A literatura matemática de Malba Tahan em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/148309 |
Resumo: | Este trabalho propõe um estudo entre matemática e literatura, com o uso do livro O Homem que Calculava, de Malba Tahan, pseudônimo do Professor Julio Cesar de Mello e Souza. Tem como principal objetivo responder como e por que o uso da obra pode contribuir para a leitura, interpretação e escrita, como forma de minimizar dificuldades no ensino/aprendizagem da resolução de problemas matemáticos. Para testar as hipóteses citadas, foi desenvolvida e aplicada uma proposta didática usando alguns contos do livro, em atividades de sala de aula, com uma turma de trinta e três alunos, do oitavo ano do ensino fundamental, do Colégio Estadual Marechal Floriano Peixoto, localizado na região central de Porto Alegre/RS. Com a análise da aplicação da proposta didática, percebeu-se que a perspectiva de abordagem de problemas baseada no livro O homem que calculava, auxiliou os alunos com a leitura, interpretação e escrita dos problemas resolvidos. |
id |
UFRGS-2_246b29b7bc0ddbd517aa51d0462b201f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148309 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Inácio, Rita de CássiaFioreze, Leandra Anversa2016-09-20T02:14:37Z2016http://hdl.handle.net/10183/148309001002725Este trabalho propõe um estudo entre matemática e literatura, com o uso do livro O Homem que Calculava, de Malba Tahan, pseudônimo do Professor Julio Cesar de Mello e Souza. Tem como principal objetivo responder como e por que o uso da obra pode contribuir para a leitura, interpretação e escrita, como forma de minimizar dificuldades no ensino/aprendizagem da resolução de problemas matemáticos. Para testar as hipóteses citadas, foi desenvolvida e aplicada uma proposta didática usando alguns contos do livro, em atividades de sala de aula, com uma turma de trinta e três alunos, do oitavo ano do ensino fundamental, do Colégio Estadual Marechal Floriano Peixoto, localizado na região central de Porto Alegre/RS. Com a análise da aplicação da proposta didática, percebeu-se que a perspectiva de abordagem de problemas baseada no livro O homem que calculava, auxiliou os alunos com a leitura, interpretação e escrita dos problemas resolvidos.This paper proposes a study between mathematics and literature, with the use of the book The Man Who Counted by Malba Tahan, Professor Julio Cesar de Mello e Souza's pseudonym. Its primary goal is to answer how and why the use of the work can contribute to the reading, interpretation and writing as a means to minimize difficulties in teaching / learning of mathematical problem solving. To test the hypotheses cited, a didactic proposal was developed and applied using some short stories from the book in classroom activities, with a group of thirty three eighth grade elementary school students from Marechal Floriano Peixoto State School, located in downtown Porto Alegre / RS. With the analysis of the didatic proposal's application, it was perceived that the approach perspective to problems based on the book The Man Who Counted has aided students with the reading, interpretation and writing in the tackled problems.application/pdfporResolução de problemasPedagogia da alternânciaMathematical literatureBook The Man Who CountedDidacticProblem solvingA literatura matemática de Malba Tahan em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2016Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001002725.pdf001002725.pdfTexto completoapplication/pdf1848547http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148309/1/001002725.pdf3f91d7939f9bff23ac3ba8763a343d5aMD51TEXT001002725.pdf.txt001002725.pdf.txtExtracted Texttext/plain100756http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148309/2/001002725.pdf.txtef1680085eb97479e3186ad8e3db4351MD52THUMBNAIL001002725.pdf.jpg001002725.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg864http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148309/3/001002725.pdf.jpgbd39bd61c189ea198c1bd977a83949b7MD5310183/1483092018-10-29 08:55:40.07oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148309Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:55:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A literatura matemática de Malba Tahan em sala de aula |
title |
A literatura matemática de Malba Tahan em sala de aula |
spellingShingle |
A literatura matemática de Malba Tahan em sala de aula Inácio, Rita de Cássia Resolução de problemas Pedagogia da alternância Mathematical literature Book The Man Who Counted Didactic Problem solving |
title_short |
A literatura matemática de Malba Tahan em sala de aula |
title_full |
A literatura matemática de Malba Tahan em sala de aula |
title_fullStr |
A literatura matemática de Malba Tahan em sala de aula |
title_full_unstemmed |
A literatura matemática de Malba Tahan em sala de aula |
title_sort |
A literatura matemática de Malba Tahan em sala de aula |
author |
Inácio, Rita de Cássia |
author_facet |
Inácio, Rita de Cássia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Inácio, Rita de Cássia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fioreze, Leandra Anversa |
contributor_str_mv |
Fioreze, Leandra Anversa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resolução de problemas Pedagogia da alternância |
topic |
Resolução de problemas Pedagogia da alternância Mathematical literature Book The Man Who Counted Didactic Problem solving |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematical literature Book The Man Who Counted Didactic Problem solving |
description |
Este trabalho propõe um estudo entre matemática e literatura, com o uso do livro O Homem que Calculava, de Malba Tahan, pseudônimo do Professor Julio Cesar de Mello e Souza. Tem como principal objetivo responder como e por que o uso da obra pode contribuir para a leitura, interpretação e escrita, como forma de minimizar dificuldades no ensino/aprendizagem da resolução de problemas matemáticos. Para testar as hipóteses citadas, foi desenvolvida e aplicada uma proposta didática usando alguns contos do livro, em atividades de sala de aula, com uma turma de trinta e três alunos, do oitavo ano do ensino fundamental, do Colégio Estadual Marechal Floriano Peixoto, localizado na região central de Porto Alegre/RS. Com a análise da aplicação da proposta didática, percebeu-se que a perspectiva de abordagem de problemas baseada no livro O homem que calculava, auxiliou os alunos com a leitura, interpretação e escrita dos problemas resolvidos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-09-20T02:14:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/148309 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001002725 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/148309 |
identifier_str_mv |
001002725 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148309/1/001002725.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148309/2/001002725.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148309/3/001002725.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3f91d7939f9bff23ac3ba8763a343d5a ef1680085eb97479e3186ad8e3db4351 bd39bd61c189ea198c1bd977a83949b7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447182228062208 |