Uma proposta para o ensino de francês na rede pública brasileira : educação linguística e letramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Nádia Studzinski Estima de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29235
Resumo: Ce travail propose une réflexion sur la construction d’une séquence didactique en langue française dirigée vers des écoles publiques brésiliennes. Considérant le point de vue d’une éducation linguistique basée sur le letramento, nous réfléchirons sur de différentes questions: les genres textuels (oral et écrit), l’interaction, l’enseignement de langue et la communication, et les séquences thématiques et didactiques. Nous utiliserons les Referenciais Curriculares de l’état du Rio Grande do Sul comme source de référence pour la production de ce travail. Les Referenciais Curriculares ont été publiés en 2009. Ce débat commence avec une réflexion théorique où nous analyserons de différents points qui influenceront la construction du Referencial Curricular de Língua Francesa. Après la réflexion théorique, nous présenterons deux séquences didactiques et, finalement, nous analyserons la question de la sélection de textes.
id UFRGS-2_23de7b878d7c3f851f7c1779aacf596e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29235
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Castro, Nádia Studzinski Estima deSimões, Luciene Juliano2011-05-31T06:00:04Z2010http://hdl.handle.net/10183/29235000775794Ce travail propose une réflexion sur la construction d’une séquence didactique en langue française dirigée vers des écoles publiques brésiliennes. Considérant le point de vue d’une éducation linguistique basée sur le letramento, nous réfléchirons sur de différentes questions: les genres textuels (oral et écrit), l’interaction, l’enseignement de langue et la communication, et les séquences thématiques et didactiques. Nous utiliserons les Referenciais Curriculares de l’état du Rio Grande do Sul comme source de référence pour la production de ce travail. Les Referenciais Curriculares ont été publiés en 2009. Ce débat commence avec une réflexion théorique où nous analyserons de différents points qui influenceront la construction du Referencial Curricular de Língua Francesa. Après la réflexion théorique, nous présenterons deux séquences didactiques et, finalement, nous analyserons la question de la sélection de textes.Este trabalho propõe uma reflexão sobre a construção de uma sequência didática em língua francesa, direcionada para o escola pública brasileira. Partindo de uma visão de educação linguística baseada no letramento, refletiremos sobre questões como: gêneros (orais e textuais) e interação, ensino de língua e comunicação, temática e sequências didáticas. Para a elaboração da sequência didática proposta serão usados como material de base os Referenciais Curriculares para o Estado do Rio Grande do Sul, publicados em 2009. A discussão é iniciada a partir de uma extensa reflexão teórica, onde discutiremos sobre diferentes pontos que influenciarão na construção do Referencial Pedagógico de Língua Francesa. Após a revisão teórica, passaremos para a apresentação da sequência didática e a posterior discussão sobre o percurso de seleção de textos.application/pdfporÉducation linguistiqueLetramentoCollègeGenresDiversitéOrganisation didactiqueFLEEnsino de línguasLíngua francesaLetramentoEducação lingüísticaUma proposta para o ensino de francês na rede pública brasileira : educação linguística e letramentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2010Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000775794.pdf.txt000775794.pdf.txtExtracted Texttext/plain147585http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29235/2/000775794.pdf.txta442a411b0c788669e3bb0f5341897d1MD52ORIGINAL000775794.pdf000775794.pdfTexto completoapplication/pdf4467685http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29235/1/000775794.pdfaab18dcbfa16e859fe9aa92fc5f67b83MD51THUMBNAIL000775794.pdf.jpg000775794.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg986http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29235/3/000775794.pdf.jpg804a15674850c4090753f372ce88e119MD5310183/292352023-01-14 06:11:50.164223oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29235Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-14T08:11:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposta para o ensino de francês na rede pública brasileira : educação linguística e letramento
title Uma proposta para o ensino de francês na rede pública brasileira : educação linguística e letramento
spellingShingle Uma proposta para o ensino de francês na rede pública brasileira : educação linguística e letramento
Castro, Nádia Studzinski Estima de
Éducation linguistique
Letramento
Collège
Genres
Diversité
Organisation didactique
FLE
Ensino de línguas
Língua francesa
Letramento
Educação lingüística
title_short Uma proposta para o ensino de francês na rede pública brasileira : educação linguística e letramento
title_full Uma proposta para o ensino de francês na rede pública brasileira : educação linguística e letramento
title_fullStr Uma proposta para o ensino de francês na rede pública brasileira : educação linguística e letramento
title_full_unstemmed Uma proposta para o ensino de francês na rede pública brasileira : educação linguística e letramento
title_sort Uma proposta para o ensino de francês na rede pública brasileira : educação linguística e letramento
author Castro, Nádia Studzinski Estima de
author_facet Castro, Nádia Studzinski Estima de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Nádia Studzinski Estima de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Simões, Luciene Juliano
contributor_str_mv Simões, Luciene Juliano
dc.subject.fr.fl_str_mv Éducation linguistique
Letramento
Collège
Genres
Diversité
Organisation didactique
FLE
topic Éducation linguistique
Letramento
Collège
Genres
Diversité
Organisation didactique
FLE
Ensino de línguas
Língua francesa
Letramento
Educação lingüística
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de línguas
Língua francesa
Letramento
Educação lingüística
description Ce travail propose une réflexion sur la construction d’une séquence didactique en langue française dirigée vers des écoles publiques brésiliennes. Considérant le point de vue d’une éducation linguistique basée sur le letramento, nous réfléchirons sur de différentes questions: les genres textuels (oral et écrit), l’interaction, l’enseignement de langue et la communication, et les séquences thématiques et didactiques. Nous utiliserons les Referenciais Curriculares de l’état du Rio Grande do Sul comme source de référence pour la production de ce travail. Les Referenciais Curriculares ont été publiés en 2009. Ce débat commence avec une réflexion théorique où nous analyserons de différents points qui influenceront la construction du Referencial Curricular de Língua Francesa. Après la réflexion théorique, nous présenterons deux séquences didactiques et, finalement, nous analyserons la question de la sélection de textes.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-05-31T06:00:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29235
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000775794
url http://hdl.handle.net/10183/29235
identifier_str_mv 000775794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29235/2/000775794.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29235/1/000775794.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29235/3/000775794.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a442a411b0c788669e3bb0f5341897d1
aab18dcbfa16e859fe9aa92fc5f67b83
804a15674850c4090753f372ce88e119
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224409140166656