Pressupostos, intenções e práticas de um curso a distância : as contribuições das percepções dos alunos para a avaliação do modelo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aragón, Rosane
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Menezes, Crediné Silva de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220253
Resumo: A transição entre modelos pedagógicos, pelo qual passa hoje a Educação a Distância, encontra obstáculos nas dificuldades para a diferenciação das condições fundamentais à mudança. Buscando contribuir para essa discussão, apresentamos um modelo interacionista de formação de professores a distância e realizamos uma avaliação preliminar dos impactos da sua aplicação em um curso de graduação em Pedagogia, em que as estudantes são professoras da rede pública de ensino. Analisamos a percepção das professoras-alunas com respeito às mudanças em suas vidas (nos âmbitos pessoal, profissional e como estudante) e também com respeito às características do curso que se mostraram facilitadoras do processo de aprendizagem. Observamos correlações importantes entre os elementos centrais do modelo adotado, os impactos do curso e as características facilitadoras percebidas pelas professoras-alunas.
id UFRGS-2_2502b32d1b3bcb28f24537609eeaeea7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220253
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Aragón, RosaneMenezes, Crediné Silva de2021-04-27T04:34:02Z20120102-5473http://hdl.handle.net/10183/220253000880875A transição entre modelos pedagógicos, pelo qual passa hoje a Educação a Distância, encontra obstáculos nas dificuldades para a diferenciação das condições fundamentais à mudança. Buscando contribuir para essa discussão, apresentamos um modelo interacionista de formação de professores a distância e realizamos uma avaliação preliminar dos impactos da sua aplicação em um curso de graduação em Pedagogia, em que as estudantes são professoras da rede pública de ensino. Analisamos a percepção das professoras-alunas com respeito às mudanças em suas vidas (nos âmbitos pessoal, profissional e como estudante) e também com respeito às características do curso que se mostraram facilitadoras do processo de aprendizagem. Observamos correlações importantes entre os elementos centrais do modelo adotado, os impactos do curso e as características facilitadoras percebidas pelas professoras-alunas.The transition between pedagogical models, which distance education is now passing, encounters difficulties in differentiating the fundamental conditions for change. To contribute to this discussion, we present an interactionist model for distance teacher education. We also conduct a preliminary evaluation of the impacts of its application on an undergraduate pedagogy course, in which the students are public school teachers. We have analyzed teachers’ perceptions of the influence ofthe changeson their personal and professional lives and as students. We also investigated the characteristics of the course that, according to the students, facilitated the learning process. We identified significant correlations between the central elements of the model adopted, the impacts of the course and the facilitative characteristics perceived bythe teacher-students.En la transicién de modelos pedagdgicos porla que pasa la Educacién a Distancia en la actualidad, se encuentran dificultades para diferenciar _las condiciones fundamentales de tal transformacién. Con el propdsito de contribuir en esta discusién, presentamos un modelo alternativo/constructivista de formacién de profesores a distancia y realizamos una evaluacién preliminar del impacto de su aplicacién en un Curso de Graduacién en Pedagogia, conformado por profesoras de la Red Publica de Ensefianza. Analizamos la percepcién de las estudiantes, en relaciédn con los cambios en su vida (en los ambitos personal, profesional y comoestudiantes) y con respecto a las caracteristicas del curso que se evidenciaron como facilitadoras del proceso de aprendizaje. Observamos correlaciones importantes entre los elementos centrales del modelo adoptado, el impacto del Curso y las caracteristicas facilitadoras percibidas porlas profesoras-alumnas.application/pdfporPerspectiva (Florianópolis). Florianópolis. Vol. 30, n.1 (jan./abr. 2012), p. 105-129Ensino a distânciaProfessorFormaçãoAvaliação da educaçãoDistance EducationTeacher educationPedagogical modelEducación a DistanciaFormación de profesoresModelos pedagógicosPressupostos, intenções e práticas de um curso a distância : as contribuições das percepções dos alunos para a avaliação do modeloAssumptions, intentions and practices of a distance education course : contributions of studants' perceptions to evalue the modelPresupuestos, intenciones y prácticas de un curso a distancia : contribución de las percepciones de los estudiantes para evaluar el modeloinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000880875.pdf.txt000880875.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220253/2/000880875.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL000880875.pdfTexto completoapplication/pdf11859548http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220253/1/000880875.pdf81eb98479b348b039793234f80ca7278MD5110183/2202532021-12-06 05:37:51.741308oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220253Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:37:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pressupostos, intenções e práticas de um curso a distância : as contribuições das percepções dos alunos para a avaliação do modelo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Assumptions, intentions and practices of a distance education course : contributions of studants' perceptions to evalue the model
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Presupuestos, intenciones y prácticas de un curso a distancia : contribución de las percepciones de los estudiantes para evaluar el modelo
title Pressupostos, intenções e práticas de um curso a distância : as contribuições das percepções dos alunos para a avaliação do modelo
spellingShingle Pressupostos, intenções e práticas de um curso a distância : as contribuições das percepções dos alunos para a avaliação do modelo
Aragón, Rosane
Ensino a distância
Professor
Formação
Avaliação da educação
Distance Education
Teacher education
Pedagogical model
Educación a Distancia
Formación de profesores
Modelos pedagógicos
title_short Pressupostos, intenções e práticas de um curso a distância : as contribuições das percepções dos alunos para a avaliação do modelo
title_full Pressupostos, intenções e práticas de um curso a distância : as contribuições das percepções dos alunos para a avaliação do modelo
title_fullStr Pressupostos, intenções e práticas de um curso a distância : as contribuições das percepções dos alunos para a avaliação do modelo
title_full_unstemmed Pressupostos, intenções e práticas de um curso a distância : as contribuições das percepções dos alunos para a avaliação do modelo
title_sort Pressupostos, intenções e práticas de um curso a distância : as contribuições das percepções dos alunos para a avaliação do modelo
author Aragón, Rosane
author_facet Aragón, Rosane
Menezes, Crediné Silva de
author_role author
author2 Menezes, Crediné Silva de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aragón, Rosane
Menezes, Crediné Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Professor
Formação
Avaliação da educação
topic Ensino a distância
Professor
Formação
Avaliação da educação
Distance Education
Teacher education
Pedagogical model
Educación a Distancia
Formación de profesores
Modelos pedagógicos
dc.subject.eng.fl_str_mv Distance Education
Teacher education
Pedagogical model
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación a Distancia
Formación de profesores
Modelos pedagógicos
description A transição entre modelos pedagógicos, pelo qual passa hoje a Educação a Distância, encontra obstáculos nas dificuldades para a diferenciação das condições fundamentais à mudança. Buscando contribuir para essa discussão, apresentamos um modelo interacionista de formação de professores a distância e realizamos uma avaliação preliminar dos impactos da sua aplicação em um curso de graduação em Pedagogia, em que as estudantes são professoras da rede pública de ensino. Analisamos a percepção das professoras-alunas com respeito às mudanças em suas vidas (nos âmbitos pessoal, profissional e como estudante) e também com respeito às características do curso que se mostraram facilitadoras do processo de aprendizagem. Observamos correlações importantes entre os elementos centrais do modelo adotado, os impactos do curso e as características facilitadoras percebidas pelas professoras-alunas.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-27T04:34:02Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/220253
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-5473
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000880875
identifier_str_mv 0102-5473
000880875
url http://hdl.handle.net/10183/220253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Perspectiva (Florianópolis). Florianópolis. Vol. 30, n.1 (jan./abr. 2012), p. 105-129
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220253/2/000880875.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220253/1/000880875.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
81eb98479b348b039793234f80ca7278
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225015125868544