Resistência do consumidor : diferentes estágios teóricos de um mesmo conceito
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/104039 |
Resumo: | Num panorama geral, observa-se que os estudos das formas de resistência do consumidor têm passado por diferentes definições. Desta forma, este ensaio teórico teve como objetivo analisar os diferentes estágios do entendimento de resistência nos estudos do consumo, e elaborar um esquema analítico, de caráter evolutivo. Com base em uma ampla revisão teórica, os estudos acerca da resistência do consumidor foram agrupados em cinco estágios de caráter evolutivo: pré-estágio - suporte dos clássicos, resistência iluminada, resistência contestada, tentativas de resistência e agentes de resistência. O estágio atual no entendimento da resistência do consumidor não busca ações de resistência fora do mercado, pois o mercado seria o campo de batalha onde esta resistência ocorre, envolvendo agentes que assumem diferentes papéis, num processo de assimilação e resistência ao longo do tempo. Contrapondo os diferentes estágios com as publicações brasileiras do tema, observou-se que os poucos estudos não estão alinhados com a evolução do conceito internacionalmente. De maneira complementar, sugestões de estudos são proporcionadas no final deste ensaio. Nesta linha, propõe-se que a análise da resistência do consumidor passa pela busca da compreensão de como as pessoas se posicionam como agentes dentro do mercado. |
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Dalmoro, MarlonPeñaloza, LisaNique, Walter Meucci2014-10-01T02:11:29Z20142177-5184http://hdl.handle.net/10183/104039000922371Num panorama geral, observa-se que os estudos das formas de resistência do consumidor têm passado por diferentes definições. Desta forma, este ensaio teórico teve como objetivo analisar os diferentes estágios do entendimento de resistência nos estudos do consumo, e elaborar um esquema analítico, de caráter evolutivo. Com base em uma ampla revisão teórica, os estudos acerca da resistência do consumidor foram agrupados em cinco estágios de caráter evolutivo: pré-estágio - suporte dos clássicos, resistência iluminada, resistência contestada, tentativas de resistência e agentes de resistência. O estágio atual no entendimento da resistência do consumidor não busca ações de resistência fora do mercado, pois o mercado seria o campo de batalha onde esta resistência ocorre, envolvendo agentes que assumem diferentes papéis, num processo de assimilação e resistência ao longo do tempo. Contrapondo os diferentes estágios com as publicações brasileiras do tema, observou-se que os poucos estudos não estão alinhados com a evolução do conceito internacionalmente. De maneira complementar, sugestões de estudos são proporcionadas no final deste ensaio. Nesta linha, propõe-se que a análise da resistência do consumidor passa pela busca da compreensão de como as pessoas se posicionam como agentes dentro do mercado.In an overview, it is observed that consumer resistance studies have gone through different stages of conceptual understanding. Thus, this theoretical essay aims to analyze the different stages of the resistance notion in consumption studies, and to develop an analytical framework with a historical evolution representation. Based on extensive literature review, consumer resistance studies were grouped into five evolutionary stages: pre-stage - support of the classics, resistance illuminated, resistance challenged, resistance attempts and resistance agents. The current stage of comprehension about consumer resistance is not limited to market escape endeavor. Market would be the battlefield where resistance occurs, involving agents who assumes different roles in a process of assimilation and resistance over time. Contrasting the different stages with Brazilian publications, it was found a limited number of studies unrelated with the international concept evolution. In this line, it is proposed that the consumer resistance analysis involves the understanding how people are positioned as agents within the market. In a complementary way, suggestions for further study are provided at the end of this essay.application/pdfporRevista brasileira de marketing [recurso eletrônico]. São Paulo. Vol. 13, n. 1 (jan./mar. 2014), p. 119-132ResistênciaConsumidorComportamento do consumidorConsumer resistanceConsumer cultureConcept evolutionResistência do consumidor : diferentes estágios teóricos de um mesmo conceitoConsumer resistance : different theoretical stages of the same conceptinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000922371.pdf000922371.pdfTexto completoapplication/pdf404674http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104039/1/000922371.pdfc2ac45d3275223f1024b5e4d1785d247MD51TEXT000922371.pdf.txt000922371.pdf.txtExtracted Texttext/plain69530http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104039/2/000922371.pdf.txtdf86949e79074f025c120f67b3999fe9MD52THUMBNAIL000922371.pdf.jpg000922371.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1989http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104039/3/000922371.pdf.jpg62f2b712c7e06bee187a4631d69cb553MD5310183/1040392018-10-08 08:37:29.229oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104039Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:37:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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