Metodologia de cessação do benefício previdenciário de auxílio-doença

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Jéssica de Moraes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174679
Resumo: O sistema de cessação do benefício por incapacidade auxílio-doença foi alterado no ano de 2016 e 2017, pela MP 739/2016 e 767/2017, convertida na Lei n.º 13.457/2017. No atual regramento, o perito deverá estimar um prazo para recuperação da capacidade da parte autora, sendo então fixada a data de cessação do benefício nesta, e, ainda, na falta desta estimativa, fixar-se-a em 120 dias da data da perícia realizada, sem a realização de nova perícia para constatação da continuidade do estado incapacitante. Deste modo, a nova lei regula o instituto da “alta programada”, que, até então, era tema passível de divergência jurisprudencial, sendo considerado pela maioria, contrário ao artigo 62 da Lei n.º 8.213/91, que prevê a necessidade de avaliação médica prévia a cessação do benefício. A lei trouxe modificações ao antigo sistema de alta programada, pois, uma vez que se considerar ainda incapacitado o autor ao fim do prazo, poderá solicitar junto a autarquia previdenciária a prorrogação do benefício, oportunidade na qual será realizado novo exame com expert, não ficando desamparado no período. No entanto, tal possibilidade não trás legalidade ao instituto da alta programada, uma vez que o ordenamento jurídico brasileiro autoriza a cessação do auxílio-doença na cessação da incapacidade, reabilitação para atividade diversa ou concessão de aposentadoria por invalidez, impondo o ordenamento jurídico ser imprescindível à realização de exame médico com expert para atestar sua ocorrência. Nesta ótica, qualquer ato legislativo que regule a concessão de benefícios sem a necessidade de análise médica vai de encontro à lógica previdenciária.
id UFRGS-2_25358f685933797f559626df80c98a15
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174679
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Farias, Jéssica de MoraesAraujo, Francisco Rossal de2018-04-14T03:41:44Z2017http://hdl.handle.net/10183/174679001061509O sistema de cessação do benefício por incapacidade auxílio-doença foi alterado no ano de 2016 e 2017, pela MP 739/2016 e 767/2017, convertida na Lei n.º 13.457/2017. No atual regramento, o perito deverá estimar um prazo para recuperação da capacidade da parte autora, sendo então fixada a data de cessação do benefício nesta, e, ainda, na falta desta estimativa, fixar-se-a em 120 dias da data da perícia realizada, sem a realização de nova perícia para constatação da continuidade do estado incapacitante. Deste modo, a nova lei regula o instituto da “alta programada”, que, até então, era tema passível de divergência jurisprudencial, sendo considerado pela maioria, contrário ao artigo 62 da Lei n.º 8.213/91, que prevê a necessidade de avaliação médica prévia a cessação do benefício. A lei trouxe modificações ao antigo sistema de alta programada, pois, uma vez que se considerar ainda incapacitado o autor ao fim do prazo, poderá solicitar junto a autarquia previdenciária a prorrogação do benefício, oportunidade na qual será realizado novo exame com expert, não ficando desamparado no período. No entanto, tal possibilidade não trás legalidade ao instituto da alta programada, uma vez que o ordenamento jurídico brasileiro autoriza a cessação do auxílio-doença na cessação da incapacidade, reabilitação para atividade diversa ou concessão de aposentadoria por invalidez, impondo o ordenamento jurídico ser imprescindível à realização de exame médico com expert para atestar sua ocorrência. Nesta ótica, qualquer ato legislativo que regule a concessão de benefícios sem a necessidade de análise médica vai de encontro à lógica previdenciária.The benefit termination system for disability was changed in 2016 and 2017, by MP 739/2016 and 767/2017, converted into Law n.º 13.457/2017. In the current rule, the expert should estimate a period for recovery of the author's capacity, and the date of cessation of the benefit is fixed in this, in the absence of this estimate, fixed at 120 days from the date of the investigation, to verify the continuity of the incapacitating state. The new law regulates the institute of "programmed discharge", which until then was subject to divergence of jurisprudence, and is considered by the majority, contrary to Article 62 of Law Nº 8.213 / 91, which provides for the need for medical evaluation prior to termination of the benefit. The law brought changes to the old programmed discharge system, once the author is considered incapacitated at the end of the term, may request from the social security authority the extension of the benefit, on this occasion a new examination will be carried out with an expert, not being without protection in the period. However, this rule does not bring legality to the planned discharge institute, because the Brazilian legal system authorizes the termination of the sickness benefit in the cessation of disability, rehabilitation for a different activity or disability retirement grant, the legal order imposes the obligation to be performed a medical examination with a professional to certify the occurrence From