As tecnologias de informação e comunicação no ciclo de alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133987 |
Resumo: | Esta monografia é resultado de uma pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos processos de alfabetização e letramento, desencadeando novas maneiras de se desenvolver as habilidades de leitura e escrita no espaço escolar. O processo de alfabetização não consiste em uma mera decodificação ou memorização, mas sim em dar condições para que a criança compreenda o funcionamento do sistema alfabético e interprete com proficiência elementos históricos, científicos e tecnológicos, nos âmbitos da oralidade e da escrita. O uso dos novos meios e métodos disponíveis à facilitação da aprendizagem conduz o professor a uma permanente revisão teórica e metodológica, propondo evidentes desafios ao saber-fazer docente. Com o objetivo de analisar a viabilidade da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de alfabetização, foi realizada pesquisa qualitativa e quantitativa com professores do ciclo de alfabetização da rede municipal de Sapucaia do Sul, por meio de questionários e de observação in loco das práticas pedagógicas desenvolvidas nos Laboratórios de Informática (LABIN) de duas escolas, situadas no referido município, resultando em um breve relato. A minuciosa análise das respostas aos questionários e do relato de observação conduzem à percepção de que é preciso avançar muito ainda na formação visando à ampliação e consolidação do uso das TICs na rotina escolar, em especial nos ciclos de alfabetização. Procurou-se, dessa maneira, obter dados que revelassem a maneira como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são abordadas pelos professores em seu fazer pedagógico, apontando novos caminhos e possibilidades para as práticas docentes no ciclo de alfabetização. |
id |
UFRGS-2_cd0a3609fb3bdd9292febb67b181ea87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133987 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Coelho, André Luís LopesLeite, Cláudio Cesar de Musacchio2016-03-19T02:04:33Z2015http://hdl.handle.net/10183/133987000975893Esta monografia é resultado de uma pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos processos de alfabetização e letramento, desencadeando novas maneiras de se desenvolver as habilidades de leitura e escrita no espaço escolar. O processo de alfabetização não consiste em uma mera decodificação ou memorização, mas sim em dar condições para que a criança compreenda o funcionamento do sistema alfabético e interprete com proficiência elementos históricos, científicos e tecnológicos, nos âmbitos da oralidade e da escrita. O uso dos novos meios e métodos disponíveis à facilitação da aprendizagem conduz o professor a uma permanente revisão teórica e metodológica, propondo evidentes desafios ao saber-fazer docente. Com o objetivo de analisar a viabilidade da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de alfabetização, foi realizada pesquisa qualitativa e quantitativa com professores do ciclo de alfabetização da rede municipal de Sapucaia do Sul, por meio de questionários e de observação in loco das práticas pedagógicas desenvolvidas nos Laboratórios de Informática (LABIN) de duas escolas, situadas no referido município, resultando em um breve relato. A minuciosa análise das respostas aos questionários e do relato de observação conduzem à percepção de que é preciso avançar muito ainda na formação visando à ampliação e consolidação do uso das TICs na rotina escolar, em especial nos ciclos de alfabetização. Procurou-se, dessa maneira, obter dados que revelassem a maneira como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são abordadas pelos professores em seu fazer pedagógico, apontando novos caminhos e possibilidades para as práticas docentes no ciclo de alfabetização.This monograph is the result of a research on the use of Information and Communication Technologies in literacy, triggering new ways to develop reading and writing skills at school. The literacy process is not to a mere decoding or memorization, but to provide conditions for the child to understand the functioning of the alphabetic system and interpret proficiently historical, scientific and technological elements, in the oral and written levels. The application of new methods available to facilitate the learning leads to a permanent theoretical and methodological review, proposing evident challenges. In order to analyze the viability of the using of Information and Communication Technologies in the literacy process, qualitative and quantitative research was conducted with teachers of municipal literacy cycle of Sapucaia do Sul, through questionnaires and on-site observation of pedagogical practices developed in the Computer Labs (LABIN) from two schools, located in the municipality, resulting in a brief report. A detailed analysis of the responses leads to the conclusion that we need to consolidate the use of ICTs in school routine, especially in literacy cycles. We seek in this way to obtain data that reveal how information and communication technologies are used by teachers in their pedagogical practice, pointing out new paths and possibilities for teaching practices in literacy cycle.