Teoria da relevância e interpretação textual : uma ilustração através de textos de humor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/163478 |
Resumo: | O propósito deste artigo é apresentar os conceitos fundamentais da Teoria da Relevância de Sperber e Wilson (1995), no tratamento interpretativo de textos. Foram escolhidos textos de humor para realizar as análises ilustrativas por razões didáticas, já que por serem em geral mais curtos, as possíveis lacunas apresentadas durante o processo interpretativo, ficam mais evidentes e podem ser mais facilmente sanadas. Nestas análises, sob o prisma da Relevância, enfatiza-se a importância fundamental do contexto cognitivo na construção de processos inferenciais para a compreensão, ressaltando-se que a interpretação, indo além do texto explícito, requer habilidades cognitivas e perceptuais. Estas análises representam possíveis caminhos a serem trilhados no ensino da interpretação textual, visto que muitos professores pressupõem que o aluno conheça estes caminhos, o que na maioria das vezes, é uma idéia errônea e, sendo assim, não tratam deste assunto de forma significativa, configurando um dos graves problemas do ensino atual. |
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Goldnadel, MarcosOliveira, Rita de Cássia Alves2017-06-27T02:27:37Z20071519-5392http://hdl.handle.net/10183/163478000646420O propósito deste artigo é apresentar os conceitos fundamentais da Teoria da Relevância de Sperber e Wilson (1995), no tratamento interpretativo de textos. Foram escolhidos textos de humor para realizar as análises ilustrativas por razões didáticas, já que por serem em geral mais curtos, as possíveis lacunas apresentadas durante o processo interpretativo, ficam mais evidentes e podem ser mais facilmente sanadas. Nestas análises, sob o prisma da Relevância, enfatiza-se a importância fundamental do contexto cognitivo na construção de processos inferenciais para a compreensão, ressaltando-se que a interpretação, indo além do texto explícito, requer habilidades cognitivas e perceptuais. Estas análises representam possíveis caminhos a serem trilhados no ensino da interpretação textual, visto que muitos professores pressupõem que o aluno conheça estes caminhos, o que na maioria das vezes, é uma idéia errônea e, sendo assim, não tratam deste assunto de forma significativa, configurando um dos graves problemas do ensino atual.The purpose of this article is to present the basic concepts of Relevance Theory by Sperber and Wilson (1995) on text interpretation. Humor texts were chosen to do the analyses for didactic reasons, since they are normally shorter than other kinds of texts, the possible blanks presented during the interpretative process are more evident and can be easily completed. On these analyses, under Relevance prism, the fundamental importance of cognitive context is emphasized on inferential process construction to comprehension, remembering that interpretation, beyond explicit text, requires cognitive and perceptual abilities. These analyses represent possible ways to go along on teaching textual interpretation, since many teachers presume students know these ways, what in most of the cases is a wrong idea thus; they don’t treat this subject in a significant way, configuring one of the hardest problems of present-day education.application/pdfporEntretextos : revista da pós-graduação em letras. Londrina, PR. Vol. 7 (jun./dez. 2007), p. 112-124Interpretação de textoInferenciaTeoria da relevânciaRelevance TheoryImplicatureInferenceTextual InterpretationEducationTeoria da relevância e interpretação textual : uma ilustração através de textos de humorinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000646420.pdf000646420.pdfTexto completoapplication/pdf248784http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163478/1/000646420.pdf20bd99b80840b0408c3d991cd816e08fMD51TEXT000646420.pdf.txt000646420.pdf.txtExtracted Texttext/plain31452http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163478/2/000646420.pdf.txt6ec2a8e963786cd0b329ebddfa459117MD52THUMBNAIL000646420.pdf.jpg000646420.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1720http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163478/3/000646420.pdf.jpgc149f79c3fbb3f2f5b0c4449028233ffMD5310183/1634782019-06-01 02:39:18.249136oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163478Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-01T05:39:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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