A literatura matemática de Malba Tahan em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Inácio, Rita de Cássia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148309
Resumo: Este trabalho propõe um estudo entre matemática e literatura, com o uso do livro O Homem que Calculava, de Malba Tahan, pseudônimo do Professor Julio Cesar de Mello e Souza. Tem como principal objetivo responder como e por que o uso da obra pode contribuir para a leitura, interpretação e escrita, como forma de minimizar dificuldades no ensino/aprendizagem da resolução de problemas matemáticos. Para testar as hipóteses citadas, foi desenvolvida e aplicada uma proposta didática usando alguns contos do livro, em atividades de sala de aula, com uma turma de trinta e três alunos, do oitavo ano do ensino fundamental, do Colégio Estadual Marechal Floriano Peixoto, localizado na região central de Porto Alegre/RS. Com a análise da aplicação da proposta didática, percebeu-se que a perspectiva de abordagem de problemas baseada no livro O homem que calculava, auxiliou os alunos com a leitura, interpretação e escrita dos problemas resolvidos.
id UFRGS-2_246b29b7bc0ddbd517aa51d0462b201f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148309
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Inácio, Rita de CássiaFioreze, Leandra Anversa2016-09-20T02:14:37Z2016http://hdl.handle.net/10183/148309001002725Este trabalho propõe um estudo entre matemática e literatura, com o uso do livro O Homem que Calculava, de Malba Tahan, pseudônimo do Professor Julio Cesar de Mello e Souza. Tem como principal objetivo responder como e por que o uso da obra pode contribuir para a leitura, interpretação e escrita, como forma de minimizar dificuldades no ensino/aprendizagem da resolução de problemas matemáticos. Para testar as hipóteses citadas, foi desenvolvida e aplicada uma proposta didática usando alguns contos do livro, em atividades de sala de aula, com uma turma de trinta e três alunos, do oitavo ano do ensino fundamental, do Colégio Estadual Marechal Floriano Peixoto, localizado na região central de Porto Alegre/RS. Com a análise da aplicação da proposta didática, percebeu-se que a perspectiva de abordagem de problemas baseada no livro O homem que calculava, auxiliou os alunos com a leitura, interpretação e escrita dos problemas resolvidos.This paper proposes a study between mathematics and literature, with the use of the book The Man Who Counted by Malba Tahan, Professor Julio Cesar de Mello e Souza's pseudonym. Its primary goal is to answer how and why the use of the work can contribute to the reading, interpretation and writing as a means to minimize difficulties in teaching / learning of mathematical problem solving. To test the hypotheses cited, a didactic proposal was developed and applied using some short stories from the book in classroom activities, with a group of thirty three eighth grade elementary school students from Marechal Floriano Peixoto State School, located in downtown Porto Alegre / RS. With the analysis of the didatic proposal's application, it was perceived that the approach perspective to problems based on the book The Man Who Counted has aided students with the reading, interpretation and writing in the tackled problems.application/pdfporResolução de problemasPedagogia da alternânciaMathematical literatureBook The Man Who CountedDidacticProblem solvingA literatura matemática de Malba Tahan em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2016Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001002725.pdf001002725.pdfTexto completoapplication/pdf1848547http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148309/1/001002725.pdf3f91d7939f9bff23ac3ba8763a343d5aMD51TEXT001002725.pdf.txt001002725.pdf.txtExtracted Texttext/plain100756http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148309/2/001002725.pdf.txtef1680085eb97479e3186ad8e3db4351MD52THUMBNAIL001002725.pdf.jpg001002725.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg864http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148309/3/001002725.pdf.jpgbd39bd61c189ea198c1bd977a83949b7MD5310183/1483092018-10-29 08:55:40.07oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148309Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:55:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A literatura matemática de Malba Tahan em sala de aula
title A literatura matemática de Malba Tahan em sala de aula
spellingShingle A literatura matemática de Malba Tahan em sala de aula
Inácio, Rita de Cássia
Resolução de problemas
Pedagogia da alternância
Mathematical literature
Book The Man Who Counted
Didactic
Problem solving
title_short A literatura matemática de Malba Tahan em sala de aula
title_full A literatura matemática de Malba Tahan em sala de aula
title_fullStr A literatura matemática de Malba Tahan em sala de aula
title_full_unstemmed A literatura matemática de Malba Tahan em sala de aula
title_sort A literatura matemática de Malba Tahan em sala de aula
author Inácio, Rita de Cássia
author_facet Inácio, Rita de Cássia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Inácio, Rita de Cássia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fioreze, Leandra Anversa
contributor_str_mv Fioreze, Leandra Anversa
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de problemas
Pedagogia da alternância
topic Resolução de problemas
Pedagogia da alternância
Mathematical literature
Book The Man Who Counted
Didactic
Problem solving
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematical literature
Book The Man Who Counted
Didactic
Problem solving
description Este trabalho propõe um estudo entre matemática e literatura, com o uso do livro O Homem que Calculava, de Malba Tahan, pseudônimo do Professor Julio Cesar de Mello e Souza. Tem como principal objetivo responder como e por que o uso da obra pode contribuir para a leitura, interpretação e escrita, como forma de minimizar dificuldades no ensino/aprendizagem da resolução de problemas matemáticos. Para testar as hipóteses citadas, foi desenvolvida e aplicada uma proposta didática usando alguns contos do livro, em atividades de sala de aula, com uma turma de trinta e três alunos, do oitavo ano do ensino fundamental, do Colégio Estadual Marechal Floriano Peixoto, localizado na região central de Porto Alegre/RS. Com a análise da aplicação da proposta didática, percebeu-se que a perspectiva de abordagem de problemas baseada no livro O homem que calculava, auxiliou os alunos com a leitura, interpretação e escrita dos problemas resolvidos.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-20T02:14:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/148309
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001002725
url http://hdl.handle.net/10183/148309
identifier_str_mv 001002725
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148309/1/001002725.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148309/2/001002725.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148309/3/001002725.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3f91d7939f9bff23ac3ba8763a343d5a
ef1680085eb97479e3186ad8e3db4351
bd39bd61c189ea198c1bd977a83949b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447182228062208