio
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Letramento
Alfabetização
Leitura
Escrita
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Letramento
Alfabetização
Leitura
Escrita
Literacy
Reading
Writing
Information and communication technologies
dc.subject.eng.fl_str_mv Literacy
Reading
Writing
Information and communication technologies
description Esta monografia é resultado de uma pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos processos de alfabetização e letramento, desencadeando novas maneiras de se desenvolver as habilidades de leitura e escrita no espaço escolar. O processo de alfabetização não consiste em uma mera decodificação ou memorização, mas sim em dar condições para que a criança compreenda o funcionamento do sistema alfabético e interprete com proficiência elementos históricos, científicos e tecnológicos, nos âmbitos da oralidade e da escrita. O uso dos novos meios e métodos disponíveis à facilitação da aprendizagem conduz o professor a uma permanente revisão teórica e metodológica, propondo evidentes desafios ao saber-fazer docente. Com o objetivo de analisar a viabilidade da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de alfabetização, foi realizada pesquisa qualitativa e quantitativa com professores do ciclo de alfabetização da rede municipal de Sapucaia do Sul, por meio de questionários e de observação in loco das práticas pedagógicas desenvolvidas nos Laboratórios de Informática (LABIN) de duas escolas, situadas no referido município, resultando em um breve relato. A minuciosa análise das respostas aos questionários e do relato de observação conduzem à percepção de que é preciso avançar muito ainda na formação visando à ampliação e consolidação do uso das TICs na rotina escolar, em especial nos ciclos de alfabetização. Procurou-se, dessa maneira, obter dados que revelassem a maneira como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são abordadas pelos professores em seu fazer pedagógico, apontando novos caminhos e possibilidades para as práticas docentes no ciclo de alfabetização.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-19T02:04:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133987
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000975893
url http://hdl.handle.net/10183/133987
identifier_str_mv 000975893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133987/1/000975893.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133987/2/000975893.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133987/3/000975893.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a9673257f40f5a0e134f9947df7b4c0c
9a89e4c7d88848498a70fc98c6047d14
d91bb2341c899b1c77e5ff77a458ea7f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224500776271872