Uma proposta para o ensino de francês na rede pública brasileira : educação linguística e letramento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/29235 |
Resumo: | Ce travail propose une réflexion sur la construction d’une séquence didactique en langue française dirigée vers des écoles publiques brésiliennes. Considérant le point de vue d’une éducation linguistique basée sur le letramento, nous réfléchirons sur de différentes questions: les genres textuels (oral et écrit), l’interaction, l’enseignement de langue et la communication, et les séquences thématiques et didactiques. Nous utiliserons les Referenciais Curriculares de l’état du Rio Grande do Sul comme source de référence pour la production de ce travail. Les Referenciais Curriculares ont été publiés en 2009. Ce débat commence avec une réflexion théorique où nous analyserons de différents points qui influenceront la construction du Referencial Curricular de Língua Francesa. Après la réflexion théorique, nous présenterons deux séquences didactiques et, finalement, nous analyserons la question de la sélection de textes. |
id |
UFRGS-2_23de7b878d7c3f851f7c1779aacf596e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29235 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Castro, Nádia Studzinski Estima deSimões, Luciene Juliano2011-05-31T06:00:04Z2010http://hdl.handle.net/10183/29235000775794Ce travail propose une réflexion sur la construction d’une séquence didactique en langue française dirigée vers des écoles publiques brésiliennes. Considérant le point de vue d’une éducation linguistique basée sur le letramento, nous réfléchirons sur de différentes questions: les genres textuels (oral et écrit), l’interaction, l’enseignement de langue et la communication, et les séquences thématiques et didactiques. Nous utiliserons les Referenciais Curriculares de l’état du Rio Grande do Sul comme source de référence pour la production de ce travail. Les Referenciais Curriculares ont été publiés en 2009. Ce débat commence avec une réflexion théorique où nous analyserons de différents points qui influenceront la construction du Referencial Curricular de Língua Francesa. Après la réflexion théorique, nous présenterons deux séquences didactiques et, finalement, nous analyserons la question de la sélection de textes.Este trabalho propõe uma reflexão sobre a construção de uma sequência didática em língua francesa, direcionada para o escola pública brasileira. Partindo de uma visão de educação linguística baseada no letramento, refletiremos sobre questões como: gêneros (orais e textuais) e interação, ensino de língua e comunicação, temática e sequências didáticas. Para a elaboração da sequência didática proposta serão usados como material de base os Referenciais Curriculares para o Estado do Rio Grande do Sul, publicados em 2009. A discussão é iniciada a partir de uma extensa reflexão teórica, onde discutiremos sobre diferentes pontos que influenciarão na construção do Referencial Pedagógico de Língua Francesa. Após a revisão teórica, passaremos para a apresentação da sequência didática e a posterior discussão sobre o percurso de seleção de textos.application/pdfporÉducation linguistiqueLetramentoCollègeGenresDiversitéOrganisation didactiqueFLEEnsino de línguasLíngua francesaLetramentoEducação lingüísticaUma proposta para o ensino de francês na rede pública brasileira : educação linguística e letramentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2010Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000775794.pdf.txt000775794.pdf.txtExtracted Texttext/plain147585http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29235/2/000775794.pdf.txta442a411b0c788669e3bb0f5341897d1MD52ORIGINAL000775794.pdf000775794.pdfTexto completoapplication/pdf4467685http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29235/1/000775794.pdfaab18dcbfa16e859fe9aa92fc5f67b83MD51THUMBNAIL000775794.pdf.jpg000775794.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg986http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29235/3/000775794.pdf.jpg804a15674850c4090753f372ce88e119MD5310183/292352023-01-14 06:11:50.164223oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29235Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-14T08:11:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma proposta para o ensino de francês na rede pública brasileira : educação linguística e letramento |
title |
Uma proposta para o ensino de francês na rede pública brasileira : educação linguística e letramento |
spellingShingle |
Uma proposta para o ensino de francês na rede pública brasileira : educação linguística e letramento Castro, Nádia Studzinski Estima de Éducation linguistique Letramento Collège Genres Diversité Organisation didactique FLE Ensino de línguas Língua francesa Letramento Educação lingüística |
title_short |
Uma proposta para o ensino de francês na rede pública brasileira : educação linguística e letramento |
title_full |
Uma proposta para o ensino de francês na rede pública brasileira : educação linguística e letramento |
title_fullStr |
Uma proposta para o ensino de francês na rede pública brasileira : educação linguística e letramento |
title_full_unstemmed |
Uma proposta para o ensino de francês na rede pública brasileira : educação linguística e letramento |
title_sort |
Uma proposta para o ensino de francês na rede pública brasileira : educação linguística e letramento |
author |
Castro, Nádia Studzinski Estima de |
author_facet |
Castro, Nádia Studzinski Estima de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Nádia Studzinski Estima de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Simões, Luciene Juliano |
contributor_str_mv |
Simões, Luciene Juliano |
dc.subject.fr.fl_str_mv |
Éducation linguistique Letramento Collège Genres Diversité Organisation didactique FLE |
topic |
Éducation linguistique Letramento Collège Genres Diversité Organisation didactique FLE Ensino de línguas Língua francesa Letramento Educação lingüística |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de línguas Língua francesa Letramento Educação lingüística |
description |
Ce travail propose une réflexion sur la construction d’une séquence didactique en langue française dirigée vers des écoles publiques brésiliennes. Considérant le point de vue d’une éducation linguistique basée sur le letramento, nous réfléchirons sur de différentes questions: les genres textuels (oral et écrit), l’interaction, l’enseignement de langue et la communication, et les séquences thématiques et didactiques. Nous utiliserons les Referenciais Curriculares de l’état du Rio Grande do Sul comme source de référence pour la production de ce travail. Les Referenciais Curriculares ont été publiés en 2009. Ce débat commence avec une réflexion théorique où nous analyserons de différents points qui influenceront la construction du Referencial Curricular de Língua Francesa. Après la réflexion théorique, nous présenterons deux séquences didactiques et, finalement, nous analyserons la question de la sélection de textes. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-05-31T06:00:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/29235 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000775794 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/29235 |
identifier_str_mv |
000775794 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29235/2/000775794.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29235/1/000775794.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29235/3/000775794.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a442a411b0c788669e3bb0f5341897d1 aab18dcbfa16e859fe9aa92fc5f67b83 804a15674850c4090753f372ce88e119 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224409140166656 |