PIBID e educação física escolar : uma contribuição da pedagogia crítica à compreensão do subprojeto Esporte no Ensino Fundamental e Médio do PIBID/UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boldori, Gabriel Ziel
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253468
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso (TCC) se configura enquanto um estudo qualitativo, construído mediante análise de documentos e bibliografia, e trata do subprojeto Esporte no Ensino Fundamental e Médio do PIBID da UFRGS. A partir do problema: “Como a pedagogia crítica ajuda a compreender o subprojeto “Esporte no Ensino Fundamental e Médio” do PIBID da UFRGS subjacente do Edital CAPES no 061/2013?”, foram analisados documentos oficiais do PIBID (editais, portarias, regimentos, relatórios;) e as produções (capítulos de livros, obras, textos publicados;) construídas pelo subprojeto em questão, na tentativa de compreender, sustentado teoricamente na pedagogia crítica, o trabalho construído e reunido nas bibliografias produzidas. Através da análise e cruzamento das informações contidas documentos recolhidos (documentos oficiais do PIBID e produções textuais do subprojeto), foi possível compreender que a proposta do subprojeto investigado neste estudo – a metodologia do esporte educacional - apresenta contradições que colidem com a autonomia do bolsista de iniciação a docência em seu processo formativo, um dos pilares da proposição teórico-metodológica do PIBID, protagonizando a monocultura esportiva em detrimento de uma intencionalidade epistemológica comprometida com uma EFI escolar culturalmente plural.
id UFRGS-2_250a3d8c414ee4d864df2ce8d66d6f1c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253468
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Boldori, Gabriel ZielBossle, Fabiano2023-01-06T05:01:44Z2019http://hdl.handle.net/10183/253468001159259Este trabalho de conclusão de curso (TCC) se configura enquanto um estudo qualitativo, construído mediante análise de documentos e bibliografia, e trata do subprojeto Esporte no Ensino Fundamental e Médio do PIBID da UFRGS. A partir do problema: “Como a pedagogia crítica ajuda a compreender o subprojeto “Esporte no Ensino Fundamental e Médio” do PIBID da UFRGS subjacente do Edital CAPES no 061/2013?”, foram analisados documentos oficiais do PIBID (editais, portarias, regimentos, relatórios;) e as produções (capítulos de livros, obras, textos publicados;) construídas pelo subprojeto em questão, na tentativa de compreender, sustentado teoricamente na pedagogia crítica, o trabalho construído e reunido nas bibliografias produzidas. Através da análise e cruzamento das informações contidas documentos recolhidos (documentos oficiais do PIBID e produções textuais do subprojeto), foi possível compreender que a proposta do subprojeto investigado neste estudo – a metodologia do esporte educacional - apresenta contradições que colidem com a autonomia do bolsista de iniciação a docência em seu processo formativo, um dos pilares da proposição teórico-metodológica do PIBID, protagonizando a monocultura esportiva em detrimento de uma intencionalidade epistemológica comprometida com uma EFI escolar culturalmente plural.This is a qualitative study, built through document and bibliographic analysis, and deals with the subproject Sport in Elementary and High School of the Institutional Program of Teaching Initiation of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PIBID / UFRGS). The aim of study was “How does critical pedagogy help to understand the subproject ‘Sport in Elementary and Secondary Education’ of the UFRGS/PIBID underlying CAPES Public Notice no 061/2013?”, official PIBID documents (edicts, ordinances, regiments, reports) and productions (chapters of books, works, published texts) constructed by the subproject in question were analyzed, in an attempt to understand, theoretically sustained in critical pedagogy, the work built and gathered in the produced bibliographies. Through the analysis and crossing of the information contained in documents collected (official documents of PIBID and textual productions of the subproject), it was possible to understand that the proposal of the subproject investigated in this study - the educational sport methodology - presents contradictions that collide with the student's autonomy in a formation teaching process, one of the PIBID's theoretical-methodological pillars, featuring sports monoculture at the expense of an epistemological intentionality committed to a culturally plural school physical education.application/pdfporEducação física escolarEsportePedagogia críticaSchool physical educationCritical pedagogyEducational sportPIBID e