“Quero enxergar um pouco mais” : atividades e contexto de trabalho do agente socioeducador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Janine Kieling
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Tessaro, Luiz Gustavo Santos, Guerin, Marina, Marin, Angela Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/272194
Resumo: As medidas socioeducativas visam a responsabilização de adolescentes quanto às consequências de atos infracionais cometidos, incluindo sua integração social e privação de liberdade ou restrição de direitos. Os agentes socioeducadores (AS) têm o papel educativo de desenvolver ações que contribuam para ressocialização e manutenção de direitos destes adolescentes e assegurar defesa e proteção social. Objetivou-se avaliar quais são as atividades de socioeducação e segurança desempenhadas por AS e que fatores do seu contexto laboral favorecem ou dificultam a realização do seu trabalho. Foi realizado estudo qualitativo, no qual foram entrevistados 13 AS, de uma instituição na Região Sul do Brasil. Os resultados indicaram que as atividades de socioeducação são feitas de modo mais informal e pontuais, conforme visão de mundo do AS, com foco nos vínculos interpessoais. As de segurança envolvem ações para garantir a salvaguarda das pessoas que circulavam na instituição: contenção física, evitação da violência e vigilância. Conclui-se que os AS necessitam de um programa de educação permanente que permita qualificar as atividades de socioeducação, e que no trabalho seja considerado maior protagonismo deles.
id UFRGS-2_23682055ee988c26eb6aebf2b7d2ed84
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272194
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Monteiro, Janine KielingTessaro, Luiz Gustavo SantosGuerin, MarinaMarin, Angela Helena2024-02-27T04:57:53Z20231516-3717http://hdl.handle.net/10183/272194001196445As medidas socioeducativas visam a responsabilização de adolescentes quanto às consequências de atos infracionais cometidos, incluindo sua integração social e privação de liberdade ou restrição de direitos. Os agentes socioeducadores (AS) têm o papel educativo de desenvolver ações que contribuam para ressocialização e manutenção de direitos destes adolescentes e assegurar defesa e proteção social. Objetivou-se avaliar quais são as atividades de socioeducação e segurança desempenhadas por AS e que fatores do seu contexto laboral favorecem ou dificultam a realização do seu trabalho. Foi realizado estudo qualitativo, no qual foram entrevistados 13 AS, de uma instituição na Região Sul do Brasil. Os resultados indicaram que as atividades de socioeducação são feitas de modo mais informal e pontuais, conforme visão de mundo do AS, com foco nos vínculos interpessoais. As de segurança envolvem ações para garantir a salvaguarda das pessoas que circulavam na instituição: contenção física, evitação da violência e vigilância. Conclui-se que os AS necessitam de um programa de educação permanente que permita qualificar as atividades de socioeducação, e que no trabalho seja considerado maior protagonismo deles.The socio-educational measures aim to make teenagers responsible regarding the consequences to the ionfraction act committed, including their social integration and liberty deprivation or rights restriction. The socio-educational agents (SEA) have the educational role of developing actions that contribute to resocialization and teenagers’ rights maintenance and to ensure defense and social protection. The objective was to assess which socio-educational and security activities are developed by SEA and what labor context factors support or hinder the work realization. A qualitative study was carried out, in which 13 SEA from an institution in the Southern region of Brazil were interviewed. The results indicate that socio-educational activities were developed in an informal and one-off way, according to SEA point of view, focused on interpersonal bond. The security activities refer to actions to ensure the safeguard to people that move in the institution: physical restraint, avoidance of violence, and surveillance. In conclusion, the SEA need a permanent educational program that allow qualifying the socio-educational activities and, in work context, that their protagonist role is considered.application/pdfporCadernos de psicologia social do trabalho. São Paulo. Vol. 26 (2023), e-185433, [16 p.]Políticas públicasMedidas socioeducativasAdolescente institucionalizadoEducaçãoTrabalhoSocio-educational agentTeenagers and youthSocio-educational measuresWork“Quero enxergar um pouco mais” : atividades e contexto de trabalho do