Corpo e gênero : recursos didáticos para aprender sobre si

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weber, Dorcas Janice
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rocha, Cristianne Maria Famer, Motta, Maria da Graça Corso da, Zarth, Silvana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/239473
Resumo: A temática que circunda corpo e gênero tem sido compreendida como urgente no que concerne ao contexto das investigações no campo da educação. Compreendendo que seja fundamental para além das investigações acadêmicas, foi desenvolvida uma pesquisa-ação denominada “Gênero e saúde na escola”, realizada no contexto da educação básica. O objetivo da proposta foi de oportunizar aos estudantes de uma escola pública de Porto Alegre/RS, a discussão e reflexão acerca de aspectos relacionados ao corpo e gênero. Para isto, foram desenvolvidos dois recursos didáticos, sob o formato de jogos, com o objetivo de problematizar essas temáticas, ainda veladas no contexto escolar, de modo lúdico. Neste escrito, estão descritos os referenciais, processos envolvidos no desenvolvimento e na testagem dos recursos didáticos. Por fim, observou-se que,com autilização de recursos pedagógicos lúdicos,foi possível abordar temáticas, anteriormente consideradas desconfortáveis para os alunos, de modo efetivo.
id UFRGS-2_2476103dfe67f3846e7ff77535ee33fc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239473
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Weber, Dorcas JaniceRocha, Cristianne Maria FamerMotta, Maria da Graça Corso daZarth, Silvana Maria2022-05-31T01:00:37Z20222175-6600http://hdl.handle.net/10183/239473001140703A temática que circunda corpo e gênero tem sido compreendida como urgente no que concerne ao contexto das investigações no campo da educação. Compreendendo que seja fundamental para além das investigações acadêmicas, foi desenvolvida uma pesquisa-ação denominada “Gênero e saúde na escola”, realizada no contexto da educação básica. O objetivo da proposta foi de oportunizar aos estudantes de uma escola pública de Porto Alegre/RS, a discussão e reflexão acerca de aspectos relacionados ao corpo e gênero. Para isto, foram desenvolvidos dois recursos didáticos, sob o formato de jogos, com o objetivo de problematizar essas temáticas, ainda veladas no contexto escolar, de modo lúdico. Neste escrito, estão descritos os referenciais, processos envolvidos no desenvolvimento e na testagem dos recursos didáticos. Por fim, observou-se que,com autilização de recursos pedagógicos lúdicos,foi possível abordar temáticas, anteriormente consideradas desconfortáveis para os alunos, de modo efetivo.The theme that surrounds body and gender has been understood as urgent regardingthe context of investigations in the field of education. Understanding that it is fundamental beyondacademic investigations, an action research called “Gender and health at school” was developed, carried out in the context of basic education. The goalof the proposal was to provide students ofa public school in Porto Alegre/RS theopportunities to discuss and reflect on aspects related to the body and gender. For this, two didactic resources were developed, in the form of games, with the objective of problematizing these themes, still veiled in the schoolcontext, in a playful way. In this writing, the referencesandprocesses involved in the development and testing of teaching resources are described. Finally, it was observed that,with the use of playful pedagogical resources,it was possible to address issues, previously considered uncomfortable for students, in an effective way.application/pdfporDebates em Educação. Maceió, AL. Vol. 14, n. 34 (jan./abr. 2022), p. 285-303GêneroCorpoEducationBody and genderDidatic resourcesCorpo e gênero : recursos didáticos para aprender sobre siBody and gender : didatic resources to learn about yourselfinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140703.pdf.txt001140703.pdf.txtExtracted Texttext/plain42542http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239473/2/001140703.pdf.txt774aa2845e7459f5e64f59f06fe477dfMD52ORIGINAL001140703.pdfTexto completoapplication/pdf1049753http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239473/1/001140703.pdf28e97cea704e08537abaa60f8e4f2168MD5110183/2394732022-06-03 04:34:05.70521oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239473Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-03T07:34:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Corpo e gênero : recursos didáticos para aprender sobre si
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Body and gender : didatic resources to learn about yourself
title Corpo e gênero : recursos didáticos para aprender sobre si
spellingShingle Corpo e gênero : recursos didáticos para aprender sobre si
Weber, Dorcas Janice
Gênero
Corpo
Education
Body and gender
Didatic resources
title_short Corpo e gênero : recursos didáticos para aprender sobre si
title_full Corpo e gênero : recursos didáticos para aprender sobre si
title_fullStr Corpo e gênero : recursos didáticos para aprender sobre si
title_full_unstemmed Corpo e gênero : recursos didáticos para aprender sobre si
title_sort Corpo e gênero : recursos didáticos para aprender sobre si
author Weber, Dorcas Janice
author_facet Weber, Dorcas Janice
Rocha, Cristianne Maria Famer
Motta, Maria da Graça Corso da
Zarth, Silvana Maria
author_role author
author2 Rocha, Cristianne Maria Famer
Motta, Maria da Graça Corso da
Zarth, Silvana Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Weber, Dorcas Janice
Rocha, Cristianne Maria Famer
Motta, Maria da Graça Corso da
Zarth, Silvana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Corpo
topic Gênero
Corpo
Education
Body and gender
Didatic resources
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Body and gender
Didatic resources
description A temática que circunda corpo e gênero tem sido compreendida como urgente no que concerne ao contexto das investigações no campo da educação. Compreendendo que seja fundamental para além das investigações acadêmicas, foi desenvolvida uma pesquisa-ação denominada “Gênero e saúde na escola”, realizada no contexto da educação básica. O objetivo da proposta foi de oportunizar aos estudantes de uma escola pública de Porto Alegre/RS, a discussão e reflexão acerca de aspectos relacionados ao corpo e gênero. Para isto, foram desenvolvidos dois recursos didáticos, sob o formato de jogos, com o objetivo de problematizar essas temáticas, ainda veladas no contexto escolar, de modo lúdico. Neste escrito, estão descritos os referenciais, processos envolvidos no desenvolvimento e na testagem dos recursos didáticos. Por fim, observou-se que,com autilização de recursos pedagógicos lúdicos,foi possível abordar temáticas, anteriormente consideradas desconfortáveis para os alunos, de modo efetivo.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-31T01:00:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/239473
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2175-6600
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001140703
identifier_str_mv 2175-6600
001140703
url http://hdl.handle.net/10183/239473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Debates em Educação. Maceió, AL. Vol. 14, n. 34 (jan./abr. 2022), p. 285-303
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239473/2/001140703.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239473/1/001140703.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 774aa2845e7459f5e64f59f06fe477df
28e97cea704e08537abaa60f8e4f2168
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225057624653824