Corpo e gênero : recursos didáticos para aprender sobre si
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/239473 |
Resumo: | A temática que circunda corpo e gênero tem sido compreendida como urgente no que concerne ao contexto das investigações no campo da educação. Compreendendo que seja fundamental para além das investigações acadêmicas, foi desenvolvida uma pesquisa-ação denominada “Gênero e saúde na escola”, realizada no contexto da educação básica. O objetivo da proposta foi de oportunizar aos estudantes de uma escola pública de Porto Alegre/RS, a discussão e reflexão acerca de aspectos relacionados ao corpo e gênero. Para isto, foram desenvolvidos dois recursos didáticos, sob o formato de jogos, com o objetivo de problematizar essas temáticas, ainda veladas no contexto escolar, de modo lúdico. Neste escrito, estão descritos os referenciais, processos envolvidos no desenvolvimento e na testagem dos recursos didáticos. Por fim, observou-se que,com autilização de recursos pedagógicos lúdicos,foi possível abordar temáticas, anteriormente consideradas desconfortáveis para os alunos, de modo efetivo. |
id |
UFRGS-2_2476103dfe67f3846e7ff77535ee33fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239473 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Weber, Dorcas JaniceRocha, Cristianne Maria FamerMotta, Maria da Graça Corso daZarth, Silvana Maria2022-05-31T01:00:37Z20222175-6600http://hdl.handle.net/10183/239473001140703A temática que circunda corpo e gênero tem sido compreendida como urgente no que concerne ao contexto das investigações no campo da educação. Compreendendo que seja fundamental para além das investigações acadêmicas, foi desenvolvida uma pesquisa-ação denominada “Gênero e saúde na escola”, realizada no contexto da educação básica. O objetivo da proposta foi de oportunizar aos estudantes de uma escola pública de Porto Alegre/RS, a discussão e reflexão acerca de aspectos relacionados ao corpo e gênero. Para isto, foram desenvolvidos dois recursos didáticos, sob o formato de jogos, com o objetivo de problematizar essas temáticas, ainda veladas no contexto escolar, de modo lúdico. Neste escrito, estão descritos os referenciais, processos envolvidos no desenvolvimento e na testagem dos recursos didáticos. Por fim, observou-se que,com autilização de recursos pedagógicos lúdicos,foi possível abordar temáticas, anteriormente consideradas desconfortáveis para os alunos, de modo efetivo.The theme that surrounds body and gender has been understood as urgent regardingthe context of investigations in the field of education. Understanding that it is fundamental beyondacademic investigations, an action research called “Gender and health at school” was developed, carried out in the context of basic education. The goalof the proposal was to provide students ofa public school in Porto Alegre/RS theopportunities to discuss and reflect on aspects related to the body and gender. For this, two didactic resources were developed, in the form of games, with the objective of problematizing these themes, still veiled in the schoolcontext, in a playful way. In this writing, the referencesandprocesses involved in the development and testing of teaching resources are described. Finally, it was observed that,with the use of playful pedagogical resources,it was possible to address issues, previously considered uncomfortable for students, in an effective way.application/pdfporDebates em Educação. Maceió, AL. Vol. 14, n. 34 (jan./abr. 2022), p. 285-303GêneroCorpoEducationBody and genderDidatic resourcesCorpo e gênero : recursos didáticos para aprender sobre siBody and gender : didatic resources to learn about yourselfinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140703.pdf.txt001140703.pdf.txtExtracted Texttext/plain42542http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239473/2/001140703.pdf.txt774aa2845e7459f5e64f59f06fe477dfMD52ORIGINAL001140703.pdfTexto completoapplication/pdf1049753http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239473/1/001140703.pdf28e97cea704e08537abaa60f8e4f2168MD5110183/2394732022-06-03 04:34:05.70521oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239473Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-03T07:34:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Corpo e gênero : recursos didáticos para aprender sobre si |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Body and gender : didatic resources to learn about yourself |
title |
Corpo e gênero : recursos didáticos para aprender sobre si |
spellingShingle |
Corpo e gênero : recursos didáticos para aprender sobre si Weber, Dorcas Janice Gênero Corpo Education Body and gender Didatic resources |
title_short |
Corpo e gênero : recursos didáticos para aprender sobre si |
title_full |
Corpo e gênero : recursos didáticos para aprender sobre si |
title_fullStr |
Corpo e gênero : recursos didáticos para aprender sobre si |
title_full_unstemmed |
Corpo e gênero : recursos didáticos para aprender sobre si |
title_sort |
Corpo e gênero : recursos didáticos para aprender sobre si |
author |
Weber, Dorcas Janice |
author_facet |
Weber, Dorcas Janice Rocha, Cristianne Maria Famer Motta, Maria da Graça Corso da Zarth, Silvana Maria |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Cristianne Maria Famer Motta, Maria da Graça Corso da Zarth, Silvana Maria |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weber, Dorcas Janice Rocha, Cristianne Maria Famer Motta, Maria da Graça Corso da Zarth, Silvana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Corpo |
topic |
Gênero Corpo Education Body and gender Didatic resources |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Body and gender Didatic resources |
description |
A temática que circunda corpo e gênero tem sido compreendida como urgente no que concerne ao contexto das investigações no campo da educação. Compreendendo que seja fundamental para além das investigações acadêmicas, foi desenvolvida uma pesquisa-ação denominada “Gênero e saúde na escola”, realizada no contexto da educação básica. O objetivo da proposta foi de oportunizar aos estudantes de uma escola pública de Porto Alegre/RS, a discussão e reflexão acerca de aspectos relacionados ao corpo e gênero. Para isto, foram desenvolvidos dois recursos didáticos, sob o formato de jogos, com o objetivo de problematizar essas temáticas, ainda veladas no contexto escolar, de modo lúdico. Neste escrito, estão descritos os referenciais, processos envolvidos no desenvolvimento e na testagem dos recursos didáticos. Por fim, observou-se que,com autilização de recursos pedagógicos lúdicos,foi possível abordar temáticas, anteriormente consideradas desconfortáveis para os alunos, de modo efetivo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-31T01:00:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/239473 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2175-6600 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001140703 |
identifier_str_mv |
2175-6600 001140703 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/239473 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Debates em Educação. Maceió, AL. Vol. 14, n. 34 (jan./abr. 2022), p. 285-303 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239473/2/001140703.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239473/1/001140703.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
774aa2845e7459f5e64f59f06fe477df 28e97cea704e08537abaa60f8e4f2168 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225057624653824 |