educação física escolar : uma contribuição da pedagogia crítica à compreensão do subprojeto Esporte no Ensino Fundamental e Médio do PIBID/UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2019Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001159259.pdf.txt001159259.pdf.txtExtracted Texttext/plain258423http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253468/2/001159259.pdf.txt1292850d2669ad5841a77a5ab315ad91MD52ORIGINAL001159259.pdfTexto completoapplication/pdf1250199http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253468/1/001159259.pdf22f002f6300afa0d612c8b083288f4a8MD5110183/2534682023-01-07 06:16:06.653568oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253468Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-07T08:16:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv PIBID e educação física escolar : uma contribuição da pedagogia crítica à compreensão do subprojeto Esporte no Ensino Fundamental e Médio do PIBID/UFRGS
title PIBID e educação física escolar : uma contribuição da pedagogia crítica à compreensão do subprojeto Esporte no Ensino Fundamental e Médio do PIBID/UFRGS
spellingShingle PIBID e educação física escolar : uma contribuição da pedagogia crítica à compreensão do subprojeto Esporte no Ensino Fundamental e Médio do PIBID/UFRGS
Boldori, Gabriel Ziel
Educação física escolar
Esporte
Pedagogia crítica
School physical education
Critical pedagogy
Educational sport
title_short PIBID e educação física escolar : uma contribuição da pedagogia crítica à compreensão do subprojeto Esporte no Ensino Fundamental e Médio do PIBID/UFRGS
title_full PIBID e educação física escolar : uma contribuição da pedagogia crítica à compreensão do subprojeto Esporte no Ensino Fundamental e Médio do PIBID/UFRGS
title_fullStr PIBID e educação física escolar : uma contribuição da pedagogia crítica à compreensão do subprojeto Esporte no Ensino Fundamental e Médio do PIBID/UFRGS
title_full_unstemmed PIBID e educação física escolar : uma contribuição da pedagogia crítica à compreensão do subprojeto Esporte no Ensino Fundamental e Médio do PIBID/UFRGS
title_sort PIBID e educação física escolar : uma contribuição da pedagogia crítica à compreensão do subprojeto Esporte no Ensino Fundamental e Médio do PIBID/UFRGS
author Boldori, Gabriel Ziel
author_facet Boldori, Gabriel Ziel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boldori, Gabriel Ziel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bossle, Fabiano
contributor_str_mv Bossle, Fabiano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Esporte
Pedagogia crítica
topic Educação física escolar
Esporte
Pedagogia crítica
School physical education
Critical pedagogy
Educational sport
dc.subject.eng.fl_str_mv School physical education
Critical pedagogy
Educational sport
description Este trabalho de conclusão de curso (TCC) se configura enquanto um estudo qualitativo, construído mediante análise de documentos e bibliografia, e trata do subprojeto Esporte no Ensino Fundamental e Médio do PIBID da UFRGS. A partir do problema: “Como a pedagogia crítica ajuda a compreender o subprojeto “Esporte no Ensino Fundamental e Médio” do PIBID da UFRGS subjacente do Edital CAPES no 061/2013?”, foram analisados documentos oficiais do PIBID (editais, portarias, regimentos, relatórios;) e as produções (capítulos de livros, obras, textos publicados;) construídas pelo subprojeto em questão, na tentativa de compreender, sustentado teoricamente na pedagogia crítica, o trabalho construído e reunido nas bibliografias produzidas. Através da análise e cruzamento das informações contidas documentos recolhidos (documentos oficiais do PIBID e produções textuais do subprojeto), foi possível compreender que a proposta do subprojeto investigado neste estudo – a metodologia do esporte educacional - apresenta contradições que colidem com a autonomia do bolsista de iniciação a docência em seu processo formativo, um dos pilares da proposição teórico-metodológica do PIBID, protagonizando a monocultura esportiva em detrimento de uma intencionalidade epistemológica comprometida com uma EFI escolar culturalmente plural.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-06T05:01:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/253468
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001159259
url http://hdl.handle.net/10183/253468
identifier_str_mv 001159259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253468/2/001159259.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253468/1/001159259.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1292850d2669ad5841a77a5ab315ad91
22f002f6300afa0d612c8b083288f4a8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447327355174912