Resistência do consumidor : diferentes estágios teóricos de um mesmo conceito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalmoro, Marlon
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Peñaloza, Lisa, Nique, Walter Meucci
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/104039
Resumo: Num panorama geral, observa-se que os estudos das formas de resistência do consumidor têm passado por diferentes definições. Desta forma, este ensaio teórico teve como objetivo analisar os diferentes estágios do entendimento de resistência nos estudos do consumo, e elaborar um esquema analítico, de caráter evolutivo. Com base em uma ampla revisão teórica, os estudos acerca da resistência do consumidor foram agrupados em cinco estágios de caráter evolutivo: pré-estágio - suporte dos clássicos, resistência iluminada, resistência contestada, tentativas de resistência e agentes de resistência. O estágio atual no entendimento da resistência do consumidor não busca ações de resistência fora do mercado, pois o mercado seria o campo de batalha onde esta resistência ocorre, envolvendo agentes que assumem diferentes papéis, num processo de assimilação e resistência ao longo do tempo. Contrapondo os diferentes estágios com as publicações brasileiras do tema, observou-se que os poucos estudos não estão alinhados com a evolução do conceito internacionalmente. De maneira complementar, sugestões de estudos são proporcionadas no final deste ensaio. Nesta linha, propõe-se que a análise da resistência do consumidor passa pela busca da compreensão de como as pessoas se posicionam como agentes dentro do mercado.
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