Feedback imediato em ambientes informatizados através de vídeos na disciplina de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/222493 |
Resumo: | No contexto escolar, a avaliação permeia todo o processo ensino-aprendizagem. Entretanto, muitas vezes a avaliação tem simplesmente o caráter comparativo e classificatório, sem atender às necessidades individuais dos alunos e sem oferecer o devido retorno. Assim, o feedback adequado pode ser um retorno que conscientiza os alunos sobre suas habilidades, suas competências, seus conhecimentos e como os mesmos são obtidos. Este trabalho discute e apresenta os resultados de um experimento pedagógico, realizado no Ensino Médio de uma escola pública, em que é desenvolvido retorno imediato através de vídeo-feedback de atividades desenvolvidas no âmbito da disciplina de matemática, disponibilizado em ambiente informatizado. O objetivo deste vídeo-feedback é promover, de forma personalizada, melhoria do desempenho de cada aluno. Os resultados obtidos através do experimento mostraram, com base em método estatístico, evidências suficientes que indicam uma melhoria no desempenho dos alunos em matemática que utilizaram os vídeos-feedback durante a atividade de avaliação. |
id |
UFRGS-2_2599a130379c56df6094949924eb41bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222493 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Melo, Jorge Nazareno BatistaCanto Filho, Alberto Bastos doLima, Jose Valdeni de2021-06-21T04:28:21Z20181516-084Xhttp://hdl.handle.net/10183/222493001096692No contexto escolar, a avaliação permeia todo o processo ensino-aprendizagem. Entretanto, muitas vezes a avaliação tem simplesmente o caráter comparativo e classificatório, sem atender às necessidades individuais dos alunos e sem oferecer o devido retorno. Assim, o feedback adequado pode ser um retorno que conscientiza os alunos sobre suas habilidades, suas competências, seus conhecimentos e como os mesmos são obtidos. Este trabalho discute e apresenta os resultados de um experimento pedagógico, realizado no Ensino Médio de uma escola pública, em que é desenvolvido retorno imediato através de vídeo-feedback de atividades desenvolvidas no âmbito da disciplina de matemática, disponibilizado em ambiente informatizado. O objetivo deste vídeo-feedback é promover, de forma personalizada, melhoria do desempenho de cada aluno. Os resultados obtidos através do experimento mostraram, com base em método estatístico, evidências suficientes que indicam uma melhoria no desempenho dos alunos em matemática que utilizaram os vídeos-feedback durante a atividade de avaliação.In the school context, evaluation permeates the entire teaching-learning process. However, the evaluation is often simply comparative and classificatory, without attending to the individual needs of the students and without offering the necessary return. Thus, appropriate feedback can be a return that provides important information about students' competencies, what they know, what they do, and how they do it. This work discusses and presents the results of a pedagogic experiment, carried out in the High School of a public school, in which an immediate feedback process is developed in the mathematics discipline, made available in a computerized environment, through videos-feedback, whose objective is to promote in a performance of students. The research showed, through statistical test, sufficient evidence that indicated the promotion of student performance in mathematics, after the use of videos-feedback, inserted in evaluation in computerized environment.application/pdfporInformática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 21, n. 2 (maio/ago. 2018), p. 31-44FeedbackVídeoMatemáticaAvaliaçãoMathEvaluationFeedback imediato em ambientes informatizados através de vídeos na disciplina de matemáticaImmediate feedback in computerized environments through videos in mathematics discipline info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001096692.pdf.txt001096692.pdf.txtExtracted Texttext/plain48770http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222493/2/001096692.pdf.txte35dcbf9b115e36956b3925490240345MD52ORIGINAL001096692.pdfTexto completoapplication/pdf475257http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222493/1/001096692.pdfa793c2db6f1bb219a08e31eeee4d87c1MD5110183/2224932022-03-26 05:14:14.036536oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222493Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-03-26T08:14:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Feedback imediato em ambientes informatizados através de vídeos na disciplina de matemática |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Immediate feedback in computerized environments through videos in mathematics discipline |
title |
Feedback imediato em ambientes informatizados através de vídeos na disciplina de matemática |
spellingShingle |
Feedback imediato em ambientes informatizados através de vídeos na disciplina de matemática Melo, Jorge Nazareno Batista Feedback Vídeo Matemática Avaliação Math Evaluation |
title_short |
Feedback imediato em ambientes informatizados através de vídeos na disciplina de matemática |
title_full |
Feedback imediato em ambientes informatizados através de vídeos na disciplina de matemática |
title_fullStr |
Feedback imediato em ambientes informatizados através de vídeos na disciplina de matemática |
title_full_unstemmed |
Feedback imediato em ambientes informatizados através de vídeos na disciplina de matemática |
title_sort |
Feedback imediato em ambientes informatizados através de vídeos na disciplina de matemática |
author |
Melo, Jorge Nazareno Batista |
author_facet |
Melo, Jorge Nazareno Batista Canto Filho, Alberto Bastos do Lima, Jose Valdeni de |
author_role |
author |
author2 |
Canto Filho, Alberto Bastos do Lima, Jose Valdeni de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Jorge Nazareno Batista Canto Filho, Alberto Bastos do Lima, Jose Valdeni de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Feedback Vídeo Matemática Avaliação |
topic |
Feedback Vídeo Matemática Avaliação Math Evaluation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Math Evaluation |
description |
No contexto escolar, a avaliação permeia todo o processo ensino-aprendizagem. Entretanto, muitas vezes a avaliação tem simplesmente o caráter comparativo e classificatório, sem atender às necessidades individuais dos alunos e sem oferecer o devido retorno. Assim, o feedback adequado pode ser um retorno que conscientiza os alunos sobre suas habilidades, suas competências, seus conhecimentos e como os mesmos são obtidos. Este trabalho discute e apresenta os resultados de um experimento pedagógico, realizado no Ensino Médio de uma escola pública, em que é desenvolvido retorno imediato através de vídeo-feedback de atividades desenvolvidas no âmbito da disciplina de matemática, disponibilizado em ambiente informatizado. O objetivo deste vídeo-feedback é promover, de forma personalizada, melhoria do desempenho de cada aluno. Os resultados obtidos através do experimento mostraram, com base em método estatístico, evidências suficientes que indicam uma melhoria no desempenho dos alunos em matemática que utilizaram os vídeos-feedback durante a atividade de avaliação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-21T04:28:21Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/222493 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1516-084X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001096692 |
identifier_str_mv |
1516-084X 001096692 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/222493 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Informática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 21, n. 2 (maio/ago. 2018), p. 31-44 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222493/2/001096692.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222493/1/001096692.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e35dcbf9b115e36956b3925490240345 a793c2db6f1bb219a08e31eeee4d87c1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447746586345472 |