Contribuições da teoria da relevância para a prática de interpretação de textos : uma ilustração por meio de textos de humor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goldnadel, Marcos
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Oliveira, Rita de Cássia Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/173405
Resumo: A Teoria da Relevância constitui, atualmente, um dos importantes paradigmas em Pragmática. O propósito deste artigo é apresentar possíveis contribuições dessa teoria à prática de interpretação de textos em sala de aula a partir da análise de textos de humor. São apresentados alguns conceitos fundamentais da teoria, com base nos quais é realizada uma análise de textos humorísticos. Em seguida, realiza-se uma reflexão sobre a prática escolar da atividade de interpretação de textos à luz dos conceitos da Teoria da Relevância, propondo-se atividades de leitura voltadas à conscientização do caráter inferencial do processo de interpretação de enunciados.
id UFRGS-2_9cf9b206d3111960de399f053eac5fa5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173405
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Goldnadel, MarcosOliveira, Rita de Cássia Alves2018-03-15T02:32:03Z20091415-1928http://hdl.handle.net/10183/173405000719408A Teoria da Relevância constitui, atualmente, um dos importantes paradigmas em Pragmática. O propósito deste artigo é apresentar possíveis contribuições dessa teoria à prática de interpretação de textos em sala de aula a partir da análise de textos de humor. São apresentados alguns conceitos fundamentais da teoria, com base nos quais é realizada uma análise de textos humorísticos. Em seguida, realiza-se uma reflexão sobre a prática escolar da atividade de interpretação de textos à luz dos conceitos da Teoria da Relevância, propondo-se atividades de leitura voltadas à conscientização do caráter inferencial do processo de interpretação de enunciados.Relevance Theory is currently an important paradigm in Pragmatics. This article aims to show some contributions of this theory for text interpretation activities in school through the analysis of humor texts. Some important concepts of the theory, through which the analysis is done, are here presented. A reflection on the school practice of text interpretation is also proposed in the light of Relevance Theory concepts, suggesting reading activities which aim at raising awareness regarding the inferential aspect of the utterance interpretation.application/pdfporLinguagem & ensino. Pelotas, RS. Vol. 12, n. 1 (jan./jun. 2009), p. 33-48Interpretação de textoTeoria da relevânciaRelevance TheoryImplicatureInferenceTextual interpretationEducationContribuições da teoria da relevância para a prática de interpretação de textos : uma ilustração por meio de textos de humorContributions of Relevance Theory for text interpretation: a demonstration through humor texts info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000719408.pdf000719408.pdfTexto completoapplication/pdf145865http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173405/1/000719408.pdf43108175cb3e76d4fb05c322cac18c29MD51TEXT000719408.pdf.txt000719408.pdf.txtExtracted Texttext/plain39528http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173405/2/000719408.pdf.txt7552ec58b47df2310f03b5dfbae5c986MD5210183/1734052018-03-16 02:31:48.580181oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173405Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-03-16T05:31:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuições da teoria da relevância para a prática de interpretação de textos : uma ilustração por meio de textos de humor
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Contributions of Relevance Theory for text interpretation: a demonstration through humor texts
title Contribuições da teoria da relevância para a prática de interpretação de textos : uma ilustração por meio de textos de humor
spellingShingle Contribuições da teoria da relevância para a prática de interpretação de textos : uma ilustração por meio de textos de humor
Goldnadel, Marcos
Interpretação de texto
Teoria da relevância
Relevance Theory
Implicature
Inference
Textual interpretation
Education
title_short Contribuições da teoria da relevância para a prática de interpretação de textos : uma ilustração por meio de textos de humor
title_full Contribuições da teoria da relevância para a prática de interpretação de textos : uma ilustração por meio de textos de humor
title_fullStr Contribuições da teoria da relevância para a prática de interpretação de textos : uma ilustração por meio de textos de humor
title_full_unstemmed Contribuições da teoria da relevância para a prática de interpretação de textos : uma ilustração por meio de textos de humor
title_sort Contribuições da teoria da relevância para a prática de interpretação de textos : uma ilustração por meio de textos de humor
author Goldnadel, Marcos
author_facet Goldnadel, Marcos
Oliveira, Rita de Cássia Alves
author_role author
author2 Oliveira, Rita de Cássia Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goldnadel, Marcos
Oliveira, Rita de Cássia Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Interpretação de texto
Teoria da relevância
topic Interpretação de texto
Teoria da relevância
Relevance Theory
Implicature
Inference
Textual interpretation
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Relevance Theory
Implicature
Inference
Textual interpretation
Education
description A Teoria da Relevância constitui, atualmente, um dos importantes paradigmas em Pragmática. O propósito deste artigo é apresentar possíveis contribuições dessa teoria à prática de interpretação de textos em sala de aula a partir da análise de textos de humor. São apresentados alguns conceitos fundamentais da teoria, com base nos quais é realizada uma análise de textos humorísticos. Em seguida, realiza-se uma reflexão sobre a prática escolar da atividade de interpretação de textos à luz dos conceitos da Teoria da Relevância, propondo-se atividades de leitura voltadas à conscientização do caráter inferencial do processo de interpretação de enunciados.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-15T02:32:03Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/173405
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-1928
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000719408
identifier_str_mv 1415-1928
000719408
url http://hdl.handle.net/10183/173405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Linguagem & ensino. Pelotas, RS. Vol. 12, n. 1 (jan./jun. 2009), p. 33-48
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173405/1/000719408.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173405/2/000719408.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 43108175cb3e76d4fb05c322cac18c29
7552ec58b47df2310f03b5dfbae5c986
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224939186946048