agente socioeducador“I want to see a little more” : socio-educational agent activities and work contextinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001196445.pdf.txt001196445.pdf.txtExtracted Texttext/plain56738http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272194/2/001196445.pdf.txt2d38e494471482522a24d9596fbebb5aMD52ORIGINAL001196445.pdfTexto completoapplication/pdf206922http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272194/1/001196445.pdf19e1b92c335c857be9581e7129fbce0cMD5110183/2721942024-02-28 05:02:49.616651oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272194Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-02-28T08:02:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Quero enxergar um pouco mais” : atividades e contexto de trabalho do agente socioeducador
dc.title.alternative.en.fl_str_mv “I want to see a little more” : socio-educational agent activities and work context
title “Quero enxergar um pouco mais” : atividades e contexto de trabalho do agente socioeducador
spellingShingle “Quero enxergar um pouco mais” : atividades e contexto de trabalho do agente socioeducador
Monteiro, Janine Kieling
Políticas públicas
Medidas socioeducativas
Adolescente institucionalizado
Educação
Trabalho
Socio-educational agent
Teenagers and youth
Socio-educational measures
Work
title_short “Quero enxergar um pouco mais” : atividades e contexto de trabalho do agente socioeducador
title_full “Quero enxergar um pouco mais” : atividades e contexto de trabalho do agente socioeducador
title_fullStr “Quero enxergar um pouco mais” : atividades e contexto de trabalho do agente socioeducador
title_full_unstemmed “Quero enxergar um pouco mais” : atividades e contexto de trabalho do agente socioeducador
title_sort “Quero enxergar um pouco mais” : atividades e contexto de trabalho do agente socioeducador
author Monteiro, Janine Kieling
author_facet Monteiro, Janine Kieling
Tessaro, Luiz Gustavo Santos
Guerin, Marina
Marin, Angela Helena
author_role author
author2 Tessaro, Luiz Gustavo Santos
Guerin, Marina
Marin, Angela Helena
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Janine Kieling
Tessaro, Luiz Gustavo Santos
Guerin, Marina
Marin, Angela Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas
Medidas socioeducativas
Adolescente institucionalizado
Educação
Trabalho
topic Políticas públicas
Medidas socioeducativas
Adolescente institucionalizado
Educação
Trabalho
Socio-educational agent
Teenagers and youth
Socio-educational measures
Work
dc.subject.eng.fl_str_mv Socio-educational agent
Teenagers and youth
Socio-educational measures
Work
description As medidas socioeducativas visam a responsabilização de adolescentes quanto às consequências de atos infracionais cometidos, incluindo sua integração social e privação de liberdade ou restrição de direitos. Os agentes socioeducadores (AS) têm o papel educativo de desenvolver ações que contribuam para ressocialização e manutenção de direitos destes adolescentes e assegurar defesa e proteção social. Objetivou-se avaliar quais são as atividades de socioeducação e segurança desempenhadas por AS e que fatores do seu contexto laboral favorecem ou dificultam a realização do seu trabalho. Foi realizado estudo qualitativo, no qual foram entrevistados 13 AS, de uma instituição na Região Sul do Brasil. Os resultados indicaram que as atividades de socioeducação são feitas de modo mais informal e pontuais, conforme visão de mundo do AS, com foco nos vínculos interpessoais. As de segurança envolvem ações para garantir a salvaguarda das pessoas que circulavam na instituição: contenção física, evitação da violência e vigilância. Conclui-se que os AS necessitam de um programa de educação permanente que permita qualificar as atividades de socioeducação, e que no trabalho seja considerado maior protagonismo deles.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-27T04:57:53Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/272194
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-3717
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001196445
identifier_str_mv 1516-3717
001196445
url http://hdl.handle.net/10183/272194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos de psicologia social do trabalho. São Paulo. Vol. 26 (2023), e-185433, [16 p.]
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272194/2/001196445.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272194/1/001196445.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2d38e494471482522a24d9596fbebb5a
19e1b92c335c857be9581e7129fbce0c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225111383048192