O Programa EaD Banrisul no desenvolvimento dos funcionários da rede de agências e suas aplicações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/225439 |
Resumo: | Devido aos múltiplos avanços da tecnologia e demais mudanças sociais, econômicas, políticas e culturais, o indivíduo tem cada vez mais que estar preparado e buscar constantemente meios de capacitação para enfrentar tais mudanças. Com as empresas não é diferente, sobretudo, em instituições financeiras. Pensando nisso, torna-se premente que estas invistam em Universidades Corporativas (UC) através do Ensino a Distância (EaD). O Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) escolheu a estratégia do EaD como meio de capacitação para seus colaboradores. O presente estudo objetiva avaliar a relação entre os conteúdos propostos no programa EaD Banrisul e o que é posto em prática nos funcionários da rede de agências. O estudo realizado foi de natureza quantitativa, com o uso do método survey do tipo descritivo. A pesquisa efetuada, com base no questionário publicizado para uma população de 1000 (mil) funcionários da rede de agências do Banrisul da cidade de Porto Alegre, obteve 194 respostas. Foram utilizadas técnicas de estatísticas simples, tais como: distribuição de frequência, percentuais e análises bivariadas para a análise dos resultados, além de gráficos e tabelas. Os resultados da pesquisa demonstram que: os conteúdos disponibilizados no EaD são suficientes para a prática do trabalho, sendo capazes de suprir as necessidades da maioria (66%) da amostra pesquisada. Os conteúdos explícitos no EaD foram capazes de aumentar o conhecimento dos respondentes. Com relação à compreensão das mudanças exigidas pelo Bacen através dos conteúdos disponibilizados pela EaD, obteve-se resultados bastante satisfatórios, pois a grande maioria da amostra (84%) concorda. Quanto à aplicação dos conceitos aprendidos através do EaD no período laboral, a maioria concorda (79%). Na verificação das opiniões sobre a contribuição dos conteúdos estudados no EaD para a comercialização dos produtos do Banco para seu público-alvo, constatou-se que mais da metade dos respondentes consideram que houve aumento de produção nas vendas de produtos e serviços do Banco. Contudo, na avaliação do aumento na produtividade da comercialização dos produtos após a realização dessas atividades, 40% concorda possui as condições de trabalho favoráveis para executar as atividades propostas, 38% discordam e 24% não concorda nem concorda. Portanto, considera-se essa uma questão crítica, a qual deve ser (re)pensada. |
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Fonte, Lukas MachadoAntunes, Elaine di Diego2021-08-10T04:31:56Z2020http://hdl.handle.net/10183/225439001129405Devido aos múltiplos avanços da tecnologia e demais mudanças sociais, econômicas, políticas e culturais, o indivíduo tem cada vez mais que estar preparado e buscar constantemente meios de capacitação para enfrentar tais mudanças. Com as empresas não é diferente, sobretudo, em instituições financeiras. Pensando nisso, torna-se premente que estas invistam em Universidades Corporativas (UC) através do Ensino a Distância (EaD). O Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) escolheu a estratégia do EaD como meio de capacitação para seus colaboradores. O presente estudo objetiva avaliar a relação entre os conteúdos propostos no programa EaD Banrisul e o que é posto em prática nos funcionários da rede de agências. O estudo realizado foi de natureza quantitativa, com o uso do método survey do tipo descritivo. A pesquisa efetuada, com base no questionário publicizado para uma população de 1000 (mil) funcionários da rede de agências do Banrisul da cidade de Porto Alegre, obteve 194 respostas. Foram utilizadas técnicas de estatísticas simples, tais como: distribuição de frequência, percentuais e análises bivariadas para a análise dos resultados, além de gráficos e tabelas. Os resultados da pesquisa demonstram que: os conteúdos disponibilizados no EaD são suficientes para a prática do trabalho, sendo capazes de suprir as necessidades da maioria (66%) da amostra pesquisada. Os conteúdos explícitos no EaD foram capazes de aumentar o conhecimento dos respondentes. Com relação à compreensão das mudanças exigidas pelo Bacen através dos conteúdos disponibilizados pela EaD, obteve-se resultados bastante satisfatórios, pois a grande maioria da amostra (84%) concorda. Quanto à aplicação dos conceitos aprendidos através do EaD no período laboral, a maioria concorda (79%). Na verificação das opiniões sobre a contribuição dos conteúdos estudados no EaD para a comercialização dos produtos do Banco para seu público-alvo, constatou-se que mais da metade dos respondentes consideram que houve aumento de produção nas vendas de produtos e serviços do Banco. Contudo, na avaliação do aumento na produtividade da comercialização dos produtos após a realização dessas atividades, 40% concorda possui as condições de trabalho favoráveis para executar as atividades propostas, 38% discordam e 24% não concorda nem concorda. Portanto, considera-se essa uma questão crítica, a qual deve ser (re)pensada.Due to many advances in technology and other social, economic, political and cultural changes, one has to be more and more prepared to pursue professional development tools in order to face such changes. The same applies to companies, particularly financial institutions. Therefore it is essential that they invest in Corporate Universities through Distance learning. Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) has chosen that strategy to develop its employees. This study aims at evaluating the relationship between the contents present in Banrisul’s distance learning program and what is put in practice at its branches. It was a quantitative study and a descriptive survey method was used. The research, which applied a questionnaire to 1,000 employees at Banrisul branches in Porto Alegre, obtained 194 responses. Simple statistical techniques were used such as distribution of frequency, percentage and bivariate analysis to assess the results, as well as graphs and tables. The results of the research are: the contents available in the Distance Learning program can be applied to the work routine and are able to provide for most of the needs (66%) shown in the research sample. The explicit contents could increase the respondents’ knowledge. The understanding of the changes required by Bancen through the contents available by the Distance Learning program obtained quite satisfactory results, for the majority of the respondents in the research sample is in agreement. It is also shown the most respondents (79%) agree that the concepts learned through the Distance Learning program can be applied during the work shifts. With regard to the opinions about the contribution of the contents studied for the commercialization of Banrisul products for its target customers, more than half of the respondents agreed that there was an increase in the sales of products and services. However, regarding the increase in productivity after carrying out these activities, 40% of the respondents agree that they have favorable working conditions to perform the activities proposed, 38% of them disagree and 24% of them neither agree nor disagree. Therefore, this is a critical issue which should be reanalyzed.application/pdfporEducação a distânciaGestão por competênciasCapacitação profissionalUniversidade corporativaDistance learningCorporate universityCompetency managementO Programa EaD Banrisul no desenvolvimento dos funcionários da rede de agências e suas aplicaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2020Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129405.pdf.txt001129405.pdf.txtExtracted Texttext/plain94699http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225439/2/001129405.pdf.txt592f9d0d86b4e002d56fbe1b176b55edMD52ORIGINAL001129405.pdfTexto completoapplication/pdf1294052http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225439/1/001129405.pdf4c778ce2386f99c1275080ccfc8c925dMD5110183/2254392023-04-22 03:23:24.434136oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225439Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-22T06:23:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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