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)LetramentoAlfabetizaçãoLeituraEscritaLiteracyReadingWritingInformation and communication technologiesAs tecnologias de informação e comunicação no ciclo de alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000975893.pdf000975893.pdfTexto completoapplication/pdf438660http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133987/1/000975893.pdfa9673257f40f5a0e134f9947df7b4c0cMD51TEXT000975893.pdf.txt000975893.pdf.txtExtracted Texttext/plain99412http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133987/2/000975893.pdf.txt9a89e4c7d88848498a70fc98c6047d14MD52THUMBNAIL000975893.pdf.jpg000975893.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1038http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133987/3/000975893.pdf.jpgd91bb2341c899b1c77e5ff77a458ea7fMD5310183/1339872018-10-29 07:44:41.188oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133987Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:44:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As tecnologias de informação e comunicação no ciclo de alfabetização |
title |
As tecnologias de informação e comunicação no ciclo de alfabetização |
spellingShingle |
As tecnologias de informação e comunicação no ciclo de alfabetização Coelho, André Luís Lopes Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Letramento Alfabetização Leitura Escrita Literacy Reading Writing Information and communication technologies |
title_short |
As tecnologias de informação e comunicação no ciclo de alfabetização |
title_full |
As tecnologias de informação e comunicação no ciclo de alfabetização |
title_fullStr |
As tecnologias de informação e comunicação no ciclo de alfabetização |
title_full_unstemmed |
As tecnologias de informação e comunicação no ciclo de alfabetização |
title_sort |
As tecnologias de informação e comunicação no ciclo de alfabetização |
author |
Coelho, André Luís Lopes |
author_facet |
Coelho, André Luís Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, André Luís Lopes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Leite, Cláudio Cesar de Musacchio |
contributor_str_mv |
Leite, Cláudio Cesar de Musacchio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Letramento Alfabetização Leitura Escrita |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Letramento Alfabetização Leitura Escrita Literacy Reading Writing Information and communication technologies |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Literacy Reading Writing Information and communication technologies |
description |
Esta monografia é resultado de uma pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos processos de alfabetização e letramento, desencadeando novas maneiras de se desenvolver as habilidades de leitura e escrita no espaço escolar. O processo de alfabetização não consiste em uma mera decodificação ou memorização, mas sim em dar condições para que a criança compreenda o funcionamento do sistema alfabético e interprete com proficiência elementos históricos, científicos e tecnológicos, nos âmbitos da oralidade e da escrita. O uso dos novos meios e métodos disponíveis à facilitação da aprendizagem conduz o professor a uma permanente revisão teórica e metodológica, propondo evidentes desafios ao saber-fazer docente. Com o objetivo de analisar a viabilidade da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de alfabetização, foi realizada pesquisa qualitativa e quantitativa com professores do ciclo de alfabetização da rede municipal de Sapucaia do Sul, por meio de questionários e de observação in loco das práticas pedagógicas desenvolvidas nos Laboratórios de Informática (LABIN) de duas escolas, situadas no referido município, resultando em um breve relato. A minuciosa análise das respostas aos questionários e do relato de observação conduzem à percepção de que é preciso avançar muito ainda na formação visando à ampliação e consolidação do uso das TICs na rotina escolar, em especial nos ciclos de alfabetização. Procurou-se, dessa maneira, obter dados que revelassem a maneira como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são abordadas pelos professores em seu fazer pedagógico, apontando novos caminhos e possibilidades para as práticas docentes no ciclo de alfabetização. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-19T02:04:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133987 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000975893 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133987 |
identifier_str_mv |
000975893 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133987/1/000975893.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133987/2/000975893.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133987/3/000975893.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a9673257f40f5a0e134f9947df7b4c0c 9a89e4c7d88848498a70fc98c6047d14 d91bb2341c899b1c77e5ff77a458ea7f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447164140126208 |