Pressupostos, intenções e práticas de um curso a distância : as contribuições das percepções dos alunos para a avaliação do modelo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/220253 |
Resumo: | A transição entre modelos pedagógicos, pelo qual passa hoje a Educação a Distância, encontra obstáculos nas dificuldades para a diferenciação das condições fundamentais à mudança. Buscando contribuir para essa discussão, apresentamos um modelo interacionista de formação de professores a distância e realizamos uma avaliação preliminar dos impactos da sua aplicação em um curso de graduação em Pedagogia, em que as estudantes são professoras da rede pública de ensino. Analisamos a percepção das professoras-alunas com respeito às mudanças em suas vidas (nos âmbitos pessoal, profissional e como estudante) e também com respeito às características do curso que se mostraram facilitadoras do processo de aprendizagem. Observamos correlações importantes entre os elementos centrais do modelo adotado, os impactos do curso e as características facilitadoras percebidas pelas professoras-alunas. |
id |
UFRGS-2_2502b32d1b3bcb28f24537609eeaeea7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220253 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Aragón, RosaneMenezes, Crediné Silva de2021-04-27T04:34:02Z20120102-5473http://hdl.handle.net/10183/220253000880875A transição entre modelos pedagógicos, pelo qual passa hoje a Educação a Distância, encontra obstáculos nas dificuldades para a diferenciação das condições fundamentais à mudança. Buscando contribuir para essa discussão, apresentamos um modelo interacionista de formação de professores a distância e realizamos uma avaliação preliminar dos impactos da sua aplicação em um curso de graduação em Pedagogia, em que as estudantes são professoras da rede pública de ensino. Analisamos a percepção das professoras-alunas com respeito às mudanças em suas vidas (nos âmbitos pessoal, profissional e como estudante) e também com respeito às características do curso que se mostraram facilitadoras do processo de aprendizagem. Observamos correlações importantes entre os elementos centrais do modelo adotado, os impactos do curso e as características facilitadoras percebidas pelas professoras-alunas.The transition between pedagogical models, which distance education is now passing, encounters difficulties in differentiating the fundamental conditions for change. To contribute to this discussion, we present an interactionist model for distance teacher education. We also conduct a preliminary evaluation of the impacts of its application on an undergraduate pedagogy course, in which the students are public school teachers. We have analyzed teachers’ perceptions of the influence ofthe changeson their personal and professional lives and as students. We also investigated the characteristics of the course that, according to the students, facilitated the learning process. We identified significant correlations between the central elements of the model adopted, the impacts of the course and the facilitative characteristics perceived bythe teacher-students.En la transicién de modelos pedagdgicos porla que pasa la Educacién a Distancia en la actualidad, se encuentran dificultades para diferenciar _las condiciones fundamentales de tal transformacién. Con el propdsito de contribuir en esta discusién, presentamos un modelo alternativo/constructivista de formacién de profesores a distancia y realizamos una evaluacién preliminar del impacto de su aplicacién en un Curso de Graduacién en Pedagogia, conformado por profesoras de la Red Publica de Ensefianza. Analizamos la percepcién de las estudiantes, en relaciédn con los cambios en su vida (en los ambitos personal, profesional y comoestudiantes) y con respecto a las caracteristicas del curso que se evidenciaron como facilitadoras del proceso de aprendizaje. Observamos correlaciones importantes entre los elementos centrales del modelo adoptado, el impacto del Curso y las caracteristicas facilitadoras percibidas porlas profesoras-alumnas.application/pdfporPerspectiva (Florianópolis). Florianópolis. Vol. 30, n.1 (jan./abr. 2012), p. 105-129Ensino a distânciaProfessorFormaçãoAvaliação da educaçãoDistance EducationTeacher educationPedagogical modelEducación a DistanciaFormación de profesoresModelos pedagógicosPressupostos, intenções e práticas de um curso a distância : as contribuições das percepções dos alunos para a avaliação do modeloAssumptions, intentions and practices of a distance education course : contributions of studants' perceptions to evalue the modelPresupuestos, intenciones y prácticas de un curso a distancia : contribución de las percepciones de los estudiantes para evaluar el modeloinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000880875.pdf.txt000880875.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220253/2/000880875.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL000880875.pdfTexto completoapplication/pdf11859548http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220253/1/000880875.pdf81eb98479b348b039793234f80ca7278MD5110183/2202532021-12-06 05:37:51.741308oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220253Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:37:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pressupostos, intenções e práticas de um curso a distância : as contribuições das percepções dos alunos para a avaliação do modelo |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Assumptions, intentions and practices of a distance education course : contributions of studants' perceptions to evalue the model |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Presupuestos, intenciones y prácticas de un curso a distancia : contribución de las percepciones de los estudiantes para evaluar el modelo |
title |
Pressupostos, intenções e práticas de um curso a distância : as contribuições das percepções dos alunos para a avaliação do modelo |
spellingShingle |
Pressupostos, intenções e práticas de um curso a distância : as contribuições das percepções dos alunos para a avaliação do modelo Aragón, Rosane Ensino a distância Professor Formação Avaliação da educação Distance Education Teacher education Pedagogical model Educación a Distancia Formación de profesores Modelos pedagógicos |
title_short |
Pressupostos, intenções e práticas de um curso a distância : as contribuições das percepções dos alunos para a avaliação do modelo |
title_full |
Pressupostos, intenções e práticas de um curso a distância : as contribuições das percepções dos alunos para a avaliação do modelo |
title_fullStr |
Pressupostos, intenções e práticas de um curso a distância : as contribuições das percepções dos alunos para a avaliação do modelo |
title_full_unstemmed |
Pressupostos, intenções e práticas de um curso a distância : as contribuições das percepções dos alunos para a avaliação do modelo |
title_sort |
Pressupostos, intenções e práticas de um curso a distância : as contribuições das percepções dos alunos para a avaliação do modelo |
author |
Aragón, Rosane |
author_facet |
Aragón, Rosane Menezes, Crediné Silva de |
author_role |
author |
author2 |
Menezes, Crediné Silva de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aragón, Rosane Menezes, Crediné Silva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Professor Formação Avaliação da educação |
topic |
Ensino a distância Professor Formação Avaliação da educação Distance Education Teacher education Pedagogical model Educación a Distancia Formación de profesores Modelos pedagógicos |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Distance Education Teacher education Pedagogical model |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación a Distancia Formación de profesores Modelos pedagógicos |
description |
A transição entre modelos pedagógicos, pelo qual passa hoje a Educação a Distância, encontra obstáculos nas dificuldades para a diferenciação das condições fundamentais à mudança. Buscando contribuir para essa discussão, apresentamos um modelo interacionista de formação de professores a distância e realizamos uma avaliação preliminar dos impactos da sua aplicação em um curso de graduação em Pedagogia, em que as estudantes são professoras da rede pública de ensino. Analisamos a percepção das professoras-alunas com respeito às mudanças em suas vidas (nos âmbitos pessoal, profissional e como estudante) e também com respeito às características do curso que se mostraram facilitadoras do processo de aprendizagem. Observamos correlações importantes entre os elementos centrais do modelo adotado, os impactos do curso e as características facilitadoras percebidas pelas professoras-alunas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-27T04:34:02Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/220253 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-5473 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000880875 |
identifier_str_mv |
0102-5473 000880875 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/220253 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Perspectiva (Florianópolis). Florianópolis. Vol. 30, n.1 (jan./abr. 2012), p. 105-129 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220253/2/000880875.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220253/1/000880875.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 81eb98479b348b039793234f80ca7278 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225015125868544 |