this perspective, any legislative act that regulates the granting of benefits without the need for medical analysis goes against the social security logic.application/pdfporBenefício previdenciárioAuxílio-doençaDisability benefitCessation of benefitPrevious fixationRequest for extensionNeed for administrative expertiseLaw 13.457 / 2017Metodologia de cessação do benefício previdenciário de auxílio-doençainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de DireitoPorto Alegre, BR-RS2017Ciências Jurídicas e Sociaisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001061509.pdf001061509.pdfTexto completoapplication/pdf845746http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174679/1/001061509.pdfef4ec0e10335634c8221b40e7723793aMD51TEXT001061509.pdf.txt001061509.pdf.txtExtracted Texttext/plain135487http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174679/2/001061509.pdf.txtaf513ac58de6ed9406d820b34fecc72eMD52THUMBNAIL001061509.pdf.jpg001061509.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1029http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174679/3/001061509.pdf.jpg26b8263a7899e6e1fc75013d41611ae9MD5310183/1746792022-06-15 04:45:53.203491oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174679Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-15T07:45:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Metodologia de cessação do benefício previdenciário de auxílio-doença
title Metodologia de cessação do benefício previdenciário de auxílio-doença
spellingShingle Metodologia de cessação do benefício previdenciário de auxílio-doença
Farias, Jéssica de Moraes
Benefício previdenciário
Auxílio-doença
Disability benefit
Cessation of benefit
Previous fixation
Request for extension
Need for administrative expertise
Law 13.457 / 2017
title_short Metodologia de cessação do benefício previdenciário de auxílio-doença
title_full Metodologia de cessação do benefício previdenciário de auxílio-doença
title_fullStr Metodologia de cessação do benefício previdenciário de auxílio-doença
title_full_unstemmed Metodologia de cessação do benefício previdenciário de auxílio-doença
title_sort Metodologia de cessação do benefício previdenciário de auxílio-doença
author Farias, Jéssica de Moraes
author_facet Farias, Jéssica de Moraes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Jéssica de Moraes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araujo, Francisco Rossal de
contributor_str_mv Araujo, Francisco Rossal de
dc.subject.por.fl_str_mv Benefício previdenciário
Auxílio-doença
topic Benefício previdenciário
Auxílio-doença
Disability benefit
Cessation of benefit
Previous fixation
Request for extension
Need for administrative expertise
Law 13.457 / 2017
dc.subject.eng.fl_str_mv Disability benefit
Cessation of benefit
Previous fixation
Request for extension
Need for administrative expertise
Law 13.457 / 2017
description O sistema de cessação do benefício por incapacidade auxílio-doença foi alterado no ano de 2016 e 2017, pela MP 739/2016 e 767/2017, convertida na Lei n.º 13.457/2017. No atual regramento, o perito deverá estimar um prazo para recuperação da capacidade da parte autora, sendo então fixada a data de cessação do benefício nesta, e, ainda, na falta desta estimativa, fixar-se-a em 120 dias da data da perícia realizada, sem a realização de nova perícia para constatação da continuidade do estado incapacitante. Deste modo, a nova lei regula o instituto da “alta programada”, que, até então, era tema passível de divergência jurisprudencial, sendo considerado pela maioria, contrário ao artigo 62 da Lei n.º 8.213/91, que prevê a necessidade de avaliação médica prévia a cessação do benefício. A lei trouxe modificações ao antigo sistema de alta programada, pois, uma vez que se considerar ainda incapacitado o autor ao fim do prazo, poderá solicitar junto a autarquia previdenciária a prorrogação do benefício, oportunidade na qual será realizado novo exame com expert, não ficando desamparado no período. No entanto, tal possibilidade não trás legalidade ao instituto da alta programada, uma vez que o ordenamento jurídico brasileiro autoriza a cessação do auxílio-doença na cessação da incapacidade, reabilitação para atividade diversa ou concessão de aposentadoria por invalidez, impondo o ordenamento jurídico ser imprescindível à realização de exame médico com expert para atestar sua ocorrência. Nesta ótica, qualquer ato legislativo que regule a concessão de benefícios sem a necessidade de análise médica vai de encontro à lógica previdenciária.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-14T03:41:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/174679
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001061509
url http://hdl.handle.net/10183/174679
identifier_str_mv 001061509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174679/1/001061509.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174679/2/001061509.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174679/3/001061509.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ef4ec0e10335634c8221b40e7723793a
af513ac58de6ed9406d820b34fecc72e
26b8263a7899e6e1fc75013d41611ae9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447212732186624