Teoria da relevância e interpretação textual : uma ilustração através de textos de humor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goldnadel, Marcos
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Oliveira, Rita de Cássia Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/163478
Resumo: O propósito deste artigo é apresentar os conceitos fundamentais da Teoria da Relevância de Sperber e Wilson (1995), no tratamento interpretativo de textos. Foram escolhidos textos de humor para realizar as análises ilustrativas por razões didáticas, já que por serem em geral mais curtos, as possíveis lacunas apresentadas durante o processo interpretativo, ficam mais evidentes e podem ser mais facilmente sanadas. Nestas análises, sob o prisma da Relevância, enfatiza-se a importância fundamental do contexto cognitivo na construção de processos inferenciais para a compreensão, ressaltando-se que a interpretação, indo além do texto explícito, requer habilidades cognitivas e perceptuais. Estas análises representam possíveis caminhos a serem trilhados no ensino da interpretação textual, visto que muitos professores pressupõem que o aluno conheça estes caminhos, o que na maioria das vezes, é uma idéia errônea e, sendo assim, não tratam deste assunto de forma significativa, configurando um dos graves problemas do ensino atual.
id UFRGS-2_2460a8f5ff74e68557ab936f23879343
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163478
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Goldnadel, MarcosOliveira, Rita de Cássia Alves2017-06-27T02:27:37Z20071519-5392http://hdl.handle.net/10183/163478000646420O propósito deste artigo é apresentar os conceitos fundamentais da Teoria da Relevância de Sperber e Wilson (1995), no tratamento interpretativo de textos. Foram escolhidos textos de humor para realizar as análises ilustrativas por razões didáticas, já que por serem em geral mais curtos, as possíveis lacunas apresentadas durante o processo interpretativo, ficam mais evidentes e podem ser mais facilmente sanadas. Nestas análises, sob o prisma da Relevância, enfatiza-se a importância fundamental do contexto cognitivo na construção de processos inferenciais para a compreensão, ressaltando-se que a interpretação, indo além do texto explícito, requer habilidades cognitivas e perceptuais. Estas análises representam possíveis caminhos a serem trilhados no ensino da interpretação textual, visto que muitos professores pressupõem que o aluno conheça estes caminhos, o que na maioria das vezes, é uma idéia errônea e, sendo assim, não tratam deste assunto de forma significativa, configurando um dos graves problemas do ensino atual.The purpose of this article is to present the basic concepts of Relevance Theory by Sperber and Wilson (1995) on text interpretation. Humor texts were chosen to do the analyses for didactic reasons, since they are normally shorter than other kinds of texts, the possible blanks presented during the interpretative process are more evident and can be easily completed. On these analyses, under Relevance prism, the fundamental importance of cognitive context is emphasized on inferential process construction to comprehension, remembering that interpretation, beyond explicit text, requires cognitive and perceptual abilities. These analyses represent possible ways to go along on teaching textual interpretation, since many teachers presume students know these ways, what in most of the cases is a wrong idea thus; they don’t treat this subject in a significant way, configuring one of the hardest problems of present-day education.application/pdfporEntretextos : revista da pós-graduação em letras. Londrina, PR. Vol. 7 (jun./dez. 2007), p. 112-124Interpretação de textoInferenciaTeoria da relevânciaRelevance TheoryImplicatureInferenceTextual InterpretationEducationTeoria da relevância e interpretação textual : uma ilustração através de textos de humorinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000646420.pdf000646420.pdfTexto completoapplication/pdf248784http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163478/1/000646420.pdf20bd99b80840b0408c3d991cd816e08fMD51TEXT000646420.pdf.txt000646420.pdf.txtExtracted Texttext/plain31452http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163478/2/000646420.pdf.txt6ec2a8e963786cd0b329ebddfa459117MD52THUMBNAIL000646420.pdf.jpg000646420.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1720http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163478/3/000646420.pdf.jpgc149f79c3fbb3f2f5b0c4449028233ffMD5310183/1634782019-06-01 02:39:18.249136oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163478Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-01T05:39:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Teoria da relevância e interpretação textual : uma ilustração através de textos de humor
title Teoria da relevância e interpretação textual : uma ilustração através de textos de humor
spellingShingle Teoria da relevância e interpretação textual : uma ilustração através de textos de humor
Goldnadel, Marcos
Interpretação de texto
Inferencia
Teoria da relevância
Relevance Theory
Implicature
Inference
Textual Interpretation
Education
title_short Teoria da relevância e interpretação textual : uma ilustração através de textos de humor
title_full Teoria da relevância e interpretação textual : uma ilustração através de textos de humor
title_fullStr Teoria da relevância e interpretação textual : uma ilustração através de textos de humor
title_full_unstemmed Teoria da relevância e interpretação textual : uma ilustração através de textos de humor
title_sort Teoria da relevância e interpretação textual : uma ilustração através de textos de humor
author Goldnadel, Marcos
author_facet Goldnadel, Marcos
Oliveira, Rita de Cássia Alves
author_role author
author2 Oliveira, Rita de Cássia Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goldnadel, Marcos
Oliveira, Rita de Cássia Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Interpretação de texto
Inferencia
Teoria da relevância
topic Interpretação de texto
Inferencia
Teoria da relevância
Relevance Theory
Implicature
Inference
Textual Interpretation
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Relevance Theory
Implicature
Inference
Textual Interpretation
Education
description O propósito deste artigo é apresentar os conceitos fundamentais da Teoria da Relevância de Sperber e Wilson (1995), no tratamento interpretativo de textos. Foram escolhidos textos de humor para realizar as análises ilustrativas por razões didáticas, já que por serem em geral mais curtos, as possíveis lacunas apresentadas durante o processo interpretativo, ficam mais evidentes e podem ser mais facilmente sanadas. Nestas análises, sob o prisma da Relevância, enfatiza-se a importância fundamental do contexto cognitivo na construção de processos inferenciais para a compreensão, ressaltando-se que a interpretação, indo além do texto explícito, requer habilidades cognitivas e perceptuais. Estas análises representam possíveis caminhos a serem trilhados no ensino da interpretação textual, visto que muitos professores pressupõem que o aluno conheça estes caminhos, o que na maioria das vezes, é uma idéia errônea e, sendo assim, não tratam deste assunto de forma significativa, configurando um dos graves problemas do ensino atual.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-27T02:27:37Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/163478
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1519-5392
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000646420
identifier_str_mv 1519-5392
000646420
url http://hdl.handle.net/10183/163478
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Entretextos : revista da pós-graduação em letras. Londrina, PR. Vol. 7 (jun./dez. 2007), p. 112-124
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163478/1/000646420.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163478/2/000646420.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163478/3/000646420.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 20bd99b80840b0408c3d991cd816e08f
6ec2a8e963786cd0b329ebddfa459117
c149f79c3fbb3f2f5b0c4449028233ff
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224